Morte e vida severina

Resenhas - Morte e Vida Severina

Mota 14/03/2022

E se somos Severinos
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta.

Luca 14/03/2022

Finaaado severino
Um clássico que novamente tive que ler por conta de uma prova, esse livro possui umas críticas muito bem elaboradas e partes que realmente explicam o porque dele ser um clássico. As vezes do nada eu acabo me encontrando cantando alguma estrofe desse livro por ai.

mrs.booksof 28/02/2022

Morte e vida severina
Nas últimas 30 páginas empaquei, incrível como levei dias pra terminar uns míseros trechos. Meu humor de leitora varia demais. No geral, um livro de poemas e versos sobre a seca nordestina e a morte de frei caneca. Leitura altamente exclusiva pra quem gosta de verdade de poemas.

V_______ 24/02/2022

Morte e Vida Severina
Eu particularmente não sou grande entusiasta de poemas, na verdade costumo fugir deles, as experiências que tive no gênero foram frustrante, ainda assim resolvi dar chance a esse livro que entre outros poemas trás o mais conhecido trabalho de João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina poema que dá nome ao livro, a minha maior surpresa foi ter gostando tanto.
O poema homônimo conta a vida de um retirante que sai do sertão em direção a Recife em busca de condições melhores de vida em seu trajeto se depara com morte e sofrimento, de tantos outros que na fuga ficam pelo caminho. Outro dos poemas aqui é O Rio que é narrado a partir do ponto de vista do próprio rio, aqui o Capibaribe, importante rio que percorre o estado de Pernambuco percorrendo o árido solo do estado, passando a Zona da Mata até desaguar no mar.
Adorei esses dois poemas, só por eles já vale a leitura desse livros, recomendo. E se alguém que não é nenhum pouco fã de poemas recomenda poemas, pode confiar que terá uma boa leitura. Tiro meu chapéu a João Cabral de Melo Neto !

Dani 16/02/2022

Agora eu entendo o nome do livro. E tendo que ver outra leitura dele entendi que não era tão leve assim. Nunca levo as coisas a sério no começo, que foi justamente o caso desse livro, mas depois fui entendendo como ele retrata a realidade. E a melhor coisa é que dá pra sentir uma coisa no seu peito, um aperto, mesmo voc ênunca ter morado no nordeste. Incrível esse livro, impossível expressar com palavras o que "Morte e vida severina" lhe passa, mesmo que ele seja escrito com palavras kkkk
Recomendo para quem não entendeu ele, ou releia em voz alta ou escute um audiobook. Só confia.

Bruno Oliveira 16/02/2022

UM DOS PERFIS MAIS BRASILEIROS QUE EXISTEM
A presente edição da editora Objetiva (selo Alfaguara) traz os poemas e os conjuntos poéticos O Rio, Paisagens com figuras, Morte e vida Severina e Uma faca só lâmina. O primeiro já surpreende e denuncia o tom social característico do poeta, tendo o próprio rio (Capibaribe) como “narrador” dos fatos. O segundo é uma renca de poemas que versam sobre imagens pernambucanas e espanholas. O terceiro é, sem dúvidas, a obra-prima do poeta, impossível não se compadecer com o que o retirante Severino vai se deparando em direção ao litoral (Recife). O quarto é um poema mais metalinguístico mesmo, que trata do fazer poético, e de outras artes cuja palavra é o seu material árduo de trabalho. Todo o livro sintetiza bem a figura de seu autor e, claro, completa o retrato de um país sofrido, faminto, explorado, mas vivo!

mizumonoo 05/02/2022

Morte e Vida Severina
Confesso que quis ler o livro apenas por ser curto, esperava que fosse só uma leitura de fim de semana, mas na verdade é um livro memorável, que por mais que tenha terminado em um dia sei que lembrarei dele pelo resto da minha vida.
É realmente impactante de ler, porque retrata uma realidade, a realidade de muitos brasileiros que enfrentam a morte e miséria diariamente, principalmente nesses tempos tão difíceis. É uma ótima leitura, recomendo para todos.

Isis243 03/02/2022

A delicadeza de uma dor
A dor de não ficar no seu lugar. A dor de não entender as agruras da vida. Uma frase continua atual, intensa e cruelmente na minha memória : ? morria gente que nem vivia? !!

Ah poesia ! Teus versos se prestam aos nossos sorrisos e martírios. Tuas rimas contam da dureza de uma vida mitigada, aprisionada no sistema indecente de castas.

