Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto




Resenhas - Morte e Vida Severina


569 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Isa 26/03/2023

Morte e vida Severina
Um livro muito sensível e forte sobre a realidade de um retirante nordestino que sai do sertão até a capital em busca de uma vida melhor.
Gostei muito, o livro me tocou demais e trouxe várias reflexões sobre as críticas sociais abordadas.
comentários(0)comente



Yago.Mineiro 23/03/2023

Biografia em poemas
Minha opinião: a biografia dele é muito legal, mas só que a escrita não foi muito prazeroso para mim. E eu vejo ali alguns poemas sem sentidos.
amarogusta 23/03/2023minha estante
Particularmente, gosto muito da poesia do João. Talvez você só não tenha entendido ele muito bem. Dê outra chance daqui um tempo!




Rafa 21/03/2023

Morte e vida severina
Texto duro, complexo e com várias críticas sociais quanto a situação vivida pelos retirantes, sobre a vida sertaneja e sobre as dificuldades do sertão. Leitura necessária ??
comentários(0)comente



Erivaldo21 18/03/2023

Poesia com palavras simples e de grande beleza.
Sempre gostei muito de Morte e Vida Severina, essa poesia é sensacional e uma das minhas preferidas, nunca a tinha lido, a conheci por uma série da tv. A poesia é linda, porém não exagera nos lirismos, é simples, fácil de compreendê-la. Há tristeza nas realidades, entretanto, descrita de uma forma tão bela que emociona. Há muitas interpretações para as cenas narradas na poesia. O que se pode compreender pela obra é que a vida do nordestino é uma vida severina, marcada desde cedo pela luta da sobrevivência, pela própria vida que teima em vencer a morte.


"Se quer mesmo que lhe diga é difícil defender, só com palavras, a vida...
Mas se responder não pude à pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu com sua presença viva."
João Cabral de Melo Neto
comentários(0)comente



Inspirações Literárias 18/03/2023

Uma leitura de arrebatamento
Uma leitura de arrebatamento.

Denúncia da miséria do nordestino contra a ditadura de 1964.

Um grito do povo brasileiro que conquistou o mundo.

O início e o final são inesquecíveis.

João Cabral de Melo Neto é um valioso, precioso e esplêndido patrimônio intelectual e cultural do Brasil.
comentários(0)comente



Colecionando Planetas 17/03/2023

INCRÍVEL
Tem como não gostar desse livro?
Só de lembrar chego a arrepiar com cada parte que li. Mas o começo e o fim são os meus preferidos com certeza. Perfeito.
comentários(0)comente



Ayron Barsan 16/03/2023

Para conhecer João Cabral
Pra mim foi muito bom, já que eu não conhecia nada do autor. Este livro tem um apanhado de poemas incríveis - ele simplesmente domina de mais a escrita poética. É uma leitura densa (pra mim), mas vale muito a pena.
comentários(0)comente



Julia 15/03/2023

Genial, delicioso e lindo
Não tenho o costume de ler poesia, mas os poemas Morte e Vida Severina e O Rio me arrebataram completamente. O primeiro narra a trajetória de Severino, um retirante pernambucano como outros, que percorre um caminho de seca onde o que mais floresce é a morte. O segundo acompanha a trajetória do Rio Capibaribe desde a sua nascente até seu encontro com o mar, transitando entre diferentes paisagens e vilarejos. Ambos são poemas regionais que nos transportam para a cena e para aquela realidade de forma muito bem feita. Como estudante de Geografia, não pude deixar de amar o livro.
comentários(0)comente



gosvn 15/03/2023

Uau
Livro muito interessante, principalmente as duas primeiras partes ('O Rio' acabou não me agradando tanto). A forma como foi escrito e a história "se desenrola" torna o livro bem agradável de ler.
comentários(0)comente



Palloma.Alessandra 10/03/2023

Somos todos Severinos
João Cabral de melo neto sabe como representar a paisagem nordestina e principalmente a Pernambucana. Ele vai seguindo o rio Capibaribe e mostrando tudo que vai vendo e tocando o leitor com uma visão tão simplista de uma sociedade necessitada. Como Pernambucana me senti bem representada e com vontade de revisitar algumas cidades que o autor vai citando.
comentários(0)comente



InfinitaTBR- Jana 09/03/2023

Um releitura, uma descoberta.
A loucura do vestibular foi o que me levou a este belíssimo poema pela primeira vez, há uns 20 anos atrás. Eu lembro que tinha gostado, mas não tinha entendido tão bem.

Então, nesta releitura de ?Morte e vida severina?, de João Cabral de Melo Neto, consegui finalmente entender porque o tal poema carrega tanta fama: é porque conta uma história de esperança e desespero ao mesmo tempo; é porque o autor foi brilhante na construção do poema; é porque trata-se da narrativa de um destino compartilhado por inúmeros nordestinos ao longo da História do Brasil: a seca.

Mas esta edição contém outros poemas e além daquele que dá nome ao livro, adorei ?O rio?. É uma viagem de barco ao longo de todo o rio Capibaribe. É um poema extremamente visual.

Bem, meu coração pernambucano recomenda fortemente a leitura deste livro belíssimo. Nele, você vai se encantar com os paradoxos de João Cabral: rio e seca, vida e morte, sertão e cidade. Vai ser um passeio por Pernambuco de cabo a rabo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lara 21/02/2023

Adorei ler poemas que falam da minha terrinha, meu país Pernambuco! O famoso "morte e vida severina" é realmente um show de leitura, mas acho que meu poema favorito foi "o rio". Achei genial a forma como o autor faz do Capibaribe o eu lírico do poema. Foi uma leitura que me surpreendeu!
comentários(0)comente



Christian.Pereira 19/02/2023

Primeira vez que chorei lendo poemas
?Seu José, mestre carpina,
     e quando é fundo o perau?
     quando a força que morreu
     nem tem onde se enterrar,
     por que ao puxão das águas
     não é melhor se entregar??
comentários(0)comente



luly.txt 19/02/2023

Cara muito bom mesmo adorei
Gostei muito desse livro, a escrita do João Cabral de Melo Neto é muuito boa e muito divertida de ler, mesmo, fora que as histórias dele são todas muuito legais (principalmente o carro-chefe dele, "Morte e vida severina", meu favorito) e, como todos os poemas dele são curtinhos, é bem rapidinho de ler sabe. Recomendo bastante esse livro porque além de ser bem bom, é bem legal de ler um autor brasileiro e ajudar na escrita brasileira cada vez mais e mais.
comentários(0)comente



569 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR