O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa C. S. Lewis
Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

@deborah.mrodrigues 31/07/2019

Nárnia... uma terra congelada, condenada ao inverno perpétuo...um país que anseia pela liberdade. Quatro aventureiros atravessam a porta de um guarda-roupa e entram na terra de Nárnia - um mundo escravizado pelo poder da Feiticeira Branca. Mas, quando quase tudo está perdido, o retorno do Grande Leão, Aslam, assinala uma importante mudança...e um enorme sacrifício.
Suzana, Pedro, Edmundo e Lúcia, quatro irmãos que tiveram que sair de Londres por causa da guerra e foram levados para a casa de um velho professor, em pleno campo. As crianças, nas suas andanças e descobertas pela enorme casa do professor, acharam um quarto com um imenso guarda-roupa, que Lúcia, muito curiosa, decidiu se aventurar dentro dele, indo parar em um lugar totalmente diferente do quarto do guarda-roupa. E assim, se inicia uma verdadeira aventura por Nárnia.
A crônica de O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa trás uma aventura incrível pela cidade de Nárnia, que foi escravizada pelo ganância de uma feiticeira cruel. Suzana, Pedro, Edmundo e Lúcia, no coração dessa terra encantada, lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu.
O meu personagem preferido dessa crônica é o Leão, Aslam, a representação dele tem tanta intensidade e ensinamento que só lendo para poder entender.
"- Dizem que Aslam está a caminho, talvez até já tenha chegado', sussurrou o Castor. (...) Ao ouvirem o nome de Aslam, os meninos sentiram que dentro deles algo vibrava intensamente. Para Edmundo, foi uma sensação de horror e mistério. Pedro sentiu-se de repente cheio de coragem. Para Susana foi como se um aroma delicioso ou uma linda ária musical pairasse no ar. E Lúcia sentiu-se como quem acorda na primeira manhã de férias ou no princípio da primavera."
Sem sombra de dúvidas essa crônica é uma verdadeira obra prima, escrita com um brilhantismo que ultrapassa gerações e continua transmitindo inúmeras lições e ensinamentos.
A história foi escrita em 1950 em outros tempos, outra época, outra mentalidade, mas ainda é possível extrair dessa leitura lições valiosas. Em Nárnia o tempo transcorria de forma totalmente diferente do tempo fora do guarda-roupa. Ela tem um enredo simples, de fácil leitura, mas é repleto de mistérios, suspenses e muita fantasia.

Ca 19/10/2019

|AMOR POR ESSE LIVRO|
Em 16 de Outubro de 1950, Lewis publicava a obra-prima " O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa". Escrito em meados de 1940, é considerado para alguns o início de todas as crônicas de Nárnia. Nele somos apresentados as primeiras aventuras dos irmãos Pevensie. Na minha opinião esse é um dos livros, entre os sete, que tem mais paralelos cristãos. ?????

Marniere 15/11/2019

Uma das lições que aprendi em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa! #nãoéresenha
AVISO: TEXTO LONGO!

"Pedro não estava sentindo uma coragem extraordinária. Verdade seja dita, estava até começando a sentir-se mal... Mas isso não o impediu de fazer o que tinha de ser feito."

É impossível ler As Crônicas de Nárnia e não extrair delas grandes lições, e cá estou eu, para compartilhar com vocês uma das lições que aprendi em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa!

A figura em destaque é Pedro, um menino, que mais tarde se tornaria grande, se tornaria magnífico, se tornaria rei! Pedro demonstrou uma bravura gigantesca, que, creio eu, ele nem sabia que tinha. Aconteceu que ele se encontrou ante uma situação que exigiu dele uma atitude, para salvar a vida de uma de suas irmãs foi preciso enfrentar e matar um lobo.

O ato heróico de Pedro foi antecedido, eu imagino, por medo e dúvidas, mas mesmo sem coragem ele não deixou de fazer o que tinha que ser feito. E sabe o mais incrível desse momento tenso, é que Aslam (o Grande Leão e Senhor de Nárnia) estava lá, perto de Pedro e nada fez para ajudá-lo. Aslam tinha grandes propósitos para Pedro e sabia que para se cumprir esses propósitos, era necessário que Pedro passasse por aquele teste SOZINHO!

Pedro agiu, fez o que tinha que fazer, lutou com bravura e derrotou seu inimigo, sem almejar reconhecimento, sem esperar troféu, ele só foi lá e fez o que tinha que ser feito. Mal sabia ele que todo gesto de bravura tem recompensa, mal sabia ele que aquela situação era um teste, mal sabia ele que aquele passo de corajem dado com muito medo, era o início do seu reinado!

