Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Ana.luisa.campos 12/01/2022

Carta aberta a minha professora Márcia que me incentivou a ler este livro e outros que ela me recomendou.

celestx 10/01/2022

A edição é muito bonita, história rápida de ler, porém não gostei tanto do enredo.
Você precisa prestar bastante atenção, pois se não acaba se perdendo rapidamente.

Bianca.Silva 04/01/2022

1 leitura do ano!
Livros de poemas definitivamente não são para mim! Entendo total de zero coisas escritas.
Mas é um clássico de João Cabral de melo neto, onde escreve versos que retomam trabalhos anteriores sob outro ponto de vista, ou que renovam sua linguagem e imagens poéticas, abrindo novos caminhos para sua escrita.

3 estrelas pois como disse, poemas não são meu forte.
153 páginas de leitura e o finalzinho de biografia do autor.

Maria.Fernanda 02/01/2022

Eu nunca fui muito chegada em poesia e esse livre definitivamente não foi pra mim, mas se a faculdade pediu eu vou ler k

Sarah 30/12/2021

Morte e vida severina
Estava passando pela estante virtual e me deparei com esse livro. Li ele ano passado e me deu uma vontade de ler dnv. Morte e vida Severina é um dos melhores livros que já li, um clássico que vale a pena reler. É um choque de realidade sobre as condições de vida do retirante, uma vida miserável, uma vida severina, uma morte severina.

Beatriz.8431 26/12/2021

Iguais em tudo na vida...
Tal livro abrange diversos poemas de João Cabral de Melo Neto, os quais possuem tamanha diversidade e complexidade
Os que mais me impactaram foram "O Rio" e "Morte e Vida Severina", que, mesmo de modos diferentes, exalam a desigualdade e a miséria nordestina com um aspecto tocante, que me fez refletir.
"Morte e Vida Severina" faz uma comparação do lado dos ricos com o dos pobres de diversas maneiras, traz uma análise sobre a perspectiva da vida de modos opostos, e que, juntos, mudaram a literatura brasileira de maneira fascinante.

Sérgio 21/12/2021

Que beleza de poesia, que encanto de desdobramento em meio a tanta aridez.
Uma realidade, uma verdade entre tantas, tantas paisagens com uma linha que se mostra imutável... que espanto!

Irremediável ler, a edição está sensacional e rica.

Patricia 20/12/2021

O auto de Natal Pernambucano
Morte e vida Severina é aquele clássico imperdível.

" E se somos Severinos
iguais em tudo na vida
morremos de morte igual
mesma morte Severina
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos vinte,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida).

Mais atual impossível. Essa edição é um luxo, com entrevistas e foto da primeira montagem teatral.

Evy 20/12/2021

Escrevendo para o povo!
"Eu disse 'Vinícius (de Morais), não escrevi para você! Para você, escrevi outras coisas!' Eu tinha a impressão de que estava escrevendo aquele poema para o povo. Quase me danei...", foi a fala de João Cabral de Melo Neto em entrevista dada a Geneton Moraes Neto em 1986. Já são mais de 60 anos desde a primeira publicação de Morte e Vida Severina e continua sendo a obra mais famosa do autor, com mais de cem edições e adaptações que vão desde a televisão, teatro, cinema e até quadrinhos.

João Cabral de Melo Neto foi um poeta e diplomata brasileiro e tornou-se imortal da Academia Brasileira de Letras, suas obras literárias, sendo Morte e Vida Severina a mais famosa delas, falam em sua grande maioria sobre a própria criação literária e trazem muita influência da cultura popular. Seus poemas também contêm imagens surrealistas e o autor primava pela rigidez formal com versos rimados e cheios de ritmo.

Recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio da Poesia do Instituto Nacional do Livro, o Prêmio Jabuti da Academia Brasileira do Livro e o Prêmio da União Brasileira de Escritores pelo livro Crime na Calle Relator. Mas o autor se ressentia do sucesso estrondoso de Morte e Vida Severina, quando conclui, na entrevista citada acima que seu romance não seria coisa tão popular quanto os romances do Nordeste, os romances de cordel, e sim de intelectuais.

Sua literatura transita entre a Casa Grande, onde formou-se sua escrita culta, e a voz da Senzala, que lhe trouxe o cordel, o popular e o gosto pela narrativa e pela representação do que podia alcançar com os olhos. Em Morte e Vida Severina, vai nos apresentar um Severino, que é um e tantos ao mesmo tempo, com o mesmo nome e o mesmo destino trágico:

"E se somos Severinos
Iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia
".

Severino está percorrendo o sertão em busca de um trabalho, uma vida melhor. Durante o seu caminho até o Recife é acompanhado pela presença constante da morte e pelo cenário agreste desolador de chão duro e seco. Não há trabalho nessa região para quem cuida da terra e todo trabalho leva à morte certa.

