Afirma Pereira

Afirma Pereira Antonio Tabucchi

Resenhas - Afirma Pereira

50livros 23/10/2020

Livro bom para se envolver inteiramente
Que livro maravilhoso! Sério mesmo, fazia bastante tempo que eu não lia um livro como esse: profundo, bem humorado, cativante e com uma mensagem sensacional, além de questionar eventos políticos. Foi perfeito para o momento em que vivemos. A escrita do autor me surpreendeu muito, foi deliciosa de acompanhar. Com certeza é uma leitura que eu indico de olhos fechados, para quem for.

site: https://www.50livros.com/post/a-experi%C3%AAncia-de-afirma-pereira-de-antonio-tabucchi-tagcuradoria

Letícia Motta 14/08/2020

AFIRMA PEREIRA
Um cenário de guerra civil na Espanha com a II Guerra Mundial a caminho, um momento trágico na história com relatos de Pereira, nosso protagonista. Responsável cultural de uma gazeta vespertina pequena, já no fim de sua carreira que foi toda dedicada ao jornalismo, viúvo, sozinho e cardíaco. Relata acontecimentos em momentos cruciais de sua vida no ano de 1938.

Eu não vou mentir, terminei o livro sem saber se gostei ou não e acho que nunca vou saber, foi aquele tipo de leitura que você termina e fala ‘’ok, tá bom, próximo livro’’ torcendo para amar ou odiar, pelo menos pra sentir alguma coisa. Achei a leitura enrolada demais, foram 160 páginas que poderiam ter sido reduzidas sem afetar o contexto, e olha que eu adoro livros que falam ou se passam na época da II Guerra Mundial.

Eu fui contrária a maioria das opiniões, vi muita gente apaixonada pelo livro, falando muito bem, de como a leitura é ótima e é um livro maravilhoso que nos ensina muito (gente, não), e essa percepção foi inalcançável para mim, infelizmente. Não digo que foi um livro ruim, até porque acredito que não existam livros ruins, só formei a opinião de que não foi bom a ponto de todo o endeusamento que vi por aí (talvez pelo design da TAG, isso influencia de um tanto pra algumas pessoas...), e a respeito do tema, existem livros de ficção que falam bem mais sobre esse período e trazem a sensação de uma forma mais presente.

E só pra finalizar, é algo que eu sempre afirmo por aí, nem todo mundo vai gostar ou não gostar igual a gente, e tá tudo bem, faz parte!

site: ei, tenho um bookstagram agora! me acompanha por lá ♡ https://www.instagram.com/mottabooks
Lavínia 14/08/2020minha estante
Letícia, você não sabe o conforto que tive ao ver sua avaliação! Eu vi tanta gente gostando e achei que havia algo errado comigo. Eu não gostei do livro, nem muito da escrita, achei o Pereira um fofo e só. Eles não abordam muito os conflitos, Rossi parece de interessar só pelo dinheiro.

Edinho 15/08/2020minha estante
Letícia, concordo com boa parte de sua resenha, porém, como sou apaixonado por praticamente qualquer coisa que envolva "História", acabei avaliando em 4,5... Mas como eu disse, sou suspeito a declarar qualquer coisa quando envolve "História", mesmo que de forma tão superficial como no livro em questão.
Mas como colocaste no final da resenha os "gostos" são particularidades de cada pessoa.

Filipe.Pereira 17/08/2020minha estante
Coloquei minha avaliação no app da TAG e já me achei um peixe fora d?água e cheguei aqui e vi as outras avaliações e aumentou a sensação, foi bom achar alguém com uma opinião similar, também achei o livro arrastado e que poderia ser mais curto que não afetaria em nada e quando fica interessante o livro acaba. Não é um livro ruim, mas não me envolveu.

Gláucia 04/09/2020

Afirma Pereira - Antonio Tabucchi
Livro do mês de setembro/2020 da TAG e mais uma excelente leitura.
Havia acabado de ler o maravilhoso Sobre Nossos Ontens da Natalia Ginzburg e achando difícil alguma leitura que pudesse se equiparar.
O pano de fundo é o mesmo em ambos, mudando apenas o cenário: num temos a Itália fascista e aqui Portugal sob o comando do ditador Salazar.
Não está nada fácil, especialmente para o jornalismo. Mas Pereira é um pacifíco viúvo, solitário e sem filhos, cuja maior companhia é o retrato da mulher que morreu de tuberculose.
Obeso e com problemas cardíacos vive calmamente e é agora o responsável pela coluna cultural de um apagado jornal vespertino, que publica contos de autores doséculo 19 e necrológios de escritores.
Mas eis que surge o jovem Monteiro Rossi, jornalista italiano em busca de emprego nesse jornal. Mas o jovem tem ideias e textos perigosos para a época em questão. E a paz de Pereira pode estar em risco, afirma .
A narrativa é muito curiosa, parece uma espécie de depoimento e isso faz a gente pensar.
Pereira é um fofo, não quer se envolver mas é o tipo que não consegue falar não a ninguém.
Existe um filme com Marcelo Mastroiani no papel e quero muito ver. Afirmam ser bom.

