3.88208 3460

Resenhas - Morte e Vida Severina

Regina.Migliavacca 19/08/2016

Morte e Vida Severina
O livro Morte e Vida severina, do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto, faz parte da terceira fase do Modernismo, e conta a história de um retirante nordestino, de nome Severino, que deixa o sertão por causa da seca e migra para o litoral em busca de uma vida melhor.
O título da obra faz referência ao sofrimento que Severino passa durante a viagem. Em sua viagem Severino se depara com situações de morte, de desespero, de miséria e fome, causadas principalmente pela seca. O livro faz também uma crítica ao descaso dos governantes quanto a esta situação, vivida por tantos outros nordestinos.
Encontra situações como a dos dois homens que carregam um defunto até sua última morada, pois este havia sido assassinado por expandir um pouco suas terras, e assim vai tendo seus encontros com a vida e com a morte. Em outro momento houve uma cantoria, e ao aproximar-se percebe que se tratava da encomendação de um corpo. Pensa algumas vezes em interromper a viagem e voltar, pensa que poderá não conseguir chegar ao destino pretendido, ou pensa ainda em interromper a viagem e procurar algum tipo de trabalho pelo meio do caminho. Ao pensar nesta possibilidade de trabalho, descobre que os únicos que poderiam lhe dar algum dinheiro seriam aqueles de pessoas que ajudam na morte, como médico, farmacêutico, coveiro, rezadeira, etc. Vê-se como um inútil, já que nada daquilo sabia fazer, e para o que sabia fazer não encontrava nenhum trabalho.
A morte é tratada como algo vulgar, e as profissões que lidavam com a morte como um negócio lucrativo.
Cemitérios, coveiros, assassinatos, tudo leva Severino ao desespero e à expectativa de seu próprio fim, já que ele mesmo não conseguia encontrar trabalho. Chega à conclusão de que a realidade que encontra não é diferente da que já conhecia no Sertão. Por fim, revela a intenção de suicidar-se, pois já não vê diferença entre a morte e a vida. O nascimento de uma criança, contudo, é o fato responsável pelo renascer da esperança de Severino.

Caronte 15/07/2016

Somos muitas Adaptações
A história já começa com o personagem principal dizendo o nome dele, e que foi batizado com nenhum outro (sem sobrenome, sem ser nome composto, ele é apenas um Severino). “E daí?” Ora: ele logo de início não consegue se encontrar, tá tendo uma crise de identidade, não sabe como se diferenciar de tantos outros que sentem a mesma necessidade de migrar; o que mostra logo de cara que o poema não vai tratar só da seca, ou de questões sociais como a divisão de terras...

Morte e Vida Severina é um poema relativamente grande e excelente, e ao mesmo tempo é uma peça de teatro. “Cuma?” É, pois é... Esse poema foi feito pra ser um Auto de Natal Pernambucano. “Hã?” É isso mesmo que você leu. Mas esse toque natalino eu só fui perceber realmente lá pro final da leitura... Então vá fazendo nota: é um poema sobre retirantes, uma peça de teatro, e ainda tem um pé no natal. Vamos pro próximo...

Vou citar de uma vez que ele também virou filme, mas por enquanto é só pra citar mesmo porque ainda não lhe assisti. Ok, próximo... Como já deu pra ver essa é uma obra que foi bastante adaptada pra vários tipos mídias; e como é um poema qual o problema de virar uma música?

Não poderia finalizar esse texto sobre uma obra fantástica e suas adaptações sem dizer que ela também virou uma HQ nas mãos de Miguel Falcão e daí virou uma animação fodástica, vou pedir pra no mínimo depois disso tudo que falei você assistir nem que seja os primeiros trinta minutos da animação.

site: http://paragrafosparagrifos.blogspot.com.br/2015/07/morte-e-vida-severina-adaptacoes.html

Nena 11/05/2016

Coletânea de belíssimos poemas de João Cabral de Melo Neto, onde retrata a difícil vida de um retirante em busca de uma vida mais digna na capital de Pernambuco.

Débora 19/04/2016

O poder da poesia
A arte da poesia é usada de forma magistral, que até a fome e a morte deixam belas. As rimas se encontram para moldar a realidade dos sertanejos pernambucanos. O livro contém quatro poesias, a primeira conta a trajetória do rio Capibaribe até o mar de Pernambuco, relata o cotidiano das pessoas que vivem a beira do rio e denúncia a sua miséria, a segunda Morte e Vida Severina é um convite a reflexão acerca do papel do homem na vida, é impressionante como o poeta toca em temas tão complexos usando uma linguagem tão simples, o tema principal da poesia é a morte, e o nos faz repensar sobre o egocentrismo do universo. A terceira poesía O Parlamento complementa a anterior, e a última é a narrativa da morte de Frei Caneca.
Cheio de contrates, o lírico e o cruel se encontram na mesma roupagem despindo a realidade que a fome criou.

Natália 21/03/2016

Morte e Vida
Amo esse livro. Confiram minha resenha no blog!

site: http://meuamoremoutraslinhas.blogspot.com.br/2016/03/morte-e-vida-severina-joao-cabral-de.html

Rafa Bonfim 01/02/2016

?
O João era um homem a frente de seu tempo e sabedor das mazelas do seu povo.

Como nordestino que sou, me sinto feliz de representante da nossa cultura entre grandes autores.

Pedro 05/12/2015

Espetacular
Livro genial! Uma faca só lâmina é especialmente profundo (literalmente) e bonito. Morte e vida severina e O rio têm um mesmo caminho, na busca de algo melhor, com personagens diferentes e sensacionais! Só não gostei muito de Paisagens com figuras.

Esse livro é um espetáculo!

TainA.Micaellen 04/09/2015

classico incrivel sobre exodo rural...uq dizer além disso!

Giovanna 04/09/2015

A docura da escrita de João Cabral
É uma escrita muito delicada, bem escrito e de fácil leitura. Parece que quando falamos que um clássico a sua escrita e entendimento tem que ser difícil, mas não acontece com esse Auto. É bem fácil a leitura e compreensão, quase esquecemos um pouco que é um auto no começo da leitura, pelo cunho social que o João emprega na obra toda. Para aquele que querem ler ou vão ter que ler pra algum vestibular, vá sem medo. É delicado, é forte, de fácil compreensão, lida com a morte de diversas maneiras mas não deixa de ter um tom esperançoso e muito bonito. Não se amedrontem por ter formato poético, porque as poesias contam uma história, se complementam e não são super metafóricas.
Leiam sem medo, porque é de fato lindo!

Felipe 16/06/2015

gostei até.

Karolyne 15/06/2015

Morte e Vida Severino
Morte e vida Severino conta a historia da vida de Severino, um retirante nordestino que resolve deixar o sertão de Pernambuco para ir me busca de uma vida melhor. Severino deixa sua terra em direção ao Recife e encontra-se com dois homens que levavam um corpo de outro que tinha sido assassinado. Na conversa entre eles, já há certa crítica ao uso do poder e à impunidade. No caminho, em certo momento, Severino tenta encontrar trabalho, porém ele só sabia plantar e pastorar os animais, ou seja, não era útil, pois ele estava em um local onde a morte parecia ser o único negocio, mesmo assim ele continua a sua caminhada para o seu rumo. Chegando a Recife, Severino não tinha ambição, ele só queria conseguir um local onde a condição de vida fosse melhor para sobreviver. Chegando ao seu destino, Severino acaba ouvindo uma conversa de dois coveiros , que acabam comentando dos retirantes que saem do sertão a procura de uma vida melhor e acabam praticamente tendo uma vida miserável ali , levando até a morte. Neste mesmo momento, ele percebeu que toda a viagem que ele fez e com bastante esforço acabou em nada, e com isso ele pensa em ir se suicidar no rio Capibaribe. Um pouco desorientado, mas conformado, afinal, não estava esperando muito mesmo, ele vai andando até se encontrar com um homem chamado José, que morava na beira do rio. Os dois conversam, falando sobre assuntos gerais como o próprio rio, a vida, a fome, a miséria, até que José precisa se separar de Severino, porque recebe o chamado de que seu filho acabara de nascer. E Severino continua ali, percebendo como o novo pai acabar de receber os cumprimentos dos seus vizinhos, e com isso ele se lembra do nascimento de Jesus. E com isso José volta para Severino e convence a ele a não se suicidar, e quando Severino esta prestes a se suicidar, ele escuta um choro de uma criança que acaba de nascer , simbolizando a vida ,e o Renascimento .

Matheus 14/06/2015

Morte e Vida Severina
o auto de natal pernambucano nos mostra com brilhantismo a realidade dos retirantes.

Resenha do Blog Antarktos

site: http://antarktos.blogspot.com.br/2015/06/morte-e-vida-severina-joao-cabral-de.html

Lari 12/06/2015

Severina
O título do livro é interessante, pois ele traduz claramente o tema abordado pelo autor neste livro, onde ele mostra através de um grande poema tudo que um retirante passa em sua busca de uma vida melhor, e de condições para sobreviver, e vai mostrando as condições de vida das populações por onde ele passa, que em um geral são todos pessoas que necessitam de um maior olhar da sociedade, de uma maior chance de se manter e que são além de tudo humildes e trabalhadores.

lu 28/05/2015

Morte e Vida Seveina
O livro é dividido em quatro capítulos,que retrata o sofrimento da população pernambucana. É dramático e fala de uma história de um retirante nordestino, que sai de sua cidade natal, em busca do pão para sobrevivência, porque no Nordeste a vida é dura e a terra está seca, e não tem o que pranta e nem o que comer sendo assim ele vai embora com a família em bosta de melhoras.... pra sambem mais leia o livro pois é ótimo.

Dose Literária 24/11/2014

Palavras Lapidadas - João Cabral de Melo Neto
Já disse em outras oportunidades que a poesia não é meu estilo literário preferido. No entanto, me interessei por “Morte e Vida Severina”, desde a leitura de “A Estória do Severino e A História da Severina” (Ciampa, A.C.) durante a faculdade de Psicologia. Além da interessante tese sobre a construção da identidade de dois personagens (um ficcional e outro real) em seu viver e possibilidades, fiquei impactado pelo uso de João Cabral fazia da palavra Severina, como adjetivo.

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/11/palavras-lapidadas-joao-cabral-de-melo.html