Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

hermès. 07/07/2023

Livro de maluco
Demorei 6 anos pra finalmente ter coragem de ler esse livro, e ainda não sei o que pensar direito sobre ele.

a escrita é linda, fluida, poética e muito romântica, e por isso é fácil se deixar levar as vezes pela narrativa do humbert h.; no entanto, em certos momentos, é possível ver o nojo e a repulsa que a dolly sentia dele somente pelas palavras que ela usava, assim como os momentos em que ela se recusava a estar perto dele.

me perguntei por muito tempo qual era o objetivo real desse livro, já que aparentemente o nabokov mesmo disse que ?lolita não trazia nenhuma lição de vida, é apenas uma obra fictícia?, mas gosto de pensar que, no ano em que foi publicado nos estados unidos, a pedofilia era um tabu e um assunto pouquíssimo discutido na sociedade.

obras explícitas como ?lolita? produzem um choque moral na sociedade muitas vezes necessários para que nós nos atentemos àquela problemática.

espero que eu consiga ler esse livro de novo, apesar de quase ter vomitado várias vezes enquanto lia; não é um livro pra qualquer um, tem que ter muito estômago pra aguentar até o final.

Alexsander.Rosa 04/07/2023

Lolita, luz da minha vida
Confesso que fiquei com muito receio da leitura. Fiquei com medo do que eu encontraria e como o assunto seria abordado. Mas me surpreendi, a escrita do autor é fabulosa, magistral, e o seu protagonista nos traz a sua versão - obviamente, não tão confiável - sobre sua relação com Dolores Haze, e os acontecimentos, as reviravoltas, me surpreenderam muito. É um livro que aborda um assunto forte, a pedofilia, mas além desse tema aborda outros como a obsessão, o desejo, e o quão longe iríamos pelas nossas fantasias e ilusões.
Humbert Humbert é um personagem detestável, asqueroso, que narra sua versão da história e em muitos momentos foi difícil de acreditar no que ele dizia. Suas reflexões sobre a sua conduto muitas vezes me deixavam angustiados, enojados.
Ao mesmo tempo, o livro me prendeu para saber sobre o que aconteceria com os personagens durante essa jornada (antes, claro, do desastre acontecido com eles narrado inicialmente no livro), e ficava apreensivo e ansioso para o desfecho desses acontecimentos.
"Lolita" tem uma escrita formidável e magistral, vale muito a leitura, mas tenha em mente que o narrador é em primeira pessoa e é do problemático e cínico Humbert Humbert, então não confiem muito na veracidade do que for narrado por ele...
Carol 06/07/2023minha estante
queria ler mas dps da sua resenha quero ler mais

Alexsander.Rosa 06/07/2023minha estante
Vale muito a pena amg!!! Leia simm

Francislaine Costa e Silva 03/07/2023

Lolita, escrito por Vladimir Nabokov.
Um dos clássicos da literatura do século 20.
Foi inicialmente recusado por várias editoras, por ser um livro polêmico.
Um livro amado e odiado pelos leitores.
O personagem principal do livro é um homem de meia idade, que acaba se envolvendo romanticamente com lolita, uma menina de apenas 12 anos.
O personagem é um doente mental pedófilo. O livro aborda assuntos muito delicado que não me agradou.

A escrita do autor é boa, até demais, fazendo com que o livro nos tire da zona de conforto e faça refletir sobre outras questões.
Leitura nem sempre é para ser prazerosa, o livro lolita existe para provar isso.

JoAo366 03/07/2023

"Light of my life, fire of my loins"?
Essa é uma história extremamente perturbadora. Nesse sentido, ela coloca o leitor em uma posição desconfortável e faz com que você tenha que digerir uma narrativa pesada e incômoda por meio de uma escrita poética e muito bem feita. É uma sensação indescritível, e só quem leu vai saber.

valentine 02/07/2023

Mulher morre de tédio no centro de sp
A nota não é sobre a temática, eu compreendo que há necessidade de separar autor de protagonista e enxergar o que ele está tentando dizer. é um tema importante, mas, no fim, a obra se popularizou pelos motivos errados, mesmo assim. me dá enjôo ver o nome Lolita ser usado por homens e mulheres como sinônimo de um encanto sedutor e inocente. achei interessante a atividade de tentar adivinhar a realidade, quando tudo é uma perspectiva distorcida do humbert. tem coisas que eu curti, descrições precisas e únicas, os jogos de palavras.

mas, meu deus, como a narrativa é maçante. o livro poderia ter metade das páginas, ou o mesmo número se o autor as enchesse com cenas e acontecimentos interessantes. são linhas e linhas de detalhes sórdidos e cansativos de cenários, passado de personagens que eu nunca mais vi, esse ou aquele pensamento. e todas essas coisas eu nem vou levar comigo, se não os poucos acontecimentos realmente descritos.

Milla 02/07/2023

Muito difícil fazer uma resenha sobre esse livro, pq além dele ser um clássico, é abordado um tema muito problemático.
Como eu estou na saga de ler mais clássicos, decidi me desafiar e ler este livro.

A temática desse livro é pra tirar o leitor do cômodo! é chocante, assustador, e real ao mesmo tempo. Muito louco estar na cabeça de um pedófilo maluco.
Precisa ter um estômago muito forte pra conseguir ler esse livro, DA MUITO NOJO!!!!

A escrita é ok, achei fácil de ler, considerando que é um clássico.

Não sei se recomendo.......

Clara2399 01/07/2023minha estante
Finalmente alguém que teve, praticamente, o mesmo olhar que tive ao ler lolita. Li muito nova sem saber do que se tratava e tive a perspectiva de torcer para o Humber, mas quando li mais velha percebi o quão repugnante ele podia ser e como o autor o descreve com naturalidade mesmo que sabendo a polêmica que isso geraria, principalmente hoje nos dias atuais

Alex 01/07/2023minha estante
Arinnnn, achei interessante isso no livro, ele é todo contraditório: é sobre pedofilia sim, quem nega leu errado, apesar disso não tem cenas descritas graficamente. Existe uma tentativa de romancear a relação, por parte de Humbert, mas ele próprio, do começo ao fim, reconhece o quão repugnante é sua atitude. A temática é desconfortavel, no mínimo, mas a escrita é magistral. A pergunta que fica, vale uma releitura?

Regis 01/07/2023minha estante
Adorei a resenha! ???

Núbia Cortinhas 02/07/2023minha estante
Gostei da resenha! Objetiva, direta e sincera. ??????

Henrique Sanches 01/08/2023minha estante
Concordo com sua resenha. Uma escrita magistral que ganha a gente nas primeiras páginas. E põe contradição nisso...

Andrielle14 29/06/2023

Eu ainda estou em choque com esse livro e sempre vou ficar, principalmente quando lembro que foi considerado um romance em uma época.
Vales92 29/06/2023minha estante
absurdo ainda q fizeram um filme ?-?

Andrielle14 05/07/2023minha estante
O filme me deixou muito triste?Em pensar que pode ser uma realidade para algumas meninas nos tempos de hoje :/

Camila 28/06/2023

"Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne"
Um livro com tema muito perturbador e com uma escrita maravilhosa! Entramos na mente de um homem maluco e doente, e que descreve seus desejos com detalhes que nos faz sentir embrulho no estômago a cada descrição. A escrita de Nabokov é sensacional, porém não consegui dar 5 estrelas devido o tema principal da narrativa.

Thomas.Jordao 26/06/2023

Poucas palavras
Um livro que não se trata nem um pouco de uma pornografia, não há obscenidades e o romance é tão leve quanto pudico. Porém, por se tratar do tema que é, é impressionante como se torna extremamente excruciante, desconfortável, revoltante, com apenas algumas palavras nem tanto inocentes. Um livro que me incomodou a cada página, que necessitou de um esforço tremendo para ler, não devido a sua escrita, que é muito boa, mas ao seu conteúdo, sua malícia, seus detalhes. Um enredo muito bom, com um final de tirar o fôlego. O ato final é simplesmente incrível, talvez nunca esquecerei como me pareceu real, como pareceu que eu estava vivendo aquilo. Quanto a divagações, pensamentos ou ensaios, me limitarei a não dizer nada sobre ele aqui por motivos óbvios, embora no privado conversarei avidamente sobre ele. Sem dúvida uma obra que merece ser lida, uma experiência em forma de palavras. Mexeu com os meus sentidos e emoções mais do que muitos jogos, vídeos ou filmes por aí.

