Lolita

Lolita Vladimir Nabokov




Resenhas - Lolita


1723 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Nicole779 05/03/2024

Leitura reflexiva e doentia
Após ler lolita reconheci o porque de ter se tornado uma obra tão popular e realmente,é um livro muito fascinante,apesar de em alguns momentos ser cansativo.
Cada página que fui virando e adentrando cada vez mais na mente doentia do protagonista foi se tornando algo que eu descreveria como agonizante e muitas vezes "perturbador".

O personagem em si é um monstro, e acredito eu que ele talvez tivesse algum problema grave na cabeça ou psicológico junto com o fator da maldade óbviamente,para ter tais pensamentos obssesivos e ter cometidos tais atos tão cruéis e que infelizmente são muito recorrentes em nossa sociedade.

Lolita tem um estilo de escrita muito bonito inclusive,achei poético.
comentários(0)comente



Milly 03/03/2024

Lolita
A história é a visão de um pedófilo e a seus pensamentos em relação as chamadas "ninfetas" , me deu um repúdio gigantesco, a história é interessante, mas não é um livro que eu leria novamente
comentários(0)comente



Bea Duarte 03/03/2024

O livro em si é bom, tanto na escrita, como na história, mas esse livro NÃO É UM ROMANCE!
O livro inteiro se passa na visão de um homem adulto pertubado, então é obvio que a forma como o autor apresenta o livro é inteiramente no ponto de vista do PERSONAGEM.
Não, o livro não romantiza a pedofilia, abuso e estupro, o livro é justamente uma crítica voltada a esse tipo de comportamento. As pessoas que o lêem e que são doentias o suficiente para romantizar a história de Humbert e Lolita, o que só mostra a baixa interpretação de quem leu e não entendeu a complexidade do livro. ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



MinnieYuni 29/02/2024

Terrível e exaustivo
Não me entendam mal, o título é unicamente um resumo do que mais senti durante essa leitura!

Nabokov prova muitíssimo bem porque está no topo dos autores clássicos russos, mas Humbert mostra também o quão injusto um leitor pode ser.

A história é horripilante para qualquer ser humano moralmente estável, é insuportável para qualquer leitor medíocre (o que eu me considero, inclusive) e ainda assim viciante para qualquer pessoa curiosa ou vingativa.

Pessoalmente foi quase impossível desvencilhar autor de narrador, de não desejar a morte para H.H e acima de tudo abandonar essa leitura a cada parágrafo que levava atos nojentos para lugares de ternura ou descreviam infinitamente tudo de mais tedioso que existe no cotidiano norte-americano.

Porém, depois de 312 páginas e as notas do autor, consegui enxergar minimamente as qualidades de "Lolita", de Nabokov e de usar um tema tão sórdido como pano de fundo para um romance.
comentários(0)comente



DeaGomes 29/02/2024

Que livro FASCINANTE!
O livro é narrado por um pedófilo, estuprador, um homem desprezível, mas extremamente inteligente, sedutor e irônico (sim, há um toque de humor, e a gente, muitas vezes, se pega rindo dos absurdos do narrador).

Quebrei o preconceito que tinha dessa obra. Apesar do tema pesado e abjeto, e da gente querer ver esse homem na lata do lixo, o livro é MUITO BEM ESCRITO! Eu diria que é um dos livros mais bem escritos da literatura universal que já li até hoje.
comentários(0)comente



zezinhaaa 29/02/2024

"Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne."
O que dizer de Lolita? além de ser uma tremenda obra, um clássico, um livro espetacular, é também preciso ter estômago.
é nojento estar na mente de Humbert Humbert, um personagem tão completo e complexo que chega a ser assustador. é um livro extraordinário, cheio de analogias e linguagem praticamente poética, Humbert tenta que com que consigamos entender seu lado, e é por isso que deve-se ser forte para ler as atrocidades que se passam em sua mente.
apesar de ótimo, não dou 5 estrelas porque muitas vezes achei um pouco cansativo, mas nada que faça do livro ser ruim.

