Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Felipe.Durau 20/07/2023

Muito bom!
Livro que relata a dura vida de nordestinos que muitas vezes precisam ir atrás de melhores condições de vida melhores, onde a vida é pouco exaltada, tendo sempre evidente a morte de um severino.

Clara.Duarte 16/07/2023

Morte e vida severina - joão cabral de melo neto
O livro retrata a tristeza da certeza da morte trágica desde o sertão até o litoral pernambucano.
"e se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina"

Peteck 13/07/2023

Impactante é dolorosa leitura
Confesso que li por conta do vestibular, mas me apaixonei. O sofrimento escancarado sem a adjetivação torna ainda mais impactante a leitura. O livro ser segmento conforme o título, ora a morte e ora a vida, é genial. Triste pensar na existência ainda de diversos Severinos?

Daniel.Conrado 12/07/2023

Zero estrelas
Odeio poesia e esse livro é o culpado, o único lado positivo desse livro é que é pequeno e a tortura dura pouco, só leia se for obrigatório ?

neto 11/07/2023

Qualidade
Literatura que descreve a realidade de Severino, o qual migrou do sertão nordestino a recife. O mesmo pensa na morte como válvula de escape, visto que a vida é muito ?severina?, mas desiste quando nasce o filho do lavrador, José, fazendo uma analogia com o nesciamente de Jesus Cristo - o filho de um lavrador

renacentist 11/07/2023

Que coisa mais linda!!!! eu não sei elaborar com palavras oq eu senti lendo mas é tão lindo e bem elaborado
euamohomero 24/07/2023minha estante
??? excelente

Marya_ 10/07/2023

"[... E se somos Severinos
iguais em tudo na vida.
morremos de morte igual
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida) ...]"

Camzsantos13 09/07/2023

Uma boa escrita, e uma otima coletânea para quem ama poesia...

Dei 2 estrelas por ser uma boa leitura, porem acaba não sendo o meu tipo de leitura.

Vale a pena conferir quem ama poesia!

Eli 07/07/2023

Lindo e cru ao mesmo tempo.
Os poemas são muito focados na vida do povo pernambucano. Contém muitas referências culturais e geográficas, que pra quem vive nesse estado maravilhoso, que é o meu caso, foram muito legais de ver.
O autor retrata o sofrimento do povo nordestino de forma crua e direta. É o retrato do retirante sertanejo, lutando pela sobrevivência em versos encantadores.

pedroedro 07/07/2023

Poucas coisas vão me derrubar tanto quanto essas estrofes finais. Violento e lindo!

tabatatucat 05/07/2023

Simplesmente maravilhoso e intenso. Você chega a sentir uma dor imensa no coração a cada linha desse poema, e dói mais ainda saber que existem ainda muitos severinos neste Brasil.

marina516 03/07/2023

Livro bem clássico, ou seja, odiei. Só li para a escola mesmo e por sinal fui mal, então só perdi meu tempo com esse aqui ?

Jóia 02/07/2023

Livro Severino
O livro foi muito bom de ler e rápido, a história é escrita de uma forma muito interessante e me fez apreciar mais a literatura brasileira

Tawliz 28/06/2023

Recomendo
Assim como em Vidas Secas, essa obra também pode ser definida apenas como "tristeza". Não há outra palavra melhor pra definir meu sentimento diante da minha incapacidade de ajudar os personagens.
A maneira como o autor trouxe inúmeras críticas (mesmo não querendo atingir esse campo intelectual) foi tão fluída e "ingênua" que o seu impacto foi ainda maior do que as obras com tal propósito.
A forma como ele mostrou que a morte esteve e sempre estará presente na vida de tantos Severinos foi tão melancólica quanto bonita. A morte sempre vai perseguir Severino. Severino sofre no nordeste, no norte, centro-oeste, sudeste e sul. Severino vai sofrer em todos os lugares, assim como tantos Severinos por aí. E vai ter o mesmo fim de todo Severino.