Mar_Luaz 22/06/2023

Não sei como começar mas assim...
É um clássico. Escrita perfeita, sem defeitos. Perturbador, difícil de ler não pela escrita e sim pela história, narrada inteiramente pelo protagonista (fiquei enjoada lendo esse livro, real.)
Sim, eu odeio o protagonista com todas as minhas forças, se você ler algum dia vai entender porque. Eu recomendaria para maiores de 16 anos ou até, maiores de 18.

Aylane Nunes 21/06/2023

Não é erótico mas também...
Ainda bem que não é tão erótico, apesar de ter algumas passagens um tanto incômodas.
O autor de fato escreve bem porém a sua narrativa não me prendeu muito devido a falta de fluidez e compreensão de vários e vários textos, haja vista que o livro inteiro é sob a perspectiva de um pedófilo.
Tem pouquíssimos diálogos e muita mas muita descrição.

onyourmark 20/06/2023

Leitura pesarosa; precisei pular várias e várias páginas, chorei e quis morrer muitas vezes.
é até estranho dizer que essa obra cumpre com excelência o que propõe, mas assim o faz. (eu achei genuinamente interessante a forma como a narração é articulada e muito engenhosa, embora tenha sido provavelmente a mais difícil pra mim.)

@loop.literario 19/06/2023

Resenha do Loop
"Lolita", obra-prima do renomado escritor russo Vladimir Nabokov, é um romance de profunda complexidade e ambiguidade. Publicado em 1955, o livro desafia as convenções narrativas e aborda uma temática extremamente polêmica: a obsessão amorosa de um homem maduro por uma jovem adolescente. Por meio de uma escrita requintada e uma abordagem narrativa ousada, Nabokov mergulha nas profundezas da mente de seu protagonista, criando uma obra que é simultaneamente perturbadora e hipnotizante.

A prosa de Nabokov é rica em detalhes e altamente estilizada, apresentando um jogo de palavras e um domínio da estrutura narrativa que cativam o leitor. Sua escrita exibe um equilíbrio delicado entre a beleza e a crueldade, retratando com maestria as nuances da psicologia humana.

O narrador e protagonista, Humbert Humbert, é um personagem complexo e profundamente falho. Nabokov explora as profundezas da psicologia de Humbert, revelando suas obsessões, paixões e lutas internas de uma forma visceral. Através de sua narrativa em primeira pessoa, Nabokov constrói um personagem que é ao mesmo tempo cativante e repugnante, forçando o leitor a confrontar a natureza sombria da mente humana.

Um elemento crucial que contribui para a controvérsia e o impacto de "Lolita" é a presença de um narrador não confiável. Humbert Humbert é um narrador que mente, manipula e distorce a verdade ao longo do romance. Ele apresenta sua versão distorcida dos eventos, justificando e romanticizando suas ações condenáveis. Essa narrativa tendenciosa e envolvente desafia o leitor a questionar constantemente a confiabilidade das informações apresentadas, levando-o a confrontar a natureza subjetiva da percepção e da realidade.

A temática central de "Lolita" é, sem dúvida, a mais controversa e provocativa. O romance aborda a pedofilia e a exploração sexual de uma maneira franca e inabalável. No entanto, o livro não se limita a ser uma mera exploração do tabu; ele é uma reflexão profunda sobre a natureza do desejo, poder e moralidade. Nabokov desafia o leitor a enfrentar questões desconfortáveis e a questionar as próprias noções de certo e errado, empurrando os limites da narrativa para além do aceitável.