Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Maria 05/05/2022

Morte de morte matada pelo descaso do Estado
A princípio eu estava achando meio lenta a leitura, entretanto quando chegou na parte da Morte e Vida Severina fluiu muito. É uma obra repleta de morte e que mostra a secura da pobreza.
É extremamente triste ver que as pessoas ali sofrendo, são apenas Severinos, filhos de Marias, esposas dos finados Zacarias. Não tem relevância para quem está no poder, vão morrer de velhice antes dos trinta.
O final traz esperança, a vida vence a morte, mesmo sendo uma vida severina.
Não é atoa uma leitura obrigatória, é realmente um livro incrível.
Recomendo ler e assistir a adaptação que tem no YouTube, assim você consegue compreender completamente a história.
Thaíssa Pereira 05/05/2022minha estante
Oie criei um perfil literário pra falar das minhas leituras,ficaria muito feliz se pudesse ajudar me seguindo lá no Instagram! @livros.por.thai Obrigada! ??

mari:) 15/05/2023

Confuso
Realmente parece mto bom e é profundo, mas eu ainda não tenho maturidade o suficiente para entender esse tipo de poesia

Gabriel.Juca 30/03/2021

Essa leitura faz parte do meu projeto de 2021 de reler clássicos que li na escola. O intuito é ler obras bem avaliadas com a maturidade que tenho hoje, que não tinha na época.
Morte e Vida Severina me impressionou mesmo na adolescência. É uma obra densa, de significado pesado. Conta a história de Severino, Severino de Maria, Severino de Maria de Zacarias. É mais um entre muitos Severinos. Um retirante, fugindo da seca severa, procurando em Recife uma forma de sobreviver. Vida e Morte Severina fala de morte e de vida, do luto e do nascimento, da seca não só ambiental, mas também pessoal.
Vida e Morte Severina é um retrato do Brasil, não só do Sertão.

vasilisamorozko 07/12/2020

A Vida De Milhares Severinos
“Se quer mesmo que lhe diga;
É difícil defender,
Só com palavras, a vida,
Ainda mais quando ela é
Esta que vê, severina.”

#106 - Eu gosto muito desse poema, ele é duro e seco e ainda faz você parar pra refletir. Sério sempre que termino é como se eu tivesse levado um soco no estômago. Recomendo muito mesmo!

Erivaldo21 18/03/2023

Poesia com palavras simples e de grande beleza.
Sempre gostei muito de Morte e Vida Severina, essa poesia é sensacional e uma das minhas preferidas, nunca a tinha lido, a conheci por uma série da tv. A poesia é linda, porém não exagera nos lirismos, é simples, fácil de compreendê-la. Há tristeza nas realidades, entretanto, descrita de uma forma tão bela que emociona. Há muitas interpretações para as cenas narradas na poesia. O que se pode compreender pela obra é que a vida do nordestino é uma vida severina, marcada desde cedo pela luta da sobrevivência, pela própria vida que teima em vencer a morte.

"Se quer mesmo que lhe diga é difícil defender, só com palavras, a vida...
Mas se responder não pude à pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu com sua presença viva."
João Cabral de Melo Neto

Sara 29/04/2023

QUE LIVRO
Sério, acho que ainda não me recuperei totalmente desse livro. Cada parte do poema trazia uma reflexão chocante ou uma crítica bem ácida, e ler sobre uma realidade tão perto e ao mesmo tempo tão distante do que eu conheço foi uma experiência muito boa. Não é um clássico por nada.
Gigi 29/04/2023minha estante
????

Carol.Moraes 08/09/2022

Uma leitura que traz reflexão, principalmente sobre como as pessoas viviam na seca
Sobre como mesmo tentando mudar de lugar, parecia que não mudava a realidade.

Estar entre a vida e a morte

Estar sempre a um passo da morte e um a menos da vida

Uma leitura muito rápida e boa de se fazer.

Bruno Oliveira 16/02/2022

UM DOS PERFIS MAIS BRASILEIROS QUE EXISTEM
A presente edição da editora Objetiva (selo Alfaguara) traz os poemas e os conjuntos poéticos O Rio, Paisagens com figuras, Morte e vida Severina e Uma faca só lâmina. O primeiro já surpreende e denuncia o tom social característico do poeta, tendo o próprio rio (Capibaribe) como “narrador” dos fatos. O segundo é uma renca de poemas que versam sobre imagens pernambucanas e espanholas. O terceiro é, sem dúvidas, a obra-prima do poeta, impossível não se compadecer com o que o retirante Severino vai se deparando em direção ao litoral (Recife). O quarto é um poema mais metalinguístico mesmo, que trata do fazer poético, e de outras artes cuja palavra é o seu material árduo de trabalho. Todo o livro sintetiza bem a figura de seu autor e, claro, completa o retrato de um país sofrido, faminto, explorado, mas vivo!

