O Irlandês

O Irlandês Tayana Alvez

Resenhas - O Irlandês

maia q 21/01/2023

MARAVILHOSO
acho que não existe nada tão bom quanto um livro nacional, com representatividade, gírias que só brasileiro entende e mt mais coisas. Eu comecei o livro já com bastante expectativa e tenho que admitir: a autora superou todas.

_ju1c 21/01/2023

Peguei carinho
O começo não é muito interessante e a escrita deixa a desejar, mas quando menos se espera, BUM, fica muito fofo, a escrita melhora e prende o leitor.
Se for pra fazer uma análise profunda dos aspectos do livro, ele não merece a nota que eu dei, mas como promete ser um romance água com açúcar e leve, ele entrega o que promete, então não irei problematizar.
É nacional, precisa ter um pouquinho de paciência até entrar no ritmo, mas vale a pena. :)

p_tvrs 29/01/2024

é... bonzinho
Acho que eu esperava mais, mas mesmo assim foi uma leitura boa.

Eu daria uma nota mais baixa, mas o epílogo salvou o livro pq senti que no meio se perdeu um pouco e se arrastou. Mas o epílogo trouxe uma magia diferente e semelhante às primeiras páginas do livro e fez com que eu finalizase essa leitura pensando que valeu a pena ter dado uma chance pra essa história

Camila Zuza 07/04/2024

Livro Fofinho ??
O irlandês e um livro muito fofo os personagens são bem escritos e não bem como não se apaixonar por eles eu gostei bastante e me surpreendi com algumas coisas

Fernanda.Cavalheir 29/01/2023

Descobri esse livro através do Instagram e fiquei curiosa com a história. Gostei bastante, achei uma história bem fluída, os personagens são legais é gostoso ouvir sobre outros lugares, outras culturas. Gostei do casal e senti química neles.

Bianca2406 22/02/2024

Me sinto REVIGORADA e APAIXONADA
Depois ler 1 livro pesado e 1 livro com personagens rasos tal qual um pires, sinto que O Irlandês foi meu achado do mês de fevereiro de 2024. É engraçado falar sobre esse livro porque por muito tempo eu o ignorei, ele vivia aparecendo no meu Twitter e eu ignorando, mas hoje decidi dar uma chance pra ele e a escrita dessa LINDA me tirou do fundo do poço literário ??

É isso que eu falo, o livro de romance clichê não precisa reinventar a roda, mas também não dá pro livro ter personagens rasos igual um pires e seus únicos propósitos serem ficar juntos. E em O Irlandês a Julia e Robert são MARAVILHOSOS, PERFEITOS e super bem construídos, em meio a uma escrita fluída e impecável.

Estou simplesmente entregue a essa leitura, há muito tempo não lia um livro em uma tarde e aqui estou eu me sentindo revigorada e super feliz em ver que é uma duologia, ou seja, o livro dois me aguarda ?

Sthé 31/01/2023

gostei da história, do casal e da ambientação do livro. mas principalmente gostei muito da pauta sobre racismo que a autora trás, sobre como é difícil um relacionamento para uma mulher negra. gostei muito

Giovanna 29/01/2024

Achei o livro bem dentro do esperando. Pra mim o maior ponto positivo é ele ser mais direto e sem um grande drama para o casal ficar juntos de fato. As crianças são fofinhas. ?

ranizwq_ 08/02/2023

A leitura é leve e profunda, engraçada e super fluída, eles são tão maduros e sem enrolação, é incrível.

Brubs² 06/06/2024

Comédia romântica q não é engraçada e romance #fastfoda (uó)
#fastfoda: rápido e ruim ????

O livro tem uma ideia legal, mas houveram falhas na execução. Pequenos (e grandes, enormes) detalhes me fizeram não gostar da leitura; não me conectei com os personagens; e, na real foi tudo meio forçado e chato.

Minha relação com esse livro não foi nada legal. Torci muito meu nariz e revirei muito os meus olhos - fiquei até preocupada que meu rosto iria travar nessa posição.

Os personagens, principalmente as crianças, são completamente inconsistentes. A protagonista possui blocos de fala que se repetem a todo momento sobre um determinado assunto - sim, é muito importante trazer as falas de uma pessoa que sente na pele tudo aquilo, mas fazer do livro uma palestra repetitiva de ensino médio fica insuportável.

Achei o protagonista masculino meio tóxico. Assediador, sabe? Não é legal falar para a babá de suas filhas (sim, babá. Sua FUNCIONÁRIA. Ela não é uma "amiga da família que é paga pra cuidar das crianças". Babá. Contratada. Funcionária. Prestadora de serviço.) sobre as belas pernas que ela tem, principalmente no local de trabalho dela. Isso provoca constrangimento e significa muito mais do que um homem hetero branco que foi feito para ser o galã poderia entender.

Eu me senti particularmente incomodada em muitos momentos como esse da narrativa. Ele tinha o poder, e se aproveitava disso. Pior, a protagonista estava gostando (não sei como), achando tudo muito galanteador e romântico - quando na verdade ele tava se aproveitando da posição dele pra comer ela ("ah ele estava se apaixonado!" Aham, sonha boba). Não é nada legal perpetuar, normalizar e romantizar esse tipo de comportamento.

