Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Deia Santos 02/08/2023

Nabokov sabe como envolver o leitor
Ler Lolita foi uma experiência que livro nenhum tinha me proporcionado até então do tanto de sentimentos conflitantes que eu vivi ao decorrer dos capítulos. Eu me peguei suspirando pelo "amor" que o Humbert Humbert declarava com tanto fervor por Dolores, mas quando eu me dava conta que o narrador nada confiável estava me levando na conversa, relativizando um cr*me, eu voltava a repudiá-lo com força. Nabokov escreveu um personagem que eu jamais esquecerei e quando eu lembro de trechos desse livro, me pergunto como as pessoas que ele nos apresentou através dos olhos do narrador realmente seriam.

Lydiane3 31/07/2023

Um tema pesado e repugnante! mas realmente a escrita é o que faz a diferença nesse livro!
o personagem se acha a ultima bolacha do pacote (sendo isso um alívio cômico) e ele conversa com o leitor o tempo todo como se ele existisse. deixa o livro menos pesado.
acredito que o Joey da série You foi inspirado no Humbert! tanto física quanto mentalmente!
e tem quebra de quarta parede várias vezes, como o protagonista conversando com o tipografo do livro (adoro essa quebra em historias)
mas o livro não é explícito, erótico ou tem palavras de baixo calão! achei que seria pior! me senti incomodada em poucos momentos para um livro de 300 pgs. recomendo? não! ?
culpa da minha amiga Renata! ?
Renata 01/08/2023minha estante
Culpa minha?? Kkk ??

Renata 01/08/2023minha estante
Aee terminou ???? agora bora começar a sequência de livros bons ?

Lydiane3 01/08/2023minha estante
????

Lydiane3 01/08/2023minha estante
brincadeira miga!

Melga Marçal 29/07/2023

Sabe aquele acidente que todo mundo para na estrada para ver?
Lolita é um clássico da literatura moderna e um caso muito interessante de como "mensagem", "intenção do autor" e marketing influenciam a leitura.

Você já deve ter ouvido falar desse livro de algum jeito ou de outro. Talvez você é fã da Lana del Rey ou já ouviu usaram a expressão "Lolita fashion" em contexto de moda japonesa. De qualquer modo, este livro marcou bastante a cultura ocidental, principalmente a norte americana, por explorar temas tabus de pedofilia, incesto e sexualização de menores de um jeito não convencional.

"Porque eu leria algo sobre um pervertido?", um leitor pode (e acredito que deve) se perguntar antes de ler esse livro, pois há a impressão de que a mensagem do livro é algum tipo de aceitação ou normalização das coisas horríveis que o personagem principal realiza na história. Acredito que o problema todo é sobre como o livro é vendido para as pessoas. Se eu não tivesse pesquisado mais sobre o livro e ouvido apenas as opiniões alheias de pessoas que nunca o leram, eu não teria nem chegado perto dessa obra.

Devido a história de como foi vendido, como foi consumido nos anos 60 e as décadas seguintes de marketing e apropriação sexualizada que Hollywood adotou com a obra, "Lolita" acabou virando um fenômeno tipo "nunca nem vi, mas já odeio" para muitas pessoas. Isso porque à sua época de lançamento ele foi classificado por muitos leitores (principalmente conservadores) como um Romance ou Literatura Erótica, o que com certeza não é a mensagem ou o intento do livro. Inclusive, se você jogar "Lolita gênero literário" no Google esses serão os primeiros resultados.

Acho que dá para argumentar que a obra se aproxima mais de um Thriller/Suspense ou Terror. Pensando no livro com este viés, faz muito mais sentido todas as escolhas do autor. Talvez não foi assim que Nabokov escreveu, mas caso você ainda não tenha lido, procure ler com essa intenção. Você não irá ler uma história com final feliz. O personagem principal é um lunático abusador que mente em várias partes do relato enquanto realiza atos horríveis. Ou seja, você está lendo uma história de terror do ponto de vista do monstro, não da vítima.

