Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

ane 29/01/2022

muito bom divertido um pouco arrastado e tb não explicou certas atitudes do aslam mas acredito q nos próximos vai explicar enfim legal

wbyuniverse__ 26/01/2022

O Filme me Iludiu
Eu não tenho dúvidas que se eu não tivesse visto o filme antes, a minha visão seria muito diferente. SÓ QUE EU NÃO ESTOU CONSEGUINDO SER IMPARCIAL, ME PERDOEM.

Eu sou muito dividida quando se trata da escrita das Crônicas de Nárnia, é lindo, é poético, mas me parece tudo muito raso em comparação ao que eu estou acostumada.
Todavia, eu achei que esse livro em específico preparou muito terreno para pouco acontecimento. A maior parte do livro está acerca de como os irmãos Pevensie e o Príncipe Caspian vão se encontrar; eu adorei a forma como contaram sobre o passado do Caspian e eu fiquei completamente apaixonada por ele e a jornada dos 4 foi muito gostosinha de ler. Porém, assim que se encontram, o Caspian fica em último plano, não tem grande desenvolvimento entre eles e isso me decepcionou um pouco.

Grande parte do que me causou essa decepção foi eu só conhecer o que acontecia no filme: eu esperava mais atitude do Caspian; eu esperava um romance entre ele e a Susana (que era o que mais me deixava indignada quando ela tem que ir embora e, nesse caso, não houve nada do gênero); esperava uma certa richa entre Caspian e o Pedro; esperava mais cenas da Lúcia e do NCA, ou do Ripchip mesmo.

Enfim, o livro é bom, mas foi uma experiência meio brochante pra mim por esses fatores. Eu gosto mais dos livros de Nárnia que não houveram adaptação, porque assim eu aprecio a obra completa, sem essa comparação. Inclusive eu só to me apaixonando mais pelos filmes, pra mim, adicionam muito à estória e torna ela mais encantadora.

rafaelacsgrd 24/01/2022

principe caspian
mano nem lembro direito, ainda bem que tem o filme (mesmo sendo bem diferente). Li em 2020, tenho que reler

Rafael Gasques 24/01/2022

Reconquistando Nárnia - Rafael Gasques
Príncipe Caspian é a quarta crônica a ser lida na ordem cronológica na série, novamente o autor britânico C. S. Lewis nós mostra o chamado dos quatro irmãos e sua ligação com Nárnia.

Como já comentado nas outras resenhas que já fiz sobre Crônicas de Nárnia (ler neste perfil) o tom vai mudando de livro em livro, tendo um ar mais maduro e com problemas não tão infantis.

Assim como na Crônica O Cavalo e seu menino onde o temas como escravidão, sequestro e tramas políticas e casamentos forçados nos foram apresentados e trabalhados com maestría pelo autor, neste volume nós já somos confrontados com a narrativa fajuta de colonizadores que se intitulam conquistadores e massacram populações locais no intuito de se perpetuar no poder.

Como sempre a escrita não nós decepciona e nos motiva a ler, apesar de que foi o livro que demorei mais para terminar de todas as crônicas por achar alguns capítulos demasiadamente cansativos e algumas partes sendo repetitivas em comparação com o livro O leão a feiticeira e o guarda-roupa.

Todos os livros possuem uma única história, mesmo que se passe anos e anos entre eles onde um único final é possível no último livro. Para quem estuda a fundo a biografia do autor e acha que os livros e o mesmo são contrários a temas comuna a nós como política e outras pautas, realmente se perderam tentando achar só a inspiração teológica utilizada pelo autor para construir essas lindas histórias. Outro interessante ponto para se comentar é a presença de deuses gregos que estão unidos a Aslan neste conto, sendo assim uma crítica ao fanatismo que se põe como única fonte

morillu 23/01/2022

é bom..
este é o quarto livro em ordem cronológica eu também esperava mais dele. o livro é legal, trouxe uma história diferente e mostrou uma nárnia diferente, não gostei muito, não é ruim, as outras me cativaram mais, não consigui me conectar muito na parte que o príncipe aparece conta sua história. recomendo.

Churrasco Vegano 23/01/2022

Príncipe caspian
Outro que, assim como o filme, é realmente maravilhoso. Do início ao fim eu fiquei eletrizada nesse livro e na história.

Lauriete09 23/01/2022

Príncipe Caspian
Os personagens são incríveis e o enredo maravilhoso, foi um ótimo trabalho do Lewis, sem sombra de dúvidas!

malu 22/01/2022

príncipe caspian
A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Caspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua trompa mágica, ele convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa.

minha opinião: nossa gostei muito do livro, mostrou bastante te coisa que o filme não mostrou, achei um ótimo livro

Rita625 19/01/2022

Uma delícia voltar à Nárnia...
Adoro histórias infantis, mas historias infantis bem escritas (risos). Me lembra de tempos que não voltam mais, da doce lembrança de infância perdida. Me perder umas poucas horas no espaço da minha memória me acalenta a alma.

E isso é o que As Crônicas de Nárnia é. Um mundo mágico de magia, lutas e beleza. Lewis, faz aquilo que quase ninguém consegue, tornar algo épico e grandioso um livro infantil.
Nesse segundo livro, aguardamos ansiosamente a presença do Aslam. Pouco é dito, mas desde da primeira aparição dos meninos no primeiro livro, em Nárnia passou-se muitos anos (talvez séculos). O que resultou nos moradores já não se lembrassem mais da antiga Nárnia e do Grande Leão, e até os seres mágicos tinham sido esquecidos.

"Narnia inteira será renovada". - Aslam.

É isso que acontece, em uma historia adorável, Lewis te trás pra esse mundo novamente. Trazendo junto a fé no Leão e nos Grandes Reis do passado.
Amei. Amei. Amei.

Thayla Oliveira 17/01/2022

Princepe Caspian
Depois de 1 ano dos acontecimentos de O Leao a Feiticeira e o Guarda-roupa, os Pevensie voltam magicamente para Narnia.
Narnia já não era a mesma, muitos e muitos anos haviam se passado desde o seu reinado, e estava tudo diferente, tudo em ruínas.
E com a chegada de um anão eles se informam sobre o que aconteceu com Narnia, e descobrem que o príncipe, e atual comandante dos antigos narnianos, Caspian X, precisava de sua ajuda com uma batalha para conquistar Narnia novamente.
Eu gostei da história, mas, não tanto como nos livros anteriores. E uma coisa que me pega e a personalidade do Edmundo, eu noto que ele não tem muita personalidade, porque tipo, todos tem uma personalidade muito marcante, só ele que não. E foi um pouquinho arrastado na trajetória deles ate o encontro de Caspian, mas tirando isso o livro é muito bom.
“Muitas vezes perdi a esperança, mas sempre acontece algo que nos faz ter esperança de novo.”

cecelli 13/01/2022

príncipe caspian
ok eu vou admitir q além de eu ter demorado muito pra ler eu esperava bem mais do livro. sim eu vi os filmes antes e particularmente, o segundo filme é o meu fav então coloquei muita expectativa mesmo no livro? mas não recebi oq esperava mas tudo bem, fazer o que né?! valeu a pena pq amo nárnia com todo o meu coração, além de ser uma leitura mais ?antiga? (sabe o modo de escrita e afins) faz a gente refletir sobre muita coisa?
enfim, leiam!!