Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

null 11/08/2022

Denso (como deve ser)
Nabokov escreve com excelência a mente doentia de Humbert Humbert que, completamente consciente do horror de seus desejos (mas ainda assim tomado por eles), em tom de confissão, nos relata os acontecimentos entorno de Lolita, sua paixão. Longe de "romantizar" a situação, o autor expõe as sórdidas linhas de raciocínio e delírios do personagem, que em sua mente transtornada nos instiga o interesse pelo desfecho da história. Não é fácil ler em muitos momentos, afinal, é (e deve ser) um assunto pesado, tratado como tal. Entretanto recomendo muitíssimo a persistência, pois é realmente uma obra-prima da literatura. A riqueza de detalhes, espontaneidades, lapsos, sentimentos na psicologia do personagem transformam-no numa figura extremamente interessante. O livro é realmente muito bem escrito, possui um linguajar riquíssimo, diversas referências e com direito a um final que não se antecipa (ao menos eu não podia imaginar o desfecho). Recomendo!

maracci 04/04/2020

Denso
Livro que precisa ser lido aos poucos.

Isambm 15/04/2020

nao rolou...
Muito incomodo e difícil de se ler... larguei

Marina.Gasperotto 18/04/2021

Não sei dizer
Lolita é um livro claramente muito bem escrito porém denso, em muitos momentos o narrador se arrasta muito. Somado a isso senti raiva e nojo muitas vezes, o que ajudou a tornar uma leitura bem demorada, tem que ter estômago. Não sei bem como me sinto, eu diria que não amei mas fiquei longe de odiar, valeu a experiência. Quanto a edição senti falta de notas de rodapé, tem muitas expressões e frases em francês.

valentine 02/07/2023

Mulher morre de tédio no centro de sp
A nota não é sobre a temática, eu compreendo que há necessidade de separar autor de protagonista e enxergar o que ele está tentando dizer. é um tema importante, mas, no fim, a obra se popularizou pelos motivos errados, mesmo assim. me dá enjôo ver o nome Lolita ser usado por homens e mulheres como sinônimo de um encanto sedutor e inocente. achei interessante a atividade de tentar adivinhar a realidade, quando tudo é uma perspectiva distorcida do humbert. tem coisas que eu curti, descrições precisas e únicas, os jogos de palavras.

mas, meu deus, como a narrativa é maçante. o livro poderia ter metade das páginas, ou o mesmo número se o autor as enchesse com cenas e acontecimentos interessantes. são linhas e linhas de detalhes sórdidos e cansativos de cenários, passado de personagens que eu nunca mais vi, esse ou aquele pensamento. e todas essas coisas eu nem vou levar comigo, se não os poucos acontecimentos realmente descritos.

Violet Dusk 28/01/2015minha estante
Exatamente o que pensei ao término do livro: uma obra que de maneira alguma poderia ser ajeitada de forma mais maestra do que foi e que também não seria grande coisa se o autor não tivesse injetado nas folhas aquilo de mais humano de que dispôs.

Fer 05/05/2020

Monótono
Fiquei aliviada quando terminei a leitura. Tinha a sensação que não saía da mesma página, talvez devido ao tema ser um tanto incômodo ou simplesmente devido às partes repetitivas, monótonas e muitas vezes desnecessárias.

Luizinho 07/05/2020

Uma história de Amor?
Lolita já é um clássico da literatura mundial e nele vamos conhecer a história de Humbert Humbert, um europeu de meia idade que após um amor interrompido durante a infância acaba adquirindo certa feição por garotas entre 9 e 14 anos.

Humbert Humbert tem conhecimento de seus gostos criminosos por essas garotas e até tenta conter esses impulsos, porém após o término de um casamento conturbado e infeliz vai viver nos Estados Unidos onde acaba conhecendo Dolores Hazel, filha de 12 anos da dona da casa onde ele aluga um quarto para morar.

Após certa convivência com Humbert e por medo de consequências maiores, Dolores, apelidada de Lolita, acaba se tornando sua amante e partindo em uma viagem por todo os Estados Unidos com Humbert Humbert.

Com uma escrita rebuscada Vladimir Nabukov torna a leitura difícil e pouco fluída e mesmo sem utilizar de palavras obscenas e vulgares a trama se trata de uma polêmica e pesada relação de obsessão e abuso disfarçada de história de amor, o que durante vários momentos me fez cogitar a abandonar a leitura.

Samuel.Reis 26/08/2023

Lo, Loli, Lolita.
Antes de adentrar aos aspectos mais introspectivos da obra quero ressaltar de inicio a técnica do autor, Nabokov é cirúrgico na escolha de suas palavras, até suas frases mais simples são de uma beleza imensurável, com um controle absurdo de como instigar o leitor a querer mais. Facilmente Lolita entra no topo da minha lista de obras mais belas do século XX.

Mas nem tudo são flores, a obra quando lançada causou uma polêmica colossal ao redor do mundo e principalmente nos Estados Unidos, com um tema nada convidativo.
Além do tema e do desenrolar principal, o livro é também uma crítica a América da época,  em seu "auge da belle epoque capitalista" trazendo a tona como a sociedade foi sugada para esse mar de consumo desenfreado e sonhos irreais baseados em celebridades. A visão de H. Humbert que vem de fora dessa sociedade consumista mostra o quanto podemos estar sendo arrastados por uma onda, que não é percebida chegar e arrastar quem estiver a sua frente.

Com tudo, logo nos primeiros capítulos o autor já deixa bem claro como se dará o desenrolar do livro e quem é o nosso protagonista, Humbert Humbert que estranhamente se comunica com o leitor diretamente, sabendo que estamos lendo seu relato. Tudo começa a torna-se mais denso quando Lolita ( ou melhor dizendo Dolores, já que esse apelido foi dado por H. Humbert por razões doentias)  é introduzida na história, revelando o lado obscuro de H. Humbert.
Com seu tema controverso algumas pessoas podem chegar a perguntar-se "por quê eu deveria ler isto ?" ou "por quê o autor escreveu isto?" O ponto é que o leitor não pode esquecer que a obra se trata de uma ficção, e tem como finalidade o prazer estético do qual é presente nas mais variadas formas de arte.

Antes de tudo, o livro revela quem somos e como enxergamos o mundo, pois a questão em si é o que o leitor toma como conclusão após a leitura.
Os textos auxiliares ao fim do livro pelo próprio autor e por Martin Amis são de grande auxílio para uma compreensão mais filosófica da obra.

Elo :) 20/01/2022minha estante
Siim, eu não compreendo quem lê e acha mesmo que se trata de um romance, até o autor teve que explicar (o que é óbvio) que é a visão do pedófilo, óbvio que na cabeça doentia dele é amor aquilo, mas você lendo sabe bem que não é, é um abuso/crime nojento que ele comete, jurando para ele mesmo que é amor.

Nadia 14/03/2023

Cansativo!?
Achei o livro extremamente tedioso e lento. A leitura é muito rebuscada, e cheio de palavras em francês o que dificulta o entendimento.
Iniciei o livro sabendo se tratar de um narrador não confiável, da mente doentia de um pedófilo psicopata, mas ainda assim foi difícil digerir as falas que tentam convercer o leitor que Lolita era uma criança de 12 anos totalmente sedutora e sexualizada.
Enfim, não foi pra mim, mas valeu a experiência.

Giovanna.Casimiro 01/09/2021

experiência indescritível
Não sei nem por onde começar, um misto de sentimentos: nojo, revolta, tristeza e etc. Lolita foi a experiência mais estranha que tive com um livro, todos sabemos que se trata de um pedófilo que abusa sexualmente e psicologicamente da sua enteada, pensei a princípio que isso não iria funcionar como um livro, mas Nabokov fez funcionar. H.H ser tão cínico e manipulador, foram para mim um dos melhores pontos, o fato de ser a defesa dele, achei genial, talvez se não fosse por esse detalhe, pelo prefácio e formação de humbert humbert, o livro não teria funcionado como funcionou.
Eu adorei o livro pela narrativa totalmente parcial do abusador e sobre o H.H ser insuportável de egoísta e cínico.
Pra quem diz que esse livro é sobre uma história de amor, você entendeu TUDO errado, e pra quem diz que Nabokov romantiza a pedofilia, lembrem-se de quem narra a história é um pedófilo, abusador, o que vocês acham que um cara assim vai pensar? É uma narrativa totalmente parcial feita por um pedófilo moribundo.
Termino o livro com a sensação de: "preciso reler isso".
Sem dúvida um dos melhores livros que li até hoje, ainda não sei descrever exatamente minha experiência, mas posso delimitar horrenda/maravilhosa.