O Irlandês

O Irlandês Tayana Alvez

Resenhas - O Irlandês

Maria.Rafaela 01/09/2020

5 estrelas, simples assim.
Você começa esse livro e não para mais de ler, e quando vai ver, terminou em menos de 24 horas. Da pra acreditar???
Só sei de uma coisa, eu preciso urgente passar uns meses em Dublin ?

Thaysa 25/08/2020

Conheci o trabalho de Tayana através de Eu Quero Mais, li, chorei e obviamente, me apaixonei! Comecei a ler O Irlandês ontem de manhã e hoje de manhã terminei ele... Literalmente o tipo de livro que a leitura flui tão bem e é tão gostoso (assim como o Rob) de ler, que você não consegue parar até terminar. Júlia é uma mulher tão forte, batalhadora e decidida, que se torna difícil falar sobre ela, mas de uma coisa eu tenho certeza: você tem muito o que aprender com ela. Então sai dessa resenha e não perde mais tempo, vai ler essa preciosidade em forma de livro.

Assim como Eu Quero Mais (uma história totalmente diferente) INDICO com todas as letras!

Gabi 29/09/2020

Apaixonante
Eu adorei ler a história de Júlia e Robert..
Conhecer as meninas(Alice e Annabelle).
Nunca tinha lido romance com irlandês, simplesmente amei ler esse livro..
Foi muito bom ler um livro em que tem uma mulher negra como protagonista, O que infelizmente é raro de se encontrar em livros não só nacionais como internacionais..
Enfim AMEI O LIVRO!!
Partiu ler O Casamento

miah.furtado 30/09/2020

Que mulher forte e maravilhosa... Que homem. O casal perfeito!

Júlia Motta 28/09/2020

Ameiii
Que livro lindo e necessário, temas muito importantes abordados de forma leve, com muitas reflexões, vale muito a leitura. O livro é maravilhoso.

Ca Melo 01/08/2020

O irlandês: um nacional de respeito (Com amor, Dublin - Livro 1)
Ano passado tive a alegria de conhecer a autora Tayana Alvez a partir do seu primeiro romance Eu quero mais, uma das minhas melhores leituras de 2019. Nesse mês de fevereiro a Tay lançou mais um livro, O irlandês, e-book disponível na Amazon e também no Kindle Unlimited.

Pela segunda vez aceitei fazer parceria com a autora, mas confesso que com esse livro eu tive certo receio e até demorei alguns dias para de fato começar a ler. Para ser sincera eu me afasto de livros com esse tipo de capa, porque geralmente são do gênero hot e eu particularmente não gosto, mas apesar do meu preconceito não me arrependo de dar uma chance para O irlandês, e principalmente dar uma chance à história da Júlia.

Antes de falar especificamente sobre esta protagonista, um dos primeiros motivos que me fez seguir na narrativa é o ritmo envolvente da autora. Em poucas páginas eu estava imersa na história de uma forma que eu não conseguia parar de ler. A Tayana conseguiu transmitir seu humor para as cenas, para os diálogos e até mesmo para a voz de Júlia. Como estou acostumada com os stories e os áudios da autora para mim era a voz dela que estava na minha cabeça o tempo todo, inclusive com o sotaque carioca, rs.

Outro ponto que também me ganhou completamente foi o contexto em que a história se passa: a vida de intercambio na Irlanda! Munida de todas as suas experiências, a autora retrata em seus personagens a realidade de se estudar fora do país. Sem romantizar, e principalmente glamorizar a vida na Europa, os personagens aqui apresentados precisam conciliar a vida de estudos com uma rotina exaustiva de trabalhos, e sim trabalhos no plural. Muitos deles chegam a ter três diferentes tipos de trabalho, com horários variados e inclusive nos finais de semana para garantir seus euros. Júlia chega a trabalhar como garçonete, cuidadora de idosos e babá (e aqui há uma variedade dos tipos de babás a partir da quantidade de horas e crianças que elas cuidam).

Mas, nem tudo é sofrimento! A Irlanda é um dos países que quero conhecer e adorei a experiência de ler mais um livro que tem esse cenário. O livro também aborda as questões culturais de Dublim: o clima chuvoso, os pontos turísticos e algumas curiosidades sobre o país, como a quantidade de filhos que as famílias costumam ter, a falta de motéis, muito provavelmente por conta do contexto religioso (sim, esse é um ponto mais para a parte hot, rs), a criação das crianças que difere dos hábitos brasileiros, e principalmente o costume (bem nojento) dos irlandeses de não tomar banho todos os dias.

Mas falando especificamente sobre a protagonista Júlia o fato dela ser negra já criou empatia por ela! Acho que vocês devem estar cansados de me batendo nessa tecla, mas eu fico cada vez mais feliz e realizada quando vejo uma história em que eu possa me identificar. A Júlia saiu de uma bairro da classe baixa no Rio de Janeiro para aperfeiçoar seu inglês na Irlanda. Ela está inserida num ambiente de pessoas extremamente ricas e por isso, realidade bem distinta da sua.

Caras brasileiros de um certo círculo social transam com meninas negras, apenas. Mas alguns caras brasileiros não ficam com meninas negras sob hipótese alguma.

E tem mais, gostei principalmente da maneira como a autora, (que vale lembrar também é negra), soube trabalhar de forma tão real a problemática dos relacionamentos que tem como consequência a solidão da mulher negra. Aqui vai tanto da questão da mulher negra ser objetificada pelos seus traços físicos, como o de ser vista como um prato exótico a ser consumido por aqueles curiosos em prová-lo (e aqui a referência à comida não foi pensada de forma aleatória). Ao mesmo tempo esses curiosos não conseguem manter um relacionamento sério, do tipo de apresentar suas conquistas às famílias simplesmente por a mulher ser negra. Sim, infelizmente o racismo ainda precisa ser muito abordado nas narrativas, de forma a conscientizar os leitores, não por acaso eu defendo o feminismo negro e até lembrei que tem um episódio específico sobre esse assunto na série Dear White People (Cara gente branca), que dialoga também com o colorismo na raça negra. E

Essa sensação de nunca ser boa o bastante, de ser parada por causa da minha cor, de ser uma subcategoria de mulher porque nasci com mais melanina do que outras pessoas.

Por conta de diversas experiências desastrosas nesse sentido, Júlia traz consigo uma bagagem emocional que a deixa insegura, principalmente com uma possível aproximação com Robert, O Irlandês (o boy magia branco, loiro de olhos claros). Ele contrata Júlia para cuidar das suas duas filhas, e é nessa relação da Júlia com as garotinhas que são abordadas as diferenças educacionais de um país e outro. Mas sabemos que há algum mistério nessa história com a mãe das meninas, e esse também é um fator que torna a leitura tão instigante e viciante.

No meio disso tudo Júlia e Robert precisam saber lidar com a intensa atração sexual que sentem um pelo outro, e aí que entra a parte hot da história, que particularmente não me incomodou. O que senti foi que com todo o contexto em que os personagens são inseridos esse aspecto não ficou exagerado, mesmo porque em Eu quero mais as tensões sexuais também são bastante intensas. Até mesmo nos livros da Marian Keyes, não há floreios para descrever as relações e os sentimentos dos personagens envolvidos.

A história tinha tudo para ser um dos clichês que não suporto mais ver em histórias românticas: o cara escroto mal compreendido por conta de algum trauma do passado, mas a autora seguiu para um caminho que me deixou muito satisfeita e com um quentinho no coração. Mas eu senti falta de conhecer um pouco mais a fundo os amigos que moram na mesma república que a Júlia, seria interessante ter mais cenas sobre as princesas e os demais garotos da casa.

Conversando com a Tayana após concluir a leitura, percebi o quanto estava grata por ter superado os meus próprios preconceitos em relação aos livros deste gênero. O irlandês seria um livro que passaria batido para mim, e algumas experiências da Júlia coincidiram com algo novo que tenho vivido nas últimas semanas, tornando a experiência ainda mais especial.

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2020/02/21/resenha-o-irlandes-de-tayana-alvez/

Keli 27/09/2020

Sabe aquela leitura tranqüila, que flui de um jeito gostoso, então a história da Julia com Robert é assim.
Aprender sobre uma cultura totalmente diferente da que vivemos é incrível. Adorei todos os detalhes que a Tay abordou sobre a vivência Irlandesa.
Ser intercambista deve mesmo ser muito difícil e "puxado". Queria ter sido com meus 18 anos, mas pra mim seria difícil deixar minha família.
Adorei saber como é.
O Livro é perfeito, a Julia e Robert são um casal super fofo que passa por cima das dificuldades para viver esse lindo amor.
As meninas Annabelle e Alice são super maduras para as idades que tem.
Adorei... Adorei
Já vou procurar a sequência "O Casamento"

Dani @dani.sonhosepoesia 08/10/2020

Me surpreendi
Temos um homem dilacerado pela ausência inesperada da mãe de suas filhas lindas e adoráveis; uma garota cheia de vida, que após um noite estranha num karaokê, aceita um terceiro emprego para equilibrar sua vida de imigrante na Irlanda e uma linda história que nasce desse encontro inesperado.
Fora o romance bem construído, a Protagonista negra , que é algo que amo e o diálogo que geralmente falta em várias história do tipo, a autora trás várias reflexões a respeito do Racismo no Brasil e das dificuldades enfrentadas por Mulheres negras e também por imigrantes brasileiros na Europa. E, uma das coisas que eu mais curti: trás vários detalhes a respeito da cultura Irlandesa, com a veracidade de uma brasileira que realmente viveu nesse país.

Amei a escrita da autora, amei as várias e importantes temáticas trazidas ao debate, amei um detalhe do final, que não posso falar sem dar spoiller. Enfim, não vou dizer que é um livro perfeito, porque sempre há alguém que pode achar uma falha, mas é uma história que me convenceu, conquistou e surpreendeu. Simplesmente vale a pena conhecer. Ri, me emocionei e me apaixonei

site: https://www.instagram.com/p/CFvWRTsjJuY/?utm_source=ig_web_copy_link
Aninha 08/01/2021minha estante
Oi,
Vc tem o PDF desse livro?