"Estou pensando em auroques e anjos, no segredo dos pigmentos duráveis, nos sonetos proféticos, no refúgio da arte. E essa é a única imortalidade que você e eu podemos compartilhar, minha Lolita."
comentários(0)comente



2ghpsts 29/02/2024

Lolita
Terminei essa bomba ontem e só queria dizer que me arrependo muito de ter começado a ler esse livro. a escrita é super cansativa, nao consegui entender nada, além dessa história ser nojenta. enfim, odiei cada segundo lendo esse livro, ainda bem q acabou ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cheirinhodelivro 28/02/2024

Pior livro que já li na minha vida
Não me venham com esse papo furado de que eu tinha que entender nas estrelinhas, que tinha uma filosofia e que a escrita é muito boa pois não achei NADA DISSO! O livro é péssimo, história péssima, o protagonista é um monstro m4niaco que destruiu a infância de uma criança que nem tinha muitos rumos na vida, pois recebia uma péssima educação, desde sempre já era uma sobrevivente. A obsessão de Humbert por uma menina de 12 anos foi muito cruel, o modo como ele manipulava Lo foi horrível, mas também, o que se esperar de um ped0filo? Pois é isso que o livro narra, pensamentos grotescos e VITIMIZADOS de um maluco que tenta te convencer com palavras ludibriosas e detalhando paisagens e coisas totalmente irrelevantes pra te tirar do foco. E ainda tinha a audácia de colocar a culpa de seu distúrbio nas meninas. Simplesmente nojento. E não, não entendi errado. Esse livro não tem nenhuma lição moral, se tivesse não precisaria de um posfácio com outra pessoa explicando o que vc deveria entender sobre vários trechos do livro. Não recomendo pra ninguém além de mães e pais que tenham muito amor e zelo por seus filhos pra saberem quando o mal espreita e não permitirem que qualquer maluco se aproximem de seus tesouros.
belldor_ 10/03/2024minha estante
Te aconselho a ler outras obras do Nabokov, buscar por resenhas do livro e pesquisar sobre as referências dele. A obra não se resume a narrativa de pedofilia, Lolita é como um quebra-cabeça, possuí diversas camadas




Lisa 27/02/2024

Doentio e perturbador
Humbert Humbert é o pseudônimo de um intelectual francês de 37 anos - professor de literatura - que é descrito como controlador, obsessivo, manipulador, egocêntrico e sarcástico.
É ele que escreve o livro no
intuito de contar as suas memórias e dar a sua versão dos fatos e da paixão fulminante despertada por uma menina de 12 anos.
O livro se torna até assustador pois ele envolve o leitor em suas palavras poéticas de romance e esquecemos que ela é uma criança.
Leitura cansativa e massante.


"Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha alma, meu pecado. Lo-li-ta: a ponta da língua toca em três pontos consecutivos do palato para encostar, no três, nos dentes"
comentários(0)comente



karla.jamily 26/02/2024

?Mas em meus braços ela sempre foi Lolita?.
Extremamente angustiante e um dos livros mais absurdos que li. Contudo, extremamente bom e viciante. Tenho até medo de como fazer uma resenha mais humanizada depois dessa obra.

Foi um livro inteiro escrito sob a narração de um personagem pedófilo e acho que não precisa de outras características para indicar o quanto ele é nojento.

Lolita é sobre o manipulador Humbert Humbert e sua obsessão por Dolores, nome real de Lolita que é apenas parte de sua imaginação fetichista. É uma estória sobre um pedófilo e sua vítima que não deve nunca ser romantizada!
comentários(0)comente



Jessica.Laviere 24/02/2024

Nunca li nada parecido!
Embora indigesto, é praticamente impossível não se render a narrativa do Nabokov.
O tema do livro não é nada tranquilo, e vc passa por descrições muito difíceis e angustiantes, mas a forma como Dolly, Humbert Humbert e os personagens secundários são abordados na trama te prendem.
Ao iniciar eu tinha uma vaga ideia de como a história seria conduzida, muito se deve ao filme que assisti a muito tempo atrás onde a Lolita era super sexualizada, já no livro a abordagem mostra ela como uma presa nas mãos do H H, mesmo ele dizendo que ela o seduzia, fica claro em várias partes o tormento de Dolly e quão maquiavélico HH era, embora à todo momento ele tente se mostrar gentil.
Eu gostaria muito de uma versão da Dolly, já que essa é puramente o ponto de vista de HH. Fiquei muito feliz com os esclarecimentos no posfácio que não deve ser ignorado de maneira nenhuma pois é fundamental para a compreensão total da obra, no mais Nabokov é genial e sua escrita impecável, achei que teria dificuldade com a narrativa mas a leitura foi fluída, só não mais rápida porque precisei fazer pausas pra respirar e digerir alguns acontecimentos da história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1723 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR