Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

idkvixo 15/07/2022

Esse livro me irritou de todas as maneiras possíveis. Não achei a leitura fácil, não só pela linguagem, mas como pelo tema também. Parei de ler muitas vezes para digerir o que estava lendo e também por que já estava ficando bastante sobrecarregada. É um livro que me deixou presa, fluiu até que bem, mas mesmo assim é super pesado e doentio ver a relação entre Dolores e Humbert se desenvolver e ver o quanto isso impacta nas ações e na vida da criança. É um sentimento de desgosto ver ele justificar suas ações com alguns fatos, mesmo ele mesmo sabendo que é um monstro. Eu não diria que ler os pensamentos de um pedófilo, ver como ele pensa e o que o faz agir desse jeito, é interessante, e sim assustador. Portanto, não recomendo pra todo mundo, acho que precisa de bastante preparo e estômago pra encarar esse livro.

larissaplath 29/03/2023

Definitivamente uma experiência
Eu sabia que era doentio, mas tive uns momentos que eu simplesmente não tankei. homem doente, doente, doente esse Humbert. eu tive até que parar a leitura por algum tempo, tava foda

maracci 04/04/2020

Denso
Livro que precisa ser lido aos poucos.

Nadia 14/03/2023

Cansativo!?
Achei o livro extremamente tedioso e lento. A leitura é muito rebuscada, e cheio de palavras em francês o que dificulta o entendimento.
Iniciei o livro sabendo se tratar de um narrador não confiável, da mente doentia de um pedófilo psicopata, mas ainda assim foi difícil digerir as falas que tentam convercer o leitor que Lolita era uma criança de 12 anos totalmente sedutora e sexualizada.
Enfim, não foi pra mim, mas valeu a experiência.

Melissa 06/06/2012

Chocante e Incrível ao mesmo tempo
É impressionante o modo como o autor apresenta os fatos. Quando eu respondo as perguntas das pessoas com uma sinopse da obra, muitas só veem o horror do fato de o personagem ser obcecado por pré-adolescentes de 12 anos. De fato, confesso, achava nojento antes mesmo de ler. Entretanto, devo relatar, é apenas com a leitura que podemos diagnosticar a obra corretamente. E o que eu vi, bem, foi uma mistura de emoções e contrariedades morais que excede as expectativas.
Ao mesmo tempo que você sente horror e até um pouco de nojo pelos sentimentos do personagem por essas meninas, (que aliás, não passam de crianças) você também percebe a ternura e o verdadeiro amor que este tem por Lolita, a personagem central. O livro faz você pensar no que realmente é imoral e no que é fruto de uma sociedade preconceituosa e cheia de limites, e as revelações que se tem ao longo deste são, realmente, surpreendentes.
Incrível. Doente. Romântico. Realista.
E Revelador.

Fernanda 05/08/2012

"Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha alma, meu pecado. Lo-li-ta (...)"
Assim incia-se a história de desenfreada paixão de Humbert Humbert por Dolores Haze (Dolly – Lô – Lola – Lolita), uma menina de 12 anos.
É uma temática polemica e confesso que fiquei bastante dividida com esse livro.
O autor, Vladimir Nabokov, abordou o tema de forma direta, embora... lírica. A narrativa é de uma beleza impressionante; ele nos conta essa história doentia de forma maravilhosa.

Antes de conhecer Lolita, Humbert Humbert, nosso narrador doente (e ele tem plena consciência disso), claramente mostra ao leitor sua pré-disposição à pedofilia.
Ok, Lolita não é um poço de ingenuidade. H.H. à denomina "ninfeta" (uma criança entre onze ou doze a quatorze anos que seduz homens mais velhos com artifícios de uma mulher madura) e , claro, só quem tem olhos meticulosos perceberia esse fato. Portanto, para H.H. era visível a malicia provocativa de Lolita, apesar de seu natural comportamento tempestuoso.
H.H. casou com a mãe da ninfeta apenas para tê-la por perto, mas acabou enviuvando num tempo curtíssimo, podendo assim tomar Lolita para si. Pois com ela "tinha sido amor a primeira vista, a ultima vista, as vistas de todo sempre".
A rotina de H.H. e Lolita, por dois anos, foi a estrada. Entre hotéis, passeios e vontades feitas, Lolita o satisfazia. É claro para o leitor, embora não explicito, todos os momentos críticos da relação deles.
Entendam, nenhum dos dois personagens centrais nos inspira moralismo. A interação deles é algo interessante de se ler; é possível que o leitor esqueça que Lolita é apenas uma criança algumas vezes, mas H.H. não deixa essa ilusão se firmar, pois sua condição sempre ascende.

A proposta de Nabokov com esse tema ousado desperta no leitor sentimentos diversos.
É compreensivo e aceitável a condição de H.H.?
Será que a ninfeta realmente aprecia o que lhe foi imposto?
Apesar de Lolita ser descrita como uma ninfeta, por vezes o narrador nos mostra sua infantil fragilidade; assim como expõem que sua preferencia de práticas sexuais estão além de seu controle.

O interessantíssimo e desesperador do livro é que H.H., apesar de seus terríveis atos, nos escreve sobre Lolita com um amor avassalador.
"Eu te amava. Não passava de um monstro pentápode, mas te amava. Fui desprezível e brutal, e torpe, e tudo o mais, mais je t'aimais, je t'aimais! E houve momentos em que sabia como te sentias, e a consciência disso era um inferno, minha pequena. (...)"

Com uma escrita espetacular, Nabokov nos atrai para um universo complexo e nos enche de perspectivas que julgávamos não ter.
Quem (como eu) achar a temática pesada e repulsiva, vai ser enredado pela prosa lírica do autor. Narrativa essa conhecida por autorias russas.
"Lolita" é um livro grandioso que nos mostra o lado de dentro da imoralidade doentia, porém involuntária.
É simplesmente impressionante.
Recomendo muito.

anaquadross 22/02/2023

Lolita
O que dizer desse livro? Lolita é uma verdadeira obra de arte (para os que sabem apreciar) se você acha que esse livro fala sobre romance, ou você não leu, ou você não tem ideia nenhuma do que leu, Lolita foi livro mais polêmico e doentio que eu já li, a narrativa não confiável do protagonista ilude muitas pessoas porém qualquer um consegue ver a verdade, esse livro foi muito bem pensado e MUITO bem escrito, uma verdadeira obra de arte, porém não leia se é sensível, pois o livro é muito forte, Lolita é uma história de pura crueldade e polêmica, um livro que com certeza valeu a pena ser lido
Rayssa A 22/02/2023minha estante
Quero muito ler esse!

Julia 06/09/2020

Não confie no narrador
O livro te traz uma perspectiva diferente, diretamente pelos olhos do pedófilo, te fazendo questionar tudo que ele descreve.

Violet Dusk 28/01/2015minha estante
Exatamente o que pensei ao término do livro: uma obra que de maneira alguma poderia ser ajeitada de forma mais maestra do que foi e que também não seria grande coisa se o autor não tivesse injetado nas folhas aquilo de mais humano de que dispôs.

null 11/08/2022

Denso (como deve ser)
Nabokov escreve com excelência a mente doentia de Humbert Humbert que, completamente consciente do horror de seus desejos (mas ainda assim tomado por eles), em tom de confissão, nos relata os acontecimentos entorno de Lolita, sua paixão. Longe de "romantizar" a situação, o autor expõe as sórdidas linhas de raciocínio e delírios do personagem, que em sua mente transtornada nos instiga o interesse pelo desfecho da história. Não é fácil ler em muitos momentos, afinal, é (e deve ser) um assunto pesado, tratado como tal. Entretanto recomendo muitíssimo a persistência, pois é realmente uma obra-prima da literatura. A riqueza de detalhes, espontaneidades, lapsos, sentimentos na psicologia do personagem transformam-no numa figura extremamente interessante. O livro é realmente muito bem escrito, possui um linguajar riquíssimo, diversas referências e com direito a um final que não se antecipa (ao menos eu não podia imaginar o desfecho). Recomendo!

Isambm 15/04/2020

nao rolou...
Muito incomodo e difícil de se ler... larguei

iris 08/04/2021

O tempo vai esclarecer
Em dúvida sobre como me sinto em relação a esse livro, decididamente não foi divertido de ler, ainda assim é brilhante. A empreitada estilística e artística é notável e influente. Gostei? Não sei. recomendo? Sim, é uma leitura única.

be 13/11/2021

H. H é de longe o personagem mais detestável que eu conheço. Uma história muito triste, chocante e difícil de ser consumida quando pensada em como Dolores se sentia. É necessário analisar somente o lado do Humbert para dar continuidade a leitura (nunca confiando nele, claro). Nabokov manipulou tão bem as palavras que mesmo diante das maiores atrocidades do livro, você se encontra imerso naquele mundo, com curiosidade e preocupação sobre qual será o final.

É um livro muito sensível, que te obriga a colocar seus julgamentos de lado para entendê-lo, desafiando o leitor a cada capítulo.