Isis243 03/02/2022

A delicadeza de uma dor
A dor de não ficar no seu lugar. A dor de não entender as agruras da vida. Uma frase continua atual, intensa e cruelmente na minha memória : ? morria gente que nem vivia? !!

Ah poesia ! Teus versos se prestam aos nossos sorrisos e martírios. Tuas rimas contam da dureza de uma vida mitigada, aprisionada no sistema indecente de castas.

Só os poetas sabem dar luz a desigualdade deste País. O rio corre levando a mortalha, de sonhos e de famílias.

Cabral, o Senhor é necessário!

Liberte-se,
Se poetize!

Boa leitura ;)
Douglas Finger 06/02/2022minha estante
Que linda resenha! Lemos juntos esta mesma obra..muito bom! Completamente encantadora, ritimada, perfeita! Daqueles q merecem releitura de tempo em tempo

Isis243 07/02/2022minha estante
Muito obrigada! Parece que sintonizamos. Rsrsrs
Tempos sombrios requerem vacina de letrinhas, em doses de frases bem escritas!

Pilar Galíndez Jorge 29/04/2021

Morte e vida severina
Fiz essa leitura para a escola, e não posso dizer que realmente gostei dos poemas, porque eu nunca fui fã de poesia. O poema Morte e Vida severina é um clássico, todos deveriam ler.

oviajantedasestrelas 12/04/2022

Resenha: ‘Morte e Vida Severina’, um texto do modernista João Cabral de Melo Neto
“Morte e Vida Severina'' é uma peça de teatro em forma de versos, escrita por João Cabral de Melo Neto (1920-1999) que tem o subtítulo “Auto de Natal Pernambucano”, ou seja, um poema dramático. A história se passa possivelmente na segunda metade do século XX, no estado de Pernambuco, da Caatinga para o Recife. A obra foi escrita entre os anos de 1954 e 1955 e publicada em 1955.

João Cabral de Melo Neto conta a história de um nordestino, o Severino, um retirante que sai da sua terra natal, a serra da Costela, e seguindo o Rio Capibaribe, tenta chegar à capital, Recife, mas em seu percurso ele lida com várias mortes, com vários pontos de mortes. Com essas mortes o autor quer transparecer que, para ter o direito de viver eu preciso vencer a morte, ou seja, um duelo com a morte todos os dias.

“– O meu nome é Severino, como não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias [...]

[...]

Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas e iguais também porque o sangue, que usamos tem pouca tinta [...]”

Severino é a representação do nordestino como um todo, eterno retirante, que muito sofre, que está a todo momento sujeito às intempéries da vida, sempre diante de situações difíceis, tropeçando na morte, mas que não desiste do seu ideal, da sua busca.

É interessante observar que o personagem Severino tenta definir a sua origem, tenta dizer quem ele é fisicamente ou como ele morre, mas ele não consegue definir isso num contexto individual, mas sempre num contexto coletivo. Então, toda vez que o personagem tenta se individualizar ele acaba ficando mais coletivo. Quando ele tenta ser único, ele acaba sendo múltiplo.

Nas entrelinhas, “Morte e vida Severina” é uma crítica social à falta de preocupação dos governantes e da sociedade como um todo com os problemas que assolam o Nordeste brasileiro, como a fome, a sede, a falta de empregos e a violência contra o pobre. Leitura obrigatória para diversos vestibulares, a obra de um dos nosso maiores poetas é um dos livros mais belos e apreciados da língua portuguesa.

site: https://www.injecaodeconhecimento.com.br/post/resenha-morte-e-vida-severina-um-texto-do-modernista-joao-cabral-de-melo-neto

V_______ 24/02/2022

Morte e Vida Severina
Eu particularmente não sou grande entusiasta de poemas, na verdade costumo fugir deles, as experiências que tive no gênero foram frustrante, ainda assim resolvi dar chance a esse livro que entre outros poemas trás o mais conhecido trabalho de João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina poema que dá nome ao livro, a minha maior surpresa foi ter gostando tanto.
O poema homônimo conta a vida de um retirante que sai do sertão em direção a Recife em busca de condições melhores de vida em seu trajeto se depara com morte e sofrimento, de tantos outros que na fuga ficam pelo caminho. Outro dos poemas aqui é O Rio que é narrado a partir do ponto de vista do próprio rio, aqui o Capibaribe, importante rio que percorre o estado de Pernambuco percorrendo o árido solo do estado, passando a Zona da Mata até desaguar no mar.
Adorei esses dois poemas, só por eles já vale a leitura desse livros, recomendo. E se alguém que não é nenhum pouco fã de poemas recomenda poemas, pode confiar que terá uma boa leitura. Tiro meu chapéu a João Cabral de Melo Neto !

Giu 29/03/2020

Uma leitura rápida
Um livro com vários poemas muito bons, uma leitura tranquila e rápida. Alguns me conquistaram mais do que outros, e apesar de não ser meu estilo de leitura preferido me peguei relendo alguns poemas só pra senti-los novamente.