O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Ju_Brandao 09/04/2023

O Jardim Secreto: Um Dos Melhores Livros Que Já Li
Eu estou deslumbrado com esse livro, eu não esperava que ele tivesse um conteúdo tão tocante e sensível, esse livro faz florescer um misto de sentimentos inefáveis na vida dos personagens e no coração de quem está lendo-o.
Esse livros é um dos melhores livros que já li e recomendo a qualquer pessoas que busca um livro emocionante, afetuoso e puro!

"Perder um amigo na primavera é mais fácil que em qualquer outra estação, se você for muito afoito".

Lora Pontes 09/04/2023

É um livro mágico, que traz toda inocência da infância e nos faz sonhar com um jardim igual.
O jardim e a vida ao ar livre provocam transformações na personalidade de Mary e Collins de uma forma mágica, mas totalmente possível e lindamente explicada pela autora no fim do livro.

Vinicius39 03/04/2023

O jardim secreto
Uma história muito linda de evolução, superação e sabedoria.

A interpretação da magia para mim ficou sendo Deus, é claro, e achei perfeito como a escrita nos emociona e nos envolve tão facilmente ao descrever essa magia.

roseli.ferreiraedu 02/04/2023

Que livro maravilhoso! Precisava de uma leitura leve, apaixonante e interessante, este livro é tudo isso na medida certa. Aqui vemos o quanto o poder transformador pode mudar a vida de duas crianças pra melhor. Que delícia ver Mary e Colin encontrarem sua verdadeira essência! Muito bom!

JP_Felix 01/04/2023

Bela história, belo jardim
Sinceramente, até um bom pedaço do começo, achei bem sem graça e sem objetivo, só mais um clássico literário que foi importante pela sua escrita e que hoje em dia não se sustenta muito bem. Felizmente eu estava com uma primeira impressão errada. Quer dizer, ainda é um clássico literário que foi importante pela sua escrita, e como todo bom clássico, a escrita é bem densa e não muito dinâmica, mas a história compensa bastante isso.

Peguei-me sorrindo várias vezes conforme fui vendo a simplicidade da vida da menina e de como ela via o mundo. Céus, onde na vida imaginei que ia sorrir de orelha a orelha ao ver uma garota mimada conversando com um jardineiro rabugento? Há algo mágico aqui que faz até o momento mais simples transmitir bons sentimentos e mostrar bem o crescimento dos personagens.

O trio principal é totalmente diferente uns dos outros, e a gente vê cada um deles com um sentimento próprio, como se fosse mesmo pessoas reais. Um rapaz encantador que cativa até pássaros, uma menina esperta aprendendo a viver e ser uma criança que gosta e é gostada, um jovenzinho que por sua curta vida sempre sentiu apenas coisas ruins aprendendo sobre as coisas boas e a ser corajoso.

Sinceramente tanto a química entre os personagens (todos, não só o trio) quanto a forma como eles agem é simples e mágica, onde é clara a evolução de cada um. A forma como tudo e apresentado é muito cativante e consegue mesmo expressar um sentimento para o leitor.

Cara, meus parabéns ao livro, é um ótimo título e um volume essencial para quem gosta de clássicos.

Ayana.Violeta 31/03/2023

Sou apaixonada pelo filme desde pequena e resolvi ler o livro só agora.
Amei de mais. O jardim é um lugar mágico que ajuda as pessoas a serem mais felizes.
A mensagem que o livro passa é muito bonita sobre como a natureza e o ar livre nos ajuda a superar os pensamentos negativos e sobre aceitar as oportunidades que a vida nos dá para sermos boas pessoas e saudáveis.
A leitura é super fluida e leve, gostosinha de mais de se ler.
Gostei muito do desenvolvimento dos personagens principais, principalmente do Colin, antes eram crianças mimadas, mandonas e egoistas mas se transformaram em crianças gentis e educadas.
Esse livro é uma obra prima!!

Rafaela 30/03/2023

O jardim secreto ??
Eu gostei bastante da história desse livro, ele é muito bonitinho e fácil de ler.

Mary se muda para a casa do tio na Inglaterra e descobre um jardim trancado dez anos antes, ela e seus amigos cuidam do jardim e assim ele volta à vida.

O livro também fala sobre ?a Mágica? é como os pensamentos, negativos ou positivos, são muito poderosos e tomam conta da mente das pessoas.

Awa 30/03/2023

O jardim secreto
?Uma das coisas estranhas de viver neste mundo é que só de vez em quando somos capazes de sentir, com toda a certeza, que viveremos para todo o sempre. Isso acontece às vezes, quando acordamos naquela hora suave e solene da madrugada, saímos de casa, ficamos sozinhos ? e vemos coisas maravilhosas começarem a acontecer? Ela às vezes também surge, quando estamos sozinhos num bosque, ao pôr do sol? E às vezes é ainda mais simples: basta o som de uma música distante ou a expressão nos olhos de alguém.?