Coisas a pesquisar: tratamento talassoterápico e teoria da confederação de almas.

Pati 13/09/2020

Omelete e limonada nas páginas de cultura
Afirma Pereira que depois de uma omelete de ervas e alguns copos de limonada no café Orquídea eventualmente pode se sair dali com a alma afetada. Referências literárias salpicadas em um pequeno jornal independente, por um ex repórter policial, viúvo e aficcionado pela morte, vivendo no passado mais que em Lisboa. De que é constituída a personalidade e a carne? E a história da humanidade? Que papel cabe a cada um de nós? Pensar essas respostas pode ser tarefa de cada leitor, afirma Pereira.

Gotas de leitura 31/10/2020

Afirma Pereira. Antonio Tabucchi. 1994.
Lisboa. 1938. Ditadura salazarista.

Viúvo e solitário, Pereira edita o caderno cultural de um jornal vespertino e mantém uma rotina imutável, cumprindo sempre os mesmos trajetos, indo ao mesmo café e comendo sempre o mesmo prato. A morte e o arrependimento parecem também fazer parte da rotina.

A ruptura dessa vida previsível ocorre a partir de encontros com enigmáticos personagens ao longo da narrativa. Monteiro Rossi, um revolucionário, e sua namorada Marta, além do doutor Cardoso e sua teoria da confederação das almas, desintegram a previsibilidade da vida do protagonista.

Inicialmente desinteressado por política, Pereira muda, sua personalidade vai se tornando mais complexa. As torturas, os desmandos policiais e a censura perpetrados pelo estado autoritário português estão ocorrendo na verdade em boa parte da Europa, com a ascensão de ditaturas cruéis, como na Espanha (franquismo), na Itália (fascismo) e na Alemanha (nazismo).

Tabucchi nasceu na Itália, mas o instinto nômade fez crescer a paixão por culturas além das fronteiras de sua pátria. Afirma Pereira é considerado seu romance mais importante. Com uma narrativa muito próxima do depoimento, a leitura não deixa de causar certo estranhamento e inquietação, o que a torna ainda mais interessante.

site: https://instagram.com/gotasdeleitura

Dassa 05/09/2020

Muito interessante
Livro bem gostosinho de ler, Pereira é um solitário, jornalista, diretor do setor de cultura de um jornal, muito inteligente e sempre ligado com o que acontece ao seu redor, ao conhecer um novo estagiário acaba se envolvendo em questões políticas que até então vinha evitando.

Maria Luise | @bookhead_ 12/09/2021

Monotonia do cotidiano
Um livro de ritmo lento, que retrata a vida como é: com dias bons e ruins, calmos e agitados, nítidos e confusos.

Pereira é um jornalista que ama literatura, principalmente a francesa. Seu passatempo é traduzir contos franceses para a coluna literária do jornal em que trabalha.

A epifania de sua vida regrada acontece quando um jovem revolucionário aparece, e mexe com todas as convicções que Pereira tinha construído até então.

O mais interessante do livro é perceber as nuances políticas que atingem Portugal (o salazarismo português, o fascismo italiano e a guerra civil espanhola), que são abordadas em pequenas doses ao decorrer das ações e decisões dos personagens.

Confesso que no começo achei um pouco maçante a narrativa mais parada, mas depois peguei gosto por Pereira e por sua evolução no pensamento político e cidadão. Apesar disso, sei que esse não é um livro que agradará a todos, exatamente pelo fator da narrativa lenta.

Rapha 05/11/2020

“Afirma Pereira” foi escrito por Antonio Tabucchi, italiano de nascimento mas português de alma. O livro narra a vida de Pereira, responsável pelo caderno de cultura do Lisboa, um pequeno jornal da capital do país. Pereira passa seus dias traduzindo histórias do francês para o português, comendo omelete de ervas aromáticas e tomando limonada, mas tudo isso muda quando ele lê uma tese sobre a norte escrito por Monteiro Rossi e decide o contratar para escrever necrológios como estagiário do jornal. O que ele não contava é que tudo que o jovem escreve (e faz e vive) possui uma grande crítica política, o que é um problema por eles estarem vivendo a ditadura salazarista em Portugal, e Pereira logo se vê mais envolvido com o jovem e sua namorada que o esperado, o levando a tomar decisões e fazer mudanças em sua vida que não esperava nunca fazê-las.

Por mais que a história seja interessante e você se veja torcendo pela evolução do Pereira, é impossível não achar três coisas:
1. Monteiro Rossi folgado;
2. Pereira vai morrer na metade do livro do tanto que come omelete e toma limonada;
3. O estilo de escrita não ser fluido e incomodar bastante, já que ele todo corrido e todos os parágrafos começarem com “afirma Pereira”, “Pereira afirma” ou somente “afirma”. Esse último ponto você até acaba esquecendo durante a leitura, mas no começo eu achei irritante demais hahaha.

Eu não sei muito o que achar do livro, pra mim foi mais uma leitura. O lance de ser ambientado na ditadura é interessante e ver a progressão do Pereira é legal, mas ok. As últimas dez páginas prendem mais do que todo o resto, mas como ele é curto eu acho que dá relevar o resto.

Jeniffer 02/11/2020

Afirma Pereira que se trata de um livro curto, mas com uma sensibilidade particular. Recomendado!

Pudima 09/11/2020

Difícil avaliar.
Demorei para escrever essa resenha e ainda não sei se consegui formar uma opinião a respeito da história.
Tive dificuldade com a narrativa e por isso achei a leitura massante e cansativa. Só fui gostar de verdade da história no final mesmo.
Achei interessante o debate que o livro gerou e a questão do posicionamento do protagonista. De início considerei Pereira "sem sal" e não gostei dele; então gostei bastante do desfecho e de como tudo mudou.
Pensei bastante sobre o fato de a ausência de posicionamento ser, por si só, um posicionamento. Isso me fez refletir a respeito das minhas próprias opiniões e atitudes.
O que você faz para transformar o mundo em um lugar melhor?
Paz, amor e bem.

Luciana Luz 16/10/2021

Leitura finalizada!
Gostei demais de conhecer essa história. Acompanhando o despertar do Pereira ao longo do livro fiquei alimentando minha esperança no nosso despertar tb.
Ãnimo Total 16/10/2021minha estante
Afirmo que gostei tb

Luciana Luz 16/10/2021minha estante
É muito bom!

Karla Lima @seguelendo 01/05/2021

Afirma Pereira foi uma leitura muito agradável e diferente. A narrativa tem nuances que eu nunca tinha visto em uma obra. O começo foi estranho, mas a partir do momento que você se acostuma com o ritmo, tudo flui maravilhosamente bem.
Afirma Pereira é um romance que retrata Portugal na época de sua ditadura e a história se desenvolve pelo ponto de vista de um jornalista, responsável pela página cultural de um pequeno jornal.
Adorei os personagens e a história. E amei o debate.

kiki.marino 14/06/2021

Excelente livro , embora curto traz muitas reflexões sobre momentos da Historia, que sempre se repetem, no qual o mundo,a sociedade ou o indivíduo se vê a beira de um colapso,de mudanças, que aparentemente se encontra estatico,porém somos empurrados pra elas, queiramos ou não.
O jornalista Pereira é um viúvo solitário que através de um artigo filosófico sobre a morte acaba conhecendo Monteiro Rossi, um jovem cheio de vida, que tem a paixão e a coragem de viver o presente, que em Portugal é conturbado ,com a ditadura de Salazar e a censura,assim como em outros países europeus.
Esse encontro de gerações, de idéias, memórias de vida, de Pereira fazem dele um personagem interessante de acompanhar ,ainda mais neste momento de "distanciamento social",onde entendemos o conceito de comunidade e da interseção do olhar sobre opresente e passado pra entender o nosso papel neste momento .

Obs: Eu ri com os comentários do Pereira sobre a figura do D'Annunzio (pois compartilho a mesma opinião)

@cinthia.lereplanejar 31/08/2020

Afirma Pereira
Afirmo, a escrita é delicada e simples, o romance vai nos prendendo no decorrer de cada capítulo e as coisas vão se revelando. Afirmo que adorei!

Julio.Cesar 07/06/2021

Ótimo
Um livro sobre a importância do posicionamento em tempos sombrios e sobre a passividade sobre a realidade política. Exprime as tensões de viver na Lisboa salazarista, e nos faz sentir a asfixia que a falta de liberdade causava na época. Muito bom!