O Irlandês

O Irlandês Tayana Alvez

Resenhas - O Irlandês

bibs 23/12/2022

por um momento achei que era outro gênero de livro(?
cara, por um momento achei que esse livro ia me levar pra outra lugar??? kkkkkk jurei que iria vir um suspense e que a família era meio esquisita e tals, mas no fim era só uma família traumatizada precisando de amor, mas eu gostei do livro é bem fofinho

sugaromantico 26/12/2022

Eu, ate então, não havia lido livro algum em que a autora abordasse a insegurança presente no sentimento romântico de uma mulher negra, o primeiro foi este e embora eu não tenha outros livros para ter uma opinião mais sólida, eu amei completamente a forma como a Tayana trouxe esse assunto para 'O Irlandês'. É infelizmente a realidade de uma grande parte das mulheres pretas pelo mundo todo.

Houve também alguns pontos que me deixaram aquela sensação de não terem sido muito esclarecidos ou melhor desenvolvidos, como por exemplo o luto do Robert, mas como dito na 'nota da autora', terá mais um livro, vou aguardar ansiosamente e esperar que venha as respostas a essas questões que rodam minha cabecinha.

'O Irlandês' traz aquela atmosfera gostosa repleta de risadas e muito carinho não só entre os protagonistas como também na forma cuidadosa, amorosa e empática como a Julia lida com a Alice e a Annabelle.

Livia 28/12/2022

Perfeito
Eu amei muito, achei bem interessante, um casal maduro ambos com suas inseguranças e traumas mas que conseguiram se entender mt bem, sem nada tóxico e formar uma família linda ?

@lendocomsabrina 28/12/2022

Com muitas camadas e fofo demais
Júlia é brasileira e intercambista em Dublin, na Irlanda e desdobra em estudar e vários empregos. Na sua sagrada quinta-feira do karaokê, ela sai do bar e esquece seu casaco.
Eis que no dia seguinte ela recebe uma ligação de um homem que pegou seu casaco oferecendo um emprego de babá que ela prontamente aceita afinal "imigrante não recusa dinheiro".
E aqui começa uma história super fofa, mas que traz assuntos sérios como o racism0 de uma forma bem escrita, leve mas trazendo sua profundidade.
Robert é um pai solo que se encantou por ela desde o primeiro olhar.
As conversas nos quadros dá vontade de ter um em casa hahahaha
Amo livro com crianças e fiquei apaixonada por Annabelle e Alice ?????
A Tayana como sempre arrasa, com uma escrita fluída, gostosa e cheia de bom humor me deu mais um casal pra me apaixonar e um crush literário que tem o avatar do Robert Pattinson que amo de paixão.
E ele ainda faz referências literárias, amei.
Uma constelação pra eles ????

Luciana558 01/07/2023

Querida julie
Julia é uma brasileira, carioca que está fazendo intercâmbio na Irlanda e entre as correrias de 3 trabalhos ela tem um descanso inadiável, uma passada no seu karaokê preferido e lá ela acaba chamando a atenção de Robert que,a convida para ser babá das suas duas filhas, ela reluta mas aceita e sem entender muito bem cadê a mãe dessas crianças até pq a essa altura ela já está se interessando por Rob e nossa querida Julie vai se descobrindo e vendo tudo que a vida de intercambista pode propor, além de tratar o racismo de uma forma muito leve.

ranizwq_ 08/02/2023

A leitura é leve e profunda, engraçada e super fluída, eles são tão maduros e sem enrolação, é incrível.

Juliana 06/01/2023

"somos nós quatro. eu, você, o papai e a nossa julie."
eu amei o livro, a escrita é super fluida e a leitura bem rápida. a vibe é bem sessão da tarde com aqueles romances fofos que te deixa com o coração quentinho!!

amei acompanhar a trajetória da julie, como intercambista e sendo uma mulher negra, o robert que foi se reerguendo aos poucos, e as meninas que são uns amores!!

Jayane S 06/01/2023

Achei muito repentino esse amor todo.
Como quando a Júlia/julie conta sobre a vivência dela como mulher negra e intercâmbista, mas essa parte do romance me incomodou muito achei que os dois estavam carente e acabaram juntado o útil com o agradável para tem um final feliz.

Camila 17/01/2023

Admito que quase desisti, mas ainda bem que mudei de ideia
Achei que tinha problematização demais, mas parei para pensar melhor e percebi que mais pra frente explica o motivo real de a moça não sair facilmente com outras pessoas. Como mulher branca estou ciente dos privilégios com os quais cresci, achei muito bom esse livro trazer de forma tão bem explicada situações que mulheres negras passam todos os dias. Eu nunca tinha parado realmente para pensar que existem caras como os da história que saem com mulheres negras mas não tem coragem de assumir para a família e como isso deve ser frustrante e humilhante para essas mulheres, a sensação de que os outros não as levam em consideração por causa da cor da pele.

É uma história rapidinha, sobre uma imigrante na Irlanda que trabalha em vários empregos pra se sustentar e ajudar a família e conhece um viúvo, pai de duas menininhas fofas que precisa de uma babá.

Bia 08/08/2023

Fazia um tempo que eu não lia um livrinho pra passar o tempo e ficava tão presa, a história é super cativante, os personagens são incríveis e eu particularmente amei todos.

Achei o desenvolvimento do relacionamento no geral um pouco rápido mas relevei.

É um ótimo livro pra ler e sair da ressaca.

maia q 21/01/2023

MARAVILHOSO
acho que não existe nada tão bom quanto um livro nacional, com representatividade, gírias que só brasileiro entende e mt mais coisas. Eu comecei o livro já com bastante expectativa e tenho que admitir: a autora superou todas.

_ju1c 21/01/2023

Peguei carinho
O começo não é muito interessante e a escrita deixa a desejar, mas quando menos se espera, BUM, fica muito fofo, a escrita melhora e prende o leitor.
Se for pra fazer uma análise profunda dos aspectos do livro, ele não merece a nota que eu dei, mas como promete ser um romance água com açúcar e leve, ele entrega o que promete, então não irei problematizar.
É nacional, precisa ter um pouquinho de paciência até entrar no ritmo, mas vale a pena. :)

Fernanda.Cavalheir 29/01/2023

Descobri esse livro através do Instagram e fiquei curiosa com a história. Gostei bastante, achei uma história bem fluída, os personagens são legais é gostoso ouvir sobre outros lugares, outras culturas. Gostei do casal e senti química neles.

Luna.Mikaely 20/07/2023

Eu achei algumas coisas no livro meio bobinhas e repetitivas, mas por ser um livro pequeno é fácil de ler

Sthé 31/01/2023

gostei da história, do casal e da ambientação do livro. mas principalmente gostei muito da pauta sobre racismo que a autora trás, sobre como é difícil um relacionamento para uma mulher negra. gostei muito