Cartas a um jovem terapeuta

Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

Ivan 25/06/2023

Durante toda a trajetória dentro dessa leitura, não consegui despender o sentimento que a falta do autor (que morreu em 2021) me fez, o curioso é que somente o conheci há pouco mais de 2 semanas. A sensação de ler essa coletânea de cartas destinadas a um de seus analisandos (que se tornara recentemente terapeuta), foi para além de uma leitura apenas voltada para reflexões didáticas; a sensação é que eu o conhecia, e muitas vezes comparava-o com o meu próprio analista, isso quando eu não me enxergava em suas breves narrativas sobre a sua trajetória como estudante e jovem analista italiano. No decorrer de toda a minha futura trajetória, não tenho dúvidas de que o Contardo servirá de uma riquíssima fonte de inspiração. E para os desavisados, principalmente aqueles que almejam a profissão, recomendo fortemente a leitura.
Mih 28/06/2023minha estante
Esse livro é um acalento! E que falta que o Contardo faz...

Mih 22/06/2023

Para aqueles que estão iniciando na clínica Psicanalítica.
Calligares fala cuidadosamente sobre suas experiências iniciais, transmitindo assim, alguns ensinamentos voltados a prática clínica, mas com um toque humanizado para com o profissional que está iniciando e tem sentido angústia diante de tantos desafios.
Vale muito a leitura!

geovana 22/06/2023

Muito bom, só não dei 5 estrelas pq foi um terror terminar, já que era uma leitura para a faculdade e eu odeio ler por obrigação :) haha

Rafaela1103 22/06/2023

Leitura leve e rica sobre psicoterapia ?
Comecei a ler por indicação de outros acadêmicos de Psicologia, e simplesmente amei o livro! Já havia esboçado curiosidade a respeito dos conteúdos desse autor, mas não havia iniciado leitura alguma dele até o momento. Posso dizer que é um bom livro que agrega para qualquer pessoa, independente de ser estudante de psicologia, psicólogo ou não. Desmistifica e traz luz a questões comumente pensadas por nós como no mínimo complexas ou confusas de se decidir com confiança. Capítulos muito bem organizados, conteúdo muito bem sintetizado, conciso, além de exemplificações que facilitam o entendimento. Leitura querida ??

Carol 15/06/2023

Leitura ótima e sucinta!
É uma leitura fácil e sucinta. Contardo, como psicanalista, faz ótimas críticas a própria psicanálise, instituições de formação, psicólogos e analistas, mas não só isso, há conselhos e questionamentos que te fazem pensar afundo sobre a categoria, a profissão e os atendimentos, e os pacientes/clientes.

ludcohen 11/06/2023

Uma boa introdução para quem pensa em seguir a carreira de psicanalista. Calligaris transparece sua sabedoria através dos capítulos, mas a psicanálise é um assunto denso e complexo, então tive dificuldade para finalizar este livro, apesar de curto.

Mands 07/06/2023

CARTAS A UM JOVEM TERAPEUTA. ??
Trata-se de uma série de cartas do psicanalista em resposta a questionamentos de jovens terapeutas sobre esta área de atuação,com base em sua própria realidade.

O mesmo compartilha suas experiências com terapeutas que estejam começando a sua formação. Em uma de suas cartas, o autor fala sobre a insegurança do primeiro atendimento e conta como se tornou psicanalista e sobre a sua experiência com seu primeiro paciente. Sempre ressaltando que devemos ser nós mesmos.

No capítulo 6 ele aborda sobre o seu primeiro paciente e experiências com seu local de trabalho. Ele diz: A transformação de meu quarto e sala do 32, a sala se tornou sala de espera, e o pequeno quarto se tornou consultório. À noite, a sala de espera se transforma em quarto, graças a um sofá- cama. Comprei minha poltrona numa liquidação, um amigo me deu um colchão de retalhos, tipo um aspecto Freud dos pobres. A mesa encontrei na demolição de um bar perto de casa. Estava pronto, só faltavam os pacientes.

Entre todos os outros esse capítulo me chamou bastante atenção. Ele estava formado, ele tinha tudo que um paciente precisava. Conhecimentos, técnicas, estudos e vontade de ajudar o próximo. Mas não tinha um lugar como a gente sonha quando ainda está na graduação e isso me fez refletir sobre muitas coisas:

Nem sempre as nossas expectativas vão de encontro a nossa realidade mas não podemos deixar que isso nos desanime, não devemos nos comparar e nos sabotar ou nos reduzir. Você é capaz, você tem habilidades, ferramentas, você se preparou para esse dia e deve reconhecer esse passo que foi dado. ?

Não è um livro MARAVILHOSOOOOO, NOSSSA UAU. O que me levou a ler foi a faculdade de psicologia mas foi uma leitura boa e com um toque de realidade sobre a formação. Eu indico a leitura!! ?

Tamires.Britos 31/05/2023

Simples e prático
Essa leitura me levou a pensar muito alguns momentos da minha formação.

Por atuar na psicologia organizacional, havia me distanciado muito do cenário clínico e me resgatou muitas lembranças dessa área.

Com certeza vale a leitura.

Vic 23/05/2023

Livro muito bom, poderia ajudar muito os psicólogos recém-formados mas por mais que eu goste de ler sobre psicologia, não acho que seja a hora ideal de ler.

Ders 30/04/2023

Perfeito para ler e reler
O autor, embora tenha muita propriedade para falar (e talvez por isso mesmo), consegue escrever de uma forma que te amarra do início ao fim. Não é daqueles livros que passa por você sem deixar marca, mas também não é indigesto. Para quem é terapeuta é um verdadeiro convite a revisitar sua prática e, para quem não é, pode ser um bom indicativo de que essa vida é ou não é pra você.

Júlia 27/04/2023

Li ?Cartas para um jovem terapeuta? num momento muito precioso. Foi acalentador e instigante. Excelente!

Usagi a coelha 13/04/2023

Li por causa da faculdade.
Li uma outra versão desse livro por causa de um trabalho para fazer e ele é bem bom e intuitivo. A linguagem não é dificil.

Sara Pimentel 11/04/2023

Um livro muito rico de um conhecimento ?básico? da psicologia, mas que nem sempre é de fácil acesso, me seria muito útil na hora de escolher esse curso