A Viagem do Peregrino da Alvorada

A Viagem do Peregrino da Alvorada C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

Pierri 22/05/2020

Bom livro, tem um bom desenvolvimento, gostei menos do que o anterior, porém, esse tráz uma evolução na história da série, e é importante para o todo. Apresenta novos personagens, mostra uma viagem de desbravamento pelos mares do mundo de Nárnia, a bordo do navio Peregrino da Alvorada, em busca dos 7 fidalgos desaparecidos, citados no livro anterior. Tem partes engraçadas, algumas tensas e tbm um pouco tristes. No geral, é interessante, vamos para o sexto livro ver o que nos apresentará!!

Est3fani.Guim@raes 23/05/2020

Uma leitura simples e bem fluida.
A jornada das crianças e Caspian mostra aventuras engraçadas, perigosas e assustadoras. Mas sem a coragem e a determinação dos reis de Nárnia essa aventura não teria um final feliz.

Thaisa 23/05/2020

Quando Caspian necessita de ajuda na busca dos sete fidalgos que sumiram a serviço de seu tio Miraz, quem vem em seu auxílio, lá da Inglaterra, são os jovens Lucia e Edmundo Pevensie, antigos reis de Nárnia - junto com seu primo, o mesquinho e solitário Eustáquio.
A bordo do grande navio Peregrino da Alvorada, nossos já conhecidos heróis enfrentarão as mais diversas criaturas e lutarão contra seus próprios demônios durante sua viagem até o Fim do Mundo, onde se encontra o país de Aslam.
Como sempre, Lewis nos apresentará uma grande alegoria bíblica, incluindo conceitos cristãos como o batismo, os sete pecados capitais, as tentações e o paraíso. Para alguns leitores isso pode ser um atrativo, enquanto pode repelir outros.
Algo que me incomodou aqui foi a representação das mulheres: além de Lúcia, apenas uma outra mulher participa de toda a história - não apenas ela não tem nome, como é dada em casamento como um prêmio. Tolkien, amigo próximo de Lewis, faz algo semelhante em obras como O Senhor dos Anéis, e sabemos que muitas fantasias giram em torno de personagens masculinos; no entanto, não deixa de me incomodar.
Apesar disso, esta é uma trama que traz o retorno de protagonistas que aprendemos a amar ao longo das crônicas - dando grande destaque ao valente rato Ripchip - e foi, no geral, uma leitura agradavelmente confortável e que fez com que eu voltasse a me sentir seduzida pelo universo de Nárnia depois de alguns meses nessa jornada.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Brenda Santina 03/06/2020

O filme é um dos meus favoritos junto com o primeiro mas ele é completamente diferente do livro é feita outra história. Agora o livro ganhou meu coração, confesso que o segundo me deixa muito nostálgica mas esse ganhou o meu carinho também. Gosto do Eustáquio e da confusão que ele causa mesmo sendo irritante kk em toda história parece que você está dentro do Peregrino com os personagens e nas aventuras por terras distantes, me parece que este é o livro até agora em que o Aslam mais aparece.

Nadine.Silveira 10/06/2020

Crônicas de Nárnia,sempre sendo maravilhosos, uma ótima leitura,assim como O Leão ,a feiticeira e o guarda-roupa.

Oto 11/06/2020

Ah sei lá... é o livro mais lindo da saga
Depois de ter passado por tantas páginas e por ter me apaixonado tanto pelo universo de C.S. Lewis, eu pensei que não fosse dizer "esse é o meu favorito", porque todos os livros são muito bonitos, autênticos, nostálgicos. Mas "A Viagem do Peregrino da Alvorada" te emociona do começo ao fim. O sentimento humano pela descoberta, as navegações, as histórias que aconteciam em cada uma das paradas do navio e a mensagem de Aslam (principalmente a última, quando o livro chega ao fim) te faz lembrar o quão bom é toda essa saga. Você aprende muito com as analogias e acredito que teve muitas outras que, de tão profundas, nem consegui enxergar a superfície. É o meu favorito da saga (além do primeiro e o último que me emocionam muito). Vale muito a pena ler!!

Amanda 23/06/2020

O meu preferido da saga até o momento. Uma aventura bem envolvente, que mostra as mudanças e o amadurecimento dos personagens.

Yara 23/06/2020

A viagem do Peregrino da Alvorada
Livro 5 de as Crônicas de Nárnia.
A viagem acontece no mar, a bordo de um navio, as aventuras acontecem em ilhas misteriosas e a chegada ao fim do mundo.

Jao 24/06/2020

Uma aventura incrível!
Esse com toda certeza é o livro que mais amplia (até agr) o mundo de Nárnia, com uma grande aventura que acaba por mover a história inteira, porém é nas sub aventuras que vão acontecendo ao longo do livro que encantam, e fazem o leitor se apegar ainda mais a esses personagens e a esse mundo tão rico em detalhes, vale mt a leitura

folksgilmre 24/06/2020

Ouso dizer que é meu livro favorito das crônicas até agora, é uma aventura fantástica e meu amor pelos personagens só aumenta a cada livro.

Lary Nunes 14/07/2020

Navegando em Nárnia
Outras aventuras começam, e muito mais de Nárnia podemos descobrir.
As histórias que acontecem em cada uma das ilhas, tem um sentimento único da leitura.
Achei esse livro mais reflexivo e com mais frases de mais significados, o livro é incrível.

"- Está também em nosso mundo? perguntou Edmundo.
- Estou. Mas tenho outro nome. Têm de aprender a conhecer-me por esse nome. Foi por isso que os levei a Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor."

Mari Vannucci 25/07/2020

atônita
Que história maravilhosa!!!! Foi o meu preferido até agora, estou completamente apaixonada por esse universo.
Mais uma vez terminei o livro com o coração partido, não sei o que vai ser de mim quando eu acabar essa série. Já to com saudades

Naty Alves 26/08/2020

Uma aventura no mar
A viagem do peregrino da alvorada, é sem dúvida a minha crônica favorita.
Uma história recheada de ação, aventura, e magia. É sem duvida a crônica que mais se distanciou do filme, cada ilha uma descoberta. Aqui Lúcia, e Edmundo, estão mais maduros, mas continuam com a mesma coragem, e senso de justiça.

O grande destaque vai para o primo chato, e insuportável Eustáquio, um menino mimado, que vive reclamando de tudo, o mala sem alça. Porém, um personagem cheio de camadas, que se transforma no decorrer do livro. Ele rouba a cena, literalmente.

O que me deixou de fato tocada, é que com o tempo o leitor percebe, que TODOS NÓS temos um pouquinho de Eustáquio dentro de si. E ainda sim, somos capazes de mudar nossas atitudes, e nos tornar melhores.

Uma história sobre coragem.

Carol 31/08/2020

Reconfortante
Incrível como nossa cabeça se prende a imagens, relendo o livro só me lembrava do filme e a cada capítulo me surpreendia a discrepância entre a obra escrita e a audiovisual...
Peregrino da alvorada, pra mim, tem um misto entre a história de Moisés (Caspian) e de Paulo e suas viagens evangelizadoras. É lindo de ler! Mais uma vez, C.S.Lewis me encanta com sua narrativa descritiva e suas mais mirabolantes fantasias!