A Filha da Minha Melhor Amiga

A Filha da Minha Melhor Amiga Dorothy Koomson

Resenhas - A Filha da Minha Melhor Amiga

Dri Ornellas 09/06/2010

O livro A filha da minha melhor amiga, de Dorothy Koomson, conta a história de Kamryn Matika, uma mulher que após sofrer uma grande decepção no passado, reencontra sua melhor amiga em estado terminal de câncer, Adele, que a pede que seja a tutora legal de sua filha ,Tegan quando morrer, pois não quer que a menina fique com o avô que já maltratara Adele quando pequena.

Mesmo hesitante, Ryn, como a menina a chama, aceita, sem saber ao certo o que fazer, além das novidades e tormentos da nova experiência de criar uma criança, Ryn tem que lidar com os traumas de seu passado e os problemas em seu trabalho.

O livro é sensível e verossímil, parecendo muito com a nossa vida. Ryn é uma mulher com a auto-estima muito baixa causada por bullying na época da escola, por conta disso, ela se protege através de uma aparência de determinação e indiferença, porém não é tão durona quanto tenta mostrar. Além de ter que enfrentar a morte da melhor amiga, criar uma criança, ela terá que encarar seus medos quando ficar dividida entre um amor do passado e outro do presente.

A história é bem conhecida de leitoras: quem não conhece a história da mulher que tem a vida toda acertada e de repente uma criança cai em sua vida e ela tem que aprender a lidar com todas as situações que não havia escolhido para si? Sim, A filha da minha melhor amiga trata disso. Mas tem um pouco mais. Primeiro a protagonista é negra. Mas em nenhum momento do livro isso é usado como panfletagem para alguma denúncia ou revolta. Adorei ler um livro com uma protagonista negra e isso não ser um elemento essencial da história, um fio condutor. Ela era apenas uma mulher. Nada mais. Branca, negra, amarela, azul, verde que seja... a história acontece para todas. Isso foi um ponto muito positivo para a autora.

Ryn também não é uma protagonista com o charme comum a personagens femininas: ela não é estabanada, nem distraída, nem coisas do tipo. Ela é centrada, não quer filhos, não acredita no amor, não tem ilusões, apesar de ter vindo de uma família completamente normal. Adele, sua melhor amiga, já é seu avesso: espontânea, romântica, bonita e loira e ela, sim, teve problemas na família.

Na história, os personagens não são perfeitos, todos erram, e tem que conviver com seus erros. Eles são fatos. E nem sempre eles tomam a atitude certa, precisam errar e ponderar sobre sua decisão. Esse é o ponto mais positivo do livro.

Leia mais no blog A menina do fim da rua (http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/)

GilbertoOrtegaJr 08/09/2012

A Filha de Minha Melhor Amiga – Dorothy Koomson

Muitas vezes nós pegamos envolvidos em livros cheios de recursos técnicos e inovadores, mas sem nenhuma história interessante, ou simplesmente subestimamos um livro por ele não ser elogiado pela critica, mas qual realmente é a função primordial da literatura? Em minha opinião ela é contar uma história, independente de existir dentro do livro alguma inovação ou não, e é isto que acontece no livro a filha de minha melhor amiga da autora inglesa Dorothy Koomson, a autora mostra que é possível criar um bom livro simplesmente com uma boa história.
Kamryn Matika é uma mulher de trinta e poucos anos, bem sucedida e aparentemente segura, mas no dia do seu aniversário, ela encontra entre os cartões de parabéns um cartão, enviado por sua ex amiga Adele pedindo para que ela vá ao hospital onde Adele esta, pois ela esta morrendo, ela vai e ao chegar lá recebe o pedido para que ela passe a cuidar da filha de Adele após a sua morte. Para Kamryn isso representa um grande conflito, pois ainda sofre com as lembranças de que rompeu sue noivado com Nate, e sua amizade com Adele, ao descobrir que eles transaram, mas ela decide cuidar da filha de sua melhor amiga e se reconciliar com ela no seu leito de morte.
É interessante notar que a tramado livro não ira se reduzir somente a isso, na verdade a autora ira entrelaçar outros ângulos e novas situações ao longo do livro, para poder criar uma história mais ágil, como o fato de Kamryn ser negra e Tegan, a filha de Adele ser uma menina loira, ou Luke o novo colega de trabalho de Kam passar a se apaixonar por ela, e ate mesmo o fato de Nate ressurgi na trama, pois ele é o pai de Tegan e para poder adotar a menina Kam terá que conseguir com que ele assine uns papéis.
Outro fator muito positivo no livro são seus personagens, que em sua maioria são cheio de traumas ou complexos, como Kam ser perfeccionista e se culpar por tudo o que da errada a sua volta. A toda hora é inserido dentro da história, lembranças ou flash back, da vida dos personagens e mostrar como surgiu alguém trauma ou medo. São legal no livro que todos os personagens têm variáveis comportamentos, Kam não é 100% insegura, Luke não é 100% perfeito, nem mesmo Nate é 100% patife, a única personagem que esta quase imune, a estas variações de comportamentos é Tegan.
Enfim se você quer um livro que tenha um boa história poderá encontrar ela no a filha de minha melhor amiga.