O jeito que Nabokov escreve o personagem principal é muito envolvente mas sutil. E, eu sei que soa arrogante, mas é preciso um pouco de inteligência para entender as sutilezas da história. Em muitos momentos o personagem principal relata um acontecimento de um jeito, porém quando ele comenta como sua vítima reage você percebe que na verdade aconteceu outra coisa. Isso deixa a narrativa mais atraente, pois você fica curioso em descobrir o que realmente está acontecendo. Hoje isso é um clássico de livros de suspense, o "narrador personagem" super parcial sendo é essencial para história fluir de uma maneira com que o leitor sempre esteja suspeito das ações e intenções dos personagens. E já que você está sempre com o narrador, e ele é um monstro, pode deixar a leitura difícil dependendo do seu estado de espírito ou se você não quiser ler algo tão pesado. Um bom jeito de resumir a narrativa é esse: Sabe aquele acidente que todo mundo para na estrada para ver? Nesse caso você está no carro e foi você quem causou o acidente.

Vou tentar expandir mais questões no Tiktok, caso queira me acompanhar lá, segue o link.

5 estrelas por ser um clássico, ser envolvente e pelo impacto cultural
Não acredito que seja um livro para reler, mas com certeza é muito interessante para quem se interessa em livros de suspense e demais clássicos de ficção literária. Se você curte esse tipo de narrativa que explora temas difíceis e desafia o leitor a interpretar a história, você provavelmente vai curtir Lolita.

site: www.tiktok.com/@melgamarcal

Estercmp 27/07/2023

Medo
Após a imersa leitura desse livro, percebe-se que alguém psicótico pode passar despercebido.
A leitura foi desconfortável, de certa forma apavorante em alguns pontos.
O jeito pútrido que ele detalhava me deixou com calafrios.

Deza Farias 26/07/2023

@???????????????????
?????????????????
?????? | Vladimir Nabokov | p. 319 | 2.0/5 ?
???????????????????
????????: pedófilia, abuso sexual, manipulação... (+18)

Eu sempre quis ler esse livro queria entender o por quê um livro com uma temática tão pesada se tornou um clássico aclamado. Pena que eu não gostei. O personagem Humbet Humbert é um manipulador detestável e asqueroso.

Humbert Humbert é um homem, que logo cedo desenvolveu seu interesse sexual por "ninfetas" mas antes ele tinha se contentado somente em observar menininhas. Em parques, na rua...
Até que ele conhece a adorável Dolores Haze, uma garotinha de doze anos que mora com a mãe viúva.

Humbert Humbert é o narrador dessa história, porém ele é um cínico mentiroso. E ele começa a narrar a forma que começou abusar sexual de Dolores, a Lolita.
Ele tenta fazer com que acreditemos que é Lolita que o persegue, ela que o atrai pra ela. E pra ele é difícil toda essa manipulação.

Ele acaba se casando com Charlotte, a mãe de Lolita, só para poder permanecer perto da menina. Infelizmente Charlotte acaba morrendo repentinamente e Lolita fica sob a tutela desse ser desprezível.
Enquanto ele faz uma viajem pelos EUA com Lolita, ele vai abusando dela e narrando essa trajetória, enquanto os anos vão passando.

Eu quis largar o livro... pela escrita difícil. Pela narrativa nojenta, sério é extremamente desconfortável está na mente desse pedófilo. O que não gostei no livro é a forma de romantização que esse livro passa. Por ser narrado em primeira pessoa, o personagem faz parecer uma história de amor. E de verdade definitivamente essa história não é de amor.

Achei a escrita muito difícil de compreender. E muito arrastada. Sei que o autor foi um gênio, afinal narrar do ponto de vista de um pedófilo poderia ser um tiro no pé, mas o livro se tornou um clássico pela escrita magistral, essa forma de brincar com o leitor, que mesmo numa leitura lenta, controvérsa, ainda prender porque o leitor quer saber o que acontece no final.

Não indico esse livro pra pessoas sensíveis aos gatilhos. Pra mim foi extremamente pesado, fiquei enojada. Não levem a nota ao pé da letra, essa foi a minha experiência lendo.

Pamela106 26/07/2023

Lolita, luz da minha vida, labareda em minha carne.
No primeiro parágrafo de lolita você já se encanta como descreve um tipo de amor que só a pessoa que está passando pra você vai entender. Controverso e poético lolita consegue transpassar momentos de pura humanidade ou falta dela. Nabokov fez história em mostrar um ponto de vista onde jamais seria aceito se não adentrar na mentalidade de quem o escreve .