Livia 28/03/2023

Livro encantador e emocionante!
Eu simplesmente amei de mais!
Traz uma mensagem muito boa, por sinal:
- que nem tudo está perdido... Sempre dá para melhorar!
- os pensamentos negativos, acabam por afetar os seus dias, semanas, tudo, ou seja, sua vida!
- o ar fresco (passear/caminhar ao ar livre) faz diferença ?

Não posso dizer que é >fofo< (mas é sim, haha), pois tem vários momentos de "caos"... Mas, posso nem reclamar porque são crianças, que no início eram, muito mimadas e irritadas e etc.

julia.marzullo 24/03/2023

Amo muito
Releitura do meu livro preferido desde sempre, a escrita é tão magica que eu me sentia dentro do jardim. A evolução dos persongens é linda.

Mesmo sendo clássico, é super fácil de ler. RECOMENDO MUITOOOOO

Flávia Menezes 21/03/2023

? "UMA MENINA ME ENSINOU, QUASE TUDO O QUE EU SEI..."
?O Jardim Secreto? é um livro da literatura infantil escrito pela autora e dramaturga inglesa Frances Hodgson Burnett, cuja primeira publicação completa ocorreu em 1991. Em 1987 foi lançada a primeira adaptação em filme, tendo uma nova versão sido dirigida pela polonesa Agnieszka Holland e lançada em 1993, e em 2020, uma mais recente pelo inglês Marc Munden.

Como eu não me recordo de algum dia ter visto qualquer uma dessas adaptações para filme, toda a história foi quase que uma verdadeira surpresa para mim, não sendo tudo novidade porque, como se trata de um grande clássico, algumas coisas já ouvi falar e já havia visto em outras fontes.

Confesso que não foi nem a história em si, ou mesmo os personagens que me fizeram dar essa nota, mas sim a mensagem grandiosa e cada vez mais atual que esse livro nos traz, sendo o último capítulo uma grande preciosidade, com sua narrativa com detalhes repletos de muita sabedoria. Aliás, como diziam as crianças dessa história, realmente há nesse livro uma grande Mágica.

Os elementos que a autora traz para falar sobre a importância das relações, e de como a vida nos oferece todos os dias tantas maravilhas capazes de nos manter mais saudáveis, são riquíssimos, e não podemos perder nenhum deles, pois nos trazem grandes e importantes lições.

Tanto Mary quanto Colin são duas crianças abastadas, que por alguns infortúnios da vida não puderam beber da fonte do maior amor que podemos ter: o dos nossos pais. Uma vez que uma criança não pode, seja pelo motivo que for, estabelecer vínculo com seus genitores, todas as suas demais relações ficam comprometidas, pois quando o ?primeiro amor está ausente?, nada e nem ninguém pode ocupar o seu lugar.

Claro que nem tudo nessa vida é estático (ainda bem!), e uma criança que por algum infortúnio tenha perdido tanto mãe quanto pai, pode encontrar em outras pessoas a possibilidade de estabelecer esses vínculos de forma igualmente grandiosa, porém não na mesma proporção. Mas, mesmo assim, sem ter grandes prejuízos para a sua vida, pois é muito importante respeitarmos que não precisamos substituir nada e nem ninguém, mas estabelecermos vínculos autênticos e fortes com o outro, a partir do que temos com eles. Sem comparar, ou buscar por semelhanças com os vínculos anteriores.

E foi isso que aconteceu tanto com a menina Mary, quanto com o sempre enfermo Colin. Ao se aproximarem mais das pessoas, e permitirem conhecê-las tais como são, apreciando tanto suas qualidades quanto seus defeitos (e como os defeitos são importantes nessa vida quando bem empregados!), a vida de ambos começou a mudar. Afinal, como diria Valter Hugo Mãe, ?O paraíso são os outros?.

O mais bonito era perceber como o semblante dessas crianças ia mudando conforme a relação deles ficava cada vez mais forte. Rostinhos corados e saudáveis, que floresciam uma beleza que até então estava escondida. E não é assim com a gente também? Quanto mais carrancuda uma pessoa é, mais vemos o quanto sua vida é pobre de vida e, consequentemente, de boas relações. Por isso que crianças enchem tanto a nossa vida de vida! Porque elas são tão simples, tão alegres e tão festivas nas pequenas coisas, que transformam o dia mais nublado, em tempo com sol.

Uma figura que, para mim, é a mais especial desse livro é o jovem Dickon. Esse menininho é o modelo da criança empática, e que acolhe as pessoas (e os animais) como são, sem fazer distinção, ou economizar no seu amor e na sua presença.

