Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Jéssica 09/05/2023

O livro é legal, mas claramente nao é feito pra mim ... ainda nao sei porque tendo ler poesia definitivamente nao gosto do genero

asabrxna 08/05/2023

Apesar de ser um livro clássico achei fácil de ler, em alguns pontos acaba ficando meio confuso e sem pé nem cabeça mas com um pouco mais de atenção tudo é bem compreendido depois. foi uma leitura bem tranquila, eu gostei bastante.

leticia2513 06/05/2023

Morte e vida severina, obra de João Cabral de Melo Neto, narra a trajetória de Severino, retirante nordestino, que, sozinho, vai em direção à Zona da Mata, na tentativa de encontrar trabalho regular, de maneira a dar sentido à sua vida.
Sinceramente o único poema q salva é esse, pq os outros são uma merda ?

Emanuele47 03/05/2023

Mais um de vestibular
Muito melhor do q eu achei. Aproveitei a leitura mas não entendi algumas partes. Esperando ansiosa para a aula desse livro.

Sara 29/04/2023

QUE LIVRO
Sério, acho que ainda não me recuperei totalmente desse livro. Cada parte do poema trazia uma reflexão chocante ou uma crítica bem ácida, e ler sobre uma realidade tão perto e ao mesmo tempo tão distante do que eu conheço foi uma experiência muito boa. Não é um clássico por nada.
Gigi 29/04/2023minha estante
????

Bárbara 28/04/2023

Outro trabalho de colégio kkkkk.
Não achei chato, é interessante o conceito do livro, só que bem formal (normal, pelo fato de ser antigo e poesia).

mari 28/04/2023

Uma leitura diferente do meu habitual (já que não sou chegada a poesias), mas que incrívelmente gostei
obrigada bruna!

manuppx 27/04/2023

Marcante
Eu gostei muito do livro, ele é facinho e pequeno de ler, muito intenso e alguns pontos são tristes, li ele para fazer uma prova, espero ter tirado uma nota boa

Carolina Del Puppo 25/04/2023

É delicioso, li em um só dia, não que seja fácil, principalmente porque pessoalmente tenho extrema dificuldade em ler poesia, mas é um clássico que merece a reputação que tem

g g 22/04/2023

O meio é meio parado mas o final finalizaaaaaaaaaaaaaáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaáaaaaaaaaa
Ju 23/04/2023minha estante
belas palavras

Júlia. 21/04/2023

Vida severina
Esse livro contém um aglomerado de poemas. Confesso que os meus favoritos foram o que carrega o nome do livro (Morte e vida Severina) e "O Rio".
É fascinante ler sobre uma realidade tão atual em um livro já antigo, que continua descrevendo com precisão detalhes políticos, culturais e regionais mesmo depois de tanto tempo. Uso "fascinante", pra mostrar que a obra é, de fato, memorável e fundamental, mas a palavra que mais se adequa é triste. Ou revoltante.
O poema Morte e Vida Severina, no entanto, termina com esperança e, mesmo depois de toda a tragédia, seca e desumanização retratadas, o leitor ainda almeja e admira a vida, "mesmo sendo essa uma vida severina."
Os poemas são geniais e têm um jeito único de serem escritos, acredito que os reconheceria em qualquer contexto, não só pela estética, mas também pelo forte tema que eles carregam.

Luh 16/04/2023

Primeiro da escola esse ano
Li esse só por conta da escola, que pra constar todos da escola são horríveis e pra piorar esse era em poema, odeio esse tipo de livro que fala sobre retirantes, uma história chata e depressiva, da muito sono ler esse livro, enfim odiei ??

Tacs 09/04/2023

Metáforas muito boas
Adorei a forma como o autor consegue usar o sertão nordestino para descrever a condição vivenciada pelos severinos, mesclando-os como se fossem parte da própria ?paisagem?

Stefany137 31/03/2023

Morte e vida Severina
Amei os poemas, escrita perfeita você consegue sentir os sentimentos que o autor de passa, porém achei que alguns poemas poderiam ser menores, por que assim, na minha opinião os "sentimento" não se despersariam