Estação Atocha

Estação Atocha Ben Lerner

Resenhas - Estação Atocha

Thábata 04/06/2020

Achei bem escrito, me identifiquei com a narrativa, mas não me apaixonei.

Pati 02/10/2020

Estação Atocha
Livro repleto de pontos altos e baixos. Me vi revezando constantemente entre o médio interesse e o mais profundo tédio. Não é um livro que recomendo.

Duda 24/06/2020

É um livro com uma escrita que eu não estou habituada a ler, e para mim os primeiros capitulos foi um exercício mais complicado de adaptação, principalmente porque tem longos parágrafos e quase sem nenhum diálogo.
Mas no quarto capitulo eu fiquei grudada na historia, não sei se é porque eu já tinha me adaptado à escrita ou se realmente o livro melhora.
De qualquer forma, achei uma leitura válida. Fico feliz de assinar a Tag exatamente para ter contato com livros que nunca compraria/leria sozinha.

Amanda Salomone 02/02/2021

Livro 07 de 2021
"Estação Atocha" fala sobre Adam Gordon, um poeta de 24 anos dos EUA que ganha uma bolsa de estudos em Madri para estudar poesia espanhola. Adam é um personagem muito complexo e passamos o livro todo tentando entender tudo que se passa na cabeça dele e o motivo dele tomar as decisões que toma. A narrativa se desencadeia pelo prisma dele, que é o narrador, e não é nem um pouco confiável. Não conhecemos os outros personagens objetivamente, mas só a projeção do Adam.
Um ponto forte do livro é a questão da linguagem. Adam não fala fluentemente espanhol e vive várias situações de confusão entre os idiomas (às vezes muito engraçadas ou muito trágicas). Toda a questão da linguagem é muito bem trabalhada e rende várias reflexões incríveis.
Adam também mostra com sinceridade o que é ser depressivo, ansioso, mitomaníaco, narcisista e inseguro. Experiencia episódios de dissociação, provavelmente efeito colateral dos remédios que toma + haxixe + álcool.
O livro gira em torno de poesia, arte, política e literatura. Algumas partes são enfadonhas e confusas, mas acredito ser um bom retrato da mente congestionada do narrador. Enfim, não é um dos meus livros preferidos pelo estilo de escrita e por não gostar tanto de poesia, mas é bem construído e com várias reflexões importantes que persistem após o término da leitura.

Arisa.RC 05/07/2020

Difícil definir...
O livro é bom, mas demorou um pouco para eu conseguir gostar. Entretanto, depois que a gente "entra" na cabeça do narrador, as coisas começam a fazer sentido e a forma como o autor constrói a história, deixando sempre uma dúvidas sobre se o personagem entendeu ou não as coisas é realmente genial.

Maria 09/07/2020

Um desses livros que eu amo e nem vejo acabar. A história de Adam, El Poeta, estadunidense, que vai pra Madri e começa a tentar falar e se relacionar em espanhol. Ele decide que seria outra pessoa e começa a mentir sua formação identitária compulsivamente e acaba se mostrando incapaz de viver uma experiência de forma autêntica. É um observador desconectado de si mesmo! Uma prosa gostosa de ler, cheio de viés político e discussões sobre a pertença do personagem principal. Por isso e outros motivos, ele se considera uma fraude (se é, ou não, o leitor decide rs). Com momentos muito engraçados em que ele se perde nas traduções! Hora excelente de leitura pra mim!

Sarah.Costalunga 09/07/2020

TAG curadoria
Para quem quer entrar em um história com uma construção narrativa super diferente, super recomendo

Gisa 11/02/2021

O livro é narrado pelo protagonista Adam, um jovem poeta americano que se muda para a Espanha como bolsista de um projeto de pesquisa. Adam tem problemas psicológicos, é viciado em café, medicamentos e outras drogas, não entende a língua e parece nem se esforçar para isso, parece não conseguir socializar e ter uma síndrome de impostor bastante grave.

O livro retrata apenas a visão de Adam nos descrevendo a paisagem por onde passa, transcrevendo o seu ponto de vista dos diálogos que tem, e seus pensamentos a respeito dos fatos. Como o narrador é um mentiroso e inventa uma vida para si mesmo durante o período que está afastado de seu país, não podemos confiar em sua narração.

Se.mi.na.re | IG Literário 09/11/2020

Resenha "Estação Atocha" - Se.mi.na.re | IG Literário
"Estação Atocha" (2011) do escritor americano Ben Lerner, nos leva ao mundo da literatura e dos escritores contemporâneos espanhóis. Ainda que a narrativa não tenha enfoque profundo nos detalhes históricos e literários daquele contexto, mesmo assim é possível conhecer um pouco da realidade literata espanhola. Tudo isso somente acontece pois embarcamos na conturbada vida de Adam Gordon, um norte-americano pesquisador em literatura que também se aventura na escrita de poemas.

O protagonista recebeu uma bolsa de estudos para pesquisar sobre a Guerra Civil Espanhola e para trazer essa temática para seus eloquentes textos. Sua constante insegurança leva-o a se relacionar com pessoas que ele acredita que podem lhe ajudar a conseguir um lugar de prestígio na comunidade literata espanhola, todavia ele se considera uma fraude e não tem certeza se está fazendo a coisa certa. Por vezes, ele cria inconsistentes informações sobre sua própria vida a fim de tentar viver algo diferente daquilo que ele deixou em solo estadunidense.

A dificuldade inicial que o personagem encontra ao pesquisar e falar a língua espanhola aos poucos vai diminuindo, mas isso continua lhe causando muita insegurança durante toda a trama. Essa sensação de não estar se expressando corretamente em outra língua deixa-o ainda mais inseguro e assim ele está sempre buscando algum tipo de autoafirmação. Essas constantes buscas por acertos e, até mesmo, por uma identidade mais consistente permeia toda a obra de Lerner.

Por fim, podemos também encontrar no livro pequenos embates culturais que propiciam entender um pouco da vida de uma pessoa em outro país. Lidar com cada novidade e diferentes formas de viver faz com que Adam se sinta deslocado em alguns momentos, fazendo assim com que ele fique indeciso sobre seu futuro no território espanhol.

Edição da obra na foto: 2020 (Versão @taglivros)
Editora: @radio.londres
Tradução: Gianluca Giurlando
Título Original: Leaving the Atocha Station

Resenha por: @jalmirribeiro

site: https://www.instagram.com/p/CGc6BsDjwDK/

Vicente Moragas 14/07/2020

Surrealismo em prosa
Poucos livros tiveram a arte de serem surreais. Na fluidez do inconsciente, no retrato imagético das narrações. Certamente esse livro foi um deles

Ana 20/07/2020

Levemente irritante
O personagem principal é levemente irritante, a história é insossa.

Bárbara Regina 02/08/2020

Um mentiroso maior
A leitura do livro foi um pouco parecida com um grande poema: no começo você não entende muito bem o que as palavras querem dizer, mas depois consegue adentrar em seus significados e tudo faz sentido.

Adam é um mentiroso, doente, viciado. Provavelmente a falta de empatia com ele deixou a leitura mais arrastada.

O livro, no entanto, não é ruim, talvez eu só não estivesse no momento de ler ?poesia?...