Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

macedo 03/12/2021

Morte e Vida Severina
A escrita é um pouco complicada de entender no começo, não vou negar, mas com toda certeza valeu a pena pelo conteúdo dos poemas

LimaJr 03/12/2021

Um clássico
O livro é composto de Bailes, Dois Parlamentos, Morte e Vida Severina - o ponto alto - e O Rio - também muito bom, que conta a viagem do rio Capibaribe do sertão à cidade de Recife.

chavesz_ 30/11/2021

Morte e Vida Severina é um texto maravilhoso, poético e muito significativo. Todos deveriam lê-lo e estudá-lo, vale muito a pena.

Daniel Andrade 27/11/2021

História interessante.
Um bom livro, com destaque para o poema Morte e Vida Severina (que é o melhor dos quatro). As histórias são muito interessantes, porém tenho um certo problema com poesia rimada, o que me fez não gostar tanto da escrita do João Cabral. Leitura rápida e que com certeza vale a pena.

Renata Rezende 23/11/2021

Achei lindo demais!
"O meu nome é Severino,
não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria,
do finado Zacarias.
Mas isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um cononel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.
Como então dizer quem fala
ora a Vossas Senhorias?
Vejamos: é o Severino
da Maria do Zacarias,
lá da serra da Costela,
limites da Paraíba."

Arthur.Bezerra 18/11/2021

O livro é uma coletânea de 4 poemas do grande poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999).

O Rio: Um poema que me surpreendeu e agradou bastante no que diz respeito ao narrador. O próprio rio Capibaribe narra seu trajeto desde a nascente até o mar e vai descrevendo os lugares que passa, as pessoas, as paisagens e vai adquirindo o conhecimento, como se fosse uma criança chegando à fase adulta. No fim, sua vida se "encerra". A marca dessa obra são as experiências vividas pelo protagonista e seu olhar detalhista que caracteriza com tanta emoção o que está a sua volta. Por um momento me fez lembrar da música "A Vida de Viajante" de Luíz Gonzaga e Gozaguinha. Foi certamente o meu preferido entre os quatro.

Morte e Vida Severina: A obra que para muitos consolidou João Cabral; a obra que é vista como mais reconhecida dele. Tem tal importancia que dá nome ao livro. Nesse poema temos Severino, que é um entre outros diversos espalhados pelo vasto sertão. Talvez seu nome nem seja Severino, visto que este nome acaba sendo usado como um termo que define todos aqueles que moram no sertão e se encontram em estado semelhante ao do nosso protagonista : um ser humilde, que se vê em meio ao desemprego e à fome; um, digamos, zé ninguém; uma pessoa que está marcada pelo lado ruim da vida, marcada pela morte severina. E é assim que acompanhamos o pobre Severino até Recife, sonhando juntos para que este encontre finalmente uma boa qualidade de vida. E é nessa caminhada que descobrimos o outro lado da moeda que é a vida, o lado bom desta, a vida severina. Um poema realmente brilhante, que traz bastante reflexão e faz jus a sua fama.

Dois Parlamentos: A história apresentada nesse poema se divide em duas partes, dois contextos. Em um momento vemos uma comparação entre o sertão e um cemitério, já em outro nos deparamos com os habitantes do engenho. As estrofes são precedidas de números, mas estes parecem estar de forma aleatórias.

O Auto do Frade: Mais um poema de enredo deveras interessante. O leitor é convidado a se unir ao povo e caminhar junto com o revolucionário Frei Caneca, naquele que seria seu último dia na Terra.

Thiago Leôncio 31/10/2021

Ruim
De todos os poemas deste livro gostei apenas do que dá nome ao livro, para mim foi o único que me prendeu e fez um pouco de sentido, quanto aos demais me fizeram pensar que realmente não gosto de poemas.

Lala 15/10/2021

Meu poema favorito da vida e outros poemas interessantes
Morte e Vida Severina é meu poema favorito. Eu sou apaixonada pela forma com que os versos são construídos e pela história. É muito emocionante ver a trajetória de Severino, encontrando seca e morte em seu caminho, chegando até a quase desistir da vida, mas no desfecho recuperando a esperança na vida.
A referência ao Natal no final é muito linda e eu sempre fico com os olhos cheios d'água quando o Mestre Carpina diz os últimos versos. É um poema maravilhoso sobre a morte, sobre a vida e sobre a esperança.
Sobre os outros poemas da coletânea, gostei muito de O Rio, achei muito criativa a ideia de fazer o Capibaribe narrando o seu percurso, esse é um poema de imagens fortes e marcantes.
Já Paisagens com Figuras, gostei de algumas partes e de outras nem tanto assim. Tem paisagens muito poéticas pintadas nele, o retrato da seca sempre muito presente e duro. Achei algumas parte bem difíceis de entender e fiquei meio perdidas nas descrições da Espanha.
Uma Faca só Lámina é também um poema bom, mas denso e difícil também. Eu vi uma interpretação da faca como a composição poética e achei bem bonita essa interpretação, da faca (como a própria poesia) cortando o poeta por dentro.
Recomendo demais o livro e principalmente Morte e Vida Severina, que na minha opinião é um dos poemas mais bonitos já escritos

Fernando1355 29/09/2021

Somos todos Severinos
Os poemas de João Cabral de Melo Neto são muito bons e a Vida e Morte Serafina é incrível, a narrativa do sertão presente e as migrações dos povos para as cidades grandes em busca de um futuro melhor traz a memória vários casos conhecidos de todos nós.

Vida e Morte Severina é uma obra fundamental para todo brasileiro.

Somos todos Severinos
Iguais em tudo na vida
Morremos de morte igual
Mesma morte Severina

leonardson 27/09/2021

Mediano.
Achei interessante a história, mas seria muito melhor ver uma peça dela acho (já que ela foi escrita pro teatro pelo que eu entendi). Mas enfim foi com muita expectativa e bati de cara no chão. O final eu pensei que ia ser mais emocionante.

Danielle.Duca 10/09/2021

Que obra ! Que autor! Morte e Vida Severina retrata em poema a saga de um nordestino , Severino, que igual a tantos outros fogem da seca rumo a capital Recife , seguindo o curso do rio Capibaribe. Durante o trajeto o presencia tudo o que é tão familiar na vida dos Severinos: fome, morte, miséria. Em busca de vida tropeça na morte o caminho todo. Essa obra traz uma mensagem profunda sobre a miséria no Brasil. Ainda são tantos lutando contra a morte em busca da vida Severina.

João 28/08/2021

Morte e Vida Severina
Esta edição especificamente apresenta alguns poemas de João Cabral, sendo o principal homônimo ao título.

Seus poemas focam em apresentar a realidade vivida pelo autor no nordeste, e algumas na Espanha, passando por várias situações e lugares nas andanças do trovador.

O poema principal tem como tema a dura realidade de alguém que é apenas mais um igual a outros tantos, em um lugar onde não há distinção, todos são iguais em sua miséria.

É um livro interessante, para quem gostar desse tipo de literatura e dessa temática, vale a leitura.