Luani.Rodrigues 05/08/2021

o clichê fofinho
Sem muito enrolar a autora vai direto o x do problema, e eu amei o desenrolar da historia, a força da Julia, uma jovem negra fazendo intercambio lutando pelo seus ideais. A força feminina me encanta a cada dia!! E o livrou relatou com muito amo tudo isso. Leitura leve, tranquila, e muito fofa com o querido Robert.
Me cansou um pouco as cenas do sexo, mas vale a leitura.

Clara 12/07/2020

APAIXONADA!
Esse livro me surpreendeu positivamente! Não esperava toda essa intensidade, amor, gentileza e cuidado em uma história só. Tudo foi colocado de uma maneira tão inteligente e bonita... amei tudo! Obrigada por esse livro.

Tayana Alvez 01/04/2021minha estante
Sua resenha é o tipo de coisa que me faz continuar escrevendo. Continuar escrevendo romances para pessoas pretas se verem neles...

Thamires, obrigada pelo seu comentário, espero que você leia O Casamento e ele te toque tanto quando o O Irlandês, ou mais. Eu, particularmente, tenho O Casamento como favorito ahaha.

Ah, você pode comprar o irlandês na amazon com frete grátis para clientes prime.

Bjs

Recomeço
Felicidade
Diálogo
Nota da Autora

Encontre alguém que te ame direito, e se case com essa pessoa.

Quotes:

?A vida não vale a pena sem amor?

?Independente das merdas que aconteçam na nossa vida, ainda temos outro dia para viver e todas as pessoas que encontramos no caminho merecem o melhor que nós temos.?

?Eu adoro a profundidade dos seus olhos. Amo o quão escuros são e tudo o que parecem carregar.?

"Você ouviu isso? Esse barulho foi meu coração caindo do peito e se apaixonando pelo cara que sabe completar as falas de Crepúsculo."

"Entender o que uma mulher negra passa já é difícil quando você é mulher, quando você é um homem branco é quase impossível."

?A vida é breve, a gente gosta das pessoas porque o coração assim escolhe, não porque teve tempo suficiente para isso.?

"E eu aperto ainda mais o abraço, porque desde que aprendi o que é admiração, sei que esse é o sentimento mais importante de um relacionamento, seja ele qual for."

"Sou grata pela vida que me permiti viver e pelo dia em que decidi que minhas feridas não iam me parar.

?Eu sou o amor da sua vida. Não sua tábua de salvação.?

Ray Freire 11/03/2020

Leitura obrigatoria!
Julia é uma brasileira que partiu para Irlanda para fazer intercâmbio e batalhar por um futuro melhor. Sua vida na Irlanda não é nada fácil, ela revesa seu tempo em estudar e correr de um emprego para o outro. Seu momento de lazer é quando consegue ir para um pequeno Karaokê nas noites de quinta-feira.

Robert tem a vida dos sonhos: trabalha como editor, tem uma esposa que ama mais que tudo e duas filhas lindas, mas tudo muda na sua vida quando ele tem que lidar com uma perda terrível.

Robert precisa de uma babá para cuidar das suas duas filhas e é justamente Julia quem será contratada. Duas pessoas com fantasmas do passado que irão se redescobrir juntos.

Primeiramente é preciso dizer que esse não é mais um livro clichê de funcionária e chefe que se apaixonam, ele vai muito além disso. A história de Robert e Julia é emocionante, dolorosa e faz você mergulhar de cabeça do prólogo até o epílogo.

Confesso que não foi fácil acompanhar a trajetória da Júlia, uma mulher negra que sempre viveu com a sensação de nunca ser boa o bastante por conta da sua cor de pele, ela evoluí de forma incrível durante a história. Robert tinha tudo para ser um babaca por causa dos seus fantasmas, mas ao contrário do imaginado, se tornou um homem gentil e propagador do amor. Alice e Annabelle, filhas do Robert, são as crianças mais gentis que eu já conheci, me apaixonei por elas e senti suas dores como se fossem minha.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e eu só posso dizer que quero muito mais livros dela. A Tay tem uma escrita envolvente e consegue nos prender dentro história de uma forma única, tanto que devorei o livro.

O racismo e o preconceito são abordados na história e a autora consegue nos dar um tapa na cara, mostrando como é a realidade de uma pessoa negra, nos fazendo refletir sobre muitos aspectos da nossa própria vida. Esses dois personagens me ensinaram a ver o mundo de outra forma e a ser uma pessoa melhor.

Uma leitura carregada de emoções e ensinamentos que levarei para a vida toda e cuja leitura, para mim, deveria ser obrigatória.

site: https://www.instagram.com/p/B9PFrPJDBZt/

priscila 28/02/2021

O irlandês
Que leitura incrível uma mistura de vários sentimentos, essa autora e escreve maravilhosamente bem.
Indico muito!!!!