Roberta 20/07/2023

O livro te faz entrar na cabeça da personagem principal e te faz ter nojo, mas como você o entende meio que você justifica as ações dele mesmo sabendo que obviamente são todas erradas. E como existe criança no meio fica com um ar mais pesado e da mais sentido ao livro.

Noites777 19/07/2023

Se você não sabe nada sobre esse livro, te recomendo que continue assim e passa a próxima leitura. Se você sabe alguma coisa desse livro, você necessita lê-lo, pois nenhum julgamento prévio faz jus a falta de escrúpulos envolta no mais terno amor que é esse livro.
Dolores, lolita, lô, nunca foi retratada como a vítima, nunca foi medíocre ou diminuída. Ela era uma musa, o centro de tudo. Era amada de mais para o Sr. Humbert Humbert abrir mão dela.
Lô não passava de uma crinça...
Talvez essa por essa razão que esse livro seja tão necessário: para que possamos identificar mais Humberts que estão a espreita.

Yasmin1476 17/07/2023

Não merecia nem uma estrela mas fiquei com dó
Talvez eu não seja a melhor pessoa para falar sobre esse livro porque tudo o que senti foi desconforto. A linguagem rebuscada, os floreios, devaneios e detalhadas descrições nem foram o problema apesar de ter vários momentos onde precisei voltar por não ter entendido nada. Já sabia que era um tema complicado porém o jeito ao qual o personagem se referia as crianças e as descrevia me dava desespero. Não consegui sentir apego por nenhum personagem e nos 70% em diante eu só queria acabar logo e fiz uma leitura dinâmica a ponto de pular capítulos inteiros. Fiquei feliz por ter terminado mas muito decepcionada pois era um livro que queria muito ler por ter ouvido falar tão bem.

Fabíola 15/07/2023

Eita, leitura arrastada e chataaaaa!!
Esperava gostar desse livro por conta do hype e do filme que achei bom. E no final, fiquei decepcionada :/
Acredito que a escrita fez com que a leitura ficasse tédio.

Cesarameno 12/07/2023

O tabu de enfeite
Não seria injusto dizer que o livro é ruim. Mas, como foi possível terminar a leitura, talvez não seja pra tanto. É monótono, cansativo, a leitura se arrasta e quando termina, o pensamento é: finalmente! Vale afirmar que o estilo da escrita é interessante, mas não há nenhuma grande passagem que gere um impacto digno, exceto por uma ou duas. Talvez, o lado mais cativante da obra venha da extensa descrição desdenhosa de um estilo de vida americano nos meados do século XX. É possível ver a dimensão de grandeza territorial e um traço cultural característico, o que pode dar uma sensação de unidade. O tema da pedófila é excruciante e pode ser que a literatura facilite a leitura para quem não quiser começar com biografias e casos clínicos.

hermès. 07/07/2023

Livro de maluco
Demorei 6 anos pra finalmente ter coragem de ler esse livro, e ainda não sei o que pensar direito sobre ele.

a escrita é linda, fluida, poética e muito romântica, e por isso é fácil se deixar levar as vezes pela narrativa do humbert h.; no entanto, em certos momentos, é possível ver o nojo e a repulsa que a dolly sentia dele somente pelas palavras que ela usava, assim como os momentos em que ela se recusava a estar perto dele.

me perguntei por muito tempo qual era o objetivo real desse livro, já que aparentemente o nabokov mesmo disse que ?lolita não trazia nenhuma lição de vida, é apenas uma obra fictícia?, mas gosto de pensar que, no ano em que foi publicado nos estados unidos, a pedofilia era um tabu e um assunto pouquíssimo discutido na sociedade.

obras explícitas como ?lolita? produzem um choque moral na sociedade muitas vezes necessários para que nós nos atentemos àquela problemática.

espero que eu consiga ler esse livro de novo, apesar de quase ter vomitado várias vezes enquanto lia; não é um livro pra qualquer um, tem que ter muito estômago pra aguentar até o final.