O Irlandês

O Irlandês Tayana Alvez

Resenhas - O Irlandês

Carol 27/11/2022

O coração quentinho que eu pedi, sim!
Esse foi meu primeiro contato com histórias da autora e a escrita dela é muito gostosa, fluida. A gente se sente imerso no livro, como se estivesse mesmo na Irlanda. Os personagens são cativantes e muito bem construídos, é impossível não sentir nada em relação a qualquer um deles. E a história da Julie é do tipo que te deixa esperançosa, te faz acreditar que amores reais podem mesmo existir. O irlandês me surpreendeu e foi emocionante. Recomendo para quem ama clichês para ficar com o coração quentinho no final

raellen. 05/05/2024

Nao gostei
Quando eu tava lendo "até que eu te mate e nos separe" eu pelo menos conseguia desligar o cérebro e tentar me divertir com a história, já com esse, tive uma péssima experiência de leitura e nao consegui não reparar no que tava me incomodando

rafaely 09/12/2022

um dos livros mais fofos que li esse ano.
julia e robert são personagens incríveis e fortes, as meninas são um amor (fiquei muito feliz qnd percebi que nao seriam aquelas crianças chatas que nao aceitam os pais com outra pessoa k). já to ansiosa pro segundo!!

Samilete 14/02/2023

Você faz parte do meu trevo de três folhas
Julia é uma brasileira que foi para a Irlanda procurando novas vivências e procurando treinar mais o inglês. Robert é um pai de duas meninas (Anabelle e Alice) que está passando por um momento muito difícil após sua esposa ir embora.
Eles se encontram após um casaco perdido e criam uma amizade depois de Júlia começar a trabalhar como babá das filhas dele. Um amor nasce entre todos, mas será que o amor é suficiente pra deixar os fantasmas do passado para trás?

Eu gostei do livro, voltaria pra ler algumas cenas que achei muito boas, mas tenho algumas ressalvas, livro com aspas, não sou muito fã, mas é algo pessoal. O livro demorou um pouco pra desenvolver no começo, o que é normal, mas tinha muita descrição de ruas de Dublin, lugares de Dublin e tudo no geral, que não faz muita diferença no fim e só fez atrasar um pouco, mas quando ele se desenvolve é bem melhor, a gente fica querendo saber como vai terminar e o que vai acontecer no próximo capítulo, mas o final pra mim no último capítulo e no epílogo foi muito arrastado pq era como se tivesse fazendo um resumo de toda a história que eu tinha acabado de ler.

Sobre o tópico do racismo que é falado no livro, por a Júlia ser negra, pra mim foi citado de forma superficial. O relacionamento dela com o Robert é fofo, mas do nada demais e muito mil maravilhas, por mais que no decorrer aconteça muitos problemas, eles são muito dramáticos. No início quando ela acaba de chegar na casa e começa a tratar as crianças como "minhas meninas" me deixou um pouco sem entender, pq elas não tinham nenhum vínculo e as crianças aceitaram de boa, mas elas detestaram todas as outras e tinham passado por um trauma muito grande.

Outro tópico que foi citado foi a dependência e foi muito por cima também, muito jogado. Dependência, ausência e culpa, todos do mesmo jeito, e outra coisa o Rob colocou as crianças na terapia, mas ele n foi pq não achou importante, isso não faz o menor sentido.

Eu gostei e achei muito mais somenos ao mesmo tempo, acho que o que eu gostei mais foram as referências de A seleção. Ele é bom, mas podia ser bem melhor

Yanne 17/12/2022

- me fez feliz
- me marcou
- me ensinou
- me fez refletir
- me fez sentir saudade antes mesmo de terminar
Esse aqui não cumpriu todos, mas a leitura foi TÃO leve e gostosa que não resisti!
Júlia e Rob são simplesmente perfeitos um pro outro.
Já disse em algumas (muitas) resenhas que não sou a fã número um de esposas mortas. Sei que é egoísta e hipócrita, mas é pq li livros que o fantasma da esposa parece sempre estar presente e o cara vive falando e relembrando o quando amava a mulher morta. Mas esse aqui não, nananinanao, Rob fez diferente e acho que foi por isso que eu simplesmente me apaixonei por ele.
Ele não ficou falando da esposa, pelo contrário, deixou claro que a amou muito, mas que ama tanto quanto a Ju, que o passado não interessava mais a ele, e que hoje, o mundo dele era da Júlia e não do amor passado. ROB VOCÊ NUNCA ERRA!!!!!
Amei a abordagem da atura com o tema do racismo, a forma crua e realista que foi falada é tão importante nesse universo que alcança milhares de pessoas que eu me senti abraçada em cada palavra escrita.
Amei as meninas, elas são tão preciosas.
Queria mais das princesas, mas tudo bem, o romance foi tão bom que nem me apaguei a isso, só mergulhei e engoli esse livro em menos de 24hrs ??

