Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Carol 11/10/2023

Um misto de emoções
Você sente raiva, nojo, sente embrulhar o estômago e ainda assim, sente pena do homem.
A forma com a história é contanda faz até mesmo você ficar em dúvida do que realmente aconteceu (acredite se quiser). O narrado mesmo sendo tendencioso faz isso.

Adriana.Madella 06/10/2023

Compreensível terem confundindo Vladimir Nabokov sendo autor da própria história neste livro, impressionante como ele conseguiu penetrar a mente de um pedófilo, livro muito bem escrito, achei que se arrastou na segunda parte, mas valeu a pena chegar até o fim, estranhamente se tornou um dos meus preferidos, não pela história, mas pelo brilhantismo do escritor.
Carla.Floores 06/10/2023minha estante
Eu vi o filme dirigido por ninguém menos que Stanley Kubrick, impecável. Me diz, eles chegam às vias de fato no livro? Ou o cara fica só na possessão mesmo?

Adriana.Madella 06/10/2023minha estante
Assisti o filme pela direção do Adrian Lyne e achei bem fiel a ideia central, simmmm chegam às vias de fato! Mas é um livro que desperta e muito a imaginação, você sabe exatamente como aconteceu sem ler ao menos uma palavra de pornografia, por isso eu digo, foi escrito com maestria. Causa tremendo desconforto, mas o Humbert não é cínico, ele é muito honesto com sua perversidade e temos que ter muito cuidado em não sentir empatia por ele em alguns momentos e não confiar nele, pois trata-se de um narrador unilateral.

555shinemoon 04/10/2023

Um homem pedofilo destruido a vida de sua enteada.
------------------------------------------------------------------------
Logo nas primeiras paginas, percebi que o Nabokov escreve muito bem, embora seu livro seja um pouco denso e dificil de ler por conta do tema que é retratado , e que ele conheçe o personagem que ele mesmo criou muito bem, Humbert , em momento nenhum é possivel ver alguma falha na "personalidade" dele, o autor tem ciencia de que o Humbert é um monstro e de que tudo que ele fez com a Dolores é terrivel, e isso é demonstrado em diversos trechos na fala da vitima e dele proprio, entao assim, se voce acha que o Nabokov escreveu esta historia para ser um romance romantico, porque o Humbert gostava muito da Dolores e se importava com ela, voce esta completamente errada.Na minha visao, foi tudo bem colocado mesmo,só que eu gostaria um pouco mais do ponto de vista da Dolores, faria o livro ser uma obra completissima e explendida ao meu ver, ela é uma personagem bem irreal na visao do Humbert e isso faz com que o leitor conheça pouco a personagem, oque eu gostaria muito.
Planejo reler daqui alguns anos e ler mais coisas do autor.
555shinemoon 09/10/2023minha estante
Uma coisa MUITO importante que eu esqueci de escrever na minha resenha,é que por favor,respeitem a classificação indicativa desse livro (acredito que seja +17,por ai),ele é pesado mesmo,e tomem cuidado com os gatilhos!!!

Valentina208 27/09/2023

Lolita
Leitura muito difícil, li a primeira parte e larguei, só um ano depois que retomei e fui até o final. A leitura é difícil por dois motivos, o primeiro é a escrita de Nabokov, difícil e por vezes com excessivos detalhes que podem causar o cansaço do leitor e o segundo motivo é a temática do livro e a genialidade do autor em sua escrita que mostra com uma verdade desesperadora a mente do sujo e narcisista Humbert.

Whygeh 27/09/2023

Sentimentos
Foi uma leitura tão complicada pra mim, sinto como se estivesse lendo-o a três anos consecutivos e, que após muito esforço, consegui finaliza-lo. Senti muitas coisas ao decorrer dessa jornada, nada incluía sentimentos bons, eram mais como angustia, raiva, repulsa, entre outros, todos ao extremo.

Midi.Gomes 22/09/2023

Lô! Lola! Dolly! Dolores! Lolita!
Uma escrita rebuscada, muitas vezes poética e outras tantas até incompreensível, para mim.

Uma mente escrava de suas obsessões.
Lolita é o único pensamento de H.H. e senão fosse a habilidade de escrita impecável de Nabokov, a história não seria só incomoda, triste e meio tediosa. Seria insuportável!

Não entendo como transformaram essa história na ideia de "garotas jovens dando em cima de coroas", simplesmente não entendo. Mas esse é nosso mundo: cheios de pessoas de almas doentes e mentes obscuras.

"Eu seria um hipócrita se dissesse - e o leitor um tolo se acreditasse - que o choque de perder Lolita me havia curado da pedofilia.  Minha maldita natureza não podia mudar, por mais que mudasse meu amor por Lô."

Ranitta 22/09/2023

Leitura extremamente difícil
Uma leitura que com certeza, pela temática, eu não recomendaria.
Para mim foi uma leitura muito penosa e demorada. A escrita é confusa em alguns momentos. Definitivamente uma leitura que se prolongou por tempo demais, da qual eu não gostei.

