O Irlandês

O Irlandês Tayana Alvez

Resenhas - O Irlandês

Bianca2406 22/02/2024

Me sinto REVIGORADA e APAIXONADA
Depois ler 1 livro pesado e 1 livro com personagens rasos tal qual um pires, sinto que O Irlandês foi meu achado do mês de fevereiro de 2024. É engraçado falar sobre esse livro porque por muito tempo eu o ignorei, ele vivia aparecendo no meu Twitter e eu ignorando, mas hoje decidi dar uma chance pra ele e a escrita dessa LINDA me tirou do fundo do poço literário ??

É isso que eu falo, o livro de romance clichê não precisa reinventar a roda, mas também não dá pro livro ter personagens rasos igual um pires e seus únicos propósitos serem ficar juntos. E em O Irlandês a Julia e Robert são MARAVILHOSOS, PERFEITOS e super bem construídos, em meio a uma escrita fluída e impecável.

Estou simplesmente entregue a essa leitura, há muito tempo não lia um livro em uma tarde e aqui estou eu me sentindo revigorada e super feliz em ver que é uma duologia, ou seja, o livro dois me aguarda ?

Luciana558 01/07/2023

Querida julie
Julia é uma brasileira, carioca que está fazendo intercâmbio na Irlanda e entre as correrias de 3 trabalhos ela tem um descanso inadiável, uma passada no seu karaokê preferido e lá ela acaba chamando a atenção de Robert que,a convida para ser babá das suas duas filhas, ela reluta mas aceita e sem entender muito bem cadê a mãe dessas crianças até pq a essa altura ela já está se interessando por Rob e nossa querida Julie vai se descobrindo e vendo tudo que a vida de intercambista pode propor, além de tratar o racismo de uma forma muito leve.

Géssica Ferreira 16/02/2020

"Obrigada pelo mimo"
Sim, obrigada por esse refresco. Uma leitura maravilhosa, porque ao mesmo tempo em que tocou em algumas feridas, nos permitiu sonhar por um momento. Durante a leitura foi uma montanha-russa de sentimentos, ou seja, intercalando entre momentos de tensão e alívio. Ah, só quem viveu sabe o que é a solidão da mulher negra e as marcas que ela deixa.
Gostei de ter viajado para outro país sem sair de minha casa, de como foi apresentado alguns curiosos costumes da cultura da Irlanda, e de como não foi tão romantizada a vida de imigrante que trabalha e estuda em outro país. O romance foi rápido demais, como a Júlia mesmo disse, mas a vida é realmente muito breve. Que personagem é a Júlia: forte, determinadíssima, fada sensata. Será possível existir alguém como o Robert? Se sim, gostaria de guardar em um potinho cintilante, depois de um banho e umas sessões de terapia. “As meninas” e “as princesas” também são ótimas personagens.
Os bordões da internet deram uma leveza a mais ao livro, por isso o título da resenha.

brenda 26/02/2021

leitura bem fluida, clichê que todos amam, mas ao mesmo tempo aborda sobre assuntos extremamente necessários. foi lindo o quão esse casal foi bem desenvolvido

Raquel 01/03/2021

Um romance fofo
Leve e descontraído. Aborda temas importantes como a solidão da mulher negra no Brasil e como elas podem ser tratadas como simples objetos, mesmo em pleno século XXI

Enzza 23/01/2023

Amei, que história gostosa. Uma brasileira, negra, tentando ganhar a vida na Irlanda e vai trabalhar de babá de duas garotinhas fofas e o pai mais gato de todos e no processo cura o coração de todos, inclusive o nosso. Romance d deixar o coração quentinho.

Priscila.Montevequi 26/01/2023

Encantador
Que livro lindo! Senti tantos sentimentos...chorei, ri, me encantei com as crianças...
Acompanhar a dor de Rob e como conduziu sua vida e de suas filhas num momento tão delicado foi uma linda experiência.
Agora sobre Julia...nossa! Não tem como não se emocionar e se sentir tocada com sua história, com suas lutas, com suas dores e traumas que ficaram enraizados em sua alma... infelizmente seus "relatos" fazem parte de uma realidade ainda vivida em nossa sociedade, no nosso país...onde ainda temos enraizado o preconceito, seja contra mulheres, contra os LGBTQIAP+, contra negros, indígenas ou qualquer pessoa que não se encaixe no "padrão" dessa sociedade misógina e patriarcal.
Não conheço a dor da mulher negra, que carrega consigo, em seu DNA e em sua pele, uma história de muita luta...mas sendo mulher, sei o quanto é difícil conquistarmos nossos espaços e sermos respeitadas neles.
Por fim, quero concluir dizendo que foi uma doce leitura, enriquecedora e encantadora. Com belos momentos para aquecer o coração.

Alvessj 01/02/2023

É um livro muito fofo que mostra como é a vida de um imigrante mulher negra no país assim a maioria são brancos né meu Deus é um livro muito fofa um casal muito fofo por mais que eu acho que tipo assim aconteceu muito rápido ele é muito fofo a Júlia mostra as inseguranças que ela tem né mas é perfeita

Amanda3155 10/02/2023

Um livro muito fofo, com leitura fluída e rápido li em apenas 1 dia. Mas como todos os livros o maior erro dele foi o personagem principal não ter contado as filhas o que de fato aconteceu com a Mãe delas, o que fez com que elas odiarem a mãe por "abandoná-las"....mas eu gostei de ver a evolução de todos os traumas e inseguranças dos personagens.

l1na 17/03/2023

Encantada
O livro é simplesmente perfeito, amo os personagens.
uma leitura leve e fluída, bem desenvolvido e com uma diagramação confortável.
um livro muito gostosinho de se ler.
você se apaixona cada vez mais por robert campbell a cada capítulo.
e também pela protagonista que é incrível.
4,5 estrelas

Beatriz Lilia 26/03/2023

A terceira pétala do meu trevo da sorte
Nem sei o que comentar sobre esse livro! Não tem como negar, sou apaixonada por romances, e esse foi de tirar o fôlego, tão lindo e necessário!

Me apaixonei pela história da Julia e do Robert, eles são tão lindos juntos.

- "Quando eu te vi naquele bar, há meses, que parecem eras atrás, eu sabia que você mudaria a minha vida, mas nunca imaginei que se tornaria a terceira pétala do meu trevo da sorte?

De forma tão leve a autora traz tantas pautas importantes durante a leitura, é impossível parar de ler e não ser impactada por cada frase!

- "A pior parte do racismo é que ele nunca cura. Tudo o que acontece com você, permanece em você. Os risos, as gargalhadas, os dedos apontados, os anos sem ir à praia ou piscina por causa do cabelo alisado, o apelido cotista em qualquer coisa que você faça".

Regina.ina 27/03/2023

Um livro divertido e muito fofo...
As filhas são fofas e a interação dos quatro personagens é bem família. É um livro bem sessão da tarde.

Ele cumpre o papel de entretenimento, mas já li melhores, por isso a nota ?

Duda 14/05/2023

Meio chatinho
Esse livro foi meio confuso pra mim a protagonista e tão chata e militante as vezes eu revirava o olho com umas falas dela ,e tbm senti que ela não gostava do Robert de vdd que só ele estava no relacionamento
Enfim infelizmente não gostei muito

Bia 29/05/2023

O irlandês
Um livro com leitura leve e muito rápido e bom de ler a leitura te prende e o livro mostra a realidade de se mudar para um lugar que você n tem mesma cultura e nem uma pessoa de apoio