Nosso Lar

Nosso Lar Chico Xavier

Resenhas - Nosso Lar

Carol Genaro 20/03/2022

RESENHA
André foi um médico na terra, mas ao acordar no mundo espiritual, tenta lidar com o processo de sua morte, com seus novos sentimentos, a saudade de sua família. E com a ajuda dos espíritos do Nosso Lar, ele passa a entender que a morte não é o fim, e busca evolução para conseguir ajudar outros desencarnados em situações inferiores, e mandar luz para seus familiares na terra.

Marcio440 11/08/2023

O primeiro
Primeiro passo para começar entender o espiritismo e as orbes superiores. Emocionante, esclarecedor, uma lição para a vida.

viihast 05/02/2023

Relendo essa obra prima do espiritismo
A primeira vez que li o livro "Nosso Lar" tinha apenas 12/13 anos (mesma época que tinha sido lançado o filme), naquela época já tinha me apaixonado pela história, mas por conta da idade, não tinha noção ainda da dimensão do que era o "espiritismo", hoje com 23 tenho outra visão, até mesmo por frequentar um centro espírita há 3 anos.
É uma leitura deliciosa, tranquila, que traz uma sensação de paz, 50 capítulos pequenos, de fácil compreensão, parecido com a coleção de "Violeta na Janela" que já tinha me apaixonado antes.
Mesmo já sabendo o básico da doutrina, ainda me encanto quando leio em algum livro o básico da doutrina, e não seria diferente neste, é lindo do incio ao fim.

thery 13/06/2020

Ótima obra para termos uma noção básica de como são as esferas do mundo espiritual. Através da narrativa de André, aprendemos valiosas lições acerca da melhora íntima, alcançada pelo esforço pessoal de sublimar nossas más tendências em novas possíveis qualidades.
Um livro leve, interessante e esclarecedor!

Maraysa 10/07/2010

Super indico
Livro super indicado para quem tem interesse na Doutrina Espírita, mas talvez ainda não esteja disposto a encarar a Codificação. Vai elucidar muitas coisas, e provavelmente vai despertar o interesse em se aprofundar no tema. Vale a pena ler. Brevemente o filme será lançado, mal posso esperar!

Guilherme Amaro 01/09/2022

Nosso Lar - Quando o servidor está pronto, o serviço aparece
Livro Nosso Lar, escrito pelo Espírito de André Luiz e psicografado por Chico Xavier em 1944.
Livro Federação Espírita Brasileira, Departamento Editorial e Gráfico, contém 310 páginas. Edição comemorativa da publicação em português, 1.500.000 exemplares.

O espírito de André Luiz desencarna e sofre por oito anos no Umbral, uma espécie de purgatório em outra dimensão, depois de um tempo é resgatado pelos benfeitores de uma colônia espiritual (Nosso Lar), baseada em trabalho e aprendizagem.
André relata toda a descoberta no mundo espiritual e todo ensinamento recebido pelos irmãos Clarêncio, Laura, Narcisa e outros que o ajudaram na reconstrução da sua alma.
Aprende também que o valor monetário são os bônus horas de trabalho em favor da comunidade. Acumulando 30 mil bônus horas poderá adquirir uma casa. Interessante a descrição do aerobus (veículo de locomoção aéreo), mas que reprssnta mais do que tecnologia, é uma harmonia entre ciência e intelectualidade
Nosso Lar é um local transitório onde pode se recuperar dos traumas de sua última vida carnal, estudar e aprender para a constante evolução de sua alma, através do amor e caridade com o próximo.

" Impressionou-me o espetáculo das ruas. Vastas avenidas, enfeitadas de árvores frondosas. Ar puro, atmosfera de profunda tranquilidade espiritual. Não havia, porém, qualquer sinal de inércia ou de ociosidade, porque as vias públicas estavam repletas."
- Estamos no local do Ministério do Auxílio. Zona que atende doentes, preparan-se reencarnações terrenas, organizam-se turmas de socorro aos habitantes do Umbral. Pg 51

A Colônia se divide em seis Ministérios, orientados, cada qual, por doze Ministros. Temos o Ministério da Regeneração, do Auxílio, da Comunicação, do Esclarecimento, da Elevação e da União Divina. Os quatro primeiros nos aproximam das esferas terrestres, os dois últimos logam ao plano superior, visto que a nossa cidade espiritual é zona de transição
Pg 52

" Nosso Lar é antiga fundação de portugueses distintos, desencarnados no Brasil, no século XVI. Pg 52 E 53

" Emissora de Posto Dois, de "Moradia". Continuamos a irradiar pelo apelo da Colônia em benefício da paz na Terra. Nevoeiros pesados amontoam-se ao longo dos céus da Europa. Forças tenebrosas do Umbral penetram em todas as direções, respondendoao apelo das tendênciasmesquinhas do homem. Há muitos benfeitores devitados, lutando com sacrifícios em.favor da concórdia internacional, nos gabinetes políticos. Alguns governos,no entanto, se encontram excessivamente centralizados, oferecendo escassas possibilidades à colaboração de natureza espiritual. Sem orgãos de ponderação e conselho desapaixonado, caminham esses países para uma guerra de grandes proporções. " pg 145

- Muito bem, meu filho! Apaixona-se pelo seu trabalho, embriague-se de serviço útil. Somente assim atenderemos à nossa edificação eterna. Lembre, porém, que é casa também lhe pertence." Pg 173

" Nosso Lar, portanto, como cidade espiritual de transição, é uma benção a nós concedida por acréscimo de misericórdia, para que alguns poucos se preparem à ascensão, e para que a maioria volte à Terra em serviços redentores." pg 226

"- Até hoje, André, você era meu pupilo na cidade; mas, doravante, em nome da Governadoria, declaro-o cidadão de "Nosso Lar."pg 310

MariL016 21/05/2021

gostei
Eu sempre tentei ler esse livro e nunca conseguia terminar, fico feliz dessa vez ter conseguido! Algumas frases no livro me fizeram pensar no vida e de como damos importâncias banais ou pela falta de compaixão pelos próximos ou só enxergamos o próprio umbigo e não damos conta do que esta ocorrendo ... eu gostei dele

Dayane| @portas_de_papel 26/12/2021

Nosso lar
Um dos livros mais lindos e detalhados que eu já li , conta com perfeição como é a vida no mundo espiritual na colônia nosso lar onde André Luiz viveu , na colônia existe muitos ministérios e lá as pessoas vivem em elevada vibração , conta a preparação para ser útil nos trabalhos da colônia e a recompensa edificante de bonos horas horas !
Estou curiosa para ler o segundo livro , é meu primeiro livro sob a psicografia de Xico Xavier gostei muito.

Vivi.Montarde 18/07/2018

Ensinamentos para a vida
André Luiz nos narra como foi sua experiência no mundo espiritual após seu desencarne, suas impressões sobre o Umbral e sobre a colônia espiritual Nosso Lar, para a qual posteriormente foi levado. Quando publicado na década de 1940, o livro foi considerado fundamental no estudo do mundo espiritual. Neste mundo invisível somos colocados face a face com nossa própria consciência, por isso devemos aproveitar dignamente nossa experiência terrestre. E é assim que André Luiz descobre que seu modo de conviver na Terra, muitas vezes exasperado e sombrio, com ausência de autodomínio e o trato ofensivo com os semelhantes, era um manancial de forças negativas para ele mesmo.

André Luiz nos mostra que não basta saber e conhecer, é preciso consagrar nossa vida ao bem, que ninguém atende ao dever apenas com a palavra, uma vez que o próprio Senhor da Vida não estacionou no verbo, ele continuou o trabalho na ação.

Todo homem é semente da divindade, se bem fizermos a nossa parte, podemos permanecer em paz, porque o Senhor fará o resto. (pág. 251)

Precisamos confiar na Proteção divina e em nós mesmos. É preciso trabalhar muito mais no bem dos outros que na satisfação de si mesmo. O grande perigo, ainda e sempre, é a demora nas tentações complexas do egoísmo. (pág. 272-273)

Felippe Araujo 19/05/2021

Conhecendo o plano espiritual
Nosso lar foi o meu primeiro contato com a literatura espírita.
Por ser um romance a familiaridade com a narrativa foi boa. A leitura só não foi tão fluída pela escrita ser bastante formal, levando se em conta que foi publicado pela primeira vez em 1944, até que achei tranquilo.
??
A nível de curiosidade, achei a história muito interessante. Pois a muito tempo, tinha o interesse de conhecer sobre essa religião.
O aprendizado que podemos absorver dessa história é impagável. Adoro livros que não servem só para entretenimento, mas como também para o desenvolvimento pessoal.
Esse livro foi a porta de entrada para o meu amadurecimento de conceitos e visões sobre empatia, amor e fraternidade.
??

