O Irlandês

O Irlandês Tayana Alvez

Resenhas - O Irlandês

Lau 02/02/2023

Procurando um Irlandês para chamar de meu
É bem louco quando você entende sobre as dificuldades do amor, mas é mais louco ainda quando alguém entende e te conta.
Esse livro foi assim, ele pega problemas, dificuldades e limitações sociais que mulheres negras passam no seu dia a dia e TACA NA SUA CARA, igual torta de chantilly.
Um livro extremamente doce e fácil de ler, amei muito e me ajudou a superar uma ressaca literária de 4 dias (risos risos)

AMEI
NOTA: MUITO BOM MEU DEUS

Luana 14/03/2021

Tendo investido todas as economias em seu intercâmbio na Irlanda, Júlia se vê presa a uma rotina maçante e sua diversão se resume a dias em casa com os amigos e a um dos Karaokês da cidade. e é depois de uma noite atípica no Karaokê que Julia se vê diante de uma oportunidade boa demais pra ser verdade...

Robert tinha a vida perfeita! Até que em uma típica tarde, uma despedida inesperada vira sua vida de cabeça para baixo. Precisando enfrentar a dor, o vazio e o abandono, Robert terá de lembrar a si mesmo de que independente de qualquer coisa, todas as pessoas a sua volta merecem apenas sua gentiliza.

Um encontro inesperado, uma proposta irrecusável e a vida dos dois está prestes a mudar completamente.

Livia Barini 03/01/2023

Teen
Primeiro, ao contrário do que afirma a sinopse, os personagens não são amigos coisa nenhuma, o cara está totalmente apaixonado por ela desde o primeiro minuto.

Segundo, a autora até trabalha muito bem a questão da mulher negra, mas é evidente que deixa a desejar no quesito luto. É tudo muito, muito irreal. Quem já passou por isso sabe o quanto a dor é intensa e insuportável. Em especial quando é uma situação inesperada. E nada neste livro retrata isto.

Para mim foi só um romance sobre um casal interacial e internacional.

ana 03/12/2022

mais pra menos do que pra mais
pra um livro de quase 300 paginas, eu não esperava muito desenvolvimento mas provavelmente teria algum, mas eu não senti nenhum, nem emocional nem amoroso e nem com as meninas.

_Duda.Leão_ 14/03/2021

A gente gosta pq o coração escolhe, não pq teve suficiente
A autora traz muito sobre a cultura da Irlanda, mas não fica aquela chatisse de paisagem. Eu descobri tanta coisa sobre os Irlandeses, muito interessante
E outro assunto que foi abordado de forma muito responsável foi a solidão da mulher negra, todas as questões que existem quando uma mulher negra vai entrar em um novo relacionamento
E é muito fofo, pq tem duas crianças, mas elas conversam certo kkkkkkkkkkk nossa, eu amei muito e é uma leitura mega rápida de fazer, a escrita da autora é incrível

Estersinha 25/08/2021

Zero defeitos
Literalmente esse livro não tem nada de ruim. Eu amei a ambientação mas também amei o carinho usado ao falar do Brasil. Amei a historia e o desenvolvimento dos personagens e do romance.Amei mais que tudo poder ler uma história cheia de representatividade e força cuja protagonista é incrivel e tem uma consciência de sociedade e moral impressionantes. A escrita é leve e fácil e euamei a experiência.

Fátima 11/08/2020

Amei, 5 estrelas, Favoritado.
Peguei esse livro pra ler de forma despretensiosa, mas não estava preparada para uma história tão profunda e tão divertida ao mesmo tempo.

Tayana Alvez descreve uma protagonista negra que vive na Irlanda e assim fala um pouco da cultura local das pessoas, de como vivem os imigrantes, racismo e se não o mais importante a solidão da mulher negra. Esse último de forma calma, mas mesmo assim fortíssimo.

Júlia é uma mulher forte, que sabe o que quer e onde deseja chegar, mas também é uma mulher que se apaixona, deseja e quer ser feliz. Júlia é um abraço em muitas meninas, pois conversa com o leitor em situações que meninas pretas podem vir a passar ou já passaram.

O romance entre Julia e Robert é lindo, você se pega muitas vezes dando altas gargalhadas com as amigas de Júlia e as filhas de Robert que tbm são umas fofas.

Uma comédia romântica que aborda assunto sérios e pertinentes na nossa sociedade sem deixar que se foque apenas nessa parte. Pra mim foi ótimo achar esse livro que tinha uma protagonista negra e que tinha seus ideais e dificuldades fortes, mas que não deixava isso a definir.

Paula 10/02/2020

Aquece o coração com as forças
Segundo livro da autora Tayana Alvez. Já tinha lido Eu Quero Mais dela e super amado. Como no primeiro livro, O Irlandês também trabalha com representatividade e casais interaciais.

Gente, peguei para ler e quem disse que eu dormi hoje? Essa mulher escreve muuuuito!!! Os diálogos são divertidos. Me senti amiga das pessoas, me senti seduzida pelo casal, me senti apaixonada pelas crianças.

E diferente da galera brasileira que quer escrever sobre um lugar que nunca esteve, a Tayana morou na Irlanda. E ela traz uma ambientação que parece que você está lá! Ela explica todos os costumes e mostra as coisas diferentes entre Brasil e Irlanda. Banho é uma coisa dessas.

Eu amo a contrução da Júlia. Eu amo como foi abordada a Solidão da Mulher Negra. Eu gosto que mesmo a Júlia sendo de origem humilde, ela não se menospreza, não se sujeita a menos.

E eu amo o Robert e como ele é um personagem masculino incrível!!!
E a Tayana termina hiper bem no epílogo e numa das falas da Júlia sobre um relacionamento saudável!!! É muito fada sensata essa autora !!!!

Debora.Oliveira 19/04/2020

Romance leve e clichê
Uma narrativa rápida e leve, para ler em qualquer momento. Mais um romance clichê, mas que apresenta temas que trazer reflexão como o racismo, insegurança e perdas.

Fran 14/10/2020

A personalidade do Robert quebra muito o padrão, adorei.
A Júlia ensinando os costumes Brasileiros e as girias pro Robert KKKKKKKKK tudooo !!

Dayane.Franca 27/10/2020

Este livro deixa um quentinho no coração
É um livro curtinho de ler, você se envolve fácil com os personagens. O romance é fofo, bom pra quem está de ressaca ou querendo algo mais leve pra ler.

Saby2 02/10/2023

Tudo bem, posso por favor ter um Robert na minha vida? ( sem a parte do viúvo) amei como foi abordado a dor da mulher preta em sociedade em lado pessoal, é algo extremamente difícil! Esse livro diz muito sobre como é ser mulher negra, como é nossa vida amorosa, como somos tratadas em sociedade mas acima de tudo como somos fodas pra um caramba! Infelizmente não somos todas as que encontram um robert da vida mas sobrevivemos.
Talvez eu deva ir para a Irlanda e fazer com que um irlandês tome banho todos os dias.

LenSa 06/10/2023

Gostei bastante do fato do livro abordar o racismo como pauta bem presente ao longo da história. O casal é super fofo.
A história é leve e repleta de clichês, que são motivos para serem meus tipos de leituras de conforto.

Trechos:
"Capítulo 10

Página 132

quis bater no Conor, porque tive a sensação de que você saiu antes do previsto, porque ele te importunou.??Está certíssimo.?

Página 133

?Mas você esqueceu seu casaco. Pensei que talvez fosse um sinal. Senti que eu deveria levá-lo até você, e tentei. Desci as escadas correndo, saí do bar... Você estava num cruzamento e eu estava quase te alcançando quando seu casaco caiu?, diz com um leve medo na voz. ?Foi por isso que você lavou, então!?, deduzo. ?Quando caiu, saíram coisas do bolso, e eu peguei, não querendo investigar sua vida, nem nada, mas aí eu vi que era um cartão de baby-sitter, e meu coração soube, na mesma hora, que não era eu quem precisava da sua realidade, da sua luz, eram as minhas meninas.? Ele sorri, sem jeito.

Capítulo 19
Página 233

Eu estou aqui com o homem mais incrível que eu já conheci. Ele é cheio de falhas, medos, feridas, dores e nem por isso briga com a vida. Ele é gentil, doce, carinhoso e me ama. Mesmo contra qualquer crença popular de que tudo o que cerca o nosso relacionamento é errado ou fantasioso demais, e que alguma hora isso vai cair em cima da gente, eu não me importo. Não mais.

Capítulo 20

Página 236

O trevo é um símbolo importante para qualquer irlandês; desde os mais cristãos, já que o missionário que evangelizou a Irlanda ? Saint Patrick ? usou um trevo para explicar a Santíssima Trindade, até os mais pagãos, por todas as lendas sobre o poder de um trevo.

Página 240

A educação das crianças irlandesas é bem diferente das crianças no Brasil, por isso, prometer recompensas em troca de bom comportamento, para a maioria dos irlandeses, é o maior dos absurdos. As crianças devem se comportar e ponto."

Livros de Cabeceiras 24/07/2020

Julia é uma mulher de vinte e sete anos que decide abandonar toda a sua vida no Brasil e ir estudar inglês em Dublin, na Irlanda.
Tendo investido toda sua economia no intercâmbio ela se vê presa na rotina maçante de uma imigrante e uma de suas poucas diversões é um bar de karaokê, depois de uma noite atípica nesse bar Júlia recebe uma proposta de emprego, ela pensa em negar, mas os euros a mais falam mais alto e ela acaba aceitando mais um emprego, e assim ela fica conhecendo Robert.
Robert trabalha em uma editora, tem uma família feliz ao lado de Annabelle, sua filha mais nova, Alice, sua filha mais velha e de Aimee, sua esposa. Até que em uma típica tarde, uma despedida inesperada, sua vida vira de cabeça para baixo e ele agora tem que lidar com o vazio, o abandono e ainda conciliar tudo isso com o trabalho e a família.
Até um dia em que Robert se deixa convencer por alguns clientes ele atravessa a cidade para comemorar um novo contrato num bar que nunca tinha pisado antes.

Vitoria 29/09/2020

A tay ja morou na irlanda
Que massa a tay morou na irlanda fez o livro interesante.
Nao e como se ela nao soibesse o que fazer ela soube muito bem elaborar este livro .
Fez agente viajar para dentro do livro como se estivesse vivendo junto com o personagens.
Nao e como se ela nao spubesse o que estava falando como ela ja morou na irlanda sabia muito bem escrever o livro .ameii o irlandes
Foi muito bem escrito e detalhado