Aliás, um dos maiores presentes que podemos dar a uma pessoa é a nossa presença. E ser presente é estar por inteiro, de ouvidos e olhos atentos ao outro e com o outro. Não como um psicoterapeuta que está ali unicamente para ouvir e trabalhar a fala do outro, mas como pessoas que estão ali entregues para uma troca. Damos tanto de nós mesmos, quanto paramos também para receber do outro.

Isso parece algo tão simples, não é? Mas de fato é um dos maiores desafios da nossa vida. Bom... pelo menos da minha tem sido sim. Existe até uma frase que diz: ?O maior problema de comunicação é que não ouvimos para compreender, ouvimos para responder?. E se formos sinceros com a gente mesmo, vamos perceber como a nossa vida corrida, estressante, tem transformado a nossa forma de ouvir. Estamos muito mais impacientes para ouvir. Queremos que o outro fale logo, e, algumas vezes, o outro nem terminou de falar e já estamos com tudo o que queremos dizer na ponta da língua. Mas daí eu me pergunto: será mesmo que isso é ouvir? É claro que não!

Se de fato pararmos um pouquinho para analisarmos a situação, veremos o quanto nos ausentamos das nossas relações, seja por alguma preocupação, ou qualquer outra coisa, e isso tem causado tanta insegurança e descontentamento no outro.

Dickon me fez ver muita coisa, mas especialmente essa necessidade de ser mais presente, esquecendo um pouco dos problemas e preocupações, para só estar ali, com quem a gente tanto ama, sem pensar em mais nada, apenas aproveitando aquele momento precioso que não volta nunca mais. Tarde demais para aprender? Talvez até possa ser... mas realmente eu espero sinceramente que não! Até porque eu nunca vou deixar de pelo menos tentar melhorar quem sou, para ser mais como o jovem Dickon: uma pessoa mais inteira e feliz nas minhas relações. Sem contar que eu sou das que acredita em segundas, e até em terceiras chances!

Embora eu não seja nem de perto uma pessoa que leve algum jeito com jardins e plantas, a natureza é a essência da vida! Cada vez mais (e em especial pós-pandemia) tem se falado da importância da Vitamina D (vinda da luz do sol) para a nossa saúde, e inclusive para a regulação do nosso círculo circadiano, e por consequência, do nosso sono. Afinal, nada melhor na vida do que um dia após o outro e uma boa noite muito bem dormida no meio.

Achei rico essa parte das crianças mexendo na terra, vendo o processo de crescimento e de florescimento, pois assim também é a vida. E, sendo Mary e Colin, duas crianças sem mães, esse foi um daqueles momentos freudianos de ?retorno ao útero?, em que elas puderam se aconchegar em um cantinho onde a vida acontece, e assim como as flores, também começaram a florescer.

Na nossa vida pós-pandemia, em um mundo em que passamos muito tempo atrás de telas de computadores, e em alguns ambientes profissionais, acabamos vivendo o dia todo em luzes artificiais, se torna sempre mais importante que tenhamos contato com a natureza. Ir à praia, um passeio na cachoeira, ou em uma roça/sítio, ou mesmo aquele passeio de domingo em algum parque é fundamental para a nossa saúde. E é muito melhor ainda que você possa ter uma boa companhia para desfrutar com você desses momentos.

Sabe o que eu quero dizer? Deixar o celular em casa (ou pelo menos na bolsa, ou no carro), e parar para olhar a natureza ao redor, com uma boa e gostosa conversa com uma boa companhia... Não há nada de melhor nesse mundo! Isso renova as nossas baterias, melhora nossa saúde, e o principal: faz nossas relações crescerem e florescerem tanto quanto a natureza!

Muito dos problemas de depressão e ansiedade da atualidade, especialmente aqueles que atingem os nossos jovens, ocorrem pela ausência de se estar ao ar livre, em movimento, e principalmente: com relações reais, e não restritas a essa telinha do celular ou do computador.

Falar e poder ver a expressão do outro, suas reações, nunca poderá ser substituída por palavras frias em uma tela. E já reparou como as nossas relações acabam se deteriorando nessa vida virtual que vivemos? E como tudo pode ser evitado com um simples estar junto!

É claro que algumas relações são mantidas à distância por dificuldades maiores, como caso de alguém que mora em outro país. Mas quer uma dica: faça uma chamada por vídeo, e tenha sempre em mente a importância de que encurtar distâncias é fundamental se queremos manter as nossas relações mais fortes.

As nossas relações são como as flores do Jardim Secreto: se não regarmos e cultivarmos, elas não crescem. E sem pessoas ao nosso redor, em momentos de grandes tempestades em nossa vida, acabaremos por sucumbir às grandes doenças.

