Cartas a um jovem terapeuta

Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

Martony.Demes 14/08/2023

Bem interessante! É um livro destinado de fato para profissionais da área. Talvez para entusiastas da área ou para pacientes com histórico de tratamento ou, quem sabe, os que aspiram procurar esses profissionais!

Matei minha curiosidade, mas não fiquei tão interessado!

oipedro 13/08/2023

Leitura indispensável para quem deseja cursar psicologia ou conhecer um pouco do ofício do psicanalista. Calligaris, do jeito que só ele sabe, conseguiu traduzir com poesia e potência o que é o ofício do terapeuta.

Fernanda 11/08/2023

"Seu primeiro compromisso não é com ?a psicanálise? ou ?a psicoterapia?, nem com Freud, Melanie Klein, Lacan ou qualquer outro chefe de escola, nem com a instituição na qual você se formou. Seu primeiro compromisso é com as pessoas que confiam em você e trazem para seu consultório uma queixa que pede para ser escutada e, por que não, resolvida. Ou, mais geralmente, seu primeiro compromisso é com a comunidade na qual você presta serviços. E o compromisso é de prestar o melhor serviço possível."
[...]"Avance desarmado" ??

Robscv 05/08/2023

Uma das leituras mais interessante, simples e sincera que tive o prazer de ler. É muito útil para quem tem curiosidade pela terapia, assim como quem estuda o tema. Livro de leitura fácil, fluída e didática. Adorei!

Eunice28 04/08/2023

Que livro maravilhoso cheio de ensinamentos, muitos conhecimentos na área da psicologia e psicanálise

Isabel.Costa 02/08/2023

Razoável
Acho que já li esse livro em outro momento. Agora em 2023 me pareceu com algumas ressalvas pessoais, pela própria linha do tempo da relação das pessoas com a psicoterapia, especialmente nas abordagens humanistas. Mas não é uma leitura perdida ! Várias observações atemporais!
Sobre leitura para terapeutas humanistas continuo preferindo a visão de Yalom, Beatriz Cardella e Jean Clark Juliano!

Tatiana.Stefani 27/07/2023

O começo de uma carreira
Contardo traz, com sinceridade e algum humor, sua visão da realidade do começo da carreira de um psicanalista. Sua paixão pela área é inspiradora e sua honestidade sobre as dificuldades é clara. E eu sigo cada vez mais apaixonada pela mente e seus caminhos.

Nicolle A.R 24/07/2023

Se está fazendo psicologia, leia
É um livro bem famoso na profissão, e acho que fez mais sentido por eu já estar no curso, caso estivesse pensando em cursar talvez ficaria decepcionada.
Nada de muito impressionante que mudou minha vida, mas são dicas válidas de alguém que conviveu com os melhores.

LicinhaGameplays 19/07/2023

Gostei muito
É uma leitura fácil e ótima principalmente pra quem quer cursar psicologia; ganhei esse livro de presente da minha psicóloga, então tem um valor emocional bem grande. O livro não se aprofunda muito e apresenta uma visão ampla em suas respostas, o que mais gostei foram os desfechos que as cartas apresentam, sempre é uma conclusão bem feita (que leva a uma reflexão). Meus capítulos preferidos foram o primeiro e o último.

Flôr 18/07/2023

Boa leitura
Para iniciantes e psicoterapeutas que atuam faz anos... Ótimo para um refresco, pensar a partir de onde construiu sua prática e para onde pretende seguir. Não gostei dos capítulos finais, sobre religiosidade e sexualidade...

Raquel.Candeira 12/07/2023

Ganhei esse livro quando estava no último ano da graduação de psicologia, um presente do meu supervisor na clínica. Considero uma obra de grande ajuda para o psicólogo que deseja ingressar na prática clínica. Calligaris apresenta de modo claro, como em uma conversa íntima, a importância do compromisso com os pacientes na prática clínica, ressalta a importância de se conhecer os instrumentos de diagnósticos, o DSM, medicamentos e outras informações que aprendemos na formação básica e ressalta que grande parte dos conhecimentos necessários para a prática clínica serão consolidados com a formação complementar.
Apesar da ênfase a psicanálise, que é a abordagem do autor, vários pontos são abordados com um olhar mais amplo, o autor fala sobre sobre cura, duração da terapia, relações amorosas, significação do termo "paciente" e muito mais.
De um modo geral creio que aqueles psicoterapeutas que utilizam a abordagem psicanalítica irão se beneficiar muito com a leitura desse livro, aqueles com abordagens diferentes também podem aprender com a experiência do autor. O início do livro é bem leve e a leitura fluiu bem, porém lá pela metade os exemplos mais extensos me levaram a arrastar a leitura mesmo sendo um livro pequeno. A recomendação final fecha o livro com chave de ouro! E deixo aqui um dos quotes que achei bem marcantes: "Nosso ideal de normalidade é o estado em que um sujeito se permite realizar suas potencialidades".

Isabela.Nedeff 04/07/2023

É okay
Fácil de ler, mas não fala muita coisa. Dá vontade de ler mais livros sobre psicanálise, mas, de novo, eu li umas semanas atrás e já não lembro quase nada.

elske 02/07/2023

Um livro muito importante sobre psicoterapia, com várias dicas e orientações de alguém que trabalhou com isso por mais de 40 anos. Também pode ser considerado um livro sobre técnica psicanalítica. Parece ser um livro simples e básico, mas ao mesmo tempo contém muita informação. Calligaris conta um pouco da sua história pessoal na psicanálise, ilustra seus “conselhos” com exemplos, e nos transmite um pouco do que sabe. Uma leitura essencial, que pode ajudar muito quem pensa em ser terapeuta.

Mariana 29/06/2023

Orgulho da profissão
Contardo discute, nesse livro, alguns pontos importantes sobre psicoterapia, como ser psicoterapeuta, como ocorre o processo de análise e onde ele termina. Basicamente, o melhor dessa leitura, para mim, foi encerra-la com o sentimento de que estou no lugar certo, na profissão certa, no lugar que eu mais me encaixo. Como é bom sentir orgulho daquilo que se faz. Contardo dialoga de forma sensível, humilde, ética, compromissado com seus pacientes, relativizando, refletindo, flexibilizando. Isso é a Psicologia, isso é a Psicanálise, isso são todas as abordagens teóricas, por isso mesmo não há guerra, como ele bem coloca. A Psicologia transborda abordagens, é maior do que isso. É compromisso com o processo saúde-doença dos pacientes, de forma a torna-los o mais perto possível (moralmente, dentro de limites) dos seus desejos. É promover escuta para o desenvolvimento de autenticidade. E na minha opinião, Contardo consegue explicar bem como isso vai acontecendo.
Na minha opinião, o livro não é só para quem gosta de Psicanálise ou está nos primeiros anos de Psicologia. É para todos os psicólogos formados, atuantes (a pouco ou muito tempo), psicanalistas, é para aqueles que trocam de alma para olhar a alma do outro, e depois voltam. É sempre válido repensar e refletir sobre nosso fazer. Recomendo muito!

passos 28/06/2023

Cartas a um jovem terapeuta
?Temo o psicoterapeuta de um livro só?

Livro ideal para quem pretende iniciar a faculdade de psicologia ou está no comecinho. Nos traz um gostinho do que aprendemos em aula e aplicamos em prática, além de nos possibilitar tatear um pouco da psicanálise.