Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Aly 07/06/2021

Esse livro...
Demorei praticamente três anos para concluir a leitura. Você tem que ficar sempre na cabeça que Humbert é um criminoso, que está escrevendo isso como uma carta para o tribunal que ele está como réu e que sim, ele pode e deve estar mentindo sobre seus relatos sobre a Dolores.

A ideia dele é realmente mostrar que isso era uma história de amor e que ela fez tudo sabendo do que estava fazendo mas temos que lembrar que ele ficou na casa e casou com a dona da casa por sua obsessão por Dolores. Ele reclama de tudo mas engana uma mulher e sua filha por causa da sua obsessão doentia por uma criança de 12 anos.

Lembrem sempre: Dolores é a vítima. Ele pinta ela como se provocasse ele por andar descalça. Ele se aproveitou dela quando ela não tinha mais a única família que ela tinha, a sua mãe. Dolores não tem culpa de nada, Humbert fala dela como se ele não falasse de uma criança. Não acreditem em tudo que ele fala. Ele está mentindo pra você.

Davi.Modesto 15/06/2021

Muito impactante.
E essa é a única imortalidade que você e eu podemos compartilhar, minha Lolita.
Esse livro é um misto de sensações e sentimentos. A relação do H.H com a Dolores(Lolita) se apresenta de forma "inocente e pretensiosa" e acarreta em uma obsessão perigosamente doentia. Afaste sua criança daquilo que a romantize precocemente. Você, que tem crianças ao seu redor, leia esse livro. É de suma importância.

Bruno Oliveira 05/04/2020

UMA OBRA DE ARTE GENUÍNA, IMPACTANTE COMO DEVE SER
Leitor amigo, não caia no discurso modorrento que há tanto já disseminaram por aí! Este livro é muito bom, sim! Há nele tantas homenagens, tantas leituras possíveis que realmente dá pena ver que a maioria dos que o leram só "tocaram na superfície da coisa". O livro é um típico romance clássico inglês, com aquela linguagem refinada e as ações mais concentradas em ambientes familiares (mas há também umas pilhérias!). É uma personagem-narrador que conta tudo, por isso não dá para confiar nela totalmente. O cenário é os Estados Unidos da América, desculpa óbvia para, de certa forma, homenagear esse país. Há muitas coisas reprováveis dessa personagem-narrador, sim; contudo, outra coisa fica muito óbvia sobre ela: o seu despudorado (e verdadeiro) Amor pela Lolita. Sem dúvidas, uma genuína obra de arte!

cissa 17/01/2023

Ler esse livro pra mim foi realmente difícil a mente do personagem principal é completamente perturbada e distorce a visão dele sobre garotas menores de idade, por diversas vezes me peguei pensando em abandonar o livro e não encostar mais nele porém minha curiosidade foi bem maior.

Em diversas vezes no livro ele descreve " nymphets" que no caso são as menores das quais ele diz ser completamente fissurado com tamanhos detalhes doentios... Realmente, para ler esse livro é necessário ter muito estômago e psicológico para isso
DI @poesiadoslivros 17/01/2023minha estante
Eu não consegui terminar de ler. ?

cissa 17/01/2023minha estante
Eu li com um embrulho no estômago que meu deus

DI @poesiadoslivros 17/01/2023minha estante
Leitura difícil mesmo

Davyd 05/02/2021

Impressionante
Uma história hedionda, asquerosa, enojante, mas muito bem escrita. NABOKOV sem dúvidas sabe manipular o leitor, choca-lo e impressiona-lo. Vale a pena lê-lo até o fim. Um verdadeiro clássico da literatura Mundial.

idkvixo 15/07/2022

Esse livro me irritou de todas as maneiras possíveis. Não achei a leitura fácil, não só pela linguagem, mas como pelo tema também. Parei de ler muitas vezes para digerir o que estava lendo e também por que já estava ficando bastante sobrecarregada. É um livro que me deixou presa, fluiu até que bem, mas mesmo assim é super pesado e doentio ver a relação entre Dolores e Humbert se desenvolver e ver o quanto isso impacta nas ações e na vida da criança. É um sentimento de desgosto ver ele justificar suas ações com alguns fatos, mesmo ele mesmo sabendo que é um monstro. Eu não diria que ler os pensamentos de um pedófilo, ver como ele pensa e o que o faz agir desse jeito, é interessante, e sim assustador. Portanto, não recomendo pra todo mundo, acho que precisa de bastante preparo e estômago pra encarar esse livro.

anaquadross 22/02/2023

Lolita
O que dizer desse livro? Lolita é uma verdadeira obra de arte (para os que sabem apreciar) se você acha que esse livro fala sobre romance, ou você não leu, ou você não tem ideia nenhuma do que leu, Lolita foi livro mais polêmico e doentio que eu já li, a narrativa não confiável do protagonista ilude muitas pessoas porém qualquer um consegue ver a verdade, esse livro foi muito bem pensado e MUITO bem escrito, uma verdadeira obra de arte, porém não leia se é sensível, pois o livro é muito forte, Lolita é uma história de pura crueldade e polêmica, um livro que com certeza valeu a pena ser lido
Rayssa A 22/02/2023minha estante
Quero muito ler esse!

Leh 24/03/2023

Que história
É muito estranho ler uma histórias dessas pela visão do criminoso e saber que ele não foi preso por esse crime, é ainda pior saber que é uma história baseada em fatos. Tirando tudo é um livro muito bom e o jeito que a história foi contada fazia com que você ficasse curiosa para saber o final.
Jefferson136 24/03/2023minha estante
Não consegui ler este livro, quando chego na parte que descreve uma menina de 12 ou 10 anos eu tive asco e desisti.

Leh 30/03/2023minha estante
Também tive vontade de abandonar, mas a curiosidade foi maior

Jadechemale 28/08/2020

Leia esse livro com a saúde mental ok
Sobre a escrita: muito poética (propositalmente) para que as perversidades nojentas de h.h não pareçam tão doentias.
Frases longas demais. Mas não é muito difícil a compreensão.
Gente sério
Só leiam esse livro se estiver ok c a saúde mental pq ele é PERTURBADOR
Mas é uma obra prima. Cada palavra está no lugar que deveria. É bastante descritivo.
Teve partes que fui obrigada a dar uma pausa pq é muito forte.

A.Soares 19/05/2017

O livro que me excluiu do meio dos "sensatos"
Vamos aos poucos.
1. o livro É sobre pedofilia;
2. o livro NÃO é sobre estupro;
3. as relações ali descritas SÃO consensuais;
4. NÃO é um livro de romance.

Este com certeza é um livro bem escrito, você pode ter total nojo do protagonista (e estamos juntos nisso), mas até nesse ponto o livro consegue ser ótimo, transmitindo ao leitor a sensação de asco de forma sutil, sem apelos e obscenidades. A leitura vale a pena caso você seja inteligente o suficiente para saber diferenciar o que é ficção e o que é apologia ao crime.
Héber Luciano 27/05/2017minha estante
Concordo quanto aos polêmicos itens 2 e 3 (que a maioria das pessoas opinar ser o contrário)

Mariana Ginane 26/07/2017minha estante
Vc precisa ler a definição de pedofilia, precisa ler sobre consentimento e ir atrás de um psicólogo para te explicar o motivo de crianças não terem capacidade de dizerem "sim" para sexo. Esse livro É sobre estupro, quer vc e a Dolores saibam ou não.

Pri 10/11/2017minha estante
O Livro é sobre estupro sim. E há várias evidências ao longo da história de que Humbert modifica as posições de Lolita quanto à sua vontade de fazer sexo. O narrador faz parecer que Lolita sempre quis esse destino, mas é totalmente o contrário do que se lê. Repense sobre isso. E quando se fala em pedofilia estamos falando de estupro sim!

Bruna 25/12/2017minha estante
É sobre estupro sim.

Lis.evelyn 17/01/2019minha estante
Depois que Lolita fez 14, deixou de ser pedofilia.

Bruna 18/01/2019minha estante
Tudo começou com 12 anos, é pedofilia.

Lis.evelyn 18/01/2019minha estante
Era pedofilia até os 14. Pesquise sobre.

Bruna 21/01/2019minha estante
O Humbert se aproximou da Dolores, ela ainda tinha 12 anos....

Mariana Ginane 25/01/2019minha estante
Até os 14 sob nossa lei. Não romantize ou amenize o absurdo do livro. O próprio autor falou após publicar que mostrou a mente de um cara manipulador e doente, que chamar "Lolita" de romance é o maior erro que a literatura cometeu. Primeiro, há uma história de sequestro real na qual ele "se inspirou". Segundo, o narrador é o doente. Claro q ele não vai assumir sua pervesão e vai culpar a menina, ver provocações sexuais em atitudes infantis normais.

Mariana Ginane 25/01/2019minha estante
Só pesquise sobre. Coloquem "autor de lolita" no Google e leiam. O personagem que ele mostra no livro é doente, sob o viés psicológico. O pior é que as pessoas normalizaram isso. É como ver um assassino que culpa sua vítima por irritá-lo e dizer "mas ela consentiu! Ela o irritou!".

Bruna 26/01/2019minha estante
Exatamente Mariana. Só pq a lei disse que é 12, não deixa de ser pedofilia. Pq a Dolores era totalmente infantil e não tinha consciência dos atos do Humbert

Pri 29/01/2019minha estante
Faço das palavras da Mariana as minhas.

Gatita 21/02/2022minha estante
Prezada A.Soares, procure sobre leis de estupro e verá que qualquer pessoa maior de 18 anos que faça sexo com MENORES DE 14 ANOS está cometendo ESTUPRO DE VULNERÁVEL, MESMO QUE SEJA CONSENSUAL. Isso porque é considerado, por lei, que abaixo de 14 anos a criança/adolescnete ainda não tem capacidade para decisão sobre o próprio corpo, então um adulto que se aproveite dessa ingenuidade está, SIM, cometendo o ato do estupro (no caso, estupro de vulnerável).

Taci 03/03/2020

Lolita, Lô, Dolly e Dolores
Lolita é um romance extremamente repulsivo e desconfortável, mas que causa fascínio.
Muito interessante como o autor trouxe um tema tão polêmico (pedofilia) narrado pela perspectiva do próprio pedófilo.
Leitura consideravelmente difícil por conta do vocabulário empregado e também por conter algumas frases e palavras em francês.

H.H é um homem cínico, obsessivo, egocêntrico e doentio. Em diversas partes do livro ele tenta justificar a atração que sente por crianças do sexo feminino, denominadas por ele mesmo de ninfetas. O jeito como ele as descreve, desejando seus corpos, especialmente o de Lolita, é perturbador. Humbert sabe o quão errado é seu comportamento e até mesmo se sente culpado por isso, mas sua obsessão sempre fala mais alto.

Lolita é uma menina de 12 anos. É horrível pensar o quanto sua vida e sua infância foram depravadas por conta de um homem. Realmente tem gente que acredita que foi ela a culpada dessa história toda? Ela é uma criança extremamente ingênua e facilmente manipulada.
Me marcou muito quando Dolores disse: "seu bruto" para Humbert no dia seguinte após praticarem relações sexuais na noite anterior.

Eu gostei muito do livro por me fazer sentir, sentir nojo, raiva, repugnância.. nunca tinha lido nada parecido. Estava pronta para dar cinco estrelas até começar a ficar muito tedioso a partir da segunda parte. Infelizmente achei que contém muita informação desnecessária.

larissaplath 29/03/2023

Definitivamente uma experiência
Eu sabia que era doentio, mas tive uns momentos que eu simplesmente não tankei. homem doente, doente, doente esse Humbert. eu tive até que parar a leitura por algum tempo, tava foda

Natalie Lagedo 25/08/2017

O livro se chama Lolita, mas é, na verdade, a confissão da mente perturbada de Humbert Humbert. Se as perspectivas sobre os fatos e personalidade daquela que nomeia a obra correspondem à realidade não sabemos, mas é perfeitamente possível penetrar nas contradições e desejos pérfidos do pedófilo.

Demonizar a criança ou não vai depender da leitura pessoal de cada um. Aceitar o que é dito parece ser atraente, mas até que ponto tudo aquilo é verdadeiro? H. H. é um excelente narrador. Envolvente, sua maior pretensão ao relatar a vida com a "sua" Lolita - naquele emaranhado de ciúmes adicionado à relação por si só doentia - é levar-nos para seu lado a fim de que entendamos sua ânsia, para que, após o compadecimento com a delicada situação em que se encontrou, o ajudemos a tornar lícito aquilo que ele classifica como natural.