Só os poetas sabem dar luz a desigualdade deste País. O rio corre levando a mortalha, de sonhos e de famílias.

Cabral, o Senhor é necessário!

Liberte-se,
Se poetize!

Boa leitura ;)
Douglas Finger 06/02/2022minha estante
Que linda resenha! Lemos juntos esta mesma obra..muito bom! Completamente encantadora, ritimada, perfeita! Daqueles q merecem releitura de tempo em tempo

Isis243 07/02/2022minha estante
Muito obrigada! Parece que sintonizamos. Rsrsrs
Tempos sombrios requerem vacina de letrinhas, em doses de frases bem escritas!

theananalu 03/02/2022

obra prima
definitivamente um dos melhores livros que eu já li na minha vida, recomendo pra todo mundo
incrível, cirúrgico e atemporal

Lore.dossn 29/01/2022

E se somos Severinos
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia

gabi.s03 28/01/2022

"E se somos Severinos
mesma morte Severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
e de fome um pouco por dia."

Só li para o vestibular e por ser um livro de poemas achei que seria chatinho como os outros, mas não é. Então acabei gostando, a leitura é rápida e de fácil compreensão.

** recomendo que a leitura seja feita juntamente com o filme de animação (tem no YouTube) para que fique mais fácil de entender e fixar a história.

vivz_zi 27/01/2022

Amplamente importante
Eu amo poesia, e esse volume é muito interessante, ele traz quatro obras poéticas de João Cabral de Melo Neto, que se diferenciam entre si, mostrando a sensibilidade do autor em transformar questões problemáticas da região nordeste em um texto poético altamente reflexivo (em especial isso ocorre em "Morte e vida severina").
Cada uma mostra o quão ampla a escrita do autor parece ser, primeiro em "O rio" ele transforma o próprio rio Capibaribe em narrador, expondo como a vida em volta dele, desde sua nascente até Recife, onde deságua, pode ser cruel e apática, e também com muita informação geográfica, passa a impressão de ter sido muito bem pensado e construído. Em "Paisagens com figuras", são vários poemas, e parece ser algo bem mais pessoal, com descrições poéticas sobre ambientes que o autor viveu. Já "Morte e vida severina" é um texto mais forte, bem social, com um tom de denúncia, representando com a vida de Severino, a dificuldade e a "morte em vida" que os retirantes sofreram, o final é bem tocante, e abre espaço pra uma reflexão muito ampla sobre as problemáticas do nosso país. E por fim, "Uma faca só lâmina" é bem mais subjetivo, a leitura é fácil e rápida, porém você encontra versos complexos, com a necessidade de parar e pensar o que aquilo realmente significa.
Gostei muito dessa leitura, ela mostra que a poesia pode ser tão contemplativa e relevante socialmente quanto os textos em prosa.

Ferferferfer 22/01/2022

"Em cada coisa o lado que corta se revela,
e elas que pareciam redondas como a cera

despem-se agora do caloso da rotina,
pondo-se a funcionar com todas suas quinas.

Pois entre tantas coisas que também já não dormem,
o homem a quem a faca corta e empresta seu corte,

sofrendo aquela lâmina e seu jato tão frio,
passa, lúcido e insone, vai fio contra fios."

Ceci 17/01/2022

Reflexivo, com certeza o melhor poema de João Cabral de Melo Neto. Mostra a realidade dos severinos que buscam algo tão simples que é a vida. A cena da cova me sensibilizou quando falaram que só teriam o direito de latifúndio quando fossem enterrados. Simplesmente incrível a leitura.
" Se em vez de continuar tomasse a melhor saída
A de saltar numa noite da ponte e da vida."
"Somos todos severinos."

Gabriela Crisch 13/01/2022

Explosão de uma vida severina
Precisava ler a obra para um vestibular, mas ela é boa demais para se resumir apenas a isso.
Morte e Vida Severina conseguiu retratar com palavras o sofrimento vivido durante a vida nordestina que é apresentada como um tipo de poesia trágica. A forma como João descreve certos aspectos da vida e morte, esperança e exaustão, metáforas e realidades, o faz de forma tão exata e condizente com a realidade que deveria ser leitura obrigatória em estudos a respeito do Nordeste. Há resquícios de simbologias que ousei interpretar por conta própria que deixaram as coisas talvez como quem as fez queria que fossem interpretadas.
Com sopros.
(Recomendo muito a animação que tem no YouTube ela é ótima além de agregar mais valor poético e realista para a obra como um todo)
Super indico mesmo mesmo