"Como aqui a morte é tanta,
só é possível trabalhar
nessas profissões que fazem
da morte ofício ou bazar
".

Conforme ele vai se aproximando do litoral, o chão vai ficando mais mole e ele encontra um pouco mais de fartura, porém a paisagem ainda é seca de gente. Severino acredita ter achado finalmente um lugar onde a morte abranda e acha que o motivo é a terra muito fértil onde não há necessidade de trabalhar tanto. Mas o que se segue é a narração do funeral de um trabalhador exausto e explorado, num cemitério que só é pequeno porque as covas são rasas e estreitas.

Quando finalmente alcança a capital, o que acha que será sua redenção, encontra a morte em outro cenário: já não é mais a seca que leva as pobres almas severinas, mas a água: o mangue. Fugindo da seca, continuam marginalizados em meio à água. Severino no final de seu caminho — sua penitência — continua encontrando somente a morte.

No entanto, quando está pensando em acabar logo com essa vida de sofrimento, única saída que encontra, é abordado por outro severino anunciando o nascimento de seu filho. Essa parte do poema, intitulada de Auto de Natal, é claramente uma referência ao nascimento de Jesus. O pai da criança se chama José, o nascimento é apresentado como um presépio e os vizinhos trazem presentes — simples lembranças de pessoas pobres que apresentam ao menino como "Minha probreza é" — como os três Reis Magos.

"E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:
vê-la desfiar seu fio,
que também chama vida,
ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente, se fabrica,
vê-la brotar como há pouco
em nova vida explodida;
mesmo quando é assim pequena
"

O fim, que parecia óbvio na morte, já que ela acompanha Severino durante todo o seu percurso, acaba sendo a vida! Vida essa que insiste em continuar acontecendo, mesmo em meio à tanta miséria e desolação.

Morte e Vida Severina é um poema trágico, melancólico e que nos traz imensas reflexões, nos tira da zona de conforto e nos faz desconfortáveis diante de uma realidade seca. João Cabral de Melo Neto foi genial na forma como construiu esse poema, com versos curtos e sonoros que fazem sua leitura quase cantada, lembrando os cordéis. A repetição também é um recurso muito usado pelo autor para enfatizar o tema e as dores que ele carrega.

Nesta edição especial em capa dura da Editora Alfaguarra, somos presenteados com apresentação de Antonio Carlos Secchin, depoimento de Chico Buarque e texto de Alceu Amoroso Lima.

Super recomendo a leitura!

Rafaela 16/12/2021

João Cabral de Melo Neto
Apesar de eu ter dificuldade/preguiça de ler poesia, me arrependi de deixar esse livro esperando tanto tempo. Cada verso fez valer a pena!! Não é fácil mesmo, mas é um esforço necessário, e acaba desenrolando com a leitura. Amei demais, que autor, meu Brasil!!!!

Cris.Aguiar 12/12/2021

Muito diferente
A construção da poesia de João C M Neto é bem diferente da que estou acostumada, é realmente concreta (e agora entendo porque o chamam de Arquiteto da Poesia).

O uso da palavra "severina" para se referir tanto aos tantos "severinos" ali nascidos, quanto à condição de "severinos" naquela terra me capturou. Sua descrição da viagem me levou direto para o interior e me fez vivenciar com penúria, de maneira severina.

Porém confesso que minha expectativa com o poema era maior e que fiquei um pouco decepcionada... aguardei por "mais" :) -- mas isso foi bem pessoal.

Eu recomendo muito conhecer essa obra, achei importante ler mais do que pedaços soltos achados na internet e usados de forma tendenciosas. O poema vai muito além disso.

Nessa edição, eles trazem outros poemas além do Morte e Vida Severina, demonstrando o exercício de construção criativa de João Neto.

Recomendo

Tema Clássico do Clube de Leitura: Dezembro 2021

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

Liz 08/12/2021

Adorei, surpreendente. Li pelo vestibular mas acho que é uma parte da história do Brasil que todo mundo deveria ler. Também traz ótimo repertório para redação. Todo trecho é possível ver conceitos de capitalismo, trabalho, desigualdade social e etc.

@julianapena.books 06/12/2021

Morte e Vida Severina
Não sou muito acostumada a ler poemas, muito menos nesse estilo. De todos os poemas deste livro gostei apenas do que dá nome ao livro, para mim foi o único que me prendeu e fez um pouco de sentido, os demais sinceramente achei confuso e não entendia muito. risos

luisa806 04/12/2021

li pra escola então obviamente não foi uma leitura voluntária? mas achei bom e até que rápido de ler, embora meio complicado em alguns pontos

macedo 03/12/2021

Morte e Vida Severina
A escrita é um pouco complicada de entender no começo, não vou negar, mas com toda certeza valeu a pena pelo conteúdo dos poemas