Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Jonatas Albuquerque 23/05/2022

"Serventia das ideias fixas"
Pra quem gosta de poesia vale a pena ler. A escrita é bem simples, nos dá a visão de um Pernambuco/recife que jamais imaginei enxergar(já que sou recifense kkkk). Do autor nem tem oque falar, João Cabral é um dos ícones da literatura e cultura brasileira.

Liaaaaaakskddnfibrje 19/05/2022

massa
morte e vida Severina é um poema muito melancólico, que desde que tive o primeiro contato com a obra me traz um sentimento estranho. é uma história muito tocante e real, sobre severinos não passarem dos 30, sobre quantos severinos estão por ai, quantos ja se foram das mesmas formas ditas no poema.
é uma obra incrível, com um tema importantíssimo!

Jean.Guimaraes 18/05/2022

Perfeito
Clássico e atemporal. Traduz sentimentos da vida de sociedade, de comunidade, em relação a morte. Em como o rico e, principalmente, o pobre lidam com ela.

Carlos Nunes 07/05/2022

Indispensável.
Apesar de ser leitor desde sempre, por incrível que pareça, ainda não conhecia essa obra deslumbrante da nossa literatura! Esse volume é uma coletânea de quatro obras de João Cabral, com destaque para as duas inquestionáveis obras-primas que são O RIO e MORTE E VIDA SEVERINA, ao lado de outros poemas curtos, muitos deles escritos na Espanha. Contrastando com a clareza desses poemas, que escancaram a realidade dos retirantes e do interior de Pernambuco, a complexidade e simbolismo de A FACA SÓ LÂMINA, uma de suas obras mais herméticas.
Um livro soberbo, que reúne em um único volume, o melhor da obra desse grande poeta.

Leh.dalla 07/05/2022

*Leitura para o vestibular*
A história é boa e interessante. Além disso, a escrita não é muito complexa, então é bem tranquilo de entender.

Rafaela1002 06/05/2022

Severina ?
Comecei a ler esse livro para a faculdade. Eu pessoalmente tenho um pouco de dificuldade de ler esse tipo de literatura, ainda estou aprendendo a gostar pois no ensino médio meu contato foi zero.
Enfim, é um livro bacana !
Joao.Lucio 06/05/2022minha estante
Vale o esforço, também não achei a linguagem poética fácil, mas há uma consciência política, social e folclórica que precisa ser multiplicada. Como cantou Mercedes Sosa: - "Que a injustiça não me seja indiferente". À marcha Severina leitora.

Maria 05/05/2022

Morte de morte matada pelo descaso do Estado
A princípio eu estava achando meio lenta a leitura, entretanto quando chegou na parte da Morte e Vida Severina fluiu muito. É uma obra repleta de morte e que mostra a secura da pobreza.
É extremamente triste ver que as pessoas ali sofrendo, são apenas Severinos, filhos de Marias, esposas dos finados Zacarias. Não tem relevância para quem está no poder, vão morrer de velhice antes dos trinta.
O final traz esperança, a vida vence a morte, mesmo sendo uma vida severina.
Não é atoa uma leitura obrigatória, é realmente um livro incrível.
Recomendo ler e assistir a adaptação que tem no YouTube, assim você consegue compreender completamente a história.
Thaíssa Pereira 05/05/2022minha estante
Oie criei um perfil literário pra falar das minhas leituras,ficaria muito feliz se pudesse ajudar me seguindo lá no Instagram! @livros.por.thai Obrigada! ??

Grasi 04/05/2022

Livro da vida!
Sou suspeita pra falar, amo as histórias e a cultura do sertão nordestino!

Livro lindo, forte, com crítica social, é perfeito!

O livro foi escrito entre 1954 e 1955, lançado em 1955.

A obra narra em poema a história de Severino (e de tantos outros Severinos), sua trajetória de retirante seguindo o rio Capibaribe, em busca de uma vida melhor em Recife.

Entre monólogos e diálogos com outros sertanejos que encontra pelo caminho, Severino apresenta as agrugas de quem mora no sertão.

A Morte ocupa o papel principal de boa parte da jornada, onde o sol e seca não deixa a vida fluir, onde as vidas são perdidas, seja pela fome ou pela ganância do homem.

Mas a Vida, ah, a Vida! Ela teima em nascer e com ela a esperança!

Morte e Vida Severina é um auto de Natal Pernambucano!

B-Dreamer 02/05/2022

Ok
Essa leitura é exclusivamente para quem realmente gosta de poemas, eu como não sou muito fã perdi a atenção muitas vezes e isso atrapalhou um pouquinho da minha imersão, porém, não foi de todo o ruim porque é uma leitura rápida e fluída.

Mariavitoria_sf 29/04/2022

Uma experiência avassaladora
Eu recomendo ler enquanto assiste a animação disponível no YouTube ( a animação é na íntegra). Uma experiência totalmente imersiva, você sente a história! Uma leitura super rápida e maravilhosa, eu super recomendo !

eelis 25/04/2022

Morte e a Vida Severina
Eu gostei muito, mesmo sendo uma leitura cobrada que geralmente me obrigo a ler por ser leituras maçantes, essa foi bem diferente.
A crítica que o livro faz é muitoo boa, gostei bastante das poesias e como tudo foi retratado.
Sério, essa foi uma das melhores leituras de 2022.

O livro é bem curtinho e é elaborado por meio de poesias. Eu aconselho pra quem for ler, ler em voz alta.
Ajuda muito no entendimento do livro, eu li o livro em 50% sem ser em voz alta e fiquei sem entender nada.
Acho que fica bem melhor se optar por ler em voz alta ou ler enquanto ouve audiobook

Lore 23/04/2022

Vida Severina
No começo não entendi muito bem a relação geográfica/regional que o autor aborda dentro do contexto social, mas o final é uma explosão de sentimentos! Muito bom enxergar além da perspectiva da ascensão social, bom enxergar as "Vidas Severinas", "Vidas Maria" e a identidade delas.

Apenas Evelim 20/04/2022

Morte e vida Severina
Nesse livro João Cabral de Melo nos leva a catinga nordestina do século XX, "descobrimos" seus rios, as usinas, as cidades, seus problemas e a morte que assombra a vida de muitos Severinos. Poemas fortes, que retratam a vida de injustiças de muitos Severinos, esses que são muitos, que são todos nós.
DANILÃO1505 21/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

roger 19/04/2022

perfeito
Não é atoa que é um dos melhores livros de João Cabral de Melo Neto, uma vez que por meio de poemas e poesias ele conseguiu gerar diversas críticas as mazelas sociais vividas no sertão e na vida urbana, e mostrando que com água ou sem a periféria e os mais necessitados merece atenção da autoridade pública. A ida de Severino à recife em busca da água é fantástica pois se atentando bem ao detalhes e tentando entender o significado dos versos mostra o quanto ele foir cirúrgico em sua obra.

Annelise20 17/04/2022

Adorei explorar a poesia brasileira especialmente nordestina, embora tenha lido como leitura acadêmica, amei as poesias