O caso da vara

O caso da vara Machado de Assis




Resenhas - O caso da vara


223 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15


Bianca Magalhães 2G 30/03/2018

Neste conto, Machado relata sobre pais que decidem o futuro dos filhos e também sobre trabalho infantil, como ele já abordou em outras obras. Da pra perceber o “egoísmo” bem presente neste conto, enfim, um pouco complicado de compreender.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Gusta 30/03/2018

Se fosse o caso de concluir uma moral para a história, nesse conto Machado parece nos dizer que uma pessoa é muito mais do que aquilo que conhecemos dela, na relação que temos com ela.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018


COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.







Leticia.Lima 31/03/2018

Confuso
Infelizmente não entendi muito bem o conto, mas entendi a relação do título com a história que é de uma escrava que precisava cumprir algumas tarefas até o final do dia ,porém não consegue e é ameaçada pela Sinhá Rita com uma vara , Lucrécia (escrava) cria uma amizade com Damião que promete protegê-la...
comentários(0)comente



Alice Vitória 2 F 31/03/2018

O Caso da Vara
Narrado em terceira pessoa com bastante formalidade é um pouco difícil de entender . Conta a história de Damião que no final da história mostra que para salvar a própria pele vale tudo ,até mesmo se outra pessoa se machuque por isso.
comentários(0)comente



Brenda.Dias 31/03/2018

É um conto bem objetivo, a história tem o seu foco principal baseado na realidade, tratando da escravidão e da consulta moral de seus personagens. Machado destaca no conto valores éticos e morais.
comentários(0)comente



Elder.Silva 31/03/2018

O livro é uma leitura tranquila e com um tema que na concepção de algumas pode ser pesado, dizendo por debaixo dos panos verdades que na época poderia ser considerado um absurdo, porem se você não quiser levar o livro tao a serio pode ler a vontade, contem um clima agradável para leitura e principalmente para iniciantes nesse universo.
comentários(0)comente



LAvia326 09/04/2024

Leitura da faculdade
Conto que li durante uma aula na faculdade. A covardia e a violência naturalizada se dão de forma escandalizada. Interessante desvendar essas camadas que Machado constrói.
comentários(0)comente



Ana Luiza Borges 01/04/2018

O conto é narrado na terceira pessoa. Domião foge do seminário por não querer seguir a carreira que foi escolhida pelo pai. Sem saber a quem recorrer acaba contando tudo a Sinhá Rita que acaba ajudando ele na questão do seminário. Em um certo dia, Sinhá Rita, percebendo a desatenção da menina com seus afazeres ameaça Lucrécia com uma vara. Isso significava que se ela não terminasse suas tarefas até à noite seria punida. Damião resolve que protegeria Lucrécia. Sinhá Rita, irritada pega a menina pela orelha e pede a Damião a vara. Ele vacila, mas decide proteger-se a si mesmo e, apesar das súplicas de Lucrécia, ele alcança a vara.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?




Raissinha 01/04/2018

Aceitação
Eis aqui um exemplo de como pais mal compreendidos podem querer mandar na vida dos filhos e como isso podem causar uma enorme frustração, ao fugir o filho encontra um local seguro e tenta melhorar a situação atual do local
comentários(0)comente



Ingrid.Teixeira 01/04/2018

Narra a história de Damião que foge do seu seminário. Essa história trás a nossa realidade de que os pais nós obrigam a ser o que eles querem, que sejamos.
comentários(0)comente



Geovanna 01/04/2018

Um conto onde o filho não queria seguir a carreira na qual o pai tanto queria. Também mostra o lado de como os escravos eram tratados
comentários(0)comente



Stephanie Ribeiro 01/04/2018

Não entendi muito, achei tedioso
comentários(0)comente



Stephanie Ribeiro 01/04/2018

Não entendi muito, achei tedioso
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Grace 04/04/2018minha estante
OK




223 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR