Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

tauane23 16/12/2023

Livro denso, nojento e muito difícil de se ler principalmente por se passar no ponto de vista do pedofilo. é um livro que nao é pra todo mundo e tem muitos gatilhos. porém, a proposta do livro é essa mesmo ne então acho que cumpre muito bem com o papel. Sempre bom lembrar que ISSO NÃO É UMA HISTORIA DE AMOR

giogio 16/12/2023

O mais "não confiável" dos narradores
Depois de enrolar pra terminar essa bomba durante alguns meses, finalmente terminei, ou ela terminou comigo, ainda não sei.
definitivamente uma leitura pra quem tem estômago e mente fortes ou que já não espera nada do ser humano, como é o meu caso. mesmo assim, tem horas que o asco é demais e tem que rolar aquela fechada de livro, respirada funda e pausa pra refletir que "m3rd@ eu acabei de ler". Só que o problema também tá ai: o livro como obra literária é, de fato, muito bom, nunca li nada igual à escrita do Nabokov. mesmo que o francês aleatório no meio das frases tenha me irritado um bocado, não tem como negar que o cara é mestre na narração, na escrita. um ponto que achei meio fora também, pelo menos na minha edição, foi não ter deixado claro desde o princípio que essa é uma obra total e COMPLETAMENTE de ficção, porque isso é o que faz dela o que é.
acredito que o grande problema desse livro não seja a sua história, muito menos a forma como foi escrita e sim como as pessoas interpretaram, levando para o lado totalmente torto de uma história de amor romântico entre um doente e uma criança, só porque sei lá, ele admite a todo momento saber que tem um problema mesmo e que está destruindo a infância de uma menina. isso só torna tudo pior, na verdade.
p.s.: escutar grande parte do livro com um audio livro narrado por um homem foi uma experiência bem mais imersiva, recomendo aliás.

Helô 14/12/2023minha estante
Eu tenho um nojo enorme por esse livro. Por mais que eu não goste de ficar falando mal de livros, este um livro nojento

Helô 14/12/2023minha estante
O problema não é a escrita, é como ela está sendo usada

shuhuavr 14/12/2023

Acho que este é o livro mais difícil que já li. O fato de ser um romance, NÃO É porque é uma história romântica, mas sim por ser uma narrativa longa, completa e escrita em prosa (é interessante pesquisar as definições de romance na literatura), mas enfim, estava sendo muito difícil pra mim ler ele, não apenas pelo conteúdo repugnante que faz o leitor fechar o livro e respirar fundo a cada página que lê, mas a versão que eu li (não é esta da capa azul, mas uma de 1983) era MUITO cansativa, tinha coisas em francês sem tradução, ficava perdida em muitos momentos. Acabei o livro por audiobook, uma experiência muito melhor.

Mas agora, sobre a trama em si, apesar do conteúdo ser pesado, não acho que seja a romantização da pedofilia, afinal o narrador
não é confiável, distorce tudo por conta da sua mente doentia, e acredito que o autor conseguiu retratar a mente de um pedófilo muito bem. A história é lenta, chata em muitos momentos, se não fosse pelo final (que também é lento, mas muito mais interessante) eu teria dado 3,5 estrelas.

Não é uma leitura que eu recomende, é do tipo 8 ou 80, é difícil e não acho que faça tamanha diferença na vida de quem lê.

Diana 04/12/2023minha estante
Ai sim. O escritor de forma alguma estava romantizando. Ele tem outras obras com narradores não confiáveis também. E o personagem afirma claramente o que ele é e o que ele está fazendo e ainda sim tenta jogar a culpa na vítima e em outras pessoas pra ter a simpatia do leitor. E geralmente é assim. Geralmente são pessoas carismáticas e que vc não imaginaria o que ela é capaz de fazer com uma vítima. É um exercício de primeiro, não cair na manipulação do personagem e segundo entender que p*dofilos não são monstros claramente e facilmente identificaveis. Eles sabem se esconder muito bem, infelizmente

shuhuavr 04/12/2023minha estante
@Diana, exatamente, alguns esquecem que o H.H não é um narrador confiável e acabam achando que existe essa romantização

Lud 04/12/2023minha estante
Ótima resenha

shuhuavr 05/12/2023minha estante

Luiz Paulo 10/12/2023

Além do bem e do mal
Ao ler os 3 primeiros parágrafos de Lolita, senti algo inesperado. Tive a clara sensação de estar começando a obra literária mais bem escrita em termos de ?não sei exatamente o que? de todos os tempos.
Por alguns momentos pensei ser algo inacreditável.
Por outros, impossível.
Lo-Li-Ta é a melhor representação artística da linha tênue entre a genialidade e a loucura.