Após essa prova veio a vitória:
"Pedro, ainda respirando mal, viu que estava junto de Aslam.
- Esqueceu de Limpar a espada - disse o Leão.
...Pedro corou ao ver a lâmina brilhante manchada de sangue... Esfregou a espada na relva, enxugando-a depois no casaco.
- Dê-me a espada. Ajoelhe-se, Filho de Adão! - disse Aslam.
Tocou-o com a lâmina da espada e disse: - Levante-se, rei Pedro! E, aconteça o que acontecer, nunca se esqueça de limpar a espada!"

Pedro, agora Rei, depois disso enfrentou uma grande batalha, e saiu vitorioso, o menino foi testado e aprovado, e depois disso adquiriu corajem, maturidade e capacidade para ser um Grande Líder! No fim dessa primeira estória aquele, outrora, menino, agora era conhecido como Rei Pedro, O MAGNÍFICO!

Eu não sei qual a situação que vc está passando que está exigindo de você uma atitude, não sei como você está, se está sem esperança, se sente-se corajoso ou com medo, não sei se você se sente preparado, mas, escute bem o que vou lhe escrever agora: Nunca deixe de fazer o que tem que ser feito, dê o primeiro passo, tome uma atitude, lute, vença e no fim, aconteça o que acontecer, nunca esqueça de limpar a Espada!

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9

Que Deus, por meio de Cristo, os abençoe!

Marniere C. Santos

Marniere 15/11/2019

AVISO: TEXTO LONGO!

Após essa prova veio a vitória:
"Pedro, ainda respirando mal, viu que estava junto de Aslam.
- Esqueceu de Limpar a espada - disse o Leão.
- Dê-me a espada. Ajoelhe-se, Filho de Adão! - disse Aslam.

Que Deus, por meio de Cristo, os abençoe!

Marniere C. Santos

Biel 07/12/2019

Lewis é uma lenda
Eu gostei bastante de ler o segundo livro em ordem cronológica , não posso dizer que entrou para meu hall de livros favoritos. Porém foi fluído e interessante .Gostei bastante

Anienne 11/12/2019

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Eu amei muito essa história, primeiramente, o filme que é muito fiel ao livro e agora o livro.
Uma beleza para todas as idades!!!

Rafaela (@exlibris_sc) 30/12/2019

#lcvempranarnia
[PODE CONTER SPOILER]

Ler Nárnia é como visitar aquele velho amigo inseparável da infância que há tempos não víamos. Uma das melhores leituras que você fará na vida, meu caro leitor, especialmente começando por esse primeiro livro escrito pelo autor referente a esse universo mágico que nos prega sobre amor, lealdade, fé, família, bondade e força. Com sua escrita simples mas cheia de significado e valor, C. S. Lewis nos entrega um mundo fantástico com criaturas igualmente fantásticas que remontam desde a mitologia greco-romana a nórdica – dríades, ninfas, minotauros, centauros, faunos, anões, gigantes – e até o “inverno sem fim” da Feiticeira Branca pode ser comparado com o “Grande Inverno” que precede o Ragnarok (Fim do Mundo) na mitologia nórdica. Mas as referências e “easter eggs” não param por aí. Podemos notar a semelhança da Rainha da Neve, do conto de fadas de mesmo nome de Hans Christian Andersen, na persona de Jadis, a feiticeira branca e também a tentação de Edmundo por manjar turco, lembrando da bruxa da casa dos doces em João e Maria dos irmãos Grimm. E obviamente temos o cerne das Crônicas de Nárnia que é o cristianismo, onde Lewis apresenta grandes metáforas do Evangelho Cristão; o Imperador de Além-Mar representando Deus, Aslam sendo Jesus, Pedro Pevensie sendo inspirado em Pedro, apóstolo de Jesus, a rainha Jadis como filha de Lilith (supostamente a primeira esposa de Adão) e os seres humanos como filhos e filhas de Adão e Eva. Dentre todas as referências, inspirações, mitos e ensinamentos que Lewis fundiu em "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” talvez – ao menos para mim – o mais forte de todos é o poder da família.