Achei sinceramente os dois muito infantis e intragáveis. Ela parece uma adolescente birrenta que não sabe que briga compra, "é diferente das outras garotas", inventa argumentos e se sente a heroína da história; ele é dependente da mulher, se acha o dono da razão e macho alfa protetor. Ambos são muito precipitados, ficam de c# doce e crêem que são muito maduros.

Além disso, não há razão lógica o suficiente para aceitar as falas impostas para as crianças; para além das falas de  com certeza uma criança de 4 anos não saberia falar, com a desculpa "somos mini-adultos", existem inúmeros momentos em que tais crianças leem o quadro (e interpretam melhor que um adulto) e trazem comparações com outros momentos de escrita dos pais... elas aprenderam a ler com 2 anos por acaso?

Elas são figurantes com o roteiro da "amiga que te ajuda a entender o que seu parceiro quer" esquisito demais para crianças de 4 e 6 anos.

E as inconsistências das garotas ainda pioram. Dois anos depois, quando elas tinham 6 e 8 anos suas personalidadesudam bruscamente: a de 8 (que quando tinha 6 era tratada como tapada, como se tivesse 2 anos) se tornou uma adolescente de 17 que diz saber tudo sobre a vida; a de 6 (a mini adulta que tinha 4) virou um bebê.

O livro se perdeu, se arrastou e enterrou todas as possibilidades de eu ler a continuação. Diálogos artificiais, textos prontos e personagens palestrinha. Esperava um livro meio morno, nada demais, mas encontrei foi tudo de menos. Me arrependo amargamente do dia que coloquei esse livro no meu Kindle, porque pra piorar, essa bosta me enfiou numa ressaca literária f0dida.

Vou parar de resenhar por aqui porque tô lembrando demais do livro (queria esquecer) e a raiva tá subindo e transbordando nos palavrões, se eu continuar vou ser só o meme de xingar pra sempre.

Adoro colocar uma citação que eu gostei ao final da resenha, mas nem isso eu tenho; não marquei uma palavra desse livro, marquei a data do meu enterro.

????????????????????????????

Bookcase of laura 11/02/2023

Lindo demais
Quando eu te vi naquele bar, há meses, que parecem eras atrás, eu sabia que você mudaria a minha vida, mas nunca imaginei que se tornaria a terceira pétala do meu trevo da sorte?,

Samilete 14/02/2023

Você faz parte do meu trevo de três folhas
Julia é uma brasileira que foi para a Irlanda procurando novas vivências e procurando treinar mais o inglês. Robert é um pai de duas meninas (Anabelle e Alice) que está passando por um momento muito difícil após sua esposa ir embora.
Eles se encontram após um casaco perdido e criam uma amizade depois de Júlia começar a trabalhar como babá das filhas dele. Um amor nasce entre todos, mas será que o amor é suficiente pra deixar os fantasmas do passado para trás?

Eu gostei do livro, voltaria pra ler algumas cenas que achei muito boas, mas tenho algumas ressalvas, livro com aspas, não sou muito fã, mas é algo pessoal. O livro demorou um pouco pra desenvolver no começo, o que é normal, mas tinha muita descrição de ruas de Dublin, lugares de Dublin e tudo no geral, que não faz muita diferença no fim e só fez atrasar um pouco, mas quando ele se desenvolve é bem melhor, a gente fica querendo saber como vai terminar e o que vai acontecer no próximo capítulo, mas o final pra mim no último capítulo e no epílogo foi muito arrastado pq era como se tivesse fazendo um resumo de toda a história que eu tinha acabado de ler.

Sobre o tópico do racismo que é falado no livro, por a Júlia ser negra, pra mim foi citado de forma superficial. O relacionamento dela com o Robert é fofo, mas do nada demais e muito mil maravilhas, por mais que no decorrer aconteça muitos problemas, eles são muito dramáticos. No início quando ela acaba de chegar na casa e começa a tratar as crianças como "minhas meninas" me deixou um pouco sem entender, pq elas não tinham nenhum vínculo e as crianças aceitaram de boa, mas elas detestaram todas as outras e tinham passado por um trauma muito grande.

Outro tópico que foi citado foi a dependência e foi muito por cima também, muito jogado. Dependência, ausência e culpa, todos do mesmo jeito, e outra coisa o Rob colocou as crianças na terapia, mas ele n foi pq não achou importante, isso não faz o menor sentido.

Eu gostei e achei muito mais somenos ao mesmo tempo, acho que o que eu gostei mais foram as referências de A seleção. Ele é bom, mas podia ser bem melhor

raellen. 05/05/2024

Nao gostei
Quando eu tava lendo "até que eu te mate e nos separe" eu pelo menos conseguia desligar o cérebro e tentar me divertir com a história, já com esse, tive uma péssima experiência de leitura e nao consegui não reparar no que tava me incomodando