O Irlandês

O Irlandês Tayana Alvez

Resenhas - O Irlandês

fad 22/01/2023

Gostei, mas também não gostei
Só consegui ler esse livro na segunda tentativa, porque eu tinha colocado ele na minha meta do mês de janeiro, então não iria ler nenhum outro livro que eu queria antes de terminar os que eu estava arrastando, e consegui. ufa!

Conheci esse livro em um reels do Instagram em que a menina falava que a história tratava da solidão da mulher negra, e obviamente, esse foi o primeiro motivo para eu me interessar por ele.

De um modo geral, a história é muito utópica pra mim. A forma como as coisas aconteceram entre a Júlia e o Robert me fez sentir como se eu estivesse lendo um conto de fadas.
Momento ranço: A Júlia tratando as crianças logo no início como "minhas meninas". Nossa, isso me deu nos nervos.

O Robert é uma pessoa cheia de problemas, a reação deste homem naquela parte da brincadeira de pique-esconde me fez querer mandar um recado para a Júlia: Corre, mermã!

O livro não trata das questões raciais de forma aprofundada, é a história de uma mulher preta que encontra um homem branco e legitima esse relacionamento porque já foi preterida inúmeras vezes na vida, inclusive por homens negros. Enfim, cada uma sabe do seu limite e sobre o que deve aceitar. Não a julgo, mas também não tive muita identificação com a personagem.

A consideração geral é o título da resenha mesmo; gostei, mas também não gostei. Em alguns momentos eu gostava da história, mas em outros eu revira os olhos tão fortes que ficava até com medo.

A escrita não é ruim, mas também não é uma das melhores que já tive contato. Como já disse, a história é muito utópica e não quero nem saber da continuação dela. PAZ!

Letícia 21/04/2021

É um ótimo livro para esquentar o coração! Foi maravilhoso conhecer mais sobre a cultura irlandesa do ponto de vista de uma brasileira. Apesar de ser um romance água com açúcar, traz temas importantes sobre racismo e a luta da mulher negra, além da questão de imigração

Gabi 18/02/2021

Um homem quebrado e uma mulher que apesar dos problemas que enfrenta é animada e cheia de vida: a receita certa dos romances clichês. Então imaginem minha surpresa ao ver 'O Irlandês' ir muito além disso. Logo no começo do livro somos apresentados à Júlia: mulher, negra, intercambista e com um dia-a-dia apertadíssimo em que intercala trabalhos e estudos. Então por que não acrescentar um terceiro trabalho à essa rotina, certo? Por mais que pareça loucura e ela saiba disso, é exatamente o que faz. Em seu novo emprego Júlia conhece Robert e as filhas dele, Annabelle e Alice. À medida que a história evolui vemos nossa protagonista cada vez mais apegada à essas três pessoas, mas também cansada demais e cheia de inseguranças. Além de trazer uma protagonista feminina muito cativante e independente, a autora nos entrega um mocinho que foge dos padrões de romances clichês: apesar de quebrado, Robert não é cruel, fechado ou o típico "bad boy que só é assim porque passou por muitos problemas". Fiquei completamente apaixonada pelo personagem e pelas características da personalidade dele. De quebra Tayana Alvez aborda temas importantes como: racismo e dependência emocional em uma história leve e muito envolvente. Apesar de estar um pouco receosa quanto ao rumo que a continuação da história seguirá também quero muito ver mais desse casal.

Lalai2 17/05/2023

Amei muitooo
Tava encalhado no Kindle aí eu li em 1 dia, muito perfeito mostra a realidade de pessoas negras que muitos que tem protagonistas negras não mostram, eu tinha achado a Júlia muito fria mas dps eu entendi o lado dela, quero um Robert pra mim que homem fofo não erra nunca

Nulia 26/06/2023

Uma babá na Irlanda não quer briga com ninguém
Julia é mulher brasileira guerreira que luta pelo pão de cada dia, querendo uma oportunidade de vida melhor fora do seu país.

É interessante ver os desafios que ela e seus amigos enfrentam num país totalmente diferente, mas para mim ficou muito repetitivo e sem muitas novidades durante os capítulos.
O próprio casal não me envolveu e a escrita também não ajudou muito. Li pra passar o tempo e foi isso.

Já li outro livro da autora que foi muito bom, então talvez meu problema seja só com esse mesmo.

3,5/5,0

Jane.Machado 28/11/2023

Necessário.
Esse livro é tudo que eu pedi sim: representatividade, amor, assuntos reais que são constantemente ignorados.
Júlia é uma mulher incrível, rodeada de gente incrível também. Que sorte a nossa poder acompanhá-los. ??
Agora que li o primeiro, tudo faz sentido e gostei ainda mais.
É muito bom saber que Rob se encontrou e nossas meninas também melhoraram. Um livro de deixar o coração quentinho.

?Encontre alguém que te ame direito, e se case com essa pessoa.?

Maria18806 12/03/2022

Uma surpresa!
Comecei a ler pensando que iria ser só mais um livro de romance bem clichê, mas na verdade é um livro que toca em temas bastantes sérios também. Amei muuuuuito

Tâmara Moya 14/03/2022

Em O Irlandês vamos conhecer Júlia e Robert. Julia é uma brasileira negra que faz intercâmbio na Irlanda, que se divide entre vários empregos e o curso de inglês. Ela é inteligente, divertida e muito consciente do seu lugar no mundo. Apesar da loucura do dia a dia, Julia sempre separa as quintas-feiras para se descontrair em um bar com karaokê. Robert é viúvo e tem duas filhas. Em uma das noites de Karaokê Julia esquece seu casaco e o mesmo é encontrado por Robert que localiza Julia através de cartão de babá que encontra no bolso do casaco.

A atração que Julia e Robert sentem um pelo outro é intensa e imediata e a cada página virada, me peguei torcendo pelo casal. Enquanto a relação dos dois se desenvolve, vamos conhecendo melhor a vida dos personagens: Julia com suas relações amorosas onde o racismo de uma forma ou de outra, se mostrou cruel; Robert tem tentado ser um bom pai e lutado para superar a morte da esposa. E apesar de estar passando por um momento traumático com a perda da mulher, ele não se tornou amargo e ranzinza, ao contrario, se tornou um homem muito gentil e amoroso. Rob é um mocinho perfeito, nada menos do que Júlia merece. Conhecemos também as filhinhas de Robert (Alice e Annabelle), fofas, divertidas, amorosas, acrescentam muito ao desenvolvimento da história e não tem como não sorrir com elas e não sentir a dor delas.

A autora acrescenta elementos interessantes sobre a vida na Irlanda e as diferenças culturais. O livro traz algumas cenas sensuais, mas nada exagerado. A narrativa da Tayana é fluida, envolvente e em poucas páginas eu já estava presa na história de uma forma que eu não conseguia parar de ler.

Uma leitura com um romance fofo e bem construído, que aborda assuntos relevantes ligados ao racismo e a realidade da mulher negra. O Irlandês me fez suspirar e aqueceu meu coração.

Mirella | @readingmirella 10/03/2021

um bom romance;
gostei do livro no geral, a narrativa da autora é bem gostosa e eu gostei muito da julia, o romance foi um pouco meloso demais pra mim aguentar, mas sei que tem gente que não vai se importar com isso (a situação da higiene, principalmente a falta dos banhos me assustou, sinceramente, mas isso não altera minha nota, só quero deixar registrado para a mirella do futuro)

Camila 19/02/2020

Livro Maravilhoso
Uma história envolvente do início ao fim. Nos proporcionas bons momentos alegras, mas também tem que de tristeza na história.
Amei o Robert e a Julia. Alice e Annabelle são crianças muito fofinhas.

Thamara Welle 22/02/2020

Adorei
Emocionante do início ao fim, trazendo assuntos tão importantes e pouco abordados.

Rayssa 01/08/2020

Nossaaa, que surpresa esse livro foi para mim, a Júlia, protagonista, é uma garota incrível que já passou por várias situações por causa do preconceito e deixou traumas, mesmo assim é alegre, divertida e sabe se posicionar. Com tudo isso ela foi para outro país fazer intercâmbio. E aí já sabe né? Lá ela vai conhecer o lindo e maravilhoso Robert, haaaa... Ele também é incrível, e o que mais eu gostei no personagem: ele ama a Júlia pelo que ela é, pelo seu jeito de ser, a alegria, a beleza e o tom da pele dela não interfere em nada nos sentimentos dele.
Eu gostei demais dessa leitura, conheci através de uma Leitura Coletiva que participei, e também é meu primeiro contato com a autora, com certeza vou colocar outros livros dela na minha lista. Super indico esse livro.

Heloísa 28/09/2020

História viciante
Julia é uma aluna brasileira de intercâmbio na Irlanda. Ela recebe uma proposta de emprego de babá das duas filhas do irlandês Robert. Aos poucos, o que era para ser um relacionamento profissional vai se transformando em paixão. O livro é leve, rápido de ler, porém faz reflexões profundas sobre o racismo, especialmente o sofrido por Julia, que é negra, sobre melancolia, perda de pessoas queridas, dificuldades na educação dos filhos, traumas, temas da vida diária que são muito bem retratados, sem criar aquela atmosfera de vida perfeita e deslumbrante, mas que é totalmente irreal. E uma pitada de cenas do cotidiano irlandês que deixam a vontade de frequentar os mesmos lugares, de conhecer a Irlanda. Julia, Robert e suas filhas Annabelle e Alice são personagens muito queridos.

Hellen R. P. 29/09/2020

Nacional na Irlanda
Julia é intercambista, passando por perrengues em vários empregos para conseguir se manter. Robert é um editor renomado, pai de duas crianças. Curiosamente um bar conecta a vida dos dois e quando Julia é contratada como babá das filhas de Robert algo mágico começa a acontecer entre os protagonistas. Foi muito bom conhecer um pouco mais sobre um país tão interessante quanto a Irlanda. Os personagens foram bem apresentados e temas importantes abordados. Gostei da leitura.

Duda 20/03/2022

Impressionante!
Nunca em uma História li sobre a solidão da mulher negra! É muito bom ver que a autora apontar esse tema de forma leve e descontraída.
A Julie é perfeita, mesmo com todo que sofreu, os traumas do racismo entre outras coisas. Nunca deixou se abater.
O que dizer do Robert, muito diferente de todos os viúvos que li.
Sério ele é um fofo, morri de amores por ele e por as menininhas. E também não pode falta as princesas.
Perfeito! Simplesmente perfeito?