Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Renata Martins 25/10/2023

Só terminei pq não gosto de abandonar...
Foram 4 meses pra terminar... que livro difícil de ler!!! Um pedófilo com problemas mentais escreve um livro contando sua história "de amor" por Lolita, uma menina de 12/13 anos, enquanto está preso (o porquê dele estar preso a gente só vai saber lendo todo o livro).

Bregenski 25/10/2023

Li pela primeira vez aos 12 e reli aos 18, amei na época e continuo amando mas com noções completamente diferentes. Não é o tipo de leitura pra te fazer gostar, é pra te fazer pensar e criticar.

thotminaj 23/10/2023

Lolita, luz da minha vida.
Não é uma leitura fluída, o começo é lento e angustiante, demora até o leitornse interessar. no começo dei 3,0 estrelas pra esse livro, mas ja faz dois meses que li e ainda penso sobre constantemente. a leitura foi boa porque li já avisada que não se tratava de um narrador confiável, gosto de como nabokov bota detalhes na perversão do humbert, tem que ser cego pra não ver como esse homem é ardiloso. o sofrimento da dolores podia ser mais explorado, sinto que poderia ser mais explícito. gosto da trama, dos acontecimentos, e do fim. uma obra de arte, a fala de abertura é um dos maiores picos literários existentes.

Cocotinha 20/10/2023

É como transformar o vômito em flores
Primeiro, sobre a escrita, que é uma das coisas mais belas que já li, é tão rica e tão poética, que leva você a ser enfeitiçada e manipulada pelo pior dos humanos possíveis. Eu realmente não sei descrever a habilidade de Nabokov com as palavras, é como se ele dominava a língua a seu belo prazer, inesquecível.
Sobre o H. H., simplesmente um dos personagens mais nojentos e perverso dos livros. Manipulador, inteligente, consciente e completamente cínico. Ele te induz a acreditar nele, porém você não pode ser um leitor burro e ser levado por ele, tem que entender entre as palavras e frases de amor o quão desprezível ele é, e nunca esquecer que ele é o narrador, e que a perspectiva dele é de um maníaco.
Sobre a Dolores, e não a lolita, pois você irá acompanhar como a vida dela foi distruida completamente a ponto de ela ter fugido do modo que deu. Ela era apenas uma garota órfã que deu o azar de estar em estado de vulnerabilidade no momento em que o Humbert surgiu. Você consegue acompanhar no livro, apesar da narrativa de pobre coitado, que ela estava em profundo sofrimento e que ela foi abusada de diversas maneiras por vários adultos que deviam prezar pela sua vida, não pode nem visitar o túmulo da mãe.
Muitas pessoas não gostam desse livro pelo tema ou por não entender a ideia, porém, a arte não é só bela, ela também deve incomodar para que tenhamos noção dos problemas da nossa sociedade, e que não devemos romantizar uma história que nem é sobre amor, e sim sobre como a vida de uma criança foi destruída.
Layla113 25/10/2023minha estante
faço das suas palavras as minhas, acho esse livro fantástico e é muito difícil encontrar pessoas que partilhem da mesma opinião.

Leticiasoaresu 13/10/2023

Que bom que li mas não leria novamente
Não me prendeu tanto quanto achei que prenderia. Algumas partes foram lentas demais. Gostei da primeira metade e dos últimos 10%. Depois de ler "Uma vida pequena" e "Minha sombria Vanessa", não achei Lolita tão impactante.
Talvez eu não seja lá uma leitura tão culta, pois pra mim a escrita em algumas partes foi rebuscada e de difícil compreensão.
O melhor certamente é ter contato com a genialidade de Nabokov ao retratar tão bem a mente de um pedófilo, é surpreendente.
Fico feliz por ter finalmente lido e triste por não ter tido uma experiência tão boa quanto imaginei.

Carol 11/10/2023

Um misto de emoções
Você sente raiva, nojo, sente embrulhar o estômago e ainda assim, sente pena do homem.
A forma com a história é contanda faz até mesmo você ficar em dúvida do que realmente aconteceu (acredite se quiser). O narrado mesmo sendo tendencioso faz isso.

Adriana.Madella 06/10/2023

Compreensível terem confundindo Vladimir Nabokov sendo autor da própria história neste livro, impressionante como ele conseguiu penetrar a mente de um pedófilo, livro muito bem escrito, achei que se arrastou na segunda parte, mas valeu a pena chegar até o fim, estranhamente se tornou um dos meus preferidos, não pela história, mas pelo brilhantismo do escritor.
Carla.Floores 06/10/2023minha estante
Eu vi o filme dirigido por ninguém menos que Stanley Kubrick, impecável. Me diz, eles chegam às vias de fato no livro? Ou o cara fica só na possessão mesmo?

Adriana.Madella 06/10/2023minha estante
Assisti o filme pela direção do Adrian Lyne e achei bem fiel a ideia central, simmmm chegam às vias de fato! Mas é um livro que desperta e muito a imaginação, você sabe exatamente como aconteceu sem ler ao menos uma palavra de pornografia, por isso eu digo, foi escrito com maestria. Causa tremendo desconforto, mas o Humbert não é cínico, ele é muito honesto com sua perversidade e temos que ter muito cuidado em não sentir empatia por ele em alguns momentos e não confiar nele, pois trata-se de um narrador unilateral.

555shinemoon 04/10/2023

Um homem pedofilo destruido a vida de sua enteada.
------------------------------------------------------------------------
Logo nas primeiras paginas, percebi que o Nabokov escreve muito bem, embora seu livro seja um pouco denso e dificil de ler por conta do tema que é retratado , e que ele conheçe o personagem que ele mesmo criou muito bem, Humbert , em momento nenhum é possivel ver alguma falha na "personalidade" dele, o autor tem ciencia de que o Humbert é um monstro e de que tudo que ele fez com a Dolores é terrivel, e isso é demonstrado em diversos trechos na fala da vitima e dele proprio, entao assim, se voce acha que o Nabokov escreveu esta historia para ser um romance romantico, porque o Humbert gostava muito da Dolores e se importava com ela, voce esta completamente errada.Na minha visao, foi tudo bem colocado mesmo,só que eu gostaria um pouco mais do ponto de vista da Dolores, faria o livro ser uma obra completissima e explendida ao meu ver, ela é uma personagem bem irreal na visao do Humbert e isso faz com que o leitor conheça pouco a personagem, oque eu gostaria muito.
Planejo reler daqui alguns anos e ler mais coisas do autor.
555shinemoon 09/10/2023minha estante
Uma coisa MUITO importante que eu esqueci de escrever na minha resenha,é que por favor,respeitem a classificação indicativa desse livro (acredito que seja +17,por ai),ele é pesado mesmo,e tomem cuidado com os gatilhos!!!

Valentina208 27/09/2023

Lolita
Leitura muito difícil, li a primeira parte e larguei, só um ano depois que retomei e fui até o final. A leitura é difícil por dois motivos, o primeiro é a escrita de Nabokov, difícil e por vezes com excessivos detalhes que podem causar o cansaço do leitor e o segundo motivo é a temática do livro e a genialidade do autor em sua escrita que mostra com uma verdade desesperadora a mente do sujo e narcisista Humbert.

Whygeh 27/09/2023

Sentimentos
Foi uma leitura tão complicada pra mim, sinto como se estivesse lendo-o a três anos consecutivos e, que após muito esforço, consegui finaliza-lo. Senti muitas coisas ao decorrer dessa jornada, nada incluía sentimentos bons, eram mais como angustia, raiva, repulsa, entre outros, todos ao extremo.

Midi.Gomes 22/09/2023

Lô! Lola! Dolly! Dolores! Lolita!
Uma escrita rebuscada, muitas vezes poética e outras tantas até incompreensível, para mim.

Uma mente escrava de suas obsessões.
Lolita é o único pensamento de H.H. e senão fosse a habilidade de escrita impecável de Nabokov, a história não seria só incomoda, triste e meio tediosa. Seria insuportável!

Não entendo como transformaram essa história na ideia de "garotas jovens dando em cima de coroas", simplesmente não entendo. Mas esse é nosso mundo: cheios de pessoas de almas doentes e mentes obscuras.

"Eu seria um hipócrita se dissesse - e o leitor um tolo se acreditasse - que o choque de perder Lolita me havia curado da pedofilia.  Minha maldita natureza não podia mudar, por mais que mudasse meu amor por Lô."

Ranitta 22/09/2023

Leitura extremamente difícil
Uma leitura que com certeza, pela temática, eu não recomendaria.
Para mim foi uma leitura muito penosa e demorada. A escrita é confusa em alguns momentos. Definitivamente uma leitura que se prolongou por tempo demais, da qual eu não gostei.

Mari.Vasconcelos 22/09/2023

Esse livro me disse com todas as letras, e em pelo menos três idiomas que eu não sei ler.
Apesar de ser um clássico, um livro polêmico, de já ter tido várias adaptações para cinema, eu nunca tive interesse por conhecer a história, essa edição estava na minha estante já havia alguns anos maturando, infelizmente não ficou tempo suficiente. Independente de ser um conteúdo demasiado sensível, que por si só merecia mais aprofundamento, pus-me o tempo inteiro com a água nos pés, não consegui entrar, quiçá, mergulhar.
Me mantive imparcial aos personagens, eu sei que minha balança deveria pender para o lado da Lolita,(apesar de algo ter se rasgado em mim por causa de todas as "Dolores") ou que pelo menos, tivesse ficado minimamente seduzida pelo charme e a versão tão articuladamente contada pelo tal Humbert Humbert, mas NADA, NADA, NADA ... nem amor, nem ódio, nem empatia, nada... A única personagem que senti algo real foi pela sra. Haze. Muito visceral mesmo, um asco imenso! Gostaria que ela tivesse ficado mais tempo na história, não achei suficientemente justo o enredo que Nabokov lhe deu.
E por falar no autor, ele talvez seja o único nesse livro que merece meu respeito e o meu medo.

P. S. Nunca mais chego perto de um livro dele antes de fazer uma faculdade de Nabokovologia