O Irlandês

O Irlandês Tayana Alvez

Resenhas - O Irlandês

Stella Salles 15/06/2021

??????????
O Irlandês foi um livro que li com o clube de membros da @aione_simoes no ano passado (2020).
Nesse livro conhecemos a Júlia, brasileira morando na Irlanda. Com uma rotina de muito trabalho ela usa seus dias de folga para extravasar a energia no karaokê. Durante uma noite dessas acaba conhecendo Robert, irlandês típico, editor em uma aclamada editora de livros, viúvo e pai de duas lindas garotinhas. Esse encontro promete mudar a vida de ambos.
Quando o amor é forte, cor e status social não importam.
O Irlandês é um livro de @tayanaalvez, autora brasileira, nascida no Rio de Janeiro e que, atualmente, mora em Dublin, na Irlanda. Autora negra que tem propriedade para falar sobre os percalços na vida da mulher negra e brasileira fora do país.
Um livro com cara de fofinho, mas que traz muito mais por trás dessa história. Um livro marcante e que eu indico muito a leitura pra você que gosta de casal cativante e uma personagem forte e corajosa.

Thais 28/04/2021

O Irlandês
Um romance que acontece na Irlanda entre duas pessoas totalmente diferentes e que passaram por situações tiveram grandes impactos em suas vidas.
Rob e Julie formam um casal lindo e as meninas são totalmente adoráveis.
É uma leitura bem simples, fácil de se adaptar e que mesmo sendo um romance clichê nos faz querer ler mais um capítulo.

Alessandra Leandro 11/07/2020

Envolvente!
Realmente, o livro me prendeu do começo ao fim. A forma de escrever da Tayana Alvez faz com a gente crie uma grande empatia e proximidade com a Julia, protagonista do livro. Tive muitos momentos de reflexão durante a leitura, principalmente no que tange a realidade dos relacionamentos amorosos das mulheres negras e na vida dos imigrantes na Irlanda. Temas como autoestima feminina e diferenças culturais também aparecem na obra e são muito bem trabalhadas pela autora. E o principal, nos deixa de coração quentinho!!! Ah por favor, leiam a nota da autora, vale a pena demais!

Tháh 29/09/2020

Um amorzinho
Uma leitura gostosa de se ler, de uma negra que sai do Brasil para ir estudar na Irlanda , e acaba se envolvendo em um romance por um Irlandês onde ele foi o chefe dela , houve alguns conflitos onde foi abordado alguns temas como racismo, e como viver e morarcem outro país.

Tayana Alvez 19/08/2020minha estante
Eu é que agradeço.
Obrigada por ter gostado do meu romance com protagonista pé no chão e sem mocinho frio e calculista.
Obrigada por ter sido tocada pelo protagonismo negro e tudo o que eu tentei trazer nesse livro. Obrigada por ter deixado minha história te alcançar.

Espero que a continuação te encante ainda mais,
um grande abraço.

Jessica 27/08/2020

Real
A autora conseguiu falar sobre racismo de uma maneira sensível, real e envolvente. Assim como a autora e a personagem principal, eu sou uma mulher negra e por isso me vi muito no livro.
E mesmo sendo um tema pesado, ela conseguiu trazer de uma forma leve. Eu amei todos os personagens, inclusive as crianças (e olha que costumo achar chato trama com crianças rs).
Fora que o fato de a autora ter morado na Irlanda, onde a história se passa, dá uma realidade muito grande ao livro. Eu já tinha vontade de fazer intercâmbio na Irlanda, mas agora ficou ainda mais forte. Se eu pudesse ia pra lá amanhã.
Se você gosta de aprender com os livros que lê, ama uma boa história de amor, ambiente lindo e inspirador e uma pitada hot, só vai. Tem no Kindle unlimited, vale muito a pena!

fad 22/01/2023

Gostei, mas também não gostei
Só consegui ler esse livro na segunda tentativa, porque eu tinha colocado ele na minha meta do mês de janeiro, então não iria ler nenhum outro livro que eu queria antes de terminar os que eu estava arrastando, e consegui. ufa!

Conheci esse livro em um reels do Instagram em que a menina falava que a história tratava da solidão da mulher negra, e obviamente, esse foi o primeiro motivo para eu me interessar por ele.

De um modo geral, a história é muito utópica pra mim. A forma como as coisas aconteceram entre a Júlia e o Robert me fez sentir como se eu estivesse lendo um conto de fadas.
Momento ranço: A Júlia tratando as crianças logo no início como "minhas meninas". Nossa, isso me deu nos nervos.

O Robert é uma pessoa cheia de problemas, a reação deste homem naquela parte da brincadeira de pique-esconde me fez querer mandar um recado para a Júlia: Corre, mermã!

O livro não trata das questões raciais de forma aprofundada, é a história de uma mulher preta que encontra um homem branco e legitima esse relacionamento porque já foi preterida inúmeras vezes na vida, inclusive por homens negros. Enfim, cada uma sabe do seu limite e sobre o que deve aceitar. Não a julgo, mas também não tive muita identificação com a personagem.

A consideração geral é o título da resenha mesmo; gostei, mas também não gostei. Em alguns momentos eu gostava da história, mas em outros eu revira os olhos tão fortes que ficava até com medo.

A escrita não é ruim, mas também não é uma das melhores que já tive contato. Como já disse, a história é muito utópica e não quero nem saber da continuação dela. PAZ!

Rosy 14/09/2020

Sem expectativas, mas foi bom
Comecei a leitura sem expectativas, nem seria um livro que eu escolheria para ler, até ter uma leitura conjunta com umas amigas e valeu bastante a leitura.
Neste livro conhecemos a história da Júlia que é uma brasileira q precisa se sustentar na Irlanda então pega vários tipo de trabalhos, inclusive o de babá. E é com esse emprego q ela conhece o viúvo mais gost... gato da Irlanda, o Robert.
Entre medos, problemas, culpas e situações difíceis já vividas o romance começa bem fofo, embora muito rápido. A história é mto fluida e vc lê bem rápido.
Valeu a leitura.

Verônica Colares 15/09/2020

Não é só mais um livro hot
Esse livro aborda algumas questões de racismo muito interessantes. Vale a pena a leitura.

Sthe 20/09/2020

Mais uma indicação da Paola q foi perfeita! Amei demais esse livro, foi ótimo para sair da ressaca literária. Leitura foi rápida e gostosa, amei a construção dos personagens e a escrita da autora. Recomendo demais ?

Tami 27/09/2020

Incrível
Só posso dizer que livro incrível!!! De uma sensibilidade e leveza que te faz mergulhar na história num piscar de olhos..E não é apenas um romance, mas fala sobre a solidão da mulher negra, sobre racismo e amores de diferentes classes sociais, conta a história de uma mulher negra que redescobriu seus caminhos e um irlandês muito fofo que também redescobriu o poder que o amor tem de ressignificar e ajudar a curar as feridas do coração!

Vitoria 29/09/2020

A tay ja morou na irlanda
Que massa a tay morou na irlanda fez o livro interesante.
Nao e como se ela nao soibesse o que fazer ela soube muito bem elaborar este livro .
Fez agente viajar para dentro do livro como se estivesse vivendo junto com o personagens.
Nao e como se ela nao spubesse o que estava falando como ela ja morou na irlanda sabia muito bem escrever o livro .ameii o irlandes
Foi muito bem escrito e detalhado

Maria 16/06/2021

Gostei, mas não me tocou
Uma dificuldade que acabo tendo com romances é não conseguir me envolver tanto com a trama várias vezes. Esse foi o caso desse livro. Muito bem escrito e história divertida, mas não me apaixonei. Nenhum ponto negativo em específico, só não foi minha vibe.

Lalai2 17/05/2023

Amei muitooo
Tava encalhado no Kindle aí eu li em 1 dia, muito perfeito mostra a realidade de pessoas negras que muitos que tem protagonistas negras não mostram, eu tinha achado a Júlia muito fria mas dps eu entendi o lado dela, quero um Robert pra mim que homem fofo não erra nunca

Bianca 29/09/2020

Surpreendente
Esse livro me ganhou por conta de dois pontos extremamente positivos que nunca havia lido, dessa maneira, em nenhuma outra obra.
Primeiro, a questão de Julia ser uma intercâmbista. Eu amo ler histórias que se passam em outros países e que descrevem muito bem o lugar, pois nunca viajei ao exterior e é um jeito que encontro de conhecer um pouco sobre outros lugares. Porém esse livro não é como, por exemplo, amor e gelato que nos apresenta Florença, mas de maneira geral, visto aos olhos de moradores (mesmo que Lina, a protagonista, seja alguém de fora). O irlandês, na verdade, nos leva a descobrir como realmente é a vida de brasileiros, intercâmbistas, turistas, vivendo na Irlanda.
Eu achei isso mágico, ainda mais porque a autora fala com propriedade sobre isso, coisas que ela vivenciou e que divide conosco através do livro.
O segundo ponto, é a questão racial. Já li alguns livros com essa temática, como o "Vozes Negras" que me tocaram bastante, mas acho que esse livro me fez abrir os olhos ainda mais para muitas questões. Sou uma mulher branca, nunca vou saber o que é vivenciar essa solidão, mas me parte o coração de saber que existem tantas mulheres sofrendo dessa maneira cruel. Procuro entender melhor sobre isso, saber como fazer a minha parte para nunca mais compactuar com o racismo, saber como as pessoas são obrigadas a se sentir (injustamente) por conta de sua vida, sua aparência e sua história.. Muitas vezes evitamos certos assuntos com medo de sairmos de nossa bolha de conforto. Não quero achar que o mundo está incrível quando não está e é preciso que todos nós leiamos relatos como esse, histórias emocionantes como essa, para percebermos o mundo a nossa volta. Não é porquê não está acontecendo conosco, que não está acontecendo de fato e, precisamos desse choque de realidade.
Enfim, sobre a história em si, o casal me conquistou demais e torci muito por eles. Em alguns momentos, achei que as meninas eram extremamente maduras, até demais, para suas respectivas idades e estava achando isso um leve ponto negativo, até ler a nota da autora (que inclusive, amei e me fez chorar) e perceber que, talvez, isso seja cultural e fiquei chocada em saber que até o amadurecimento de crianças pode ser uma diferença drástica entre regiões.
Gostei muito da leitura, com certeza aprendi muitas coisas com essa experiência e agradeço a autora por isso!
Indico super, é um livro que fala sobre racismo, sobre a solidão da mulher negra, sobre a dificuldade de quem decide morar fora, sobre superação, perdas, família e, principalmente sobre amor.
Glaucia 02/10/2020minha estante
Amei sua resenha,eu tmb estou amando saber mais da vida de quem vai para fora do Brasil a trabalho.