O Irlandês

O Irlandês Tayana Alvez

Resenhas - O Irlandês

Isa 15/03/2021

Meu querido casal
Eu comecei a acompanhar a Tay em Eu Quero Mais e, por isso, eu consigo perceber que muito desse livro tem a experiência dela, o que só me faz ter muito mais carinho e confiança pela Júlia.

Mas sobre essa história em específico eu só tenha a dizer que amei, é um romance bem fluido e sem rodeios que aborda questões importantes, porque são duas pessoas com traumas e vivências muito diferentes, mas que de alguma forma conseguem estabelecer um vínculo por não lutar contra o anseio de estar junto.

Esse livro aqueceu meu coração e me trouxe muita paz, passei a história toda sorrindo bem boba cada vez que o casal acontecia e me senti muito representada nas reações da Julie com a cultura gringa. O final deu uma corridinha que pra mim não atrapalhou em nada mas deixou com um gosto de queria ver ir acontecendo, amada.

Enfim, sou apaixonada pela forma de escrever da Tay e o jeito que ela fala dos personagens dela é tão bom que parece que são pessoas reais em uma versão melhorada.
Tayana Alvez 01/04/2021minha estante
Isa sua resenha me deixou no chão! Sério!
Maravilhosa

Gabi 09/03/2022

Chichê delicinha
Mais uma vez me rendo a escrita da Tayana Alves, que livro bom de ser lido, que fluidez! Vá li alguns livros que falam da vida de um intercambista como se fosse a melhor coisa do mundo, Tyana faz diferente (graças a Deus), mostra a real de estudar, trabalhar e ficar para cima e para baixo trocando de empregos.
Amei a forma que a personagem Julie foi construída e o Rob tbm, sou caidinha pelo Rob e pelas meninas. A autora conseguiu mostrar bem a solidão da mulher negra e todo o contexto social que envolve, foi um dialogo muito bem construído e verdadeiro.
Esse livro não tem nada de ruim, sério! Foi uma leitura extremamente prazerosa.

Gazonni 29/09/2020

Impossível não amar
Que lindos eles são uma família irlandesa, as meninas precisa de uma babá, Rob contrata Júlia e aí o livro começa amei o livro todo perfeito uma leitura rápida

Diane 25/10/2022

Uma delícia de romance!
Júlia decidiu começar uma vida nova fora do país e investe em um intercâmbio na Irlanda. A vida de imigrante não é fácil, e ela se vê presa em uma rotina cansativa que tem como diversão uma noite dos karaokês da cidade uma vez por semana. Durante uma dessas noites ela recebe uma nova proposta de trabalho, e como precisa juntar dinheiro acaba aceitando. Mesmo com dois outros empregos, Júlia consegue encaixar a função de babá de duas crianças em sua rotina.

O pai das crianças, Robert, trabalha em uma editora e precisa de ajuda para cuidar das pequenas Annabelle e Alice desde que sua esposa o deixou. Precisando enfrentar uma realidade de dor e abandono, ele tenta seguir em frente e quando a jovem Júlia entra em sua vida, ele percebe que a vida é sempre cheia de surpresas.

"(...) - Eu espero que o meu amor possa te levar a todos os lugares que você nunca esteve, eu quero amar você inteiramente e te fazer sentir acolhida como se as pessoas não estivessem programadas para te rejeitar pela sua cor."

Que leitura gostosinha, com uma protagonista representativa, que embarca em uma aventura profissional e acaba vivendo um doce romance. Júlia é uma protagonista super carismática e apesar de todos os preconceitos que sofre no decorrer de sua vida, não se vitimiza por isso, mas luta sempre por seu espaço. A trama sobre a vida dos intercambistas também é bem colocada na história e é bem interessante. Mas achei que faltou conhecer mais a fundo a vida de Júlia antes da Irlanda, saber como se dava seu relacionamento com a família e até mesmo senti falta de um maior contato dela com seus pais. O romance com Robert é muito bacana, apesar de achar que rolou um sentimento rápido demais. Mas os dois acabam envolvendo o leitor e logo me vi torcendo pela felicidade deles. Robert inclusive, difere de muitos viúvos que já vi em outros romances, e ao invés de fechado e sombrio, é um homem que ainda sente a dor da perda, mas busca se reerguer, e a Júlia é essencial nesse sentido. Outro ponto bem legal na história é a relação de Júlia com Annabelle e Alice, que apesar de perderem a mãe tão cedo são bem maduras e veem com naturalidade o envolvimento do pai delas com a babá. Já fiquei bem ansiosa pra conferir a continuação dessa trama.

Fabricia 13/05/2021

Recomeço
Felicidade
Diálogo
Nota da Autora

Encontre alguém que te ame direito, e se case com essa pessoa.

Quotes:

?A vida não vale a pena sem amor?

?Independente das merdas que aconteçam na nossa vida, ainda temos outro dia para viver e todas as pessoas que encontramos no caminho merecem o melhor que nós temos.?

?Eu adoro a profundidade dos seus olhos. Amo o quão escuros são e tudo o que parecem carregar.?

"Você ouviu isso? Esse barulho foi meu coração caindo do peito e se apaixonando pelo cara que sabe completar as falas de Crepúsculo."

"Entender o que uma mulher negra passa já é difícil quando você é mulher, quando você é um homem branco é quase impossível."

?A vida é breve, a gente gosta das pessoas porque o coração assim escolhe, não porque teve tempo suficiente para isso.?

"E eu aperto ainda mais o abraço, porque desde que aprendi o que é admiração, sei que esse é o sentimento mais importante de um relacionamento, seja ele qual for."

"Sou grata pela vida que me permiti viver e pelo dia em que decidi que minhas feridas não iam me parar.

?Eu sou o amor da sua vida. Não sua tábua de salvação.?

Ismenia.Ir 22/05/2021

O Irlandês
Ahh! Que livro maravilhoso, uma história linda que deixou meu coração quentinho.

Tayana Alvez 01/04/2021minha estante
Sua resenha é o tipo de coisa que me faz continuar escrevendo. Continuar escrevendo romances para pessoas pretas se verem neles...

Thamires, obrigada pelo seu comentário, espero que você leia O Casamento e ele te toque tanto quando o O Irlandês, ou mais. Eu, particularmente, tenho O Casamento como favorito ahaha.

Ah, você pode comprar o irlandês na amazon com frete grátis para clientes prime.

Bjs

Duda 12/05/2022

Gostei bastante.
O livro traz leveza, mas não deixa de abordar pontos importantes. Julia é uma personagem maravilhosa, brasileiríssima e amo o jeito como ela pensa e age.
As crianças do livro são fofas até dizer chega e o pai vocês deveriam ler pra descobrir. ?

Paula 10/02/2020

Aquece o coração com as forças
Segundo livro da autora Tayana Alvez. Já tinha lido Eu Quero Mais dela e super amado. Como no primeiro livro, O Irlandês também trabalha com representatividade e casais interaciais.

Gente, peguei para ler e quem disse que eu dormi hoje? Essa mulher escreve muuuuito!!! Os diálogos são divertidos. Me senti amiga das pessoas, me senti seduzida pelo casal, me senti apaixonada pelas crianças.

E diferente da galera brasileira que quer escrever sobre um lugar que nunca esteve, a Tayana morou na Irlanda. E ela traz uma ambientação que parece que você está lá! Ela explica todos os costumes e mostra as coisas diferentes entre Brasil e Irlanda. Banho é uma coisa dessas.

Eu amo a contrução da Júlia. Eu amo como foi abordada a Solidão da Mulher Negra. Eu gosto que mesmo a Júlia sendo de origem humilde, ela não se menospreza, não se sujeita a menos.

E eu amo o Robert e como ele é um personagem masculino incrível!!!
E a Tayana termina hiper bem no epílogo e numa das falas da Júlia sobre um relacionamento saudável!!! É muito fada sensata essa autora !!!!

Mari 06/06/2021

um romance fofo
Comecei achando que a história seria completamente diferente e acabei sendo surpreendida. Nesse livro, acompanhamos a tragetória da intercambista Júlia, que saiu do Brasil para ir estudar na Irlanda, precisando se virar em trinta para conciliar os estudos com os trabalhos (que são o seu sustento lá). Até que surge uma oportunidade de emprego: ser babá de um homem que tem duas filhas lindas.

Quando Júlia decide aceitar a proposta, ela entra na família sem saber dos grandes traumas que eles carregam, sendo surpreendida por tantos sentimentos que começam a surgir. Quanto mais ela se envolve com as meninas e com "o irlandês" (que se chama Robert), mais ela constrói uma ligação com eles.

Além de ter um romance lindo e bem construído, a autora também aborda assuntos extremamente importantes ligados a realidade da mulher negra (tanto dentro quanto fora do Brasil). Fala sobre as dificuldades nos relacionamentos, principalmente quando são vistas como "objetos de curiosidade", mas nunca assumidas publicamente às famílias.

Indico bastante se você está buscando uma leitura fácil e rapidinha, que deixe o coração com aquele sentimento de leveza.

Renata1004 28/09/2020

Leitura fluida, gostosa e apesar de abordar o racismo de maneira leve, mostra como é a solidão da mulher negra. Lembrei bastante do livro Vozes negras, em uma das estórias que um personagem fala o pq de não namorar uma mulher negra, também bastante importante.
A narrativa é divertida e a escrita é envolvente, o humor e alegria da Julia também estavam ótimos, em poucas páginas eu estava imersa na história de uma forma que eu não conseguia parar de ler. Achei muito fofo os recados no quadro da cozinha, as descrições do corpo do Robert (que homem lindo, rs) e as cenas picantes foram de tirar o fôlego. A Julia é uma mulher forte, que foi sendo moldada a ser forte, e gostei da forma que ela não se deixou ser intimidada pelos ex-sogros do Robert.

Sobre Robert, gostei dele se preocupar em não se tornar uma pessoa amargurada, e sinceramente já estou cansada de livros em que a “mocinha” além de todos os problemas dela ainda tem que ser a terapeuta / tabua da salvação e responsável pelo homem superar um trauma, amei que Julia falou para o Robert procurar terapia, antes deles casarem.

As crianças achei uma fofura, muito encantadoras, amei saber como a cultura de um país influencia em diferentes aspectos da percepção da criança e a trata com capaz de se organizar, vestir, dentro das suas limitações, sem infantilizar além da conta.

Amei a fluidez da escrita, e a abordagem do racismo, tinha ficado curiosa desde o programa da Pah, na entrevista do Entre romances que a Tay falou que no preparo do livro, foi sugerido que a capa não fosse com uma mulher negra para não ser rejeitado como o Eu quero mais, isso foi de cortar o coração. Sem dúvida alguma lerei os outros livros da autora em breve! Recomendo muito!

LivroAleatorio 24/04/2022

Amor, recomeços, coragem
Gostei do livro. É muito fácil a gente se apixonar por essas personagens! Eu amei a personalidade da Julia, a coragem que cresce a cada dia no Rob pra recomeçar, a vontade de viver e ser feliz. Amei as crianças e o jeitinho de cada uma.
Eu achei muito bom que a autora mesmo trazendo temas difíceis, como o racismo e a solidão da mulher negra, conseguiu fazer isso de uma forma leve e totalmente dentro da história e das vivências das personagens.
Fora o romance e todas as referências brasileiras e enaltação da nossa cultura brasileira. Que sabor!

Estersinha 25/08/2021

Zero defeitos
Literalmente esse livro não tem nada de ruim. Eu amei a ambientação mas também amei o carinho usado ao falar do Brasil. Amei a historia e o desenvolvimento dos personagens e do romance.Amei mais que tudo poder ler uma história cheia de representatividade e força cuja protagonista é incrivel e tem uma consciência de sociedade e moral impressionantes. A escrita é leve e fácil e euamei a experiência.

Dayane.Franca 27/10/2020

Este livro deixa um quentinho no coração
É um livro curtinho de ler, você se envolve fácil com os personagens. O romance é fofo, bom pra quem está de ressaca ou querendo algo mais leve pra ler.

Debora.Oliveira 19/04/2020

Romance leve e clichê
Uma narrativa rápida e leve, para ler em qualquer momento. Mais um romance clichê, mas que apresenta temas que trazer reflexão como o racismo, insegurança e perdas.