Lolita

Lolita Vladimir Nabokov

Resenhas - Lolita

Max 10/08/2022

Cínico, mas... sedutor!
Não vou fazer juízo de valor sobre o tema, um homem de meia idade seduzindo uma menina de 12 anos, mas claro, que dependendo do leitor alguns gatilhos emocionais podem ser acionados, principalmente uma adolescente ou uma mulher tão sujeita aos assédios costumeiros, mas o fato é que o livro é original e bem escrito, com todo o cinismo a personagem vai nos seduzindo e pormenorizando seus pecados e suas fraquezas, deixando marcas em quem lê. Recomendo!

Jessica891 02/10/2020

Uau...
Essa leitura foi um desafio, uma quebra de preconceito com o autor e o livro. Foi minha primeira leitura pesada do ano, não foi fácil entrar nos pensamentos desse maníaco, jamais verei nessa historia algo romântico, e tenho um enorme desprezo tanto pelo Humberto quanto pela mãe de Dolores, porque para mim, ela também era uma abusadora. Me sinto triste em saber que há muitas Dolores Haze's por aí, buscando um escape dessa vida de abuso.

RaquelTerezani 07/10/2020

Chocante e intrigante
Sim, comecei a ler ciente que se tratava de uma história do ponto de vista de um pedófilo.

Pra quem só sabe da "fama" desta história: trata-se do relato de um homem de 37 anos obcecado por uma garota de 12. Por ser primeira pessoa é um daqueles livros de "narrador não confiável". E, ao contrário do que algum sem noção possa achar, não, ela não tem culpa de nada e nem mesmo o narrador tenta convencer o leitor disso.

Isso posto, o que posso dizer sobre o livro é que, tirando certas partes repetitivas e arrastadas (há uma prosa poética porém ainda assim é cansativo), essa história é muito bem escrita.
Mesmo sem descrever uma única cena de sexo sequer, ele consegue nos enojar, chocar, revoltar e tudo mais de ruim que possamos pensar sobre um cara desses. Ele está lá, contanto qualquer coisa e, de repente, em uma frase sobre Dolores é como se tivermos levado um tapa na cara.
Interessantissimo aos amantes da leitura, ótimo para quem estuda escrita e recomendável apenas para quem tem estômago.

miguel 04/08/2022

eita
ate q enfim acabei.... livrinho dificil viu (de assunto) e o fato de nao ter nota de rodapé pras 83849494949 frases em frances q o H. H. solta me atrapalhou um pouco....
enfim é muito interessante de qqlqr forma e o nabokov escreve mt bem definitivamente vou reler

Adjuto 31/03/2023

Livro imprescindível atualmente. Pedofilia é Crime, denuncie!
Fiquei anos achando que este livro era uma homenagem a um pedófilo. Nunca quis ler Lolita.
Estou fazendo um exercício de ler todos os livros que estão cá na minha estante e que não foram lidos ainda, Lolita era um deles.
Ah, como fui tolo, como a gente é tolo.
É um clássico, um petardo na nossa consciência.
É a história de um homem com uma mente criminosa, doentia e obcecado por crianças.
Por conta dessa obsessão, ele literalmente acaba com a vida de Dolly Haze, até aí, não é spoiller, pois todos já deviam saber deste final.
O que me encantou no livro é a maneira absolutamente brilhante que ele se defende desse crime, uma defesa poética, que descreve a sua beleza, e a beleza da América, tudo com uma belíssima prosa, mas jamais deixa de se eximir da responsabilidade dos crimes que ele comete durante sua vida.
Se você tem esse preconceito contra Lolita, descarte-o imediatamente e mergulhe nesse livro.
Sem contar a estética do Nabokov que era um brilhante escritor e irá prender o leitor, da primeira a última página.
Ah, e mais, pra encerrar: é um livro que deveria estar nas salas de aulas por todo o globo, pra levantarmos a questão da Pedofilia. É absolutamente imprescindível falar a respeito, um livro destes daria coragem a jovens que estão sendo molestados por adultos, deixaria este assunto mais próximo a todos e, com certeza, vários crimes idênticos seriam evitados e/ou denunciados. Pedofilia é crime, denuncie!!!