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Nos últimos tempos, poucos foram os livros que me fizeram chorar.
"A Filha da Minha Melhor Amiga" foi, definitivamente, o que conseguiu isso com mais rapidez e frequência durante sua leitura.

A história é linda! Eu AMEI esse livro!

A escritora não é um gênio, a história não é super original, mas todo o mix dramático, todas as dúvidas de Kamryn, a situação inimaginável de Adele e as incertezas de Tegan fizeram dessa leitura algo super marcante para mim.
Se eu fazia as unhas lendo o livro, precisava me segurar e disfarçar para não chorar. O mesmo acontecia no ônibus, no metrô e onde quer que eu tivesse. Tomei o cuidado de ler as últimas páginas em casa mesmo para minha cachoeira de lágrimas não incomodar ninguém.

Estou completamente apaixonada pela história. Quero mais da Koomson!

Cau :) 05/07/2011

Emocionante
No dia do seu aniversário, Kamryn recebe uma notícia inesperada: sua amiga Adele está morrendo. As duas não se viam há 2 anos, por conta de uma traição. No passado, Adele teve um caso com Nate, que na época era noivo de Kam, e ficou grávida de Tegan.

Mas a partir do reencontro das duas amigas no hospital, tudo começa a tomar um novo rumo.

Adele quer que a amiga adote sua filha, que está vivendo temporariamente com o avô, depois da sua morte. Logo Kamryn que jamais desejou ter filhos! Quando Kam vai atrás da menina, que por acaso é sua afilhada, e se dá conta dos maus tratos que ela vem sofrendo, sem pensar duas vezes a leva embora.

Com a morte de Del, Kamryn inicia o processo de adoção. Além de sofrer pela perda da amiga, ela também carrega a culpa de não ter dado à Adele a chance de se explicar antes de morrer, e de perdoá-la pelos erros do passado.

“Se eu tivesse sabido, poderia ter-lhe dito adeus apropriadamente. Poderia tê-la beijado e abraçado. Poderia ter-lhe dito quanto a amava. Eu não havia dito aquilo, havia? Nem uma vez sequer, ao longo dos nove dias anteriores eu disse que a amava. E não disse que a perdoava. Eu a perdoei? Não sei. Não quis falar sobre o passado, eu sei, mas eu a perdoei? Mesmo que não tenha perdoado, deveria ter dito que sim? Não deveria tê-la deixado em paz em relação àquilo também?” (pg. 79)

Além disso, ela precisa procurar Nate, o pai da garota e seu ex-noivo, para que ele abra mão dos direitos legais de paternidade e assim ela possa adotar Tegan.

As dificuldades que Kam enfrenta num processo de adoção interracial, somadas às mudanças em sua rotina e tentativas de readaptar sua vida à chegada dessa criança que agora a tem como sua nova mãe, levam o leitor a pensar em três coisas fundamentais que são tratadas no livro: amor, perdão e amizade.

Com a ajuda de Luke, Kamryn e Tegan vão se conhecendo, criando laços, e construindo uma linda família que surge não pelos laços de sangue, mas por amor.

Nadz 17/10/2011minha estante
Você me deixou curiosissima para ler este livro... que eu nunca tinha ouvido falar!!!! òtima resenha!

Robélia 26/11/2011minha estante
Cau, comecei a ler o livro. E depois de ler a resenha que você fez estou bem animada com a leitura.
Beijos!

Dhi 10/01/2010

Sem palavras
Simplesmente maravilhoso, ñ tenho palavras pra dizer o quanto esse livro me tocou. O quanto uma palavra ñ dita pode pesar na nossa consciência. O quanto uma autora pode expressar sentimentos de perda tão bem, nos fazer sentir na pele tudo oq os personagens pensam, sentem, vivem. Amei o livro, a autora está de parabéns, recomendo ele a todas as pessoas, pq o livro ñ faz distinção de leitores. Eu desejo ele muito e digo com toda certeza do mundo que foi um dos melhores livros que já li, e olha q ñ foram poucos. Recomendadissímo.

Allana.Gonzaga 30/04/2021

Emocionante demais
Pretendo reler pois li a um tempo, mas não deixo de lembrar o quanto me emocionei com a história.

Paula.Soares 19/12/2020

Até os 50% do livro estava adorando me encantou depois, o livro só decai não sei o que a autora quis fazer não entendi e a protagonista acabou com o livro patética não sabe nem o que quer aff decepção.

Ana Caroline 16/11/2014

Antes de começar a ler este livro preparem a caixa de lenços porque vai ser uma choradeira do início ao fim. Logo de cara você sabe que você vai estar lidando com a morte neste livro, com traição, mas nem saber disto te prepara para o que vai acontecer.

Meu coração doeu o livro todo, eu sentia raiva, tristeza, rancor e ao mesmo tempo pena e compaixão. E em momentos magnificos eu sorria e ficava feliz com a simplicidade tão complexa do amor.

Em A Filha da Minha Melhor Amiga, Adele Brannon teve uma filha depois de uma única noite com o noivo de sua melhor amiga Kamryn. Depois que Kamryn descobriu essa verdade ela se afastou da amiga e do noivo mudando-se para outra cidade.

Agora Adele descobriu que está a beira da morte e a única pessoa para quem pode recorrer é sua ex-melhor amiga.

Kamryn apesar de não ter perdoado sua amiga, resolve visitá-la e acaba aceitando o seu último pedido que é cuidar de Tegan, o prova viva da traição da sua melhor amiga com o seu grande amor.

Após a morte de Adele, Kamryn leva Tegan para morar com ela e assim que chega a cidade descobre que terá um novo chefe, Luke.

Luke é um homem bonito, porém arrogante e preconceituoso, despresa Kamryn por sua aparência. Mais Kamryn é forte e apesar de doer em seu íntimo não se deixa afetar por isso.

Tegan e Kamryn começam a ficar proximas e por acontecimentos da vida Luke acaba conhendo a pequena Tegan e o carinho entre eles acontece desde o primeiro momento. O que faz com que a presença de Luke na vida de Kamryn e Tegam passe a ser constante. Luke conhece melhor Kamryn e percebe o quão preconceituoso foi e aos pouco vão entrando em um relacionamento.

As coisas iam bem entre os três, até Kamryn ter de resolver tudo em relação à adoção de Tegan e ser obrigada a falar com Nate e contar-lhe que havia uma filha, então isso atrapalhar sua relação com Luke, deixando-o inseguro em relação ao ex de sua namorada, além de algumas vezes Luke não entender que em alguns momentos, Kamryn e Tegan precisavam estar sozinhas, e Kam parecia não entender que era importante para Luke que os três estivessem juntos nesses momentos. E além de tudo isso abalando o relacionamento amoroso entre os dois, ainda tem a presença de dois ex-parceiros que pareciam como uma sombra atrás dos dois.

A Filha da Minha Melhor Amiga me emocionou, a personafem Kamryn é um exemplo de mulher, ultrapassando diversas barreiras da sociedade, das pessoas, do amor e da amizade, pela capacidade de perdoar e de amar incondicionalmente uma garotinha como sua filha mesmo não tendo seu sangue, tendo que superar a diferença de cor, o preconceito.

Ela é um exemplo de como o amor, a generosidade e a amizade podem ser importantes na vida de uma pessoa, tão importantes a ponto de renunciar tudo por eles.
Como eu disse no início, preparem a caixa de lencinhos e aproveitem o livro porque vale muito a pena.

site: http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Maya 14/12/2016minha estante
Você que me indicou

Nana 09/10/2009

O valor de uma amizade!
Uma história comovente sobre amizade, amor, traição e perdão.
kamryn e Adele são amigas inseparáveis, até que Kamryn descobre que a melhor amiga a traiu com seu noivo e teve uma filha, a linda Tegan.
Após 02 anos sem se verem, Adele está morrendo de leucemia e pede a Kam que adote sua filha que é fruto desta traição.
Será que é possivel perdoar, superar esta dor e amar como se fosse sua filha a pequena Tegan depois de tudo?
O livro é lindo, sensível e emocionante...Recomendo!

Ewelyn 15/10/2011

Maravilhoso!!
A filha da minha melhor amiga da Dorothy Koomson é composto por 383 paginas de pura emoçao!!!

Kamryn sofreu uma traiçao da sua melhor amiga, e não a via há mais dois anos, quando descobriu que sua melhor amiga estava morrendo!!

Adele acabou transando com o noivo da melhor amiga (Nate), não por ter tido um momento de paixao ou amor, mas por conseguencias da vida, acabou ficando grávida (sem a amiga saber de quem era a filha), e com isso acabou perdendo a melhor amiga!! Passado alguns anos, descobre que tem leucemia, e mesmo sem o contato, sabe e pede a amiga para que seja tutora legal de sua filha!!!

Graças a vários acontecimentos, Ryn (como Tegan gosta de chamar Kamryn) sabe que apesar do que houve no passado, nunca diria NÃO ao pedido de Adele, e com isso Tegan vai morar com ela!!

Um livro cheio de muitas emoçoes, com a volta de Nate a sua vida, e recomeço de sua vida com um novo relacionamento!!! O livro foi mais que perfeito!!! Emocionante do começo ao fim!!!

Apesar doas provações que tiveram que passar para ficarem juntos, achei que Ryn perdoou Luke muito fácil! Heheh...Poderia ter dificultado as coisas um pouquinho mais...heheh!!!

Ilma 22/04/2010

É bom, mais podia ser melhor
Na verdade esperei mais desse livro, a ideia é muito boa, mais a autora a meu ver não soube desenrolar bem os personagens, a mocinha principal é tão insegura, tão insegura que uma menina de 5 anos consegue ser mais adulta que ela.
O motivo da traição tabém foi tão sem nexo, que não sei se daria para chamar a melhor amiga de melhor mesmo, nem se o ex-noivo podia sentir um sentimento tão grande como professava.
Mais tudo isso seria passavel se a personagem principal não fosse tão complexada, venhamos e convenhamos, existem pessoas muito mais judiadas por ai que conseguiram se sair muito bem, eu recomendaria essa mulher para uma terapia, aff, ela encheu a paciencia.
Érika dos Anjos 22/04/2010minha estante
Poxa Ilma! Há tempos estou louca para ler esse livro... esperava tanto... agora com essa sua resenha deu uma esfriada! Vc pretende trocá-lo? Beijos

Maria Faria 31/07/2011minha estante
Nossa, o título da minha resenha ficou quase igual! A autora exagerou na insegurança da personagem e achei um absurdo a protagonista não terminar o livro fazendo terapia, pois ela precisava. E o motivo para a traição foi péssimo, não merece comentários.

TRB 11/06/2019

Um livro fora do comum para se apaixonar
Faz bastante tempo que li A Filha da Minha Melhor Amiga e tá na minha lista de releitura, por que ele é muito maravilhoso. Cheguei nele por causa do título e a capa, que mostra uma menina loira e uma mulher negra, mesmo que na época eu não tivesse conscientemente a militância que eu tenho hoje, já me chamou a atenção isso: protagonista e autora negra.

O livro de estréia da Dorothy foi o romance “There’s A Thin Line Between Love And Hate” que ela escreveu com 13 anos. Ela escrevia todas as noites e pela manhã a história circulava entre suas amigas na escola. Ela cresceu e se formou em Londres e foi lá também que conseguiu sua primeira chance como escritora. A Filha da Minha Melhor Amiga é seu terceiro livro que teve as primeiras 90 mil cópias vendidas ainda nas primeiras semanas de lançamento.

Ele ganhou o mundo depois que foi escolhido na Richard & Judy Summer Book Club, clube do livro famoso no Reino Unido que nasceu no programa de tv The Morning, apresentado por Richard Madeley e Judy Finnigan.

A Filha da Minha Melhor Amiga fala, como o nome mesmo leva a crer, de amizade. Mas se você pensa que vai se deparar com uma linda história de amizade, está muito enganada. Logo no começo do livro vemos essa linda amizade acabar por causa de uma traição e é justamente esse evento que muda toda a vida de Kamaryn, a protagonista do livro.

Do rompimento dessa amizade, um relacionamento amoroso e fraternal simplesmente evaporam no ar.

O livro não tem um enredo simples, mas é fácil de ler. A escrita da autora é maravilhosa e ela conseguiu retratar ambos os lados, de Kamaryn e Adele, sem pesar ou estereotipar algum lado. Todos sabemos que ser negro ou branco, em uma sociedade muda muita coisa, e quando se é mulher fica ainda pior. Aqui você vai compreender as dores e pesares de cada um das personagens, quando elas se reencontram depois que uma tragédia acomete a vida de Adele.

Doroty tem uma sensibilidade impar para mostrar o desabrochar de Kamaryn, de uma jovem adulta cheia de problemas com a imagem, ela se acha feia, está acima do peso e é o completo oposto da sua melhor amiga, que é branca, loira, bonita e radiante. Isso a torna fechada em si mesmo e um pouco anti-social.

Adele tem um bebê que não tem pai e junto com Nate, noivo de Kamary, são primordiais para o crescimento da nossa personagem principal, mesmo quando erram.

A Filha da Minha Melhor Amiga é um livro sensível e bem real, o livro começa realmente a acontecer anos depois da separação de Kamaryn e Adele. Com um misterioso telefonema e uma vontade de vomitar o que está entalado na garganta, as duas se falam pela primeira vez em anos só para que Kamaryn descubra que sua ex-melhor-amiga tem pouco tempo de vida e que deixou Tegan, sua filhinha, em sua tutela.

Adele nunca teve um bom relacionamento com os pais e mesmo depois de todos os problemas, vê na ex-amiga como o porto seguro da sua filhinha. A adoção envolve uma série de tabus, além do desentendimento delas, a rotina de workaholic de Kam, há também a interracialidade.

E enquanto o livro vai narrando esses novos desafios na vida da protagonista, por mais que o ressentimento ainda perdure e agora mais ainda com aquele pequeno “e se” que joga um pouco da culpa para ela mesmo, nós leitores vamos vendo tudo o que faltava para Kamaryn entrando no lugar por conta desse plot twister da vida.

Com certeza, A Filha da Minha Melhor Amiga é um romance incrível, e tem tudo na medida certa, além de ter uma mensagem e conclusão incrível. Eu gostei do começo ao fim sem exceção.

O que ficou pra mim desse livro é que as escolhas são partes da vida, e por mais que às vezes elas sejam difíceis e que o futuro se mostre incerto, devemos sempre optar por aquilo que o nosso instinto diz. A amizade é muito importante, nós temos um tempo curto demais e às vezes só precisamos ser menos radicais. E é exatamente isso que Kamryn passa durante o livro, ela toma escolhas movidas pela raiva e o rancor, não tem tempo de voltar a atrás e se sente culpada, sendo arrastada para um turbilhão tendo que aprender a perdoar.

site: https://thereviewbooks.com.br/a-filha-da-minha-melhor-amiga/

Maria Faria 31/07/2011

É bom, mas poderia ser excelente
“A Filha da Minha Melhor Amiga” é um livro emocionante que fala de adoção e superação. Kamryn e Adele eram amigas inseparáveis até Kamryn descobrir que Adele a traiu com seu noivo e o resultado desta traição foi uma filha. A menina é Tegan que fica sob os cuidados de Kamryn após a morte de Adele. Mesmo sabendo que magoara muito sua amiga, após descobrir que a leucemia lhe tirara as esperanças, Adele não viu outra opção a não ser suplicar para que Kamryn cuidasse de Tegan. À medida que os fatos se desenrolam, é emocionante acompanhar a adaptação de Tegan à nova mãe e de Kamryn à nova vida. O livro é sublime ao evidenciar as dificuldades que cada uma enfrenta para encontrarem novamente a felicidade, mas diminui o valor emocional da história ao mostrar Kamryn como uma mulher muito fragilizada, insegura e indecisa com relação à sua vida afetiva. Luke aparece como chefe de Kamryn, mas com o tempo os dois se apaixonam e ele demonstra ser um excelente candidato a pai de Tegan. E quando Nate, o antigo noivo de Kamryn, reaparece na história, a autora passa a segurar o desenrolar dos fatos através da indecisão de Kamryn, mergulhando a narrativa numa infinita expectativa. Pode-se afirmar que o livro é um belo romance, com um tema interessante, mas que não conseguiu alcançar sua excelência por ter misturado um tema tão complexo como adoção a um clichê presente em chick lit.

*Rô Bernas 03/10/2011

Muito bom, mas muito angustiante!
Ler esse livro foi meio que como um soco no estômago! É que no passado minha melhor amiga engravidou do meu namorado, mas a minha história parou aí.

Fiquei pensando o que eu faria se estivesse no lugar da Kamryn e simplesmente não sei. A história é tocante e por ter vivenciado algo parecido, foi muito angustiante pra mim ler este livro. Mas, é um livro emocionante e com personagens cativantes.

Tudo bem que teve momentos que eu tinha vontade de esganar Rym, mas ela estava vivenciando tantas emoções que eu me controlava rss

Muito bom!!!!

Thamires Oliveira 21/12/2011

Linda história!
Uma história emocionante de perdão,superação e aprendizado. A cada página lida nos faz sentir mais vontade de ler e conhecer a história.