O quão belo, intenso e complexo é o meio familiar que, dentre conflitos e divergências, deve permanecer fiel para com seus membros e unido nas mais terríveis adversidades. As Crônicas de Nárnia, separadamente ou como um todo, é um livro atemporal e merece ser conhecido, lido, relido e debatido a fundo por crianças, jovens e adultos. Para mim, é um dos melhores livros que já foram escritos e que me conquistou há muitos anos; um livro que mexe com a alma e o coração de quem o tem em mãos, pois não seria o próprio e velho professor que abrigou as quatro crianças - fugindo da guerra - em sua casa no campo a personificação de Lewis quando ele próprio recebeu quatro crianças evacuadas de suas casas em Londres devido aos bombardeios nazistas? E você? Já leu alguma das crônicas? Caso não, sugiro começar agora caro leitor. Afinal, um mundo inteiro repleto de magia e arrepios reconfortantes o aguarda e você só precisa abrir a porta e adentrar o guarda-roupa.

site: https://www.instagram.com/p/B4AG9UYDTxr/?utm_source=ig_web_copy_link

Rodrigo 29/01/2020

O Leão e a feiticeira, a batalha para livrar Nárnia do mal do Inverno.
Na época da Guerra quatro crianças (Susana, Edmundo, Pedro e Lúcia) são mandados para uma cidade do interior mais distante dosa locais de ataque ..... Chegam a um enorme casarão que por coincidência abriga o roupeiro feito da madeira da macieira advinda de Nárnia. Que por consequência disso se torna um portal mágico para o País das belezas sem fim (Nárnia), afim de acabar com o inverno que não tem natal e muito menos fim e a feiticeira do mal, Jadis que se auto denomina Rainha do País ..... porém o retorno do verdadeiro Rei Aslan está pré visto e com ele a salvação de todos seus habitantes."
Só que neste meio tempo feiticeira transformou grande numero de habitantes de Nárnia em pedra....então as crianças vão em uma jornada perigosíssima para derrota-la, o que não esperavam é que ela solicita-se o direito ao sangue do traidor (Edmundo) tratando assim de um acordo entre Jadis e Aslan, e que este se sacrificou para salvar Edmundo. E por este ato de grande altruísmo o leão pode ressuscitar na mesa de pedra para auxiliar na ultima batalha para derrotar o mal em Nárnia. Com o bem sobrepujando o mal e as crianças tornando-se Reis e Rainhas governando durante muitos... anos até retornarem ao guarda roupas e voltarem ao seu mundo esperando assim que um dia haverá nova aventura no país da maravilhas.

Luana 07/02/2020

Então há de chegar
Ao fim a aflição.”

Ju 15/02/2020

Aquele amor
A história do evangelho de maneira lúdica e linda, mostrando o amor de Cristo e seu sacrifício por nós!

Jules 22/02/2020

Muito fofo
Foi uma ótima aventura. O livro é fácil de ler. Achei ele bem curto, sinto que algumas coisas poderiam ter sido exploradas com mais detalhes, mas apesar disso foi uma rápida e divertida leitura.

Thaisa 23/02/2020

Eu geralmente não releio muitos livros: apesar do mais importante ser a história, as personagens, os mistérios, a experiência de ler aquele livro, o momento, o sentimento, é impossível de replicar.
No entanto, esta é uma releitura: sendo o primeiro conto das Crônicas de Nárnia a ser escrito, e o segundo na ordem da história em si, "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" conta a história dos irmãos Pevensie: Lucia, Edmundo, Susana e Pedro.
Durante a Grande Guerra, as crianças são mandadas para passar um tempo na casa de um parente distante. E é neste lugar que encontram um guarda-roupa mágico, uma passagem escondida para o incrível mundo de Nárnia.
C. S. Lewis escreve de forma fluida e encantadora, criando uma história que se tornou um clássico da literatura de fantasia.
Com uma trama cheia de metáforas, analogias, emoções complexas, erros e acertos, arrependimentos e esperança, o segundo volume de As Crônicas de Nárnia é capaz de agradar as mais diversas pessoas, independente de suas idades, gêneros e crenças.

"- Minha querida Susana - disse o professor, fitando ambos com um olhar penetrante -, há um plano ainda não sugerido por ninguém, e que talvez valha a pena experimentar.
- Qual?
- Cada um trate de sua própria vida."

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Leticia 27/02/2020

Perfeito!
Minha crônica favorita!

larissasoares 03/03/2020

Que maravilha retornar ao mundo de Nárnia, com personagens tão legais, seguidos de mais aventura! Sendo a crônica mais famosa das histórias de Nárnia, não poderia ter decepicionado.
Momento excruciante é saber que chegou o fim do livro!