Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Duda 17/04/2022

Gostei muito!
Eu não estava animada pra começar a ler essa crônica, pois a última eu não gostei muito, mas dessa vez me surpreendeu, o Caspian dos filmes me deixava muito irritada, ele era metido e achava que era rei de Nárnia, pois na real quem era os reis e rainhas de Nárnia era os irmãos Pevensie, mas o Caspian do livro é humilde, leal, e mesmo que os Narnianos o consideram rei por um tempo, ele não fez disso um motivo pra ser metido e chato, 5 estrelas pq eu amei!!!

Ketlintaina 06/04/2022

Após uma traição o trono de Nárnia, agora governada por telmarinos é usurpado e seu legítimo herdeiro Caspian X, é obrigado a fugir para salvar a própria pele.
Em sua fuga é tomado pelas lembranças das histórias que sua ama contava, sobre uma Nárnia há muito tempo esquecida, onde animais falavam e árvores dançavam. Onde irmãos eram reis juntos e a paz reinava, muito diferente dos dias atuais.
Caspian conhece alguns animais falantes e sua esperança em reerguer o trono e o povo antigo é acendida.
O príncipe Caspian é um personagem muito amável, com profundidade e seus dramas são bem trabalhados.
A rivalidade com o tio leva a guerra de nações e tudo parece perdido, até que ele soa a tromba da rainha Suzana em busca de auxílio.
O quarteto entra em cena e até encontrarem Caspian, passam por provações. O amadurecimento de Edmundo é fantástico, mas Suzana se torna pedante e Pedro parece ter o coração endurecido. Lúcia, continua sendo o ponto chave da trama, pois é a que mais tem intimidade com Aslan.
O livro é emocionante, tem muitas reviravoltas e a guerra final é de tirar o fôlego.
A leitura é rápida e fluída, e as tramas ficam bem resolvidas, sem pontas soltas.
Estou animada para ler os próximos volumes e descobrir de que histórias Aslan falavam em seu discurso final.

saramestre_s2 03/04/2022

Mn-
Eu recomendo mt pra qm gosta dos filmes , eu particularmente amei dms e a escrita dele é mt boa porem infantil

Júlia 03/04/2022

Os reis e rainhas retornam a Nárnia, e Aslam ruge!
Uma obra esplêndida, assim como as anteriores a essa, que traz de volta às terras de Nárnia os reis e rainhas da Era de Ouro. Um livro que recobra ao leitor um sentimento nostálgico que emociona e envolve até o fim.
Após centenas de anos, as crianças retornam a Nárnia, chamadas pela trompa de Susana, que foi tocada como um pedido de socorro. São convocados a lutar pela liberdade do povo de Nárnia, que por muito tempo viveu oprimido e escondido, tidos até mesmo como lendas e parte de um grande mito.
Logo após o retorno das crianças, acompanhamos passo a passo o reino de Nárnia despertar novamente, se levantando como um povo só, lutando para que o legítimo rei, Caspian, recobre seu trono de direito.
Um livro que nos ensina a importância da fé, dá esperança, da tolerância e do amor, não deixando a desejar em nenhum aspecto sequer.
Alguns detalhes são explicitados mais detalhadamente e destrinchados, como a origem das dríades e dos espíritos das árvores, dos costumes e cultura dos faunos e náiades... enfim, uma obra completa em todos os sentidos.
Mais uma vez, Aslam faz um retorno triunfal, desta vez, percorrendo todo o reino, convocando aqueles que desejam segui-lo, se mostrando benevolente e compassivo.
O fim do livro dá indícios do retorno de Lúcia e Edmundo posteriormente, porém, deixa claro que Pedro e Susana nunca mais retornaram a Nárnia, o que não parece entristecê-los tanto assim, mostrando que os personagens de fato, atingiram maturidade e sabedoria.
Enfim, nos resta apreciar as demais aventuras posteriores a esta.

Pri 31/03/2022

O ????????
???? ??? ??????? ? ??? ?? ????? ?????????? ?? ?????????? ?????????:?????,??????,??????? ? ?????
? ??? ???? ???????? ?? ????? ???????? ???????,???????,? ?? ????????? ?????? ????????? ? ?????......

R??i??p??c??h??i??p?? e??? u??m?? r??a??t??i??n??h??o?? m??t?? f??o??f??o??f??o???

Nil 30/03/2022

" A medida que você for crescendo, eu parecerei maior aos seus olhos."

" As coisas nunca acontecem duas vezes da mesma maneira."

Felipe 30/03/2022

Bem, queria começar esse comentário do livro enaltecendo a capacidade que o autor tem em transmitir tantos valores positivos dentro de suas obras. Penso que crianças, jovens, adultos que dê verdade leiam esses livros das Crônicas de Narnia terão sido formado sobre uma base sólida altruísta, justa, caridosa. Aprenderam de verdade quando ceder, quando abrir mão de si para algo ainda maior.
O Príncipe Caspian não foge nenhum pouco disso, livro maravilhoso, com aventuras empolgantes envolvendo os mais famosos protagonistas das crônicas, Pedro, o grande rei, Susana, Edmundo e Lúcia, que retornam a Narnia depois de séculos e séculos dos acontecimentos tão famosos de o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa e encontram-se como uma esperança em meio a uma guerra civil. Além de acrescentar personagens incríveis com Caspian, que mesmo sem ter conhecido de verdade a Narnia dos grandes Reis, sempre acreditou nela, Ripchip, o rato mais honrado e leal de Narnia, e Trampkin, um anão a princípio descrente, porém muito fiel.

Evy 30/03/2022

Amei a história
Ahhh esse livro com certeza vai ser um dos meus favoritos, amei toda a história do príncipe Caspian junto com Pedro, Susana, Edmund e Lúcia
E Aslam como sempre aparecendo nos momentos certos.

alexramos 23/03/2022

Sempre bom voltar a Nárnia.
Novos elementos tornam a leitura instigante e igualmente fascinante como os demais livros. Justificativa encontrada no quebra-cabeça da história também encanta. Os reencontros de alguns personagens ao decorrer do livro são dignos de nota: bem sensível. Adorei.

Roberta142 19/03/2022

Nas ruínas de Cair Paravel
O tempo em Nárnia é diferente, um ano em nosso mundo é quase um século por lá. Então nos deparamos com o castelo de Cair Paravel em ruínas e o retorno dos filhos de Adão e as filhas de Eva à Narnia.

Nárnia não é uma terra humana, mas deve ser governada por um. Então entra o príncipe Caspian na história. Afinal, Pedro, Suzanna, Edmundo e Lúcia não passam de contos de fadas. Mas se chamados forem, podem ser que escutem.

Nada acontece duas vezes da mesma maneira. E essa crônica é a mais linda e profunda até agora. A minha favorita.