Lucas 08/12/2023

Um livro impressionante. Forte, abjeto, para poucos [...]
[...]que tenham estômago e paciência para ler o relato de um homem perturbado e promíscuo. Lembrem-se: a primeira pessoa não dá confiança nos fatos narrados e, com toda certeza, Humbert desvia sua narrativa para se fazer fraco e inteligente, Lolita linda mas de pouco caráter e os EUA um país de ignorantes e sem belezas naturais dignas.
O que mais me impressiona é a mediocridade da personagem. Por trás de toda sua pompa, ele é infeliz e vazio.

Dezwith (Capítulo 18) 08/12/2023

Conteúdo intragável narrado de forma genial
O conteúdo de Lolita realmente não é facilmente diferido por todos os leitores. Pelo contrário, são muitos os leitores e, sobretudo, MUITAS as leitoras que abandonam a leitura após um ou dois capítulos. O narrador é um narcisista degenerado e inescrupuloso que tem uma obsessão lasciva por meninas/crianças entre 9 e 14 anos. No entanto, a história desse ser abjeto é narrada pelo protagonista de forma tão genial que a obra teve que ser inserida no cânone da literatura do século XX. Polêmico, censurado e difícil de aguantar ler, mas realmente construído por meio do uso tão bem feito da linguagem que ao final da leitura você sai com a certeza de que leu um dos livros mais bem escritos de todos os tempos.

Leandra.Adriene 04/12/2023

Não é uma leitura relaxante, que te prende, mas é um clássico super interessante. P mim foi tranquilo ler, algumas partes são pesadas e nojentas sim, mas sou acostumada com esse tipo de conteúdo sensível.

Karina Paidosz 01/12/2023

Esse é aquele livro perturbador, que provoca indignação e repulsa. Cheguei a abandonar a leitura algumas vezes, fosse pelo asco com o contexto da história e em que a leitura se tornava arrastada.

O autor é um mestre com as palavras, que você se encanta e se horroriza ao mesmo tempo.

Clássicos tem essa carga de ser uma leitura obrigatória e pra mim esse é pra ler uma vez só e nunca mais.

Salim 01/12/2023

Supere seus preconceitos e leia!
Narrado por um europeu de meia-idade culto e bem educado, o romance acompanha seu enamoramento erótico por Lolita, adolescente de apenas 12 anos que adora mascar chicletes e beber refrigerante. Um verdadeiro encontro entre a maturidade venerável e a juventude grosseira, entre Europa e Estados Unidos, entre a arte erudita e a cultura popular.

Com esse livro, o mais famoso do autor (eu pelo menos não conheço os outros livros que ele escreveu), Nabokov pôde finalmente se dedicar à literatura em tempo integral.

O livro é bom (embora um pouco maçante em alguns momentos) e eu recomendo, não só por ser um clássico da literatura.

E fica a pergunta: é possível apreciarmos a magnífica estética das frases e o estilo de refinada ironia do autor numa narrativa eticamente repugnante?

elisa374 26/11/2023

Lolita é um clássico, eu não fui capaz de terminar de ler esse livro por motivos óbvios. O livro inteiro retrata a visão de um homem completamente DOENTE.
Se esse livro já é difícil de ler se passando pela visão do cara, imagine pela visão da Dolores :/

Andreia 23/11/2023

Que triste sina a de Lolita, perder a mãe e ficar sozinha no mundo à mercê de um pedófilo com apenas 12 anos de idade.
Em momento algum eu interpretei que Lolita poderia ter dado causa a qualquer situação a que foi exposta, mas sim ele era um predador e ela sua caça, ele era um pedófilo e ela sua vítima. Toda a versão que nos foi contada era fruto da mente do pedófilo, criada para justificar suas atitudes e lhe amenizar a culpa por ser esse ser desprezível. O narrador deixa claro logo no início que Lolita é uma criação da sua visão deturpada que ele chama de ninfeta. Na sua percepção doentia ele não consegue ver que na verdade ela é apenas uma criança chamada Dolores.
O livro nos deixa indignados, e o tema nos causa repulsa, porém é de uma escrita clara e envolvente, apesar de ter alguns capítulos mais lentos e talvez desnecessários.

comunistinha 23/11/2023

Ok
Passei exatamente um mês lendo esse livro, nunca demorei tanto pra terminar uma história. a escrita do nabokov é tão boa, muito fácil de ler, mas tem partes que são tão longas e desnecessárias que dá até preguiça.
fiquei passada com o final, não tava esperando aquilo.

Fransuerda 23/11/2023

LO-LI-TA
O clássico do Nabokov, retrata a mente de um pedófilo persuasivo que tenta a todo custo provar seu ponto de vista e culpabilizar a vítima por seus atos.
O romance, não se trata de forma alguma de um romance romântico e deve ser lido e analisado com cautela ao passo que o autor tem uma escrita genial que realmente pode chegar a convencer o leitor, como vemos que foi feito durante os anos em suas adaptações.