Cartas a um jovem terapeuta

Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

Usagi a coelha 13/04/2023

Li por causa da faculdade.
Li uma outra versão desse livro por causa de um trabalho para fazer e ele é bem bom e intuitivo. A linguagem não é dificil.

Sara Pimentel 11/04/2023

Um livro muito rico de um conhecimento ?básico? da psicologia, mas que nem sempre é de fácil acesso, me seria muito útil na hora de escolher esse curso

Roberta Pedron 09/04/2023

Particularmente, amei!!!
Calligares, apesar da sua capacidade linguística, escreve o livro de forma compreensiva e sem erudição nas palavras, deixando a leitura super gostosa.
Acho um livro incrível para qualquer um que queira se formar em psicanálise ou mesmo os que já são formados.

Leticia2513 08/04/2023

Méh
Talvez seja interessante pra quem tem psicologia como uma opção de curso. masss ignorem as partes em que ele fala sobre investimento, custos pra estudar, trabalho pós faculdade etc, já que o autor claramente tem um perfil muito diferente da maioria das pessoas. também não gostei dos momentos em que ele torna o livro uma autobiografia de si, só deixou a leitura mais arrastada pra mim. pra mim não teve nenhuma novidade, mas acredito que o público era outro

ps: confesso que li há algumas semanas e já não lembro de todas as críticas que eu fiz ao livro quando terminei...

shuhua 06/04/2023

"A saúde mental não é um pré-requisito para ser psicoterapeuta, porque o propósito de uma terapia não é o de tornar alguém 'normal'."
"E quem idealiza acaba se apaixonando."
"Não é fácil desistir do projeto de ser aquela coisa que traz ao outro uma satisfação absoluta. Por que não tentar outra vez?"

Esse era um dos livros que eu tava a muito tempo querendo ler, antes de definitivamente entrar para o curso de psicologia, quis ter a certeza de que era algo para mim e não só eu colocando meus problemas e inseguranças em cima de um curso que talvez os cure.
De qualquer forma, gostei muito de ler sobre os devaneios e opiniões de alguém que já atua na área.

Sarah587 05/04/2023

Cartas a um jovem terapeuta
Em geral achei o livro muito bom, tanto pra aqueles que um dia pensam em seguir a profissão de psicólogo, como quem já atua na área. Discordei de muitos pontos que o autor trouxe durante o livro, porém achei um livro muito válido e que traz muitas reflexões sobre psicologia e psicanálise. Desde como saber se você tem vocação pra atuar na área, até como lidar com pacientes e burocracias como pagamentos, tempo das sessões, entre outras coisas.

leonardo420 03/04/2023

Bom livro
O livro é bom, um bom livro para quem pensa em entrar na área da psicologia um livro que abrirá e iria clarear sua mente.

brunalouise 26/03/2023

?em suma: avance desarmado?

um abraço (vários, na verdade) em formato de livro. obrigada, contardo!

Luyane.Kobylanski 23/03/2023

Ótima leitura introdutória a psicologia
A escrita de Calligaris em ?Cartas a um jovem terapeuta? é clara, imersiva e instrutiva.
O livro é uma ótima introdução a psicologia Clínica, com instruções a práticas desde o desejo a ser psicólogo até a realização deste desejo.

Andrea238 21/03/2023

Recomendo o livro para quem tem curiosidade de saber mais sobre psicanálise ou até mesmo vir a estudá-la

sakura 21/03/2023

Perfeito
ótima leitura, com certeza irei reler num futuro próximo porque cada ensinamento foi precioso. e espero ser uma ótima profissional.

taifmiranda 21/03/2023

Traz umas reflexões bem legais sobre o cuidar do outro. Tem um foco bem grande na psicologia e na forma de atender nessa profissão, mas não deixa de trazer conceitos importantes para outras profissões da área da saúde.

Mari BT 19/03/2023

Carta a um profissional honroso
Eu não conhecia muitas obras do Contardo e não tinha muita referência dele, única obra que li foi em conjunto com a Maria Homem, ?Coisa de menina?: uma conversa sobre gênero, sexualidade, maternidade e feminismo?, que li recentemente. Mas já nessa primeira obra, gostei bastante de sua escrita e a maneira que se expressa. E em ?Cartas a um jovem terapeuta? não foi diferente. Gostei bastante da estrutura em que a obra foi feita, da maneira em que ele conduziu o livro, as pautas usadas e as respostas dadas. Contando consegue abordar os assuntos com leveza e tem uma didática muito boa, principalmente para quem está começando na área. Muito bom o livro! Com certeza lerei novamente no futuro.

Panndora 10/03/2023

Leitura obrigatória
Todo ser humano deveria ler esse livro, mas principalmente estudantes .
De forma muito delicada o Contardo nos dá um tapa na cara a cada carta.

hgiradi 07/03/2023

Ok
Tava esperando uma outra coisa, eu acho.
Mas legalzinho.

Livro ok pra ler antes de dormir.

Nenhum grande insight.
Ste.iwanowski 10/03/2023minha estante
Exato! Não tem nada de inovador.