Algo que foi vivido pelo pai de Colin, Archibald Craven. O luto o fez se afastar do mundo. Claro que no luto (e nas separações, porque elas também possuem os mesmos estágios), existem etapas que precisam ser sofridas, mas vivê-las sozinho(a) é um grande risco. Todos nós precisamos de ajuda, e isso não nos faz mais fracos, mas sim pessoas reais, normais e humanas, que sangram e sofrem como todo mundo.

Nessa vida (a menos que tenhamos algum grave problema psicológico), não somos nada sem o outro. É ele quem nos ajuda a levantar, a sermos mais humildes, mais empáticos e sairmos desse lugar de egoísmo em que pensamos 24 horas por dia apenas nas nossas necessidades.

Existe um grande ganho em se doar, tanto quanto em receber a doação de quem o outro é. Mas é um dia de cada vez... com paciência, sabendo que a nossa vida, assim como aconteceu com Archibald, não é linear. Teremos nossos dias de mau humor, de estarmos mais voltados para nós mesmos, de nos sentirmos mais pessimistas, e tudo bem! O principal é reconhecer esses momentos, e não permanecer neles. É permitir que os Dickon entrem na nossa vida, e nos transforme através de um olhar novo. Isso é que torna as nossas relações ainda mais especiais. E que torna esse livro, uma verdadeira preciosidade repleta da mais pura e bela Mágica.

?Uma das coisas que as pessoas começaram a descobrir no último século é que os pensamentos ? meros pensamentos ? são tão poderosos quanto baterias elétricas, e podem ser tão benéficos quanto a luz do sol, ou tão nocivos quanto um veneno. Permitir que um pensamento triste ou sombrio entre na cabeça é tão perigoso quanto deixar o germe da escarlatina penetrar no corpo. Se a gente o deixa ficar depois que ele entra, corre o risco de nunca mais se livrar dele pelo resto da vida?. ? Frances Hodgson Burnett, ?O Jardim Secreto?.

Obs.: sobre essa frase final, como eu gosto dizer: Lembre-se sempre de que esses pensamentos não são de Deus! ?????
MaywormIsa 21/03/2023minha estante
Amei suas reflexões, esse livro tem Mta magia mesmo! Essa questão de estar presente e se abrir pras relações é tão difícil tantas vezes, que o livro me pareceu um lembrete muito especial de que é preciso continuar tentando é que a nossa mente é a chave. Amo demais esse livro, gostaria que ele fosse obrigatório nas escolas hahahah. E amei o título que você deu, sua dona criativa !!!!

Flávia Menezes 22/03/2023minha estante
Ah, Isa! Muito obrigada, viu? Mas tenho que dizer que eu me senti como você quando li. São tantos lembretes que ele nos faz de relações, de melhorar nossos pensamentos? Eu também achei muito mágico. E concordo com você de que essa deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas, porque que boas discussões os nossos jovens teriam. Quem sabe as relações melhorassem se todos lessem esse livro, não é? ?

Fabio 22/03/2023minha estante
Olha, eu não sei o que dizer sobre a resenha para expressar o que eu achei, e como tocou em mim. Vou deixar para que vc interprete isso!

italomalveira 23/03/2023minha estante
Amei o seu texto. Me impactou tanto quanto o livro que tanto amo. Eu costumo dizer que O Jardim Secreto é um livro simples. Ele não nos ensina nada extraordinariamente novo, mas nos lembra daquilo que é mais importante e na maioria das vezes já nos esquecemos. Porque as vezes nos perdemos no meio do caminho e nos esquecemos que a vida acontece nos detalhes.

Flávia Menezes 23/03/2023minha estante
Obrigada, Italo. Esse realmente é um livro que vale a pena ler. Aliás, como disse a Isa, devia ser leitura obrigatória nas nossas escolas. Sem dúvida faria uma grande diferença para os nossos jovens.

te amo shawn 19/03/2023

Irritante no início
Vc vai se irritar com todo início de história de cada personagem desse livro (menos com dickon), mas fora isso, o livro eh incrivel!!!!! desenvolve todo mundo mt bem, a descrição dos espaços são detalhadas, q faz vc imaginar direito, mas nada mt maçante. a história eh levinha e recomendo mt!

L0vegood 19/03/2023

"Vou viver para sempre!"
Bom, eu nunca assisti aos filmes mas sempre tive curiosidade com a história.
Gostei bastante, tirei 1 estrela por algumas falas e pelo final ter ficado um tiquinho repetitivo ?????
Mas eu recomendo, apesar de ser algo simples, é bem legal, tem umas lições bonitas e o livro é bem confort.????????

Ps: o Dickon é o melhor personagem?????

isadora.dalmolin 18/03/2023

Eu amo esse tipo de livro, clássicos infantis tem todo o meu coração. Gostei do começo
amei o meio e adorei o final. Perfeito ?