Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Dai Solyom 24/06/2022

Sobre o Brasil
Infelizmente poesia não é para mim.

Estou tentando, mas ainda não consigo apreciar como se deve.

De todos os poemas o único que me chamou realmente atenção foi o homônimo MORTE E VIDA SEVERINA, que retrata a vida severa que muitos brasileiros vivem até hoje, quase cem anos depois de sua composição.

Wilson 22/06/2022

Clássico nordestino
Fazer a leitura dessa poesia foi se
encantar pela escrito do autor que me fez resgatar vários momentos nordestinos que ainda existem em mim. Sou pernambucano e às passagens detalhado pelo meu Estado de nascença é riquíssimo em cultura local.
Leiam e se encantem com essa poesia pernambucana.

Eduardo 20/06/2022

Frei Caneca:
Eu era um ponto qualquer /
na planície sem medida, /
em que as coisas recortadas /
pareciam mais precisas, /
mais lavadas, mais dispostas /
segundo clara justiça. /
[...]
Sei que traçar no papel /
é mais fácil que na vida. /
Sei que o mundo jamais é /
a página pura e passiva. /
O mundo não é folha /
de papel, receptiva: /
o mundo tem alma autônoma, /
é de alma inquieta e explosiva. /
Mas o sol me deu a ideia /
de um mundo claro algum dia.

Mai 15/06/2022

"Minha pobreza tal é
que não tenho presente melhor:
trago este papel de jornal
para lhe servir de cobertor;
cobrindo-se assim de letras
vai um dia ser doutor"
Esse livro é incrível sem dúvidas, mas essa parte me marcou muito mds...

Alex.Filosofico 11/06/2022

Achei que não ia gostar
Sendo 100% sincero, por mais que eu compreenda a ideia da literatura como uma forma de se conectar com realidades diferentes da sua, normalmente, eu tenho receio de livros que fogem muito da minha zona de conforto.

E um livro escrito em diálogos na forma de poema sobre as dificuldades de um retirante nordestino com certeza é difere do que eu normalmente leio.

Entretanto, eu amei! Achei que ia ficar boiando, mas a história é bem simples. Achei que ia ser muito piegas, o que realmente é, mas isso só deu um charme maior a história. (VAMOS DEFENDER O DIREITO DOS LIVROS DE SEREM BREGAS).

Não chorei só porque eu não choro lendo, porém, se eu fosse um tiquinho mais emocional, o final do livro (o nascimento) teria me pegado de jeito.

Enfim, foi uma leitura curta e muito boa.

Gigi 09/06/2022

Boa crítica social, mas não acho que seja um livro fácil de se ler tive que voltar várias vezes pra entender pequenas partes, não acho que leria novamente.

Vitoria 05/06/2022

O livro reúne quatro dos mais importantes poemas de João Cabral de Melo Neto, constituindo uma espécie de tetralogia de sua transfiguração poética do universo Pernambuco. Além do auto de Natal que dá título ao livro, incluem-se na coletânea ? Dois parlamentos?, ? O rio? e o poema dramático ? Auto do frade?, todos grandes momentos na obra de um dos maiores poetas brasileiros.

Duda 03/06/2022

Li pelo cursinho, assisti uma animação pra entender melhor, uma obra incrível que conta a história de muitos nordestinos.

ste 01/06/2022

Forte e ssnsivel
Acredito ser uma obra que precisa ser lida por todos, sem exceção.

Essa versão tem vários apêndices e textos que ajudam na compreensão de coisas sobre o poema, o que facilitou bastante minha leitura.

Agora sobre o poema em si: fiquei impactada e emocionada em diversas partes, por ver algo tão real e tão próximo, ainda, da minha realidade. São tantos Severinos nesse mundo, são tantas injustiças e covardias. Até quando, meu Deus, tantos ainda terão essa condição de vida Severina? Até quando a morte vai ser o que define a vida de tantos?
Várias reflexões após essa leitura, ainda preciso digerir muita coisa.

Fernanda 29/05/2022

Morte e Vida Severina João Cabral de Melo Neto
Esse livro li no ensino médio logo depois de Vidas Secas de Graciliano Ramos, um livro me lembra o outro de certa forma. Escrito como poesia sobre o Sertão Nordestino, o livro reúne 4 histórias. A história que leva o título do livro é a terceira. Escrita em forma de poemas "Morte e vida Severina" trata da vida dos retirantes nordestinos. Poesias que contam a história da vida baseada na fome e na miséria.
"Só morte tem encontrado quem pensava encontrar vida, e o pouco que não foi morte foi de vida severina"

Shay 28/05/2022

Poesias
Na escola onde eu estudo, teve um evento referente a semana da arte moderna, a gente foi obrigado a escolher uma sala que falasse de um dos livros escritos durante o modernismo no Brasil, quando fui escolher a sala lembrei q alguém daqui do Skoob tinha me indicado esse livro e escolhi justamente a sala onde tinha o seminário sobre. O livro em si te mostra sobre a realidade de um retirante que tenta uma vida melhor, saindo do interior de Pernambuco e indo até o Recife, lá ele consegue somente um trabalho muito semelhante ao que fazia na terra natal e por isso acaba sendo levado por uma grande tristeza. Porém, um personagem acaba tendo uma conversa com ele e nos leva a acreditar que Severino mudou de ideia sobre seu suicídio

liv 27/05/2022

Dor
hillo_ 28/05/2022minha estante
essa eu li pra um trabalho de escola ano passado, muito bom

paulina 26/05/2022

Uma leitura complexa, mas, sem dúvidas, uma obra prima devido a todo o cuidado técnico na construção dos poemas, que são todos longos, porém com forte musicalidade, com um sistema de rimas complexo, além do forte apelo social e filosófico.

Vic 26/05/2022

Morte severa e vida severina
Morte e vida severina foi uma obra requisitada no vestibular onde consegui adentrar a universidade e, 3 anos depois, foi analisada em sala de aula. O livro é extremamente bonito, e poético. Ótima leitura.

Fefê 25/05/2022

severina
Quero começar falando que eu comecei a ler esse livro por um simples trabalho de escola e ele me cativou.

A história é contada sobre o ponto de vista de um rio e de um retirante - cada um com sua própria parte do livro - e ambos os narradores retratam que a paisagem do Nordeste brasileiro muda, mas as pessoas e suas vidas não. São vidas severinas, com mortes severinas.

Se você observar bem, é possível ver a abordagem da fome, da seca, do suicídio, da depressão e a esperança. É uma história bem triste, bem sofrida, mas vale a leitura.

p.s.: o livro é todo em poema, então se não é sua praia esteja avisado. E está em linguagem coloquial regional do nordeste.