Vargas Llosa diz que Victor Hugo soube como ninguém usar o narrador como deus, previdente, onisciente, pronto para atender todos os chamados do enredo. Fazendo um contraponto, digo que Nabokov fez de seu narrador um demônio, se esquivando, abrindo mão de responsabilidades, justificando o indefensável, mas de forma tão atraente e por vezes tão sensual (como só um pobre diabo pode o ser), que põe à prova convicções morais e sociais dos outros personagens e daquele que o acompanha. É irretocável.
Gleidson 25/08/2017minha estante
Falou e disse! Gostei muito do livro, mas pra mim o narrador continua sendo um pedófilo inescrupuloso...

regifreitas 25/08/2017minha estante
ótima resenha!
tentei ler o livro no fim da adolescência, mas não dei conta dele. este ano o inclui no Desafio Livrada!, na categoria "um protagonista detestável". mas estou deixando mais para o final, com receio de encará-lo.

Natalie Lagedo 25/08/2017minha estante
Gleidson e Reginaldo, H.H. é um personagem/narrador complexo, pretendo reler a obra para apreciar ainda mais algum possível ponto que não observei. Que trabalho Nabokov fez!

Jeferson 25/08/2017minha estante
Muito bom. Excelente.!!!

Ziza 25/08/2017minha estante
Foi um livro que já tentei ler mas não consegui. HH é doentio.

Wagner 26/08/2017minha estante
Saudações.
Não li, caríssima Natalie.
A sua resenha é a mais perfeita que já li sobre o Livro Lolita e seu autor.
Parabéns.

PC_ 27/08/2017minha estante
primeiramente, feliz pelo retorno de Natalie ao circuito.

"segundamente" aguardo uma nova resenha mais aprofundada, onde analise as relações HH, Lolita e Quilty.
HH pra mim é o vilão inicial, porém no desenrolar do romance vemos que Lolita utiliza HH para várias fins, tornando-se uma espécie de vítima-vilã, utiliza HH para se contrapor a mãe ( disputa de autoridade e complexo de electra) ,tb utiliza HH para seu objetivo/plano de escapar de sua cidade e se tornar atriz, se junta com Quilty ( outro vilão). nesta parte , lolita torna-se vítima de Quilty e algoz de HH. Por outro lado HH se vinga de Quilty , tornando-se seu algoz, passando de vilão/vítima para herói/vingador e lolita no fim, vítima de si mesmo, ao perder a mãe, não se tornando atriz e se conformando com uma vida banal e um final .... ( não vou contar o desfecho)
HH assume sua culpa, confessando todos seus crimes e sendo assim algoz de si mesmo, fechando o processo que se iniciou com sua aproximaçao de lolita.
vejo uma brincadeira de matrioska onde vítima e vilões vao se engolindo e alterando seus papéis ao longo do romance.
mas espero uma nova resenha da natalie para finalmente fechar questão sobre o tema.
é isso,
vamos aguardar a resenha definitiva! :)

@ALeituradeHoje 29/08/2017minha estante

Bela 12/10/2021

Nojento e brilhante
Sério, foi um dos livros mais bem escritos que já li, a forma como o Nabokov explora o personagem é magnífica.
Você consegue entender como a mente do personagem funciona sem a necessidade de uma explicação, apenas os detalhes de como ele descreve o mundo já te entregam tudo o que precisamos saber sobre ele.
Humbert é nojento e, infelizmente, um tipo de homem muito comum na vida real. A audácia de se considerar especial por gostar de crianças e culpá-las por sua doença, ou então como ele descreve com desprezo as mulheres que não se encaixam na fantasia dele são um retrato de muitos camaradas que cruzei ao longo da vida, que se acham superiores ao resto dos seres humanos decentes.
Infelizmente a imagem desse livro é comprometida pelas adaptações cinematográficas que excluem as problemáticas presentes no original, proporcionando interpretações desonestas da história, que não é um romance entre a Dolores e o Humbert e nem um clássico cult a ser colocado como objetivo de vida.
Queria escrever com tantos detalhes quanto Nabokov, que descreve cada coisa de uma forma tão única que possibilita o leitor de enxergar o objeto ou pessoa além das características físicas mas também seus trejeitos, formas de pensar e até seus significados, não tendo espaço para "encher linguiça".
Senti vontade de vomitar durante a leitura mas foi uma das experiências mais prazerosas da minha vida de leitora.