Ana Helena 26/10/2020

Achei uma leitura difícil, arrastada, muitas vezes extremamente monótona, porém com uma escrita bastante poética. Um livro que tenta a todo momento te persuadir a gostar do vilão, mas é difícil, o crime está escancarado, Humbert Humbert sabe que é culpado e em momento algum diz o contrário.

antiyousocial 26/05/2020

Vou lembrar desse livro pela sua dualidade contrastante: enquanto a estilística suntuosa do autor me deixou impressionada, a repulsa pelos atos e ideias do narrador me deixou com vontade de desistir da leitura logo no começo. Ainda assim, a escrita é tão sutilmente requintada que me senti impelida a continuar.

É importante dizer que, apesar de Humbert frequentemente enfatizar o seu suposto amor por Dolores, o relacionamento em momento algum foi mostrado como algo bonito, e dizer que sua narração inclina o leitor a ter empatia por ele é, no mínimo, desonesto. É verdade que ele tenta culpar a garota por certas coisas, mas há momentos em que admite explicitamente a manipulação para mantê-la sob o seu controle e convencê-la a fazer o que ele quer.

Pela prosa quase poética e pela construção minuciosa do aspecto patológico de Humbert, avalio o livro com 5 estrelas, mas não é uma leitura que eu recomendaria para alguém.

"A menos que me seja provado ? a mim como sou agora, hoje, com meu coração, minha barba e minha podridão ? que nas dobras infinitas do tempo de nada importa que uma menina americana chamada Dolores Haze tenha sido privada de sua infância por um maníaco, a menos que isso possa ser provado (e, se puder, então a vida é uma piada), não vejo nenhuma cura para minha desgraça senão o paliativo melancólico, e de efeito muito local, da arte articulada. Como diz um velho poeta: 'Este senso moral dos mortais é o tributo/ A pagar pelo senso da mortal beleza.'"

Bruno Oliveira 05/04/2020

UMA OBRA DE ARTE GENUÍNA, IMPACTANTE COMO DEVE SER
Leitor amigo, não caia no discurso modorrento que há tanto já disseminaram por aí! Este livro é muito bom, sim! Há nele tantas homenagens, tantas leituras possíveis que realmente dá pena ver que a maioria dos que o leram só "tocaram na superfície da coisa". O livro é um típico romance clássico inglês, com aquela linguagem refinada e as ações mais concentradas em ambientes familiares (mas há também umas pilhérias!). É uma personagem-narrador que conta tudo, por isso não dá para confiar nela totalmente. O cenário é os Estados Unidos da América, desculpa óbvia para, de certa forma, homenagear esse país. Há muitas coisas reprováveis dessa personagem-narrador, sim; contudo, outra coisa fica muito óbvia sobre ela: o seu despudorado (e verdadeiro) Amor pela Lolita. Sem dúvidas, uma genuína obra de arte!

Jadechemale 28/08/2020

Leia esse livro com a saúde mental ok
Sobre a escrita: muito poética (propositalmente) para que as perversidades nojentas de h.h não pareçam tão doentias.
Frases longas demais. Mas não é muito difícil a compreensão.
Gente sério
Só leiam esse livro se estiver ok c a saúde mental pq ele é PERTURBADOR
Mas é uma obra prima. Cada palavra está no lugar que deveria. É bastante descritivo.
Teve partes que fui obrigada a dar uma pausa pq é muito forte.

maracci 04/04/2020

Denso
Livro que precisa ser lido aos poucos.

Julia 06/09/2020

Não confie no narrador
O livro te traz uma perspectiva diferente, diretamente pelos olhos do pedófilo, te fazendo questionar tudo que ele descreve.

cissa 17/01/2023

Ler esse livro pra mim foi realmente difícil a mente do personagem principal é completamente perturbada e distorce a visão dele sobre garotas menores de idade, por diversas vezes me peguei pensando em abandonar o livro e não encostar mais nele porém minha curiosidade foi bem maior.

Em diversas vezes no livro ele descreve " nymphets" que no caso são as menores das quais ele diz ser completamente fissurado com tamanhos detalhes doentios... Realmente, para ler esse livro é necessário ter muito estômago e psicológico para isso
DI @poesiadoslivros 17/01/2023minha estante
Eu não consegui terminar de ler. ?

cissa 17/01/2023minha estante
Eu li com um embrulho no estômago que meu deus

DI @poesiadoslivros 17/01/2023minha estante
Leitura difícil mesmo

Jamayra Greyce 17/02/2023

Parabéns Jamayrinha!
Mais de um mês lendo esse livro, então só irei registrar hoje que tô bem orgulhosa de mim mesma por ter conseguido ir até o fim!

Nada melhor, nenhuma sensação de vitória mais intensa que ler um clássico e entender tudo! IRRU!