Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Caio.Silas 04/11/2023

O rei está nu!
Estranho é também que os leitores se façam de cínicos em relação à leitura. Não digo assim querendo invocar o menor moralismo, muito pelo contrário. Todo mundo sabe que situações assim existem e que são recorrentes, e não vou fazer aqui juízos de valor moral em se tratando de uma obra ficcional. O meu ponto é que não me surpreendo com qualquer grandeza ou território inexplorado nessa leitura. Atração sexual é fisiológica e, embora em quantidade menor, sempre houve quem se sentisse atraído por meninos e meninas pré-púberes. A psicologia deve definir como um distúrbio, criminoso aliás, mas estou certo de que não haja 10% dos floreios aplicados por Nabokov nessa pulsão, floreios esses tão forçados que soam incômodos - não por tentar adornar uma prática obscena e proibida, mas porque soam exagerados em sua irrealidade.

Também não me impacta a "malícia" sexual de uma criança. Acho que as pessoas lutaram para se esquecer de que um pouco antes da puberdade a noção de atração e de prazer já se vai construindo. Quantas vezes durante a minha infância eu ouvi meus amigos entre 8 e 12 anos falarem as maiores obscenidades sexuais. Quantas vezes eu não ouvi minhas coleguinhas dizerem gostar de algum menininho e querer namorar com ele.

São resquícios de nossa fisiologia que se vão formando, mas que as crianças ainda mal compreendem e que lhes devem, acima de tudo pela família, ser esclarecidos e instruídos, de modo a que não se realizem de maneira precoce e indevida.

Entretanto, o que se vê aqui é uma narrativa que se pretende realista e que se perde na apologia ridícula de uma condição deplorável. Não se encontra aqui o drama de um homem que carrega uma veleidade, mas o esforço de um sujeito por romantizá-la com uma retórica pomposa e muito chata; não se encontra aqui personagens marcantes, a ex-mulher de Humbert é uma caricatura deplorável, seu amante também, a mãe de Lolita idem. Se comparo as personagens de um romancista como Tolstói (a quem Nabokov mais admirava) às de Lolita sinto vergonha. Finalmente, a narrativa soa confusa e prolixa para qualquer que leia o texto sem o filtro das ideias pré-concebidas.

É preciso recorrer novamente àquela velha metáfora da nudez do rei, porque aqui ela se aplica muito bem. Em todo caso, quem sou eu para apequenar Nabokov? Ele continuará sendo ícone, e a sua "obra-prima", exaltada, até mesmo por aqueles que jamais a leram.

Maah 03/11/2023minha estante
nossa eu to exatamente assim, todo mundo da escola perguntando sobre e eu n sei oq falar

Staler 03/11/2023minha estante
Cuidado com as palavras

Staler 05/11/2023minha estante
P. S.: Descanse em paz, Lolita Rodrigues

Dudinha 02/11/2023

Odiei, nota máxima
Simplesmente fantástico!

Fiquei instigada do início ao fim com essa leitura. Senti muita repulsa e também fiquei muito desconfiada o tempo todo.
Como a narração é feita só pelo Humbert, não temos como saber se tudo realmente aconteceu como ele conta. Será que Lolita realmente era do jeito que ele descreveu? Será que ele mentiu sobre tudo, sobre algumas coisas ou sobre nada?
Fiquei pensando nisso, principalmente em alguns momentos em que a Lolita fazia certos comentários.
Enfim, eu não imaginava que o livro era tão bom e que eu ficaria tão fascinada pela escrita. Realmente não é um livro pra qualquer um, é de embrulhar o estômago, mas vale a pena.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 30/10/2023minha estante
Esse livro é ânsia atrás de ânsia. Mas o toque de ironia que o Vladimir trouxe no plot do livro. Ainda com o que aconteceu com a Lolita, o Humbert não foi capaz de enxergar que fez algo tão monstruoso quanto. Li uma vez para nunca mais

Caroline Vital 29/10/2023

Lido em 2018
Livro sensacional, um dos melhores que já li na vida. Apesar de bizarro, é lindamente escrito. Incrível. Se for ler, deve se preparar. Afinal, é um diário de um pedófilo.

