A Última Batalha

A Última Batalha C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Última Batalha

Marcos.Detanico 03/08/2021

O preludio do fim e a emocionante jornada para a verdadeira Nárnia
Simplesmente perfeito este desfecho que Lewis nos presenteou, um emocionante final para uma digna despedida deste mundo tão carismático e envolvente que vim acompanhando a um tempo e que jamais quero abandonar, a saga como um todo conquistou um lugar especial em minha vida, claro que nem todos os arcos são perfeitos, alguns são monótonos, mas escrita é muito fluida e leitura muito gostosa os personagens são carismáticos e a cereja do bolo é o simbolismo, Aslan é de longe se tornou um dos meus personagens favoritos da vida.

“Todos encontram o que realmente procuram - mesmo sem saber o que estão procurando.”

Em A Última Batalha vamos acompanhar os acontecimentos que levam a destruição de Nárnia, que é desencadeada pela falta de crença dos Narnianos, por terem esquecido de Aslan e suas características e pela ambição desenfreada de um Macaco que utilizando-se da ingenuidade de um Asno, acaba criando um "falso" Aslam e enganando a todos os Narnianos visando tão somente seus próprios interesses e benefícios.

"Lembre-se de que todos os mundos chegam ao fim. E uma morte nobre é um tesouro que ninguém é pobre demais para comprar."

É angustiante ver que de crentes total, os Narniano se tornaram fantoches e acreditaram em falsos deuses, ou se tornaram ateus, sem entender e meditar sobre a verdadeira fé em Aslam e sobre a origem e a história de seu povo.

“Acabaram-se as aulas: chegaram as férias! Acabou-se o sonho: rompeu a manhã!”

Sem dúvida, A Última Batalha é um dos livros mais tristes de todas as Crônicas, mas também tem um quê de esperança acerca de um pós-Nárnia ainda mais cheio de aventuras, emoções e felicidade para todos que amaram Nárnia e acreditaram com o coração e alma em tudo que viviam ali.

[...] Para nós, este é o fim de todas as histórias, e podemos dizer, com a absoluta certeza, que todos viveram felizes para sempre. Para eles, porém, este foi apenas o começo da verdadeira história.[...]

Por Aslan.....
E por Narnia.........

Ariane 19/09/2023

As crônicas de narnia - a última batalha
O melhor da saga. Quem acompanha sabe que comecei a ler esses pelas referências ao cristianismo e esse está LOTADO. Lindamente a última batalha mostra sobre o fim dos tempos, desde a chegada do anticristo ate o fim.
O mais lindo de todos mesmo, amei.

leitora 18/03/2021

A última batalha
Achei muito interessante o modo com que tudo acabou, revelando um certo interesse a como será que o nosso mundo acabará!

Eduarda1062 28/11/2023

FIM
Finalizo essa história que marcou minha infância com seus filmes sem saber que me marcaria de novo com seus livros, final emocionante e lindo. Queria poder esquecer pra ler tudo como se fosse a primeira vez.

Augusto 13/11/2021

Tinha lido A Última Batalha há bastante tempo (creio que há mais de uma década) e não fazia ideia de como me pareceria numa segunda leitura.
De todas as setes Crônicas esta é a que mais destoa, inclusive no aspecto teológico.
É a mais sombria e menos esperançosa (pelo menos na primeira metade).
Se nas demais as referências de Lewis encontram claro paralelo nas Escrituras, neste livro, sobretudo no que tange a temas mais... soteriológicos, o que dita o rumo da história é muito mais o imaginário do autor do que a Fonte que serve de base para os 6 primeiros livros, e não, não consigo ignorar esse fato nem evitar que isso afete minha impressão sobre a obra.
Inclusive, aqui encontro o único discurso de Aslan que não me comove. Pra ser tototalmente franco, ele me desagrada mesmo.
A filosofia platônica está no âmago da crença de Lewis sobre o mundo porvir que ele nos apresenta, assim como também na maneira como o autor parece enxergar a real natureza deste aqui. E isso nem é algo que fica subtendido... é bem explícito mesmo.
De toda forma, foi bom rever alguns personagens que conquistaram meu afeto e que haviam ficado para trás à medida em que progredimos na história de Nárnia, assim como foi bom conhecer alguns novos que entraram para o hall de favoritos.
Fiz a leitura em voz alta para a família, assim como nas demais Crônicas e vinha conseguindo resistir bravamente até a última página. Aí não teve remédio... a voz embargou e me traiu, sobretudo quando ao final Aslan se... ah, vou contar não. Leiam aí.

Matheus 07/08/2023

Gostinho do Céu!?
Não há como descrever o sentimento de reler As Crônicas de Nárnia após tantos anos; é com imensa alegria e os olhos marejados de lágrimas que encerro essa jornada por essa terra maravilhosa.

C.S. Lewis, é um magistral contador de histórias, ergueu uma obra literária de proporções épicas nas páginas das "Crônicas de Nárnia". Como um moderno escriba das parábolas bíblicas, Lewis entrelaçou metáforas e alegorias profundas, evocando uma grandiosidade que ressoa além dos limites do tempo.

Assim como os profetas do Antigo Testamento, Lewis lançou um manto de encanto sobre sua narrativa, transportando leitores para um reino mágico de Nárnia, onde criaturas fantásticas espelham a complexidade humana e as lutas morais. Tal qual o "Êxodo" de Moisés, as crianças Pevensie cruzam de um mundo para outro, encontrando provações, tentações e descobertas que ecoam a jornada do povo hebreu pelo deserto.

A figura de Aslam, o leão, emerge como uma representação do Divino, reminiscente do "Leão de Judá" na Bíblia, simbolizando poder, justiça e redenção. Aslam sacrifica-se, seguindo o exemplo do sacrifício supremo de Jesus Cristo, aludindo à crucificação e ressurreição. O próprio encontro de Aslam com Edmundo em "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" é uma narrativa que espelha o perdão divino e a reconciliação.

A traição de Judas é reflexada na traição de Edmundo a seus irmãos, enquanto a transformação e amadurecimento das crianças refletem o crescimento espiritual e moral do ser humano. Lewis, como um hábil artesão, habilmente costurou esses comparativos bíblicos em sua trama, enriquecendo a obra com profundidade e relevância.

Em "As Crônicas de Nárnia", Lewis transcendeu a mera narrativa infantil, elevando-a a um plano de significado espiritual. Assim como o Novo Testamento é repleto de ensinamentos e parábolas que atravessaram séculos, Nárnia também permanece como uma obra atemporal que continua a iluminar os corações e mentes de leitores de todas as idades. Sua grandiosidade está em sua habilidade de unir mundos, retratando verdades eternas por meio de um manto de conto de fadas, garantindo que a luz de Nárnia brilhe através dos tempos, como uma estrela guia literária para aqueles que buscam entendimento e inspiração.

"A Última Batalha", é uma obra que ecoa com ricas parábolas e alegorias bíblicas, oferecendo uma reflexão profunda sobre o conflito entre o bem e o mal, a natureza da fé e a promessa da redenção. Ao traçar paralelos com a Bíblia, encontramos camadas de significado que elevam ainda mais a grandiosidade dessa obra.

A ascensão de um falso deus, Tash, e sua adoração em Calormânia reflete a idolatria e as falsas crenças que foram um tema recorrente nas Escrituras. Essa situação é comparável à narrativa do culto ao bezerro de ouro no Antigo Testamento, ressaltando os perigos da devoção cega e da busca por poder terreno.

O apocalíptico "fim do mundo" em "A Última Batalha" pode ser visto como uma representação do julgamento final. A destruição do mundo de Nárnia e a separação dos justos dos ímpios ressoam com as imagens bíblicas do juízo, enquanto a entrada na "verdadeira" Nárnia é comparável à promessa de um novo céu e uma nova terra na Bíblia.

O caráter sacrificial de Aslam ao receber aqueles que o seguem, ecoa a imagem de Jesus como o Bom Pastor que acolhe suas ovelhas. A maneira como personagens como Emeth, apesar de servirem Tash, são aceitos por Aslam, reflete a mensagem bíblica de que a graça e a misericórdia de Deus não têm limites.

O conceito de "País de Aslan" como um paraíso eterno pode ser interpretado como um reflexo do céu na tradição cristã, onde os justos desfrutam da comunhão com Deus. Além disso, a descrição da Nova Nárnia resplandecendo com cores vivas e uma beleza incomparável evoca imagens bíblicas de um paraíso restaurado.

"E, para nós, este é o fim de todas as histórias, e podemos dizer muito sinceramente que todos viveram felizes para sempre. Mas, para eles, foi somente o começo da história real. Toda a sua vida neste mundo e todas as suas aventuras em Nárnia haviam sido apenas a capa e a página de rosto; agora, finalmente, estavam iniciando o Primeiro Capítulo da Grande História que ninguém na terra leu, a História que prossegue para sempre. E, nessa História, cada capítulo é melhor que o anterior."

Thays.Freitas 18/01/2021

Como dar 10 estrelas para um livro Google pesquisar
Eu não tenho nem palavras para descrever a genialidade de Lewis, puta merda!
Eu quero esquecer tudo para poder ler de novo pela primeira vez hahahha.
Minha resenha é: leiam pelo amor de Deus!
Nilma 18/01/2021minha estante
Ai meu Deus! Tenho que parar de ver essas indicações! Minha lista só aumenta! Obrigada, Isi.freitas, por incluir mais um! Já vai quase em 50! Meu pai... ????

Thays.Freitas 18/01/2021minha estante
Nilma, mas leia a saga toda. Eu juro juradinho que você não vai se arrepender. É um livro incrível! Eu tô de boca aberta até agora hahaha

Nilma 18/01/2021minha estante
Tô arrumada! ?

Emi - Espider-Gil ;) 18/01/2021minha estante
Simmmmmm, eu só queria perguntar para o Lewis de onde que ele tirou tanta criatividade? AAAAAAAAAAAAAA como ele consegue conectar tudooo de uma forma tão simples!?

Emi - Espider-Gil ;) 18/01/2021minha estante
Sabe o que é mais triste? É saber que Lewis estava escrevendo a 8° crônica só que ele morreu ?

Thays.Freitas 18/01/2021minha estante
Aaaaaaaah eu não acredito! Queria muito saber o que ia acontecer com eles lá

Pois é ?

Vah 04/07/2021

A Última Batalha
Vemos aqui a última história de Nárnia, e também o último ano em que Nárnia existiu...

Acontecem tantas coisas que não caberiam em uma só resenha, mas o final compensa tudo...

É triste mas compensa tudo, é um lindo final e triste também

Biggie 17/09/2023

...E fim!
As Crônicas de Nárnia: A Última Batalha é o sétimo e último livro da série escrita por C.S. Lewis. Nesta obra, os protagonistas, incluindo Eustáquio e Jill, retornam a Nárnia e encontram o mundo à beira do colapso, mergulhado em uma tirania brutal sob o governo do macaco Tirian e do falso Aslam. A história gira em torno de uma batalha final entre o bem e o mal, onde os heróis se unem para enfrentar forças sombrias e restaurar a paz em Nárnia. O livro aborda temas de fé, redenção e o fim dos tempos, oferecendo uma conclusão épica e significativa para a série.

Wesley.Rodrigues 23/01/2022

Final épico e perfeito!!
Nem sei o que dizer nessa resenha, tenho certeza que nada que dizer fará jus ao livro, simplesmente perfeito, amei toda analogia à fé que este livro tem e todo o desenrolar dos acontecimentos. Fiquei muito feliz que essa saga termina bem, sem dúvidas, um leitura inesquecível, vou guardar comigo essas histórias em um lugar muito especial.
Vanessa 24/01/2022minha estante
Esse final foi incrível mesmo.

Amanda 24/01/2021

Fascinante
Estou entorpecida ainda com esse desfecho... Que incrível! Que anseio pela eternidade! Com certeza é meu preferido da série, mas como complemento de todos.

Allan 24/12/2021

Um final digno de uma saga grandiosa!
Uma das melhores decisões que tomei em 2020 foi ler As Crônicas de Nárnia por completo.
São histórias super divertidas que vão ficar comigo para sempre. Se eu tiver filhos, certamente irei ler para eles no futuro.
Amei!