O caso da vara

O caso da vara Machado de Assis

Resenhas - O caso da vara

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Ilustra as relações de dependências, favores e apadrinhamentos. Pobre Lucrécia, recebeu uma boa surra, apesar das promessas de Damião. Uma defesa fragilizada pelas relações sociais e de interesse.

Ana Carolina Gadéa 30/03/2018

Resenha- O caso da Vara
O conto faz relação com a triste história de jovens que já tem seu futuro decidido por seus pais,dando com exemplo Damião que por escolha de seu pai deveria seguir a carreira eclesiástica.O conto tem como principal característica a escolha pessoal e para com os outros.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Madu.Borba 30/03/2018

Maria Eduarda 2C (O caso da vara)
O conto, o caso da vara fala sobre o fato de Damião não gostar da sua profissão escolhida pelo seu pai. Damião trabalhava na igreja de onde um certo dia fugirá pra casa de Sinhá Rita que resolve ajuda-lo. Ao decorrer da história surge Lucrécia de apenas onze anos, criada de Sinhá Rita que se diverte com as anedotas contadas por Damião o que faz com que se atrase com seus afazeres e desperte o nervosismo de sua patroa a qual lhe prometeu surras com uma vara. Lucrécia não termina seu trabalho e furiosa sua patroa te agride e pede para que Damião entregue a vara para que pudesse punir a criada, e assim ele entrega e a história acaba.
Não gostei,pois a formalidade não me agrada, porém aborda assuntos diferentes e mais uma vez o trabalho infantil.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

GustavoBarreto 30/03/2018

O Caso da Vara
Um livro chato na minha opinião onde o personagem é obrigado pela familia a fazer parte do seminário e virar padre e ele não concorda coma escolha da familia e busca ajuda com a Sinhá Rita
Gustavo Gomes 2°A
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Discordo! Um dos meus contos favoritos. O motivo de Damião entregar a vara a Sinhá Rita vai elucidar o texto.

Danilo.Santana 30/03/2018

Este livro apenas me confirma que, Machado de Assis gostova do "proibido", destacando relações indevidas em vários contos seus. Ao menos tentei ler o livro com nitidez, mas falhei pelo cansaso de ler.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
"Não precisa correr tanto; o que tiver de ser seu às mãos lhe há de ir". Machado de Assis

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Cândido não consegue um emprego e faz uma escolha de vida. Já Arminda, negra escravizada por um sistema cruel e injusto, não tem outra opção, senão lutar para salvar-se a si e ao filho.

Vitor.Miranda 30/03/2018

Narrado em terceira pessoa, com menor preocupação em analisar psicologicamente os personagens, fato que não retira a profundidade abordada no relato. Temos aqui a crítica explícita ao interesse e egoísmo reinante nas posições sociais. Damião tem consciência que se interceder a favor da jovem escrava a salvará do desumano castigo imposto por Rita, contudo, não pode ir contra as convicções da senhora que estava lhe ajudando a sair do seminário. Por mais que haja comoção, dó e piedade em relação à Lucrécia, seu objetivo está acima de qualquer situação, o interesse subjetivo é somente o que importa. A mesquinhez do jovem é o reflexo de sua posição, tanto financeira quanto interior. Machado foi sensível às crueldades da escravidão, porém, declarou que o conto em questão não tratou da escravidão propriamente e sim da falta de princípios da classe social vigente perante perspectivas que visem apenas instâncias individuais. “Não há outro episódio na literatura pré-abolicionista brasileira que dê tão bem e de modo tão flagrante a vida da criança urbana escrava”. A submissão do padrinho em relação aos caprichos da amante, juntamente com a ousadia e autoritarismo feminino para a época, são fatores também merecedores de relevante olhar.

Ygor.Sardinha 30/03/2018

Resenha
O Casoa Vara é um conto narrado em terceira pessoa e tem como personagens, Damião e Sinhá Rita. É um conto bem elaborado porquê ficam muito perseptiveis as ações egocêntricas dos personagens , ou seja ,alguém que se considera como o centro de todo o interesse, mas também o fato de ele demonstrou por meio do conto até que ponto uma pessoa pode chegar para conquistar o se bem próprio.

Bianca Magalhães 2G 30/03/2018

Neste conto, Machado relata sobre pais que decidem o futuro dos filhos e também sobre trabalho infantil, como ele já abordou em outras obras. Da pra perceber o “egoísmo” bem presente neste conto, enfim, um pouco complicado de compreender.

Gusta 30/03/2018

Se fosse o caso de concluir uma moral para a história, nesse conto Machado parece nos dizer que uma pessoa é muito mais do que aquilo que conhecemos dela, na relação que temos com ela.

Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

Leticia.Lima 31/03/2018

Confuso
Infelizmente não entendi muito bem o conto, mas entendi a relação do título com a história que é de uma escrava que precisava cumprir algumas tarefas até o final do dia ,porém não consegue e é ameaçada pela Sinhá Rita com uma vara , Lucrécia (escrava) cria uma amizade com Damião que promete protegê-la...

Alice Vitória 2 F 31/03/2018

O Caso da Vara
Narrado em terceira pessoa com bastante formalidade é um pouco difícil de entender . Conta a história de Damião que no final da história mostra que para salvar a própria pele vale tudo ,até mesmo se outra pessoa se machuque por isso.

Brenda.Dias 31/03/2018

É um conto bem objetivo, a história tem o seu foco principal baseado na realidade, tratando da escravidão e da consulta moral de seus personagens. Machado destaca no conto valores éticos e morais.