bibs 23/12/2022

por um momento achei que era outro gênero de livro(?
cara, por um momento achei que esse livro ia me levar pra outra lugar??? kkkkkk jurei que iria vir um suspense e que a família era meio esquisita e tals, mas no fim era só uma família traumatizada precisando de amor, mas eu gostei do livro é bem fofinho

sugaromantico 26/12/2022

Eu, ate então, não havia lido livro algum em que a autora abordasse a insegurança presente no sentimento romântico de uma mulher negra, o primeiro foi este e embora eu não tenha outros livros para ter uma opinião mais sólida, eu amei completamente a forma como a Tayana trouxe esse assunto para 'O Irlandês'. É infelizmente a realidade de uma grande parte das mulheres pretas pelo mundo todo.

Houve também alguns pontos que me deixaram aquela sensação de não terem sido muito esclarecidos ou melhor desenvolvidos, como por exemplo o luto do Robert, mas como dito na 'nota da autora', terá mais um livro, vou aguardar ansiosamente e esperar que venha as respostas a essas questões que rodam minha cabecinha.

'O Irlandês' traz aquela atmosfera gostosa repleta de risadas e muito carinho não só entre os protagonistas como também na forma cuidadosa, amorosa e empática como a Julia lida com a Alice e a Annabelle.

Livia 28/12/2022

Perfeito
Eu amei muito, achei bem interessante, um casal maduro ambos com suas inseguranças e traumas mas que conseguiram se entender mt bem, sem nada tóxico e formar uma família linda ?

@lendocomsabrina 28/12/2022

Com muitas camadas e fofo demais
Júlia é brasileira e intercambista em Dublin, na Irlanda e desdobra em estudar e vários empregos. Na sua sagrada quinta-feira do karaokê, ela sai do bar e esquece seu casaco.
Eis que no dia seguinte ela recebe uma ligação de um homem que pegou seu casaco oferecendo um emprego de babá que ela prontamente aceita afinal "imigrante não recusa dinheiro".
E aqui começa uma história super fofa, mas que traz assuntos sérios como o racism0 de uma forma bem escrita, leve mas trazendo sua profundidade.
Robert é um pai solo que se encantou por ela desde o primeiro olhar.
As conversas nos quadros dá vontade de ter um em casa hahahaha
Amo livro com crianças e fiquei apaixonada por Annabelle e Alice ?????
A Tayana como sempre arrasa, com uma escrita fluída, gostosa e cheia de bom humor me deu mais um casal pra me apaixonar e um crush literário que tem o avatar do Robert Pattinson que amo de paixão.
E ele ainda faz referências literárias, amei.
Uma constelação pra eles ????

ranizwq_ 08/02/2023

A leitura é leve e profunda, engraçada e super fluída, eles são tão maduros e sem enrolação, é incrível.

Juliana 06/01/2023

"somos nós quatro. eu, você, o papai e a nossa julie."
eu amei o livro, a escrita é super fluida e a leitura bem rápida. a vibe é bem sessão da tarde com aqueles romances fofos que te deixa com o coração quentinho!!

amei acompanhar a trajetória da julie, como intercambista e sendo uma mulher negra, o robert que foi se reerguendo aos poucos, e as meninas que são uns amores!!

Jayane S 06/01/2023

Achei muito repentino esse amor todo.
Como quando a Júlia/julie conta sobre a vivência dela como mulher negra e intercâmbista, mas essa parte do romance me incomodou muito achei que os dois estavam carente e acabaram juntado o útil com o agradável para tem um final feliz.

Camila 17/01/2023

Admito que quase desisti, mas ainda bem que mudei de ideia
Achei que tinha problematização demais, mas parei para pensar melhor e percebi que mais pra frente explica o motivo real de a moça não sair facilmente com outras pessoas. Como mulher branca estou ciente dos privilégios com os quais cresci, achei muito bom esse livro trazer de forma tão bem explicada situações que mulheres negras passam todos os dias. Eu nunca tinha parado realmente para pensar que existem caras como os da história que saem com mulheres negras mas não tem coragem de assumir para a família e como isso deve ser frustrante e humilhante para essas mulheres, a sensação de que os outros não as levam em consideração por causa da cor da pele.

É uma história rapidinha, sobre uma imigrante na Irlanda que trabalha em vários empregos pra se sustentar e ajudar a família e conhece um viúvo, pai de duas menininhas fofas que precisa de uma babá.

maia q 21/01/2023

MARAVILHOSO
acho que não existe nada tão bom quanto um livro nacional, com representatividade, gírias que só brasileiro entende e mt mais coisas. Eu comecei o livro já com bastante expectativa e tenho que admitir: a autora superou todas.