Drica 22/04/2022

Muito bom!!
Livro que explica uma colônia do mundo espiritual. André Luiz vai se transformando ao longo do livro e passa várias informações sobre essa colônia chamada Nosso Lar . Recomendo!

Marcelo 23/09/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks
Esta é a quarta vez que leio este livro. Desta vez resolvi reler pois queria fazer um estudo comparativo com outros livros que tratam sobre o tema, e que de alguma forma me geraram alguns questionamentos.

Nosso Lar é um dos livros mais importantes do Espiritismo. Na época de seu surgimento (1944) houve muitos questionamentos sobre seu conteúdo e sua veracidade doutrinária, uma vez que os que eram contra dentro do movimento espírita diziam que estas revelações não constavam nas obras de Kardec. Mas com o tempo ele foi aceito e André Luiz ganhou o devido reconhecimento e relevância dentro do movimento. Hoje é considerado um dos espíritos com a obra mais relevante para a doutrina. Nosso Lar é considerado o melhor livro espírita do século XX, segundo pesquisa realizada pela Candeia Organização Espírita de Difusão e Cultura em 1999.

Neste livro (que compõe uma série de 13 volumes) o espirito André Luiz descreve sua passagem ao mundo espiritual, sua vivencia no umbral onde é denominado de suicida e sua chegada na cidade espiritual Nosso Lar, colônia espiritual supostamente fundada em meados do século XVI, por portugueses distintos, desencarnados no Brasil, localizada "sobre uma extensa região do Estado do Rio de Janeiro (entre as cidades do Rio de Janeiro, Campos / Itaperuna).

Descreve o dia a dia da vivência nesta colônia espiritual, os trabalhos, os departamentos, as atividades, o lazer, as formas de vivência, trabalho, etc... Um livro fundamental para quem tem interesse no tema.
@carletogabriel 25/09/2021minha estante
Show ???

Nathalia Almeida 18/06/2018

Visão
"[...] Mas urgia reconhecer que a humanidade não se constitui de gerações transitórias ,e sim de Espíritos eternos, a caminho de gloriosa destinação. Verifica que alguma coisa permanece acima de toda a cogitação meramente intelectual. Esse algo é a fé, manifestação divina ao homem [...] "

Ana 12/09/2021

Nosso lar
É um livro espírita. Eu nunca tive contato com essa doutrina. Foi recomendado por uma amiga para eu aprender a base dessa religião.
Conta a passagem de André, um homem que morreu, foi para o umbral ( uma camada que fica entre a terra e o "nosso lar"e depois foi para o "nosso lar", que é uma colônia. Não é o céu.).
Lá ele teve que compreender o funcionamento da colônia( trabalho de mandar energias tanto para os recém chegados do umbral quanto para as pessoas aqui no plano físico).
Essa passagem dele foi na época da segunda guerra.

Para esclarecimentos: no umbral a pessoa fica o tempo que precisar para "consertar" e entender o que errou aqui na Terra . Depois a pessoa é mandada para a colônia.
Na colônia, a pessoa chega com os "ferimentos " do espírito, é levado para um hospital de lá, curado e depois pode começar a trabahar na energização dos outros.
Mais ou menos isso. Tem alguns detalhes que não ficou claro como por exemplo, o trabalho aqui na Terra, as visitas, a reencarnação. Mas acredito que estudando mais, clareire as ideias ?

Jéssica 11/05/2021

Quanto aprendizado
Há muito tempo queria ler esse livro, nem vi o filme para ter o prazer de uma leitura sem influência.
Não achei um livro fácil, também pudera, a história se passa em 1939 então a linguagem é outra.
Porém é uma leitura muito esclarecedora.
Mostra o quanto servir edifica o espírito, o quanto estamos sempre em evolução e constante aprendizado.
Agora quero ver logo o filme :)