Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

eelis 25/04/2022

Morte e a Vida Severina
Eu gostei muito, mesmo sendo uma leitura cobrada que geralmente me obrigo a ler por ser leituras maçantes, essa foi bem diferente.
A crítica que o livro faz é muitoo boa, gostei bastante das poesias e como tudo foi retratado.
Sério, essa foi uma das melhores leituras de 2022.

O livro é bem curtinho e é elaborado por meio de poesias. Eu aconselho pra quem for ler, ler em voz alta.
Ajuda muito no entendimento do livro, eu li o livro em 50% sem ser em voz alta e fiquei sem entender nada.
Acho que fica bem melhor se optar por ler em voz alta ou ler enquanto ouve audiobook

Lore 23/04/2022

Vida Severina
No começo não entendi muito bem a relação geográfica/regional que o autor aborda dentro do contexto social, mas o final é uma explosão de sentimentos! Muito bom enxergar além da perspectiva da ascensão social, bom enxergar as "Vidas Severinas", "Vidas Maria" e a identidade delas.

Apenas Evelim 20/04/2022

Morte e vida Severina
Nesse livro João Cabral de Melo nos leva a catinga nordestina do século XX, "descobrimos" seus rios, as usinas, as cidades, seus problemas e a morte que assombra a vida de muitos Severinos. Poemas fortes, que retratam a vida de injustiças de muitos Severinos, esses que são muitos, que são todos nós.
DANILÃO1505 21/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

roger 19/04/2022

perfeito
Não é atoa que é um dos melhores livros de João Cabral de Melo Neto, uma vez que por meio de poemas e poesias ele conseguiu gerar diversas críticas as mazelas sociais vividas no sertão e na vida urbana, e mostrando que com água ou sem a periféria e os mais necessitados merece atenção da autoridade pública. A ida de Severino à recife em busca da água é fantástica pois se atentando bem ao detalhes e tentando entender o significado dos versos mostra o quanto ele foir cirúrgico em sua obra.

Annelise20 17/04/2022

Adorei explorar a poesia brasileira especialmente nordestina, embora tenha lido como leitura acadêmica, amei as poesias

Liria3 14/04/2022

Incrível
Um livro encantador, triste e fácil de ser contemplado. É extremamente rápido de ser lido, e cheio de detalhes, cada frase me fez refletir sobre como sou abençoada, como a vida é sofrida mas ao mesmo tempo pode ser linda e que com certeza vale ser vivida.

oviajantedasestrelas 12/04/2022

Resenha: ‘Morte e Vida Severina’, um texto do modernista João Cabral de Melo Neto
“Morte e Vida Severina'' é uma peça de teatro em forma de versos, escrita por João Cabral de Melo Neto (1920-1999) que tem o subtítulo “Auto de Natal Pernambucano”, ou seja, um poema dramático. A história se passa possivelmente na segunda metade do século XX, no estado de Pernambuco, da Caatinga para o Recife. A obra foi escrita entre os anos de 1954 e 1955 e publicada em 1955.

João Cabral de Melo Neto conta a história de um nordestino, o Severino, um retirante que sai da sua terra natal, a serra da Costela, e seguindo o Rio Capibaribe, tenta chegar à capital, Recife, mas em seu percurso ele lida com várias mortes, com vários pontos de mortes. Com essas mortes o autor quer transparecer que, para ter o direito de viver eu preciso vencer a morte, ou seja, um duelo com a morte todos os dias.

“– O meu nome é Severino, como não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias [...]

[...]

Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas e iguais também porque o sangue, que usamos tem pouca tinta [...]”

Severino é a representação do nordestino como um todo, eterno retirante, que muito sofre, que está a todo momento sujeito às intempéries da vida, sempre diante de situações difíceis, tropeçando na morte, mas que não desiste do seu ideal, da sua busca.

É interessante observar que o personagem Severino tenta definir a sua origem, tenta dizer quem ele é fisicamente ou como ele morre, mas ele não consegue definir isso num contexto individual, mas sempre num contexto coletivo. Então, toda vez que o personagem tenta se individualizar ele acaba ficando mais coletivo. Quando ele tenta ser único, ele acaba sendo múltiplo.

Nas entrelinhas, “Morte e vida Severina” é uma crítica social à falta de preocupação dos governantes e da sociedade como um todo com os problemas que assolam o Nordeste brasileiro, como a fome, a sede, a falta de empregos e a violência contra o pobre. Leitura obrigatória para diversos vestibulares, a obra de um dos nosso maiores poetas é um dos livros mais belos e apreciados da língua portuguesa.

site: https://www.injecaodeconhecimento.com.br/post/resenha-morte-e-vida-severina-um-texto-do-modernista-joao-cabral-de-melo-neto

gui 10/04/2022

várias vezes tive que parar pra assimilar o peso do que lia
uma peça de estudo; um conjunto de fotografias de um lugar difícil de se chegar câmera; uma leitura diurna, pois ler o percurso do Capibaribe só combinou com o sol no céu; uma curva de aprendizado, pq foi assim que lidei com a estrutura das estrofes (e que delícia quando pega o jeito)

Lucikelly.Oliveira 10/04/2022

Livro excelente
?Somos muitos Severinos, iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra.?

Paty 09/04/2022

Esse livro é um tesouro da literatura nacional. Morte e vida severina é um poema profundo e direto e que conta a história de Severino (e Severinos); um retirante do Sertão brasileiro, que tem como destino Recife. A morte é um elemento sempre presente na trajetória de Severino. O livro fala da vida dura dos brasileiros, principalmente do povo nordestino. O nordestino entre a vida e a morte.
A escrita do autor é impecável. A sonoridade do poema também é muito interessante. Este, sem dúvidas é um poema para ser lido em voz alta, observando a escolha das palavras.
Escrito sem a intenção de se tornar o sucesso que foi, esse livro ganhou muita notoriedade, se transformando em peça teatral musicada por Chico Buarque. Uma denúncia feita em plena Ditadura Militar. Socialmente, foi a denúncia da pobreza do povo. Apesar das tentativas de sensura ganhou espaço em palcos fora do Brasil. Um poema que usa as palavras necessárias para chegar ao seu objetivo.

wasabi 08/04/2022

Morte e vida severina
Li para um trabalho de escola, e não colocava nenhuma fé nisso. Por mais que eu sabia do que a obra se tratava, fiquei chocada enquanto lia, pois realmente a história te sensibiliza

Mari :] 20/03/2022

Cara, eu li esse livro por conta da escola, mas tipo, eu gostei bastante, é diferente do que eu costumo ler e é legal, é meio profundo também KKKKK

Carol 20/03/2022

1a leitura do ano
Morte e vida severina descreve com detalhes a vida sofrida dos excluídos do Recife. Poderia ser em qualquer lugar do Brasil.

nandiiinha 19/03/2022

ok
nao achei nada demaaais, porém foi bem melhor doq eu esperava. a linguagem nao eh difícil de entender, mas por ser uma história contada em poemas eh de mais difícil interpretação

Luiz Henrique 15/03/2022

A temática da coletânea é bem clara ao comparar a vida e a morte com um rio e sua foz. A partir dessa comparação, os poemas se desenrolam como um grande prisma acerca dessa analogia. Me agradou muito a alternância que o personagem "rio" assume entre objeto e pessoa ativa.