Fairy Dream 28/10/2023

Se você considera esse livro uma história de amor...
...por favor repense seus conceitos.
Agora, a nível de narrativa, é um livro excelente. Claro que recomendo cautela porque pode ser um gatilho para muita gente, mas não é uma experiência desprezível. A forma que Nabokov narra a obsessão de H.H. por Dolores e a jornada dos dois é instigante e prende a atenção. Eu me vi ávida virando páginas e mais páginas para saber o desfecho da história, confortável de minha posição de julgadora de Humbert (e ah, como julguei esse desgraçado).

analeticia 27/10/2023

ISSO NÃO É UMA HISTÓRIA DE AMOR
Terminei ontem e ainda sigo pensando sobre essa história e tudo que senti durante algumas partes específicas. não sei dizer se é genial, doentio ou idiota, mas definitivamente é uma história que vai ficar comigo pra sempre.
Staler 31/10/2023minha estante
Provavelmente é os três

marifdam 25/10/2023

Polêmico
A romantização que o Humbert tem da relação é bizarra... Ele percebe que aquilo não é certo e ainda sim continua, e ele mesmo não suporta as manias adolescente da Dolores, trata ela como um mero troféu.

Jeferson.Alcantara 25/10/2023

Desconfortável
Muito bem escrito, mas...
Não passa de ser uma narração da visão de uma pessoa pedófila, na tentativa de passar seu ponto de vista que, para ele, seria um sentimento genuíno e sem maldade. Livro que não me agregou em nada e foi maçante finalizá-lo.

Renata Martins 25/10/2023

Só terminei pq não gosto de abandonar...
Foram 4 meses pra terminar... que livro difícil de ler!!! Um pedófilo com problemas mentais escreve um livro contando sua história "de amor" por Lolita, uma menina de 12/13 anos, enquanto está preso (o porquê dele estar preso a gente só vai saber lendo todo o livro).

Bregenski 25/10/2023

Li pela primeira vez aos 12 e reli aos 18, amei na época e continuo amando mas com noções completamente diferentes. Não é o tipo de leitura pra te fazer gostar, é pra te fazer pensar e criticar.

thotminaj 23/10/2023

Lolita, luz da minha vida.
Não é uma leitura fluída, o começo é lento e angustiante, demora até o leitornse interessar. no começo dei 3,0 estrelas pra esse livro, mas ja faz dois meses que li e ainda penso sobre constantemente. a leitura foi boa porque li já avisada que não se tratava de um narrador confiável, gosto de como nabokov bota detalhes na perversão do humbert, tem que ser cego pra não ver como esse homem é ardiloso. o sofrimento da dolores podia ser mais explorado, sinto que poderia ser mais explícito. gosto da trama, dos acontecimentos, e do fim. uma obra de arte, a fala de abertura é um dos maiores picos literários existentes.

Cocotinha 20/10/2023

É como transformar o vômito em flores
Primeiro, sobre a escrita, que é uma das coisas mais belas que já li, é tão rica e tão poética, que leva você a ser enfeitiçada e manipulada pelo pior dos humanos possíveis. Eu realmente não sei descrever a habilidade de Nabokov com as palavras, é como se ele dominava a língua a seu belo prazer, inesquecível.
Sobre o H. H., simplesmente um dos personagens mais nojentos e perverso dos livros. Manipulador, inteligente, consciente e completamente cínico. Ele te induz a acreditar nele, porém você não pode ser um leitor burro e ser levado por ele, tem que entender entre as palavras e frases de amor o quão desprezível ele é, e nunca esquecer que ele é o narrador, e que a perspectiva dele é de um maníaco.
Sobre a Dolores, e não a lolita, pois você irá acompanhar como a vida dela foi distruida completamente a ponto de ela ter fugido do modo que deu. Ela era apenas uma garota órfã que deu o azar de estar em estado de vulnerabilidade no momento em que o Humbert surgiu. Você consegue acompanhar no livro, apesar da narrativa de pobre coitado, que ela estava em profundo sofrimento e que ela foi abusada de diversas maneiras por vários adultos que deviam prezar pela sua vida, não pode nem visitar o túmulo da mãe.
Muitas pessoas não gostam desse livro pelo tema ou por não entender a ideia, porém, a arte não é só bela, ela também deve incomodar para que tenhamos noção dos problemas da nossa sociedade, e que não devemos romantizar uma história que nem é sobre amor, e sim sobre como a vida de uma criança foi destruída.
Layla113 25/10/2023minha estante
faço das suas palavras as minhas, acho esse livro fantástico e é muito difícil encontrar pessoas que partilhem da mesma opinião.

Leticiasoaresu 13/10/2023

Que bom que li mas não leria novamente
Não me prendeu tanto quanto achei que prenderia. Algumas partes foram lentas demais. Gostei da primeira metade e dos últimos 10%. Depois de ler "Uma vida pequena" e "Minha sombria Vanessa", não achei Lolita tão impactante.
Talvez eu não seja lá uma leitura tão culta, pois pra mim a escrita em algumas partes foi rebuscada e de difícil compreensão.
O melhor certamente é ter contato com a genialidade de Nabokov ao retratar tão bem a mente de um pedófilo, é surpreendente.
Fico feliz por ter finalmente lido e triste por não ter tido uma experiência tão boa quanto imaginei.