Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Rafael.Badiz 18/06/2023

A triste realidade dos Severinos em Morte e vida Severina
O poema dramatico "Morte e vida severina", também conhecida como "Auto de Natal pernambucano". Foi escrito por João Cabral de Melo Neto e mesmo possuindo uma leitura difícil, é um ótimo livro, por fazer uma crítica social à vida severina.
A obra conta a história de Severino que sai da serra da costela, limites com Paraiba (sua casa) até Recife em busca de melhores condições de vida. Ele utiliza o Rio Capibatibe como rota, porém no caminho, só encontra tristeza e a mesma vida severina de onde começou a migração: fome, as mãos maiores que o corpo por conta do trabalho pesado, sede e principalmente a morte. Na metade do poema Severino consegue chegar até Recife, porém, tem uma surpresa ao escutar dois coveiros conversando.
Em geral "Morte e vida severina" é uma obra que mexe com suas emoções e entendemos e percebemos a difícil vida que os severinos têm, por isso recomendo esse livro para todos.

melz0ca 16/06/2023

Clássico bom (raridade)
Li ele por causa de vestibular e fui surpreendida (positivamente).

Confesso, ele é meio dificinho de ler, mas com o tempo você vai se acostumando. Porém, ele é lindo. O auto de Natal foi meu favorito, mas os outros poemas também são muito bons.

Quando eu terminei de ler, eu fiquei meio confusa e não tinha gostado muito, mas vi um video de análise e sério, mudou completamente minha visão sobre o livro. São detalhes minuciosos que, quando eu entendi, minha mente explodiu. É muito genial.

Recomendo e muito esse clássico da literatura brasileira!

Maria 16/06/2023

Um livro de poemas e alguns bem confusos.
O poema que leva o nome do livro é o melhor e o mais fácil de entender.
Não sou a,maior fã de poemas.
Não é de todo ruim.
Ps: eu tenho um caderno de leitura e sempre faço um desenho que represente algo do livro, esse eu não consegui pensar em nada.

Mesquita 12/06/2023

Um dos poemas mais bonitos e comoventes que já li. Polido, sem excessos. O texto é o que precisa ser e tenho a impressão que não há uma só linha descartável nesse texto. Todas são importantes e comunicam.

Sobre essa edição: é minha preferida. Adoro como ela me faz sentir em uma exposição comemorativa a essa obra.

Juliana.Guedes 11/06/2023

O melhor poema do mundo!!!
Não consigo explicar o quão impecável é esse poema.
Eu que sempre tive dificuldades em ler/gostar de poemas, tive uma alegre surpresa ao ler Morte e Vida Severina.
Para os sofrem da mesma mesma dificuldade, segue uma animação que tenho certeza que vocês vão gostar:

biancarrcaetano 02/06/2023

Só não
Um livro que conta a história de Severino, e o livro tem muita morte em todo o livro, nn gostei pq nn é o meu tipo de livro e era da escola

??

itsmeclara 26/05/2023

Poemas bonitos, profundos e, não menos importante: fortes.
"Morte e Vida Severina" foi um leitura um pouco diferenciada na minha opinião, mas isso não impede esse livro de ter sido uma experiência literária única.

João Cabral M. Neto expressa, através de suas palavras lindas e sensíveis, um sentimento que, mesmo tendo sido descrito no século XX, se mostra presente até hoje no sertão. São poemas muito fortes que enfatizam essa dor e essa luta (e tentativa de fuga) contra os problemas vivenciados pelos retirantes no sertão.

Mas o que, de fato, chama muito a atenção é a escrita incrivelmente poética dele sobre o assunto, na parte de "O Rio", por exemplo, é simplesmente encantador ver ele misturar, através de suas palavras, a paisagem protagonizada pelos rios sertanejos e os retirantes que por eles passam. Que escrita linda!

Embora sejam poemas muito bonitos e profundos, não foram, pra mim, muito fáceis de ler. No início, foi uma leitura um tanto dificultosa, mas ao passo que você vai se situando no contexto do enredo e nas reflexões transmitidas por ele, o livro vai ganhando um significado muito mais forte e encantador.

Em suma, "Morte e Vida Severina" é um livro recheado de críticas, reflexões e emoções! Pode não parecer fácil, de início, captar todos esses fatores, mas com o tempo, João Cabral consegue te levar a essa experiência única que é reconhecer a realidade dolorosa dos retirantes nordestinos.

Lilian 23/05/2023

Esse virou fácil meu livro favorito. Não pela história, que segue um viés tão triste que me dói o coração, mas pela forma que o autor fez mágica com as palavras. Como embalou as sensações, a tristeza, a dor, o lampejo de esperança. Amei demais

lucaismaia 21/05/2023

Intenso o papel da morte sobre a vida, ínfima diante da que não temos para aonde fugir. a morte impera sobre a vida na vida dos retirantes (e tantos outros pobres e marginalizados no mundo). viver, para essa gente, é uma condição de sobrevivência, "seguindo o próprio enterro" e com o "cemitério à sua espera". primeiro a morte, depois, se há um depois, a vida, pouca no sertão e nas vidas de tantos severinos, uma ordem triste e inconsolável.

morte e vida severina me magnetizou. leiam!

Jana 19/05/2023

O poema que dá título ao livro foi o único que fez sentido para mim, pois como nordestina e interessada na minha própria cultura esse tema me toca pessoalmente. Os outros falavam de pessoas e contextos que não me despertaram nada. Foi meu primeiro livro do autor e pretendo conhecer mais sua obra. Gosto de poesia, mas só faz sentido quando toca em algum ponto dentro de mim.

Meropa 18/05/2023

Me surpreendi bastante com esse livro, normalmente não gosto de poemas, mas amei esse. Com certeza todos os brasileiros deveriam ler. Recomendo.

Lóren 15/05/2023

Não tem jeito? dentre todos os poemas desse livro o mais bonito é o que leva seu nome. Morte e vida Severina tem tudo que se espera e até mais.
O livro é muito bom, recomendo a todos

mari:) 15/05/2023

Confuso
Realmente parece mto bom e é profundo, mas eu ainda não tenho maturidade o suficiente para entender esse tipo de poesia

Maria Martini 12/05/2023

Não sou fã de poesias
Estou me esforçando pra ler clássicos, livros aclamados e etc
Morte e vida severina, comecei a ler o livro, que erro, o primeiro poema era insuportável? logo pulei pro meu objetivo e melhorou bastante, ufa.
Poema escrito de uma forma gostosa que flui, você consegue entender a história sem dificuldade, gostei.