Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Iago 23/11/2022

“Muitas vezes perdi a esperança, mas sempre acontece algo que nos faz ter esperança de novo.”
Novamente acompanhamos os irmãos Pevensie em sua luta para trazer a paz a sua amada Nárnia. Diferente dos livros anteriores este opta para mostrar menos ação e sim um aprofundamento em seus personagens, além é claro de todo problema político apresentado.

Amabile.Beatriz 19/11/2022

Príncipe Caspian
Eu sempre amei e sempre irei amar as Cronicas de Nárnia...

Ler sobre esse universo me encanta cada vez mais.

amanda! 17/11/2022

Eles voltaram!
Retornaram, juntinhos e lindos como sempre! Amo minhas crianças! Ripchip, eu também amo você, ratinho!

isa 15/11/2022

mediano
apesar da escrita sempre perfeita do c.s. lewis, esse foi até agora o que eu li mais arrastado entre todos os da série

não que seja ruim, mas pra mim foi apenas o "menos bom"

ainda sim, ainda consegui me encantar e me emocionar em vários trechos, e sentir a nostalgia inevitável por conta dos filmes que vi na infância

mari1464 15/11/2022

Príncipe Caspian
A leitura desse livro foi mto fluida, e achei mto legal a forma q as crianças voltaram para Narnia e se juntaram com o Caspian, mas na parte da batalha em si achei q podia ter mais. Mas é um livro bem legal de ler, bem simples e fácil.

danielagarcia 14/11/2022

Amei esse príncipe
O livro é bem diferente do filme, isso foi o que mais me cativou pra continuar a ler. Eu adorei do inicio ao fim. Os novos personagens foram muito bem desenvolvidos e deu um gostinho bom demais acompanhar.

Júlia 13/11/2022

Nárnia
Sempre gostei das crônicas de Nárnia e acho que sempre gostarei. Uns dois anos atrás eu li os primeiros livros e só agora fui ler o quarto. Muito bom, a história é incrível com personagens maravilhosos .

Jojo 12/11/2022

Ao mesmo tempo que eu adoro ler os livros de narnina eu tenho preguiça, ler o livro realmente me faz entrar no universo e me lembra do filme, mas tem hora que é chato e não consigo ler uma página

Pieri 11/11/2022

04/07
Dentre todos os livros das Crônicas De Nárnia, esse para mim foi o mais ?arrastado?, mas que mesmo assim não deixou de me emocionar!
A história traz momentos de reflexões, encontros, reencontros e descobertas.

?As coisas nunca acontecem duas vezes da mesma maneira.?

@TrechoSublinhado

Yasmin 20/10/2022

"Eu acredito"
Príncipe Caspian, obra concluída em 1949 e publicada em 1951, narra a volta dos irmãos Pevensie à Nárnia depois de apenas um ano (na contagem realizada por nós humanos) em sua rotineira Inglaterra. Nesse relativo período que passaram em nosso mundo, tempos difíceis instauraram sobre aquele território e os dias gloriosos eram como mito para os habitantes da terra encantada.

Caspian, herdeiro do trono e sobrinho do Rei Miraz, depois de certas verdades reveladas, empenha-se em restaurar o magnífico país das antigas histórias e junto com os antigos narnianos (uma espécie de rebeldes segundo o anão Trumpkin) trava uma grande batalha contra os telmarinos, seu próprio povo.

"Foi um antepassado de Vossa Alteza, Caspian I, que conquistou Nárnia e fez dela o seu reino. Foi ele quem trouxe a sua gente para cá. Porque vocês não são narnianos de origem, mas telmarinos. Vieram todos de Telmar, para lá das montanhas ocidentais."

Com novos personagens, como os já citados Caspian X e Trumpkin (aquele, segundo Aslam, anãozinho, famoso espadachim e arqueiro, que não acredita em leões), o velho "elenco" se une mais uma vez para combater todo o mal que assola criaturas inocentes e servir aos propósitos de Aslam.

Relendo alguns trechos percebi quantas vezes C.S. Lewis abordou nesse livro a fé no invisível. Anos, décadas e milênios se passaram desde a última aparição de Aslam, de modo que gerações nasceram e gerações morreram sem conhecer Aquele que antes parecia tão presente. Alguns deixaram de acreditar, duvidando das histórias e dos reinados de paz; outros, porém, mantiveram-se fiéis, aguardando ao dia em que Aslam retornaria e colocaria (novamente) tudo nos eixos.

? Oh, Aslam! Sabia que era verdade. Esperei a vida toda por este momento. Veio para me levar?
? Sim, minha querida ? disse Aslam. ? Mas ainda não para a viagem final.

Lembro então do relato em Lucas que descreve a "aparição" de Jesus para Simeão e Ana, servos de Deus que viviam à espera do Messias.
"Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém."
(Lucas 2:27-32; 38)

luizaxfm 20/10/2022

"vocês hão de voltar"
Muito enrolação, mas até que bonzinho. Demorei muito para ler, porque como sempre, não prendeu a atenção. Jurei que ia super imaginar o Ben Barnes e me apaixonar pelo livro, mas o príncipe cassian não foi nada de mais ?

"- Sabe, Su, acaba de me ocorrer uma idéia terrivel.
- O que foi?
- Não seria medonho se um dia, no nosso mundo, os homens se transformassem por dentro em animais ferozes, como os daqui, e continuassem por fora parecendo homens, e a gente assim nunca soubesse distinguir uns dos outros?"

"Como acontece tantas vezes, verificou-se que o inimigo era muito mais forte do que se supunha."

(spoiler)
"Vocês hão de voltar - explicou Pedro. - Pelo menos, pelo que ele disse, fiquei convencido de que ele deseja a volta de vocês um dia. Su e eu é que não. Aslam diz que já estamos muito grandes." a naoooo

Dany 20/10/2022

Comecei a ler e dei uma pausa porque a história não tava me prendendo. Depois que voltei para ler foi bem fluida e terminei rapidinho. A história é boa, mas esse não foi o melhor livro até agora.