Mari.Vasconcelos 22/09/2023

Esse livro me disse com todas as letras, e em pelo menos três idiomas que eu não sei ler.
Apesar de ser um clássico, um livro polêmico, de já ter tido várias adaptações para cinema, eu nunca tive interesse por conhecer a história, essa edição estava na minha estante já havia alguns anos maturando, infelizmente não ficou tempo suficiente. Independente de ser um conteúdo demasiado sensível, que por si só merecia mais aprofundamento, pus-me o tempo inteiro com a água nos pés, não consegui entrar, quiçá, mergulhar.
Me mantive imparcial aos personagens, eu sei que minha balança deveria pender para o lado da Lolita,(apesar de algo ter se rasgado em mim por causa de todas as "Dolores") ou que pelo menos, tivesse ficado minimamente seduzida pelo charme e a versão tão articuladamente contada pelo tal Humbert Humbert, mas NADA, NADA, NADA ... nem amor, nem ódio, nem empatia, nada... A única personagem que senti algo real foi pela sra. Haze. Muito visceral mesmo, um asco imenso! Gostaria que ela tivesse ficado mais tempo na história, não achei suficientemente justo o enredo que Nabokov lhe deu.
E por falar no autor, ele talvez seja o único nesse livro que merece meu respeito e o meu medo.

P. S. Nunca mais chego perto de um livro dele antes de fazer uma faculdade de Nabokovologia

eliquem 19/09/2023

Enfim consegui concluir essa leitura, numa segunda tentativa, sete anos depois da primeira. O livro é muito bem escrito e os personagens muito bem construídos, entendo quem põe à prova o caráter do autor, mas sua nota no final é esclarecedora. O que não entendo é quem enxerga romance (romântico) na relação entre Humbert e Lolita. Humbert, além de arrogante, hipócrita, manipulador e imensamente patético, é um repugnante pedófilo. A discussão ?ain mas ele foi seduzido? é, infelizmente, ainda vigente hoje, e é bom lembrar que crianças não têm responsabilidade por seus abusos. Descrições excessivas e maçantes fazem consistentemente parte da personalidade de Humbert. Às vezes, palavras com um quê de beleza escapam, logo destruído por referências a ?ninfetas?, alguma coisa ?nínfica? e por aí vai. Bom, sua dualidade foi posta.

Reginaldo Pereira 14/09/2023

Uma bela história; um baita livro!
Lolita. Este é o título do livro. A primeira palavra da história. A última palavra, que encerra o drama. E praticamente TUDO na vida do protagonista. Mas, nem de longe, é o que mais importa nesta grandiosa obra!

Não preciso escrever nesta resenha do que se trata este livro, pois de maneira geral, a polêmica ao seu redor já fez esse papel. Por isso acho que a obra merece mais do que um curto comentário ou resumo, merece algo do tipo: esqueça os preconceitos, esqueça os dogmas que a sociedade nos impõe, deixe de lado supostos valores intocáveis, esforce-se para abrir seus pensamentos! Faça isso, e a obra de Nabokov vai se revelar como algo incrível, tocante, inesquecível, tudo, TUDO o que esperamos de um grande livro.

Nabokov consegue, como poucos, adentrar a fundo na alma de seus personagens, e faz isso com seu protagonista Humbert Humbert de maneira a desvendar todos os seus sentimentos (amor, desejo, obsessão, revolta, loucura), ao mesmo tempo em que desperta outros vários sentimentos em nós mesmos em cada capítulo encerrado. E aliado a isso, a escrita que ?dialoga? com o leitor, torna o saborear das páginas ainda mais irresistível!

Este foi meu segundo Nabokov (antes já me encantei com ?Ada ou ardor?, na minha opinião maior até que ?Lolita?) e quanto mais tenho contato com ele, mais o admiro. Sua escrita é inteligente, delicada, e ao mesmo tempo dura e tocante. E justamente por essa razão, quero terminar esse breve comentário da mesma forma que o fiz com ?Ada?: obrigado, Nabokov! De novo, muito obrigado!!!!
Ju 15/09/2023minha estante
Adoro suas resenhas, sempre me dá uma vontade absurda de ler o livro! Engraçado que ontem eu estava conversando com uma amiga sobre ele mesmo, e agora, quero ainda mais começar essa leitura. Muito bom ??

Reginaldo Pereira 15/09/2023minha estante
Jú, obrigado!!!
Você vai se encantar por Nabokov!!!!

Elizabeth.Marinho 14/09/2023

Livro pesado, nojento. Não recomendo. Mas é bem escrito. Mostra a visão perversa de um abusador. Leitura difícil

hlvrcralc 14/09/2023

A mente de um pedófilo (e uma escrita péssima)
O livro inteiro é extremamente detalhista e muitas vezes isso o torna maçante, pois é repleto de descrições desnecessárias.
a linguagem é levemente complicada, apesar ser considerada bonita por alguns (a elegância de suas palavras suaviza as atrocidades). achei uma leitura bastante cansativa, até mesmo pelas inúmeras frases em francês sem tradução, que estiveram presentes do início ao fim do livro. terminei por obrigação, então, no geral, não foi uma boa experiência.

para uma análise psicanalista sobre esse tipo de comportamento, é uma boa ferramenta, até por que é possível enxergar diagnósticos no H. H., alguns momentos de mecanismos de defesa (até mesmo por si próprio, sempre tentando justificar o próprio prazer com outras culturas e partes do mundo, tentando tornar sua condição aceitável). inclusive, muitas vezes, ele mesmo chega a se autoanalisar, relatando sonhos metafóricos (como quando Dolores aparece como Valeria ou Charlotte) e se questionando sobre a origem desse prazer: se é algo inato ou advindo do trauma com a perda do primeiro amor. próximo ao final, podemos sentir até mesmo pena ou compaixão da situação crítica em que ele chega. mas eu, ao longo da leitura, particularmente, não consegui me conectar com ele.

é notório que o H. H. tem noção da própria condição, a grande questão nesse livro não é nem um pouco escondida. ele busca pela satisfação por meio de formas ?menos inaceitáveis? e nocivas para as outras pessoas, apesar de ter, sim, chegado ao ponto de dopar a esposa e a própria Dolores para conquistá-la. é nítido que ele não gostaria de provocar mal à Dolores, mas a todo momento se mostra extremamente manipulador e obcecado cada vez mais, idealizando, planejando e manipulando ações para o próprio deleite. ao longo do tempo, ele se mostra cada vez mais cruel, chegando até mesmo a cogitar a ideia de ter uma filha com a Dolores para que ele passe a abusar dela quando fizer 8 anos (e neta, posteriormente). é justamente essa obsessão alimentada cada vez mais que o leva à julgamento (que o leitor pode pensar, inicialmente, ser pelo que ele fez com Dolores, mas não). gradualmente, ele se mostra cada vez mais definhado na própria obsessão. H. H. chega ao ponto de cometer um homicídio, e o livro inteiro é uma carta em que ele relata todas as circunstâncias que o fizeram chegar até ali, o que nos levanta questões sobre quem ele assassinou durante a leitura.

como já vi comentado antes, o H. H. não é nem um pouco confiável. em diversos momentos, a realidade se confunde com as próprias ilusões e desejos dele. confesso que foi um pouco difícil separar as duas coisas em alguns momentos, já que a realidade é descrita do ponto de vista dele, que muitas vezes contém delírios, alucinações e frutos do alcoolismo. o H. H. chega a acusar infidelidade da Dolores, acreditando que eles realmente têm um relacionamento. ele descreve sedução por parte dela quando evidentemente ela está se comportando como uma criança inocente sem culpa de absolutamente nada que lhe ocorre. conseguimos captar sua inocência por que ela é descrita pelo Humbert, mas como algo pelo qual ele se atrai. segundo H. H., Dolores que investiu sexualmente primeiro, Dolores que ameaça entregar às autoridades, Dolores que teima, insiste e seduz, Dolores é uma criança má e tudo que ele lhe fez e deu foi por amor. ao leitor analítico, a dissimulação é nítida. abuso, privação de liberdade, ciúme doentio. são muitas questões que esse livro levanta.

Dolores é uma criança que perde a mãe, última família que lhe restava, passa a sofrer abusos e chantagens por parte do H. H. e tudo que ela vive nesse tempo faz com que ela perca a infância, relatando até mesmo experiências consequentes da sexualização precoce com outras crianças por conta dos abusos.

após o posfácio, essa edição tem uma ótima análise por Martin Amis. vale a pena ler a resenha dele e se permitir enxergar outros pontos de vista, como o narcisismo do H. H. e o sadismo (comparando a violência física às ex esposas com os diversos tipos de abusos à Dolores).

a verdade é que essa história precisa ser lida com olhar crítico analítico, não romantizado, e pede por uma versão protagonizada pela Dolores (e que essa tenha uma escrita bem melhor).

edit: assisti o filme de 97 e oq eu tenho a dizer é que ele é relativamente completo e fiel ao livro, e isso significa ser fiel à visão do Humbert, o que torna a história extremamente romantizada e trata o Humbert como um coitado. de fato, colocaram uma atriz bem mais velha e desenvolvida no papel de Lolita. achei que no início, as relações foram bem mal construídas e as coisas acabaram avançando rápido demais, claro, sempre bem menos detalhado do que no livro.

Carla.Vasconcelos 13/09/2023

Persistir na leitura apenas devido a "fama da obra". Tema polêmico narrado de forma direta e que pode gerar gatilhos sim. Terminei a leitura apenas com a sensação de "dever cumprido". Com todo o respeito, não é isso que eu espero numa experiência de leitura...

@daafcampioto 13/09/2023

Livro - 57
Graças aos dias e mais dias sem acesso ao Skoob terminei o livro e não registrei, e pior, perdi meu histórico de leitura ?

Comecei a ler esse livro por indicação, e eu gostei, mas ao mesmo tempo ele me dava uma sensação de angústia a cada página virada que não sei descrever.

Eu já li dark romance muito mais pesado que isso mas que não interferia em nada na minha vida, mas Lolita nós abre os olhos para o tanto de predador que existe no mundo e que justificam suas ações de formas tão convincentes que mesmo por um segundo tu acha que o errado é você.