Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Yago.Mineiro 23/03/2023

Biografia em poemas
Minha opinião: a biografia dele é muito legal, mas só que a escrita não foi muito prazeroso para mim. E eu vejo ali alguns poemas sem sentidos.
amarogusta 23/03/2023minha estante
Particularmente, gosto muito da poesia do João. Talvez você só não tenha entendido ele muito bem. Dê outra chance daqui um tempo!

Gabizinha 25/05/2020

Um livro cheio de críticas socias e reflexões. Escrito em versos com um ritmo de leitura bem dinâmico.

Colecionando Planetas 17/03/2023

INCRÍVEL
Tem como não gostar desse livro?
Só de lembrar chego a arrepiar com cada parte que li. Mas o começo e o fim são os meus preferidos com certeza. Perfeito.

Nay 22/06/2020

O livro pode ser ótimo pra outras pessoas, só não funcionou pra mim...

asabrxna 08/05/2023

Apesar de ser um livro clássico achei fácil de ler, em alguns pontos acaba ficando meio confuso e sem pé nem cabeça mas com um pouco mais de atenção tudo é bem compreendido depois. foi uma leitura bem tranquila, eu gostei bastante.

Iago 18/07/2020

Lindo.
O poder do verso é totalmente explorado para desenhar Severino, desenhar sua vida e morte constante. A imagem do retirante é seca como a caatinga e forte como o sol e o fluxo de sua viagem é fantástica e ao mesmo tempo realista, com críticas sutis a realidade e desigualdade brasileira. É uma obra popular, escrita para o povo e para ele deve ser lida, pois ele se verá representado e compreenderá a si mesmo naqueles versos. Uma beleza triste.

Lisboa 06/12/2022

Eu acho que demorei demais pra ler um livro tão curto. As poesias são tão gostosas e as rimas são quase musicais. Quando você pega o embalo elas vão com tudo e fazem todo o sentido.

Aline ig @escape.abacharel 19/02/2021

"Morte e Vida Severina e Outros Poemas em Voz Alta" é uma coletânea de poemas do autor João Cabral de Melo Neto. Os 10 poemas presentes nesse livro são:

Velório de um Comendador
O Relógio
"Generaciones y semblanzas"
O Motorneiro de Caxangá
Sevilha
Jogos Frutais
Congresso no Polígono das Secas
Festa na Casa-Grande
Morte e Vida Severina (1954-55)
O Rio (1953)

Destes, o mais famoso sem dúvida é Morte e Vida Severina e por isso é esse o nome do livro... rs

Morte e Vida Severina é de uma sensibilidade tão grande que se tornou o meu favorito dentre todos os poemas. O universo poético de João Cabral de Melo Neto tem, em geral, uma mesma temática, que é o nordeste e sua região, os retirantes nordestinos, os engenhos, as usinas... Paraíba... Pernambuco, que é a terra natal do autor.

Fugindo um pouco desse tema, o poema Sevilha tem como base o tempo que o autor viveu na Espanha, portanto, fazendo várias referências culturais à Espanha nos seus poemas, referenciando também as paisagens espanholas, as pessoas e os seus costumes. Para quem não sabe, o autor morou em países como Espanha, Inglaterra, Senegal, Equador e Honduras.

Outro poema que achei bem diferente foi “Jogos Frutais”, que é um poema que, digamos, eu não imaginava ser a temática do autor. Esse poema representa surpreende pela sua forte sensualidade e representação erótica da mulher.

O Relógio foi um dos poemas que mais me identifiquei, pois o tempo é sempre algo que me ‘enjaula’.

"Tais gaiolas vão penduradas nos muros;
outras vezes, mais privadas,
vão num bolso, num dos pulsos."

São poesias bem elaboradas e tocantes! Um livro que vale a pena ser lido! Recomendo demais!

Isabela.Araujo 01/03/2021

Um épico moderno.
Em geral, poesias narrativas me davam muito medo. Pensava que eram prolixas, chatas e de leitura cansativa, mas, diferentemente do que eu achava, Morte e vida é de leitura fluida.
Ao contar a estória de Severino, João Cabral se envolve em várias questões relevantes ao sertão nordestino, entre elas: a seca (obviamente), a emigração dos sertanejos, a comercialização da morte e até da frustração ao perceber que o esforço de sair do seu local de origem, não resulta em nada.
Severino nada mais é do que a representação de um povo, um povo que sofre por não achar a solução para seu problema, sofre por não conseguir trabalho por causa da baixa instrução, sofre com a desilusão da vida perfeita.
"... morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta..."

Gabriela Crisch 13/01/2022

Explosão de uma vida severina
Precisava ler a obra para um vestibular, mas ela é boa demais para se resumir apenas a isso.
Morte e Vida Severina conseguiu retratar com palavras o sofrimento vivido durante a vida nordestina que é apresentada como um tipo de poesia trágica. A forma como João descreve certos aspectos da vida e morte, esperança e exaustão, metáforas e realidades, o faz de forma tão exata e condizente com a realidade que deveria ser leitura obrigatória em estudos a respeito do Nordeste. Há resquícios de simbologias que ousei interpretar por conta própria que deixaram as coisas talvez como quem as fez queria que fossem interpretadas.
Com sopros.
(Recomendo muito a animação que tem no YouTube ela é ótima além de agregar mais valor poético e realista para a obra como um todo)
Super indico mesmo mesmo

JB.12 06/04/2021

Marcante!
Fui apresentado a essa obra no ensino médio, na aula de literatura. Me impressionei demais com a técnica do autor e a facilidade da sua rima enquadrando-se nas métricas.
Sobre a obra em si, trata-se de um auto de natal, profundo e marcante. Expõem a situação do nordestino retirante, na figura do Severino, que representa todos aqueles que enfrentam a fome, a miséria, mas que tem determinação para lutar por um dia a mais de vida.
Me recordo do quadro do Portinari "os retirantes" que representa bem o sentimento e a angústia desse povo sofrido. É triste vê que o sonho por uma vida melhor em outro local, é quase como uma utopia, mas é dessa busca, que faz e fez do nordestino, um sobrevivente.
Sou do Nordeste com orgulho?

Beatriz 27/12/2022

Poemas maravilhosos
Não há como ser diferente, mas morte e vida severina é o melhor poema da coletânea.
Porém, todos os poemas são lindo. Falam sobre o Brasil e trazem aquela sensação de beleza em contrate com a desigualdade.
A sensibilidade é a principal característica desses poemas.

julianvaes 02/05/2021

Tocante e real
Muito dura a vida dos severinos por aí, realidade mostrada nesse livro. Duro de ler e muito tocante, chorei e me emocionei. No final das contas, o destino é quase sempre o mesmo para os severinos.

BeatrizViana0 25/01/2023

Maravilhoso!
E se somos Severinos
Iguais em tudo na vida,
Morremos de morte igual,
Mesma morte severina:
Que é morte de que se morre
De velhice antes dos trinta,
De emboscada antes dos vinte,
De fome um pouco por dia.