Estação Atocha

Estação Atocha Ben Lerner

Resenhas - Estação Atocha

Lise 23/05/2020

Não é para entretenimento
A ideia de ser um daqueles poetas que eram possuídos por repentinos ataques de inspiração me repelia

Adam Gordon é um jovem poeta norte-americano que ganha uma bolsa de estudos em Madri para um projeto de pesquisa. Brilhante, instável , narcisista, tomado por um sentimento de alienação de si mesmo e inseguro com mulheres, se vê mergulhado em uma busca por autenticidade, girando em torno dos limites da linguagem.

Sendo ele mesmo o narrador, esforçado em expor a sua ideia de fracasso de si mesmo, logo o leitor se pega nutrindo sentimentos ruins em relação ao protagonista. Ele mente e cria uma aura de mistério em torno de sua própria pessoa para justificar o que julga nao entender da lingua espanhola e seu deslocamento em certos ambientes. Sua sinceridade ao leitor em expor suas farsas que enganam às personagens acaba por ser cativante.
No fim, dadas as circunstâncias , fiquei com o questionamento sobre a confiabilidade do narrador: se ele é realmente tão bom em seu autoconhecimento, qual a possibilidade de um final forjado, na esperança de deixar implícito uma síndrome de impostor curada a favor de seu narcisismo? Tenho muitas ideias sobre esse livro, a maioria, questionamentos sem nenhuma conclusão .
Particularmente, apesar de ter achado a obra, em sua ideia, genial em propor a discussão sobre linguagem e arte, sobretudo, me senti um pouco entediada durante a leitura; os parágrafos são longos demais, poucos acontecimentos ilustram as abstrações do narrador, tornando a leitura difícil. Nao é um livro para qualquer desavisado.

Lena 23/05/2020

é um livro muito bem pensado e estruturado, adorei a construção do protagonista Adam, apesar de ser um protagonista de caráter duvidoso (amor e ódio).
a forma como o livro é construído com referências literárias e da linguística é um ponto alto.

Thábata 04/06/2020

Achei bem escrito, me identifiquei com a narrativa, mas não me apaixonei.

Duda 24/06/2020

É um livro com uma escrita que eu não estou habituada a ler, e para mim os primeiros capitulos foi um exercício mais complicado de adaptação, principalmente porque tem longos parágrafos e quase sem nenhum diálogo.
Mas no quarto capitulo eu fiquei grudada na historia, não sei se é porque eu já tinha me adaptado à escrita ou se realmente o livro melhora.
De qualquer forma, achei uma leitura válida. Fico feliz de assinar a Tag exatamente para ter contato com livros que nunca compraria/leria sozinha.

Arisa.RC 05/07/2020

Difícil definir...
O livro é bom, mas demorou um pouco para eu conseguir gostar. Entretanto, depois que a gente "entra" na cabeça do narrador, as coisas começam a fazer sentido e a forma como o autor constrói a história, deixando sempre uma dúvidas sobre se o personagem entendeu ou não as coisas é realmente genial.

Maria 09/07/2020

Um desses livros que eu amo e nem vejo acabar. A história de Adam, El Poeta, estadunidense, que vai pra Madri e começa a tentar falar e se relacionar em espanhol. Ele decide que seria outra pessoa e começa a mentir sua formação identitária compulsivamente e acaba se mostrando incapaz de viver uma experiência de forma autêntica. É um observador desconectado de si mesmo! Uma prosa gostosa de ler, cheio de viés político e discussões sobre a pertença do personagem principal. Por isso e outros motivos, ele se considera uma fraude (se é, ou não, o leitor decide rs). Com momentos muito engraçados em que ele se perde nas traduções! Hora excelente de leitura pra mim!

Sarah.Costalunga 09/07/2020

TAG curadoria
Para quem quer entrar em um história com uma construção narrativa super diferente, super recomendo

Vicente Moragas 14/07/2020

Surrealismo em prosa
Poucos livros tiveram a arte de serem surreais. Na fluidez do inconsciente, no retrato imagético das narrações. Certamente esse livro foi um deles

Ana 20/07/2020

Levemente irritante
O personagem principal é levemente irritante, a história é insossa.

Bárbara Regina 02/08/2020

Um mentiroso maior
A leitura do livro foi um pouco parecida com um grande poema: no começo você não entende muito bem o que as palavras querem dizer, mas depois consegue adentrar em seus significados e tudo faz sentido.

Adam é um mentiroso, doente, viciado. Provavelmente a falta de empatia com ele deixou a leitura mais arrastada.

O livro, no entanto, não é ruim, talvez eu só não estivesse no momento de ler ?poesia?...

Thiago.AugustoCG 22/05/2021

?É incrível a vida que levo aqui, e não importa se não é minha.? Estação Atocha

Rosa Daré 13/08/2020

Adam Gordon é um jovem poeta americano que, graças a uma prestigiosa bolsa de estudos, muda-se para Madri, pelo período de um ano, com o objetivo oficial de completar um projeto de pesquisa. Adam é um jovem brilhante mas muito instável, narcisista e frequentemente tomado por um sentimento de alienação de si mesmo. Viciado em cafeína, usuário eventual de haxixe, comicamente inseguro com as mulheres e com forte tendência a se automedicar, Adam se vê mergulhado em uma busca constante por autenticidade, girando em torno dos limites da linguagem. Página após página, o protagonista alterna momentos hilários com ruminações existenciais, o que alimenta a sensação de distância entre seu universo interior e o mundo externo. Todo esse quadro reforça a suspeita de que suas relações afetivas, suas sensações, sua poesia e até mesmo sua personalidade sejam